Terapia Ocupacional – campo de trabalho

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #6818
      thalitamoura
      Participante

      Olá, alguém tem informações sobre o campo de trabalho da Terapia Ocupacional (Ergoterapia no Quebec)?

      Obrigada pela atenção,
      Thalita

    • #38841
      Carlos_Santos
      Participante

      uma busca no IMT en ligne me deu estas possibilidades de profissao:

      http://imt.emploiquebec.net/mtg/inter/noncache/contenu/asp/mtg121_resultrechr_01.asp?lang=FRAN&Porte=1&cregncmp1=QC&cregn=QC&type=01&motpro=th%E9rapie

      Veja qual é a que melhor se enquadra na sua verdadeira area.

      Depois, é so explorar a boa, pois o site fornece salario, perspectivas, ofertas de emprego, etc…

      Boa pesquisa!

    • #38848
      thalitamoura
      Participante

      Olá Carlos, obrigada pela dica!

      Vou pesquisar no site para ter uma idéia de como anda o mercado de trabalho por aí!

    • #38865
      tecota
      Participante

      Olá,

      minha esposa também é Terapeuta Ocupacional. Eu sei que já encontrei muitas ofertas de emprego em Montréal, Montérégie e Ville-de-Québec. Por isso, acredito ter bastante campo de trabalho por lá. Bem que, pelas pesquisas que ela fez, ela achou que existem muito mais oportunidades no lado inglês (Toronto e Vancouver) que no lado francês.

      Em setembro do ano passado, eu estive em Ville-de-Québec para fazer um curso de francês (École Bouchereau), e lá pra todos que eu perguntei sobre a terapia ocupacional (pois, infelizmente, aqui no Brasil não é uma profissão muito lá conhecida) elas não só sabiam como diziam ser uma profissão com muitas chances de trabalho por lá. Logo, acredito que SIM…tem muito campo de trabalho em Québec.

      Caso vc saiba de mais alguma coisa, por favor, poste aqui para mantermos contato. Se eu descobrir mais alguma coisa, tb colocarei aqui.

      Um grande abraço e muita boa sorte.

    • #38874
      SANDROMS
      Participante

      Thalita,

      Há ofertas de emprego em todas as áreas e terapia ocupacional não foge a regra. Mas, a boa pergunta é: “como é o campo de trabalho para o imigrante brasileiro? a formação do Brasil é aceita aqui?”.

      Não faço a mínima idéia da formação exigida para esse campo nem no Brasil nem no Quebec. Sugiro pesquisar quais são o requisitos para trabalhar na área no Quebec, começando pelo link sugerido pelo Carlos, e incluindo uma pesquisa em vagas no Jobboom ou no Monster, ou no Emploi Quebec, e olhando o que eles pedem de formação, certificação e nível de língua.

      Essa pesquisa vai responder as suas dúvidas.

    • #38893
      tecota
      Participante
    • #38972
      thalitamoura
      Participante

      Olá Tecota, obrigada pelas informações!

      Já tinham me falado que a TO é reconhecida no Canadá. Tenho uma amiga que imigrou para Montreal agora em março, e a esposa do professor de inglês dela é TO formada por lá mesmo. Ele mesmo (o professor) falou que tem muita chance de conseguir emprego lá, fazendo a equivalência de diplomas direitinho.

      Sua esposa fez a equivalência?

      Em relação ao site já tinha dado uma olhada e ele é bem completo pra gente ter uma idéia da profissão, oportunidades de emprego…

      Mas vamos trocando informações sim!

      Um abraço,
      Thalita

    • #38974
      thalitamoura
      Participante

      Oi Sandroms

      Em relação à formação acadêmica, não foge muito daqui. Mas muitas vezes a ordem de ergoterapia vai exigir algumas disciplinas lá, além de estágios. O que eu acho perfeitamente normal e correto, já que a cidade, estilo de vida, saúde, são bem diferentes daqui do Brasil.

