TI fora do processo federal

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5553
      petula
      Participante

      Pessoal,

      Em TI, agora, basicamente apenas gerentes podem aplicar pelo processo federal. Publiquei uma postagem no meu blog com os links oficiais:
      http://chezpetula.blogspot.com/2009/11/imigracao-canada-pra-ti-ficou-dificil.html

      Então é capaz de um monte de gente agora aplicar por Québec. Achei realmente curioso ver que o mercado possa estar saturando por lá (porque imagino que é isso o que quer dizer a lista de demandas: só o que está em falta). É claro que eles avaliam o país como um todo, mas realmente, faz sentido no pós crise não haver mais tantos empregos assim.

      Eu ainda estou em dúvida se, quando chegar a Montréal, trabalharei mais um tempo como analista programadora, pois na verdade vou mudar radicalmente de vida, quero mudar até a profissão. Mas não deixa de ser assustador ver que uma profissão que sempre foi abertura de portas não ser mais assim.

      Pode ser que eu esteja alardeando demais (por ser a minha profissão atual deve ter doído), mas como vejo tanta gente de TI aplicando… não custa debater.

      []s
      P

    • #29986
      SANDROMS
      Participante

      Petula,

      Minha visão de quem está no Quebec e sempre atento aos rumores dos vizinhos de Ontario:

      O mercado de TI ainda tem muita demanda, apesar da crise, ficou pior mas ainda tem empresa procurando, e procurando programador e analista, nada de gerente.

      Então o que eu penso é que o pessoal do Federal está fechando a porta por motivos políticos ligados aos custos financeiros e sociais gerados pelos recém chegados. Acho que os gerentes ficaram na lista porque são muito poucos comparados aos “peões”. E também pq estes devem vir com uma estrutura melhor e vão onerar menos o governo. Não é de hoje que está difícil imigrar pelo federal. Acredito que quando a crise passar completamente (pq já está passando e espero que realmente passe) vão reabrir e as vagas de TI estarão pipocando.

      Essa é a minha opnnião, baseada na empresa onde eu trabalho, que é anglofona, está sempre contratando, e praticamente todos os novos contratado são imigrantes.

    • #29992
      marsonfamily
      Participante

      Por curiosidade fiz uma pesquisa no jobboom.com e notei que, realmente, existem mais vagas de TI (pelo menos em mainframe e ITIL – áreas que me interessam em TI) em Quebec do que em Ontario.

      Muito provável que a saturação do mercado seja a razão mais plausível para essa restrição do processo federal.

      Gostaria de destacar também que o mundo todo fala inglês, mas muito poucos, em comparação, querem aprender Francês, daí portanto a maior oferta de empregos em Quebec. Boa notícia pra nós que estamos no processo por Quebec e somos de TI.

      De qualquer maneira, trabalhei como intérprete nos EUA e caso o mercado de Ti esteja saturado, ou difícil pra conseguir vaga no meio do ano que vem (qdo devo chegar lá) sempre posso tentar como intérprete ou tradutor… espero eu…

      Abraço a todos

    • #27184
      alok2
      Participante

      forum

      boa noite.

      para os que ainda nao me conhecem sou o alok mesmo, nao sei o que aconteceu como emu usuario que a senha nao entra de forma alguma.

      jah mandei um e-mail pro brunao e ainda to aguardando, nesse meio tempo uso esse novo que criei alok2

      bom,

      pitula, li seu post e queria ti perguntar o porque de mudar de area, poderia nos falar um pouco dessa sua decisao?

      pois sou de ti e estava pensando em mudar tambem e imagina para qual area? o seu , hehhehheh, na area de programacao

      como tenho pouco contato com programadores , queria ouvir um pouco da sua decisao , se puder contar pra nos eh claro.

      valeu,
      alok

    • #27158
      larocque
      Participante

      Petula,

      Será que a seção Classified elsewhere na seguinte página:

      http://www5.hrsdc.gc.ca/NOC/English/NOC/2006/Profile.aspx?val=0&val1=0213

      Não se aplica aos outros ramos dentro da área de TI?

      Atenciosamente,

      La Rocque e Silvia.

    • #27159
      larocque
      Participante

      Pessoal,

      As Certificações ajudam na hora de conseguir uma vaga em TI no Quebec????

      Atenciosamente,

      La Rocque e Silvia.

    • #27160
      SANDROMS
      Participante

      Sim.

      A empresa onde trabalho tem três funcionários brasileiros. Todos tem certificações em seu currículo.

    • #27165
      petula
      Participante

      oi larocque,

      essa parte me deixou confusa, sabia? porque todos os descritivos falam de gestão, experiência com supervisão, etc. e o que aparece no “classified elsewhere” simplesmente mostra tudo o que um cara pode fazer em ti. como essa parte destoa de toda a definição do grupo (managing e supervisioning) e como as pessoas da lista do federal também tiveram a mesma interpretação, assumimos assim – gerentes de ti. o consulado não respondeu meu email sobre isso (tenho amigos que pretendiam fazer o federal). quem tiver interesse pode tentar.

      agora, em último caso, sempre se pode eviar o formulário do processo simplificado e pagar pra ver. o único risco seria não ser ressascido da graninha inicial que se paga, em caso da rejeição do dossiê.

      bjks

    • #27166
      petula
      Participante

      oi alok/alok2,

      abre um tópico na parte off ou me manda email, porque acaba destoando do conteúdo deste aqui, ok?

      mas uma coisa já digo: minha mudança de área é algo que venho gestando em mim há muito. há mais de 4 anos já fui tentando fazer a mudança por aqui pelo brasil e não fui bem sucedida. essa mudança tem a ver com questões de gosto pessoal e não com a profissão de ti em si e suas perspectivas seja aqui, seja no canadá.

      bjks

    • #27169
      knwt
      Participante

      Ola Petula!

      Eu tb estou nessa de mudanca de area. Sou de TI mas desde o inicio do meu processo ja havia decidido que já que vou recomecar uma vida nova em outro país, deveria recomecar tb minha vida profissional.

      Boa sorte pra todos!

    • #25108
      jeanqc
      Participante

      Vocês saindo e eu chegando… estou deixando a área de comunicação para atuar como TI.

      Na verdade não entendi direito… Se eu for fazer o processo via Quebec, entrevista e tals… isso influencia em alguma coisa? O mercado para TI está saturado (ou quase?) em Quebec? Daqui pra frente (alguns anos 3 ou 4) quer for imigrar pode ser prejudicado (dificuldade de emprego)?

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.