Thompson Rivers University

Home Fórum Vivendo no Canadá Estudos Universidades Thompson Rivers University

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #8548
      Unison
      Participante

      Olá! Eu sei que o forum é mais voltado para informações a respeito da província de Quebéc mais do que para outras províncias por tanto, peço licença para falar a respeito da província de British Columbia, onde se localiza a universidade de Thompson Rivers.
      Sempre tive o sonho de me graduar no Canada, porém nunca levei esse sonho muito a sério, tendo em vista o alto custo que isso me geraria, o que na minha situação atual, se torna impossível.
      De qualquer forma, tomei coragem e enviei um email para a universidade Thompson, afim de conseguir alguma informação
      Para minha surpresa, a universidade respondeu, prontamente ao meu email. Eu perguntei basicamente, como eu poderia obter uma bolsa de estudos, sendo eu estrangeiro.
      Na resposta, eles disseram que a universidade Thompson é pública e tudo oque eu precisava fazer, era pagar pelo requerimento, ter toda documentação necessária, incluindo escolaridade e todas aquelas coisas da escola, além do Toefl.
      A pergunta é: É só isso mesmo? Quero dizer, é claro que vou ter o custo do deslocamento e da documentação, porém que custo a mais eu teria, mesmo sendo uma universidade pública? Eu teria direito a acomodação no campus e alimentação sem custo, por ser pública?
      Alguém tem alguma informação que possa me passar a respeito disso?
      Muito obrigado! :D
      “Se este tópico já existe eu peço desculpas.”

    • #60342
      gabi-infirmiere
      Participante

      parabens pela iniciativa de entrar em contato com a universidade.

      como ela fica em BC, nao sei como funciona, mas digo como é aqui em Quebec (atualmente curso mestrado na Université Laval, pagando como quebeca ja que sou RP desde 2007):

      * taxas de escolaridade : a Laval nao é gratuita, pago 1500$ por sessao (a cada 3,5 meses) alem do material didatico (em média, 500$ por sessao, mas livros na area da saude sempre custaram caro)

      * moradia no campus : eu aluguei um apto, mas aqui na Laval cada quarto em alojamento (banheiro e cozinha coletivos) custa +- 300$

      * alimentação: comer na faculdade custa muito caro, cada refeição nao sai por menos de 7$ (se quiser algo mais fancy, calcule uns 12$ por refeição)

      como disse, nao sei como é em BC. aqui, estudantes que provem ser carentes possuem subsidios para alojamento e podem pegar comida dos bancos alimentares, mas mesmo estes serviços custam algo, nada é gratuito. fiz meu Bac na USP e tinha colegas que moravam no CRUSP sem desembolsarem 1 tostão, e possuiam bilhetes para comer no COSEAS de graça (e mesmo quem nao tivesse , o preço do bandeijao era simbolico, menos da metade de uma passagem de bus – nao sei qual o preço agora)

      entao, entre novamente em contato com a faculdade e esclareça estes pontos. acho dificil aue sej 100% gratuito, mas nada é impossivel.
      a faculdade é gratuita mesmo para estrangeiros? este é um outro ponto a confirmar, ja que as regras para RP, estrangeiros. residentes de outras provincias é bem diferente aqui na Laval.

      bonne chance.

      ps: verifique tb em comunidades de brasileios em BC, com certeza terao mais informacoes

    • #60343
      Unison
      Participante

      Suas informações ajudaram muito. Vou tentar me comunicar com a Universidade mais uma vez para tentar esclarecer esses pontos.
      Eu fiquei na dúvida por que o email que recebi da universidade, parecia um daqueles emails padrões, escritos previamente e que dão uma visão geral e básica de tudo. Espero que no próximo eles possam me explicar isso com mais detalhes.

      Merci Gabi! :D

    • #60368
      Carlos_Santos
      Participante

      aqui neste link tem alguns dados dos custos nesta universidade:

      http://www.tru.ca/admreg/fees.html

      e aqui para alunos estrangeiros:

      http://www.truworld.ca/internationalstudents/datefee.html

      vi um link para bolsas… sugiro explorar o site da universidade ;-)

    • #60379
      RonaldoMaciel
      Participante

      Talvez para ficar mais claro para o Unison, um esclarecimento sobre como funcionam os estudos no Canadá.

      As universidades são subsidiadas pelo governo e por isso são consideradas “públicas”. No Brasil tem-se a noção de que se algo é público, é “gratuito”. O que acontece na realidade no Canadá é que o governo subsidia as universidades (em parte ou totalmente) porém o estudante tem, sim, de pagar para estudar nelas. Então pelo fato de o governo subisidiá-las, isso significa que o governo te oferece a possibilidade de pagar menos para estudar, em vez de pagar um valor cheio, como uma universidade privada no Brasil, que não tem teoricamente nenhuma ajuda governamental.

      Assim mesmo quem é cidadão canadense normal, tem de pagar pelo seus estudos. A menos que faça parte de um programa de bolsas de estudo ou que tem alguma alocação/ajuda do governo (como mencionou a Gabi).

      Eu acho que na resposta que eles te enviaram, te deram uma resposta padrão sobre como entrar na universidade, e não, exatamente como conseguir uma bolsa.

      Sorte
      Ronaldo

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #60392
      Unison
      Participante

      @RonaldoeSusana wrote:

      Talvez para ficar mais claro para o Unison, um esclarecimento sobre como funcionam os estudos no Canadá.

      As universidades são subsidiadas pelo governo e por isso são consideradas “públicas”. No Brasil tem-se a noção de que se algo é público, é “gratuito”. O que acontece na realidade no Canadá é que o governo subsidia as universidades (em parte ou totalmente) porém o estudante tem, sim, de pagar para estudar nelas. Então pelo fato de o governo subisidiá-las, isso significa que o governo te oferece a possibilidade de pagar menos para estudar, em vez de pagar um valor cheio, como uma universidade privada no Brasil, que não tem teoricamente nenhuma ajuda governamental.

      Assim mesmo quem é cidadão canadense normal, tem de pagar pelo seus estudos. A menos que faça parte de um programa de bolsas de estudo ou que tem alguma alocação/ajuda do governo (como mencionou a Gabi).

      Eu acho que na resposta que eles te enviaram, te deram uma resposta padrão sobre como entrar na universidade, e não, exatamente como conseguir uma bolsa.

      Sorte
      Ronaldo

      Foi muito bom vc ter dito isso RonaldoeSusana. Realmente eu tinha uma ideia errada sobre oque é público no Canada. Eu imaginava o “público” como nós o conhecemos aqui no Brasil.

      De qualquer forma, vou verificar os valores e procurar saber mais a respeito.
      Muito obrigado!

    • #60393
      Unison
      Participante

      @Carlos_Santos wrote:

      aqui neste link tem alguns dados dos custos nesta universidade:

      http://www.tru.ca/admreg/fees.html

      e aqui para alunos estrangeiros:

      http://www.truworld.ca/internationalstudents/datefee.html

      vi um link para bolsas… sugiro explorar o site da universidade ;-)

      Obrigado Carlos! realmente na pressa eu não explorei o site os suficiente e deixei passar várias informações.

      Obrigado pelos links!

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.