Turbilhao de dúvidas

Home Fórum Comunidade Brasil-Québec Apresente-se!!! Turbilhao de dúvidas

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Autor
      Tiago vasconcelos
      Participante

Olá todo mundo!
      Eu sou Tiago, tenho 26 anos e estou concluindo minha graduação em odontologia pela universidade federal do ceará, porém sempre tive um sonho de poder morar fora do pais, conhecer novas culturas, novos lugares.Então, há cinco anos atras resolvi fazer francês e hoje consigo me comunicar.Mas assim, agora terminando minha faculdade e já sendo professor a mais de dois anos, gostaria de fazer um mestrado em politicas de saúde, prótese dentária ou reabilitação oral,mas não sei como proceder na busca desse mestrado.Pensei em Quebec por ter uma noção de francês.Gostaria de alguém desse me uma orientação.

gabi-infirmiere
      Participante

bem vindo

pretende vir como estudante e voltar ou depois fixar-se aqui no QC?

você pode começar se informando sobre como obter o CAQ
      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/immigrer-installer/etudiants/index.html

o forum tem uma frequentaçao maior de futuros imigrantes via imigraçao econômica, sao poucos os que estao aqui e desejam imigrar como estudantes

basicamente, vc deve ser aceito por uma faculdade e depois efetuar sua demanda de CAQ.
      Calcule uma boa reserva financeira, ainda mais se nao vier por nenhum programa de bolsas como CNPQ ou similar.

bonne chance

Carlos_Santos
      Participante

Seja bem vindo ao nosso forum Tiago!

Existe um programa de bolsa de estudos do Canada oferecidos à candidadtos de outros paiises.

O Fabricio ja postou aqui no forum algumas vezes, acho que fazem uma vez por ano. Dê uma olhada aqui no forum.

Existe uma cooperacao com o CREPUQ com as universidades brasileiras e postada aqui no forum também, aonde alunos de graduacao podem fazer cursos nas universidades do Québec.

É o que me lrmbro no momento!

Boa pesquisa e leitura!

mrodolfo
      Participante

Dê uma olhada na lista de pesquisadores da McGill. Acho que tem alguns brasileiros na área de odontologia e que poderiam ser contatos iniciais.

Bonne chance,

FCelso
      Participante

Boas Tiago,

Revira os sites das agências de fomento e apoio, tipo CAPES e CNPQ no Brasil e os do Canadá como NRC, além dos sites das universidades do Canadá que você considera para o seu mestrado. Atualmente o apoio pelo Canadá está mais restrito e pelo Brasil há mais disponibilidade. Geralmente é mais acessível obter bolsa para doutorado ou pós-doc, mas se não me falha a memória, pelo Brasil há o programa Ciência sem Fronteiras contemplando apoio para candidatos brasileiros.
      Se a tua intenção é ir para estudar e ficar por lá ao final dos estudos, sugiro buscar por apoio da parte Canadense, pois pelas agências brasileiras você deverá assinar um termo de compromisso se comprometendo a passar no Brasil o mesmo tempo que passou com bolsa no país extrangeiro (é uma rega geral brasileira).

No mais é garimpar e ir atrás!

Abraço,
      Fabrício

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.