Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Profissões e Mercado de Trabalho › Ciências Exatas e de Tecnologia › TI fora do processo federal
- Este tópico contém 10 respostas, 7 vozes e foi atualizado pela última vez 14 anos, 11 meses atrás por marsonfamily.
-
AutorPosts
-
-
13 de novembro de 2009 às 12:03 #5553petulaParticipante
Pessoal,
Em TI, agora, basicamente apenas gerentes podem aplicar pelo processo federal. Publiquei uma postagem no meu blog com os links oficiais:
http://chezpetula.blogspot.com/2009/11/imigracao-canada-pra-ti-ficou-dificil.htmlEntão é capaz de um monte de gente agora aplicar por Québec. Achei realmente curioso ver que o mercado possa estar saturando por lá (porque imagino que é isso o que quer dizer a lista de demandas: só o que está em falta). É claro que eles avaliam o país como um todo, mas realmente, faz sentido no pós crise não haver mais tantos empregos assim.
Eu ainda estou em dúvida se, quando chegar a Montréal, trabalharei mais um tempo como analista programadora, pois na verdade vou mudar radicalmente de vida, quero mudar até a profissão. Mas não deixa de ser assustador ver que uma profissão que sempre foi abertura de portas não ser mais assim.
Pode ser que eu esteja alardeando demais (por ser a minha profissão atual deve ter doído), mas como vejo tanta gente de TI aplicando… não custa debater.
[]s
P -
13 de novembro de 2009 às 16:46 #29986SANDROMSParticipante
Petula,
Minha visão de quem está no Quebec e sempre atento aos rumores dos vizinhos de Ontario:
O mercado de TI ainda tem muita demanda, apesar da crise, ficou pior mas ainda tem empresa procurando, e procurando programador e analista, nada de gerente.
Então o que eu penso é que o pessoal do Federal está fechando a porta por motivos políticos ligados aos custos financeiros e sociais gerados pelos recém chegados. Acho que os gerentes ficaram na lista porque são muito poucos comparados aos “peões”. E também pq estes devem vir com uma estrutura melhor e vão onerar menos o governo. Não é de hoje que está difícil imigrar pelo federal. Acredito que quando a crise passar completamente (pq já está passando e espero que realmente passe) vão reabrir e as vagas de TI estarão pipocando.
Essa é a minha opnnião, baseada na empresa onde eu trabalho, que é anglofona, está sempre contratando, e praticamente todos os novos contratado são imigrantes.
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
14 de novembro de 2009 às 10:48 #29992marsonfamilyParticipante
Por curiosidade fiz uma pesquisa no jobboom.com e notei que, realmente, existem mais vagas de TI (pelo menos em mainframe e ITIL – áreas que me interessam em TI) em Quebec do que em Ontario.
Muito provável que a saturação do mercado seja a razão mais plausível para essa restrição do processo federal.
Gostaria de destacar também que o mundo todo fala inglês, mas muito poucos, em comparação, querem aprender Francês, daí portanto a maior oferta de empregos em Quebec. Boa notícia pra nós que estamos no processo por Quebec e somos de TI.
De qualquer maneira, trabalhei como intérprete nos EUA e caso o mercado de Ti esteja saturado, ou difícil pra conseguir vaga no meio do ano que vem (qdo devo chegar lá) sempre posso tentar como intérprete ou tradutor… espero eu…
Abraço a todos
-
2 de dezembro de 2009 às 05:33 #27184alok2Participante
forum
boa noite.
para os que ainda nao me conhecem sou o alok mesmo, nao sei o que aconteceu como emu usuario que a senha nao entra de forma alguma.
jah mandei um e-mail pro brunao e ainda to aguardando, nesse meio tempo uso esse novo que criei alok2
bom,
pitula, li seu post e queria ti perguntar o porque de mudar de area, poderia nos falar um pouco dessa sua decisao?
pois sou de ti e estava pensando em mudar tambem e imagina para qual area? o seu , hehhehheh, na area de programacao
como tenho pouco contato com programadores , queria ouvir um pouco da sua decisao , se puder contar pra nos eh claro.
valeu,
alok -
2 de dezembro de 2009 às 15:36 #27158larocqueParticipante
Petula,
Será que a seção Classified elsewhere na seguinte página:
http://www5.hrsdc.gc.ca/NOC/English/NOC/2006/Profile.aspx?val=0&val1=0213
Não se aplica aos outros ramos dentro da área de TI?
Atenciosamente,
La Rocque e Silvia.
-
2 de dezembro de 2009 às 15:40 #27159larocqueParticipante
Pessoal,
As Certificações ajudam na hora de conseguir uma vaga em TI no Quebec????
Atenciosamente,
La Rocque e Silvia.
-
2 de dezembro de 2009 às 16:27 #27160SANDROMSParticipante
Sim.
A empresa onde trabalho tem três funcionários brasileiros. Todos tem certificações em seu currículo.
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
3 de dezembro de 2009 às 11:24 #27165petulaParticipante
oi larocque,
essa parte me deixou confusa, sabia? porque todos os descritivos falam de gestão, experiência com supervisão, etc. e o que aparece no “classified elsewhere” simplesmente mostra tudo o que um cara pode fazer em ti. como essa parte destoa de toda a definição do grupo (managing e supervisioning) e como as pessoas da lista do federal também tiveram a mesma interpretação, assumimos assim – gerentes de ti. o consulado não respondeu meu email sobre isso (tenho amigos que pretendiam fazer o federal). quem tiver interesse pode tentar.
agora, em último caso, sempre se pode eviar o formulário do processo simplificado e pagar pra ver. o único risco seria não ser ressascido da graninha inicial que se paga, em caso da rejeição do dossiê.
bjks
-
3 de dezembro de 2009 às 11:29 #27166petulaParticipante
oi alok/alok2,
abre um tópico na parte off ou me manda email, porque acaba destoando do conteúdo deste aqui, ok?
mas uma coisa já digo: minha mudança de área é algo que venho gestando em mim há muito. há mais de 4 anos já fui tentando fazer a mudança por aqui pelo brasil e não fui bem sucedida. essa mudança tem a ver com questões de gosto pessoal e não com a profissão de ti em si e suas perspectivas seja aqui, seja no canadá.
bjks
-
3 de dezembro de 2009 às 14:59 #27169knwtParticipante
Ola Petula!
Eu tb estou nessa de mudanca de area. Sou de TI mas desde o inicio do meu processo ja havia decidido que já que vou recomecar uma vida nova em outro país, deveria recomecar tb minha vida profissional.
Boa sorte pra todos!
-
3 de dezembro de 2009 às 19:39 #25108jeanqcParticipante
Vocês saindo e eu chegando… estou deixando a área de comunicação para atuar como TI.
Na verdade não entendi direito… Se eu for fazer o processo via Quebec, entrevista e tals… isso influencia em alguma coisa? O mercado para TI está saturado (ou quase?) em Quebec? Daqui pra frente (alguns anos 3 ou 4) quer for imigrar pode ser prejudicado (dificuldade de emprego)?
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.