Trabalhar para o Brasil

Home Fórum Vivendo no Canadá Profissões e Mercado de Trabalho Trabalhar para o Brasil

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Autor
      rachel1
      Participante

Olá gente! Não sou muito de postar, meu marido é mais ativo aqui no forum, mas sempre contamos muito com a ajuda de vocês!

Estamos indo para Montréal em setembro (como residentes permanentes, com CSQ), mas ainda devo fazer uns trabalhos para a minha empresa atual aqui no Brasil por um tempo (sou desenvolvedora de software). Sei que alguns de vocês já trabalharam do Québec para um empresa brasileira, então gostaria da ajuda de vocês para fazer isso da maneira mais correta possível.

O que quero dizer? Impostos, o que fazer no Brasil (emitir recibos como autônoma ou abrir uma empresa e emitir notas PJ ou outra coisa), o que fazer no Canadá (??) e como levar o dinheiro da melhor forma.

Já agradeço, pessoal!

– Rachel

javabeats
      Participante

Ola Rachel,

Eu continuei trabalhando para uma empresa no Brasil, como consultar (PJ), nos meus primeiros meses aqui no Canada. Foram pouco mais de seis meses, e nao fiz nada de diferente – continuei emitindo notas fiscais, e declarei os rendimentos no ano seguinte, normalmente.

Eu nao fiz a declaraçao de saida definitiva ao deixar o Brasil; fiz apenas mais tarde, com a empresa ja encerrada, e junto com a declaracao de IRPF do ano calendario de 2012. Por enquanto, nenhuma complicaçao.

No que diz respeito ao Canada, é preciso informar os rendimentos que você teve no pais de origem, no ano em que se tornou residente permanente do Canada. Isso é usado para calcular o imposto à ser pago aqui. Portanto, renda proveniente da empresa (como o pro-labore) deve ser considerada nesse calculo.

Como acabei de fazer minha primeira declaracao de renda aqui no Canada, ainda nao tive um retorno da receita daqui sobre essa situaçao; mas acredito que nao havera problemas com isso.