Tempo e freqüência de aulas de francês

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Requisitos Tempo e freqüência de aulas de francês

Visualizando 43 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4166
      Carlosed
      Participante

      Meu nome é Carlos Eduardo, sou engenheiro eletricista e eu e minha esposa Luciana estamos avaliando a possibilidade de mudança para Quebec. A princípio o que está “pegando” é a fluência em francês. Quanto tempo de francês é aconselhável para enfrentar a entrevista e o mercado de trabalho canadense???

    • #9025
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Carlos Eduardo,

      Esta é uma pergunta muito difícil de responder… a quantidade de horas de francês é relativa ao seu aprendizado. Só te dou um conselho:
      [/align]
      [align=center]“Quanto mais melhor”[/align]

      [align=justify]Tanto em relação a entrevista quanto ao mercado de trabalho….

      Creio que você deve ter no mínimo 120 horas bem aprendidas, pois as entrevistas estão bem rigorosas no francês e em Québec se não souber falar você estará como um analfabeto.

      Abraços,[/align]

    • #9032
      oalexandrino
      Participante

      “pois as entrevistas estão bem rigorosas no francês “

      pela palestra que fui (Palestra oficial ) isso nao confere!

      você só tem uma entrevista rigososa se indicar nivel alto na papelada…e outra..vc recebe de graça um curso do governo…

      mas uma coisa é certa…TEM QUE SABER…concordo com

      QUANTO MAIS MELHOR

    • #9034
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá oalexandrino,

      Realmente se você for tomar como parâmetro as palestras do escritório de Imigração o nível de francês exigido é baixo… mas os relatos das últimas entrevistas deixam claro que os entrevistadores estão exigindo mais no quesito francês, basta você ler os relatos apresentados na seção Artigos do nosso site.

      Creio que com o tempo o francês será cada vez mais exigido pois o sucesso em Québec está ligado ao conhecimento do francês, portanto não acreditem mais que com poucas horas de francês é suficiente pois vocês podem se desiludir na entrevista e terem que fazer mais horas ou até mesmo o DELF. :x

      Abraços,[/align]

    • #9040
      oalexandrino
      Participante

      Claro, com certeza!

      Vou na mesma na sua:

      – Quanto mais possível;
      – Lá você TEM QUE saber Francês;

      MAs, só disse porque duas coisas:

      – O Palestrante disse que não é uma coisa ABSURDA de Frances para passar;
      – E além disso, uma conhecida passou na entrevista e disse que era APENAS básico ( desque que você coloque básico na papelada )

      O que ocorreu com uma pessoa amiga dela foi que ele tinha básico e colocou Intermédiario!
      Ai viu ne?

      Você já está ai em Quebec?

      Abraços!

    • #9042
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá oalexandrino,

      Quando a sua amiga fez a entrevista??? pois foi a partir da última rodada que os entrevistadores começaram a exigir bastante no quesito francês.

      Infelizmente eu ainda estou em Belo Horizonte aguardando os exames médicos…

      Abraços,

      Ps: diga o seu nome se não se importam para todos te conhecerem![/align]

    • #9046
      oalexandrino
      Participante

      Na verdade é a irmã dela,  não sei exatamente mas não faz muito tempo.
      Meu nome é Olavo Alexandrino sou de Recife e APENAS estou iniciando tudo.

      Eu ia pro Canada pra estudar, tava tudo se acertando, mas depois vi e achei melhor ir logo como imigrante.

      To, digamos, na etapa ZERO. Ainda vou entrar no frances!

    • #9362
      victor_Aigner
      Participante

      Oii tudo bem :P , pois e eu tbm estou começando na Alliance Française de Montevideu, (eu moro no uruguai) queria perguntar a vcs se usaram alguma outra tatica p acelerar o aprendizado. To fazendo o 1ro nivel ainda ne :cry: , sao 8hrs por semana mais a ansiedade ta me deixando doido  :lol: e quero acelerar ainda mais sera q da 8O ?
      Um abraço p geral!

    • #9367
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Victor,

      Eu leio bastante coisas pela internet, pois assim aumenta-se o vocabulário e estudo muito em casa também…
      Indico o livro Grammaire Progressive – Intermediaire, onde você terá explicações fáceis e exercícios para as matérias de grámatica.
      Indico também o programa de computador da Rosetta Stone (procure no google o site deles) é uma excelente ferramenta de estudo.
      Visite a nossa seção de Web Links que você encontrará uma enorme quantidade de dicas de sites para ajudar no aprendizado de francês.

      Abraços, [/align]

    • #11572
      Daniele
      Participante

      Olá pessoal,

      Estou querendo enviar o meu dossiê para início do processo mas após ler o relato da entrevista do Durval, tô refletindo melhor e gostaria de saber da experiência de vcs no quesito estudo da língua: na prática, quantas horas de francês vcs tinham quando enviaram a documentação?