      O que eu não sei é se depois de enviar a documentação exigida pela ordem eles aprovam ou reprovam. Não sei o índice disto, pois já ouvi falar que existe uma rigidez para quem é de fora. Meio contraditório, já que a profissão tem uma demanda alta por lá…

      Precisava mesmo era conhecer alguém que já tenha passado por isso para me dar informações mais fidedignas…

      Obrigada pela ajuda,
      Thalita

    • #39495
      tecota
      Participante

      @thalitamoura wrote:

      Sua esposa fez a equivalência?

      Thalita,

      A minha esposa ainda não começou a fazer a equivalência, mas pretendemos começar logo, pois pretendemos chegar em Montréal em meados de março/2011 e seria muito bom se ela já chegasse com a equivalência terminada ou, pelo menos, já encaminhada, pois além desta equivalência, ainda tem a prova no conselho de érgotherapie.

      Um grande abraço

    • #58843
      Bodix
      Participante

      Olá,

      Sei que faz tempo que vocês postaram as últimas mensagens, no entanto, gostaria de saber se alguém já fez as equivalencias necessárias para atuar como Terapeuta Ocupacional no Quebec, pois chegaremos em Montreal em Fevereiro e minha esposa precisará fazer.

      Abs

    • #58860
      roders
      Participante

      Bodix,

      Eu tenho graduação em fisioterapia e não o quão diferente é o processo de equivalencia da TO com fisio, mas posso te afirmar que há um grande interesse nos profissionais que atuam na área de reabilitação e uma dica que eu dou é que, se a sua esposa tem interesse, é muito fácil seguir uma carreira acadêmica aqui.
      Sucesso !!!

    • #61217
      Rodrigues
      Participante

      Ola , sou terapeuta Ocupacional e moro em Goiânia, gostaria de saber como faço para ir trabalhar no Canada como Terapeuta Ocupacional, sou casada e tenho três filhos. Fiquei sabendo que o mercado de trabalho para nós Terapeutas é excelente e como aqui no Brasil especialmente em Goiânia pouco se conhece da nossa profissão, gostaria mesmo de estar exercendo minha carreira lá no Canada … alguém pode me passar o caminho correto de ir com minha família … Obrigada

    • #61218
      gabi-infirmiere
      Participante

      TO = érgothérapie no QC

      = ordem profissional
      = verificar os trâmites necessarios para exercer segundo os critérios da OEQ.
      http://www.oeq.org/profession/obtenir-permis/candidat-hors-canada.fr.html

      eles sao tao bonzinhos que possuem até a pagina ja traduzida em português. :mrgreen:
      http://www.oeq.org/langues/portuguais.fr.html

      etapas =
      fazer o processo de imigraçao (ja discutido em inumeros outros topicos, provincial + federal) E fazer o processo de equivalência junto à OEQ.

      conheço 1 ergo brasileira atuando aqui e o processo dela foi muito simples, ela encaminhou tudo a partir do BR, chegou au QC com autorizaçao para estagio (a OEQ pode direcionar para curso ou para estagio, ou os 2) e foi contratada imediatamente ao término de seu estagio, pelo mesmo empregador.
      Ela atua com pessoas idosas em perte d’autonomie.

      É bem mais simples do que para fisios e enfermeiros.

    • #61238
      gabi-infirmiere
      Participante

      xi, estava vendo a nova lista .. ergo saiu do pareo :-(
      so vale para diplomas do Québec agora ….

      entao, o que *era* facil, deixou de sê-lo :-(

      opçcao = exercer sem ter o CSQ = segundo o proprio site da OEQ =
      Processo de imigração
      Você não precisa ser residente permanente ou cidadão canadense para obter uma licença de terapeuta ocupacional. Porém, talvez você precise de uma licença de trabalho ou de uma licença de estudo, caso tenha que fazer um estágio ou os cursos exigidos para a obtenção da licença da OEQ.

      entao dai a pessoa pode aplicar pelo PEQ, Programme de l’expérience québécoise

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.