Ola Rachel,
Eu continuei trabalhando para uma empresa no Brasil, como consultar (PJ), nos meus primeiros meses aqui no Canada. Foram pouco mais de seis meses, e nao fiz nada de diferente – continuei emitindo notas fiscais, e declarei os rendimentos no ano seguinte, normalmente.
Eu nao fiz a declaraçao de saida definitiva ao deixar o Brasil; fiz apenas mais tarde, com a empresa ja encerrada, e junto com a declaracao de IRPF do ano calendario de 2012. Por enquanto, nenhuma complicaçao.
No que diz respeito ao Canada, é preciso informar os rendimentos que você teve no pais de origem, no ano em que se tornou residente permanente do Canada. Isso é usado para calcular o imposto à ser pago aqui. Portanto, renda proveniente da empresa (como o pro-labore) deve ser considerada nesse calculo.
Como acabei de fazer minha primeira declaracao de renda aqui no Canada, ainda nao tive um retorno da receita daqui sobre essa situaçao; mas acredito que nao havera problemas com isso.
Até onde sei, você pode emitir recibos como autônoma, mas tera uma tributaçao maior que a aliquota de uma empresa no Simples. Nao conheço muito bem os detalhes, mas acho que apesar disso, tera menos dor de cabeça com papeis para abrir e encerrar a empresa, ter um endereço para sedia-la, e assim por diante. Nesse ponto, melhor conversar com um contador para avaliar as alternativas.
E sobre o dinheiro, novamente, nada fora do comum; eu evitava usar meu cartao do Brasil aqui, por conta da IOF de 6% (isso continua em vigor?). Eu transferia o dinheiro para ca conforme o cambio variava, e tinha um cartao pré-pago para usar enquanto aguardava os cartoes da conta aqui. Eu nao peguei a rota HSBC Premier (era cliente de outro banco no Brasil), e me arrependo… teria facilitado bastante o imbroglio das transferencias.
Espero ter ajudado.