      Pergunto isso, porque já estudei até o básico 2 do livro Forum e em janeiro farei o intensivo do básico 3. Daí começarei o intermediário. Vcs estavam em qual nível quando enviaram a documentação? Estou querendo adiar o envio para março ou abril para não ter erro!

      Abraços, Daniele.

    • #11573
      Erasmo
      Participante

      Olá Daniele, como disse a Adriana em uma resposta anterior neste mesmo tópico: “Quanto mais melhor”

      Fica difícil responder-lhe pois cada um tem seu ritmo de aprendizado.

      Partindo do príncipio que estão rigorosos com o Francês nas entrevistas, é bom se preparar bem. Mas não limite-se apenas ao curso; estudar por conta ajuda muito, leitura de sites e textos; procure tentar escrever (que é, na minha opinião, a parte mais difícil) e outros artíficios…aqui na Comunidade, você encontra várias ferramentas e links úteis para auxiliar em seu aprendizado.

      No nosso caso, tanto minha como eu tínhamos 192 horas de curso na Voltaire Idiomas – estávamos no livro intermediário (module 1). Eu compreendia tudo que o M. Cousineau falava, já a Elaine teve certa dificuldade. Entretanto, ela tem muita mais facilidade na parte gramatical e eu, um perfeito coió  :lol:  :lol:  :lol: ! Acredito que fui beneficiado pelo fato de ter profissão em demanda (sou Químico) mas tivemos nosso mérito também… :)

      Pense que, quanto melhor estiver, melhor será sua avaliação na entrevista. Mas lembre-se que honestidade é importantíssima na hora de declarar o nível de francês no formulário. Dê uma olhada no artigo :: Como preencher os Formulários – Québec ::

      Na Página 3/4 há dicas de como auto-avaliar os conhecimentos de francês como o pdf Autoévaluation e os links Apprendre le français en ligne e Évaluation.

      Resumindo, avaliar o quanto sabemos de francês é “como estar apaixonado…ou se está ou não se está, e só nós sabemos!” :oops:

      Então, boa sorte e boa auto-avaliação!!

      Grande abraço!!!

    • #11575
      Daniele
      Participante

      Obrigada pela resposta imediata Erasmo!

      Pois é, eu até já fiz essa auto-avaliação que vc falou, mas estou contando tb que terei mais horas de francês até a entrevista. Mas com certeza, quanto mais melhor e por isso, estou ponderando bem.

      Abração, Daniele.

    • #11580
      makeloo
      Participante

      Oi Daniele,
      eu mandei os documentos quando estava no intermediario, ou seja, mais ou menos 220 horas, poreém continuo matriculado no curso. Hoje eu já terminei o intermediario 2 e já estou matriculado com o objetivo de chegar no avançado 3 até o final de julho. Estou aguardando a maração da entrevista que espero que seja em Março ou abril. Até lá chegaurei ao Avançado 1. Ah!!! Eu estudo pelo Médtodo Forum.

      Agora uma dúvida. eu sou cara de pau, e por também ser professor de língua (espanhol) tenho mais facilidade para me expressar. Porém meu companheiro tem um pouco mais de dificuldade, porém estamos juntos na mesma turma de francês. Vocês acreditam que isso pode nios prejudicar, mesmo eu sendo o demandate principal?
      Um abraço

    • #11581
      makeloo
      Participante

      So mais um comentário sobre a questão do francês que tenho observado e que todos já sabem, porém de relevancia par a questão:
      Na entrevista o válido não somente mostrar documentos comprovando horas de francês e sim comprovar essas horas documentadas com sua prática na entrevista.
      Um abraço

    • #11588
      Carlos_Santos
      Participante

      vou postar aqui uma contribuição feita pelo Jefferson na sua comunidade Orkut  Quero ir para Québec, que acho que responde a questão da Adriana:

      Ferramentas de avaliação do francês

      Ferramentas disponibilizadas pelo próprio site da Immigration Québec.

      No site da Immigration Québec há testes de avaliação para os níveis:

      Iniciante (Débutant): http://www.micc-francisation.gouv.qc.ca/agorascriptor/arboNavigation.asp?Numero=260349

      Intermediário (Intermédiaire): http://www.micc-francisation.gouv.qc.ca/agorascriptor/arboNavigation.asp?Numero=496471

      Avançado (Avancé): http://www.micc-francisation.gouv.qc.ca/agorascriptor/arboNavigation.asp?Numero=364326

      Existe também um banco de exercícios en ligne para praticar: http://www.micc-francisation.gouv.qc.ca/agorascriptor/arboframe.asp?nodossier=617007

      Amusez-vous et Inté.
      fonte:  http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=834601&tid=2502098097415142868

      boa pesquisa e testes!!!! :wink:

    • #11591
      AleBHZ
      Participante

      Eu parei de estudar em agosto, no Avançado 1, porque a turma acabou.
      Muitos alunos foram saindo, talvez porque o ritmo estava muito intenso…hehehe
      Mas agora em 2007 eu voltarei para as aulas, mesmo porque ficar muito tempo sem praticar faz a gente esquecer um bocado de coisas.
      Se precisar eu até refaço o Intermediário 3…
      O importante é estar preparado para a entrevista e também para a vida francófona que nos espera lá no Québec.

