Trois dernières fiches de paie

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Documentos Trois dernières fiches de paie

Visualizando 7 respostas da discussão
  • Autor
      caiovilas
      Participante

Pessoal,

Vocês sabem porque é necessário enviar Trois dernières fiches de paie (3 últimos comprovantes de pagamento) no dossiê?

Será que o tempo de trabalho entre a data de envio do dossie e a data de análise do mesmo é contabilizado no quesito Durée de l’expérience professionnelle du travailleur qualifié?

Devo enfrentar algum problema se eu não o enviar? Se que no topo do grupo de documentos de experiência profissional está escrito Si cette section ne s’applique pas à votre situation, passez à la section suivante, mas … Todo o cuidado é pouco com a montagem do dossiê, então resolvi confirmar com vocês :)

Abraços

Lu_campinas
      Participante

Olá Caio,

Nós enviamos os 03 últimos comprovantes de pagamentos (holerites) traduzidos, entendemos que além da carta do empregador, que também é solicitada, é uma forma de comprovar seu vínculo de trabalho.

Sim, acho que terá problema se não mandar! digo isto, porque não mandamos um documento que era pedido, (mesmo mandando outros 3 para substituir) e eles me mandaram um e-mail me pedindo o que faltou e me deram um prazo de 45 dias para enviar, caso contrário entenderiam qe eu havia desistido do processo…

Faça um esforço e mande tudo!
      Boa sorte,

Luciana

mrodolfo
      Participante

Lembrem-se que o processo é o mesmo para o mundo todo…

No Brasil, o documento oficial de registros de um profissional que nao é autônomo ou liberal é a carteira de trabalho (PJ é um caso à parte). Contudo, esse documento nao mais precisa ser atualizado a cada mudança, bastando a empresa enviar um documento impresso para o funcionário (meu pai chegou a ter mais de 3 carteiras de trabalho; eu, com 18 anos de experiência, só tenho uma!).

No processo de obtençao do CSQ, peque pelo excesso…

Pegue os 3 últimos comprovantes de pagamento e mande, mesmo que nao precise deles para comprovar a sua experiência (e nem tampouco o seu vínculo, segundo as leis brasileiras).

Bonne chance,

SANDROMS
      Participante

Vou repetir isso, j’escrevi uma três vezes em outro tópico… depois que o BIQ mudou para o México, eles estão pedindo documentos que não existem no Brasil mas que são comuns no Quebec. Aqui é assim: está trabalhando? Comprovante é contrato de trabalho + últimos hoterites. Empregos anteriores: formulário de declaração de trabalho emitido pelo RH da empresa.

No Brasil é a carteira de trabalho que vale, e o BIQ de SP entendia isso bem (o de Buenos Aires também). Mais acho que vai demorar um tempo para o BIQ do México entender que no Brasil se tem jabuticaba e carteira de trabalho.

Até que eles entendam melhor a burocracia brasileira, faça o que eles pedem nos documentos oficiais e como disse a Luciana, peque pelo excesso.

caiovilas
      Participante

Pessoal, muito obrigado pelas respostas.

Porém minhas duas dúvidas principais ainda permaneceram:

Vocês sabem PORQUE é necessário enviar Trois dernières fiches de paie (3 últimos comprovantes de pagamento) no dossiê?

Será que o tempo de trabalho entre a data de envio do dossie e a data de análise do mesmo é contabilizado no quesito Durée de l’expérience professionnelle du travailleur qualifié?

Eu criei o tópico porque no momento estou desempregado. E, se for necessário, posso ser “empregado” na empresa de um amigo, caso isso vá me trazer algum benefício.

Abraços!

mrodolfo
      Participante

Tá começando mal, Caio…

Estar desempregado nunca foi impedimento no processo.

O que importa é quantos anos de experiência você consegue comprovar. Se você não tem mais seus antigos comprovantes de pagamento, envie apenas a sua carteira profissional.

O que acontecia anteriormente (e não sei como isso é tratado no momento) é que apenas experiências de trabalho obtidas legalmente eram consideradas, ou seja, aquele bico por fora, sem carteira ou sem contrato de prestação de serviços (no caso de PJ) assinados não eram considerados.

Boa sorte nas suas decisões,

RonaldoMaciel
      Participante

A razão pela qual eles pedem 3 dernières fiches de paie é para reduzir possiblidades de fraudes na comprovação de experiência profissional. Por exemplo, se vc ainda está empregado, é necessário enviar os comprovantes dos últimos três meses (para mostrar que vc está lá e que está lá há pelo menos 3 meses) – claro que a carta, a carteira de trabalho, o imposto de renda e outros documentos ajudarão a comprovar a experiência inteira, mas isso mostra tb seu salário e suas horas de trabalho (imagino).

Mas no seu caso como está desempregado, não há problema. Se vc tiver os 3 últimos holerites de seu último trabalho já está de bom tamanho ou então como o Mrodolfo falou, a carteira de trabalho ou uma carta desta empresa onde vc trabalhou…

é isso
      Ronaldo

Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

caiovilas
      Participante

Ronaldo e Rodolfo,

Obrigado pelas respostas.

Abraços!

Visualizando 7 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.