Test de français international (TFI)

Home Fórum Vivendo no Canadá Estudos Test de français international (TFI)

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5913
      Gus_23
      Participante

      Oi gente,

      Provavelmente vou precisar fazer um TFI assim que chegar ao Québec para me matricular na UdM, por acaso alguém tem um simulado do TFI?

      Obrigado!

      Gus

    • #29572
      SANDROMS
      Participante

      Gus,

      Vc tem certeza que a UdM pede o TFI? Pessoas que eu conheço que estudam lá fizeram um teste próprio da universidade, mas cadeira tem suas próprias regras.

    • #29568
      Carlos_Santos
      Participante

      Pelo visto sim, eles pedem. Veja o site:

      http://www.cce.umontreal.ca/tcf.htm

        Test de connaissance du français
        But du test et candidats convoqués
        Obligation de se soumettre au test
        Test de français international (TFI)
        Préparation au TFI
        Seuils d’admission au TFI, selon les programmes
        Validité du score TFI et règles établies pour la passation du TFI
        Marche à suivre pour subir le TFI hors Québec
        Autres parties du test de connaissance du français
        Demande de dispense
        Paiement des frais, accès à la salle et transmission des résultats
        Consignes importantes
    • #28421
      Gus_23
      Participante

      Sandro, a informação que eu tive foi a mesma do Carlos, a partir do site da FESP na UdeM. Não sei com certeza pq em alguns lugares aparenta existir algum outro tipo de teste que possa ser feito, mas no regulamento da faculdade de estudos superiores está bem claro a necessidade de todos que não estudaram em escolas francófonas de fazer o TFI com pontuação superior a 605/990. Não aparenta ser muito dificil, mas vai saber né? Lá indica inclusive que se a pontuação não for alta, vc pode ser obrigado a frequentar cadeiras de francês, mas não indica a pontuação para essa necessidade.

      Uma das coisas que podem ocorrer é que para alguns cursos vc é requisitado para fazer o teste durante o primeiro ano, ou seja, vc pode matricular sem o teste, mas teria que faze-lo em data marcada pela UdeM antes de entrar no segundo ano de curso.. Li isso no regulamento, nas condições gerais para admissão, mas com certeza pode existir maneiras alternativas de comprovar o nível de francês.

      Abração!

    • #29109
      SANDROMS
      Participante

      Não quero polemizar, sei que vc vai ter que fazer um teste ou outro…. mas pelo que entendi no link que o Carlos passou (que copio abaixo) é que o TFI é para não residentes no Quebec, e para residentes voc6e faz a prova da UdM… segue trecho:

      * Le candidat résidant au Québec est convoqué à une séance de test à l’Université de Montréal et doit se conformer aux modalités précisées sur les documents annexés à sa convocation.
      * Le candidat résidant hors Québec doit subir la première partie du test de connaissance du français, soit le Test de français international (TFI) de la firme Educational Testing Service (ETS), dans les délais prescrits et selon les modalités décrites ci-après ou dans les documents annexés à sa convocation. Le cas échéant et s’il est admis, il subira à l’Université de Montréal les autres parties du test exigées par le programme choisi.

      Digo isso pq minha esposa faz um curso de 1o ciclo na UdM e fez um teste na própria UdM. Detalhe: ela estuda francês. Acho que cada curso tem suas regras.

    • #27693
      Gus_23
      Participante

      Sandro,

      Realmente.. Nesse caso não seria o TFI e sim um teste deles. Mas de qualquer forma vou confirmar isso com eles junto com outras dúvidas. Se for diferente do que vc colocou eu posto aqui.

      Obrigado mais uma vez! :-)

    • #30860
      Carlos_Santos
      Participante

      Obrigado Sandroms pela precisao na informacao ;-)

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.