    • #11597
      crashover
      Participante

      Pessoal o que seria o Médtodo Forum.???

    • #11598
      Carlos_Santos
      Participante

      @crashover”;p=”3431 wrote:

      Pessoal o que seria o Médtodo Forum.???

      é um dos métodos adotados pela Aliança Francesa para o ensino do Francês!!

      particularmente não gostei dele, preferi o ACCORD que é mais atual, mas isso é gosto pessoal! o Forum é um bom método!

      atenciosamente

    • #11601
      makeloo
      Participante

      Melhor indicação seria impossível.
      Valeu carlos
      um abraço

    • #11607
      nevesea
      Participante

      Pessoal,

      Vocês todos esqueceram de comentar que o resultado da entrevista é fruto de uma pontuação de vários requisitos onde o francês vale 16 pontos. 8 pontos correspondem a compreenção oral, 8 pontos para a expressão oral e zero ponto para a parte escrita. Se você for bem pontuado em outros itens, necessariamente não precisa ter um francês excelente. Isso não quer diser que, se você está com a pontuação alta em todas as exigência, não deva estudar o françês. O processo manda que você demonstre no mínimo boa vontade para aprender o idioma. Eu por exemplo, passei na entrevista em dezembro de 2006 (pelo proecesso antigo) com apenas 120 horas de francês. No meu caso, tenho uma profissão em demanda, sou fluente no ingês, tenho formação técnica e superior, 6 anos de experiência em indústria, estou na idade que mais pontua: até 35 anos. Em outros casos pode ser que 120 horas de françês não sejam suficientes.

      Eduardo.

    • #11608
      makeloo
      Participante

      A sua colocação é pertinente Eudoardo, porém são poucas as profissões que pontuam bem e ai temos que compensar no francês. O bom desenvolvivento, logo boa pontuação, compensa outras áres nas quis não pontuamos. E outra, a nossa produção oral é o nosso cartão de visitas, se falamos mal, não nos comunicaremos bem e ai “faremos feio” na entrevista. Uma coisa gera outra.
      Um abraço

    • #11614
      crashover
      Participante

      Carlos_Santos obrigado por esclarecer minha duvida.
      Ja me matriculei no frances começo agora em janeiro dia 8.
      Enquanto isso continuo meu estudo sozinho pelo Metodo Rosetta Stone e tb pelo curso do site do MEC.

      Muito obrigado mesmo e um otimo 2007 para todos.

    • #11622
      marco31
      Participante

      ola amigos, gostaria de saber a respeito da prova de suficiência financeira, se a comprovaçao de extrato bancario pode ser declarada, se tratando de um casal; somente da minha esposa ou o meu ( eu sendo o aplicante principal), ou tem que ser conta conjunta do casal?
      Obrigado
      marco, rj

      [align=center]:!: Editado pela moderação, favor postar dúvidas no fórum apropriado e ler as Regras do Fórum antes de postar :!:
      Esta mensagem não corresponde ao assunto discutido neste tópico, portanto será apagada.[/align]

    • #11625
      AleBHZ
      Participante

      Como o Marcelo disse, poucas profissões pontuam, como Estatística, Química, Bioquímica… A grande maioria ganha um “0” bem grande neste quesito.
      Se nunca esteve por lá tb não pontua, solteiro, sem filho, menos pontos…rs
      Tem que compensar no francês mesmo. O jeito é estudar galera!!!

    • #11630
      makeloo
      Participante

      Marco,
      esse tópico é sobre a LÍNGUA FRANCESA, porém acredito que os extratos bancários de cada um do casal é válido ára a confirmação.
      UM ABRAÇO

    • #11637
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Adriana,

      Na verdade o nível que a pessoa cursa não quer dizer muita coisa, e sim como ela está neste nível. Creio que o nível básico todo deve ser muito bem feito pois são aprendidos ítens muito utilizados na entrevista, como o presente e passado.

      Quando fizemos nossa entrevista tínhamos +- 150 horas (não em lembro direito) mas nos comunicavamos relativamente bem e tranquilamente.

      Olá Marcelo,

      Lógico que o parceiro também deve falar o idioma, mas com ceretza ele será bem mais cobrado para o requerente principal, acho que só te atrapalhará se o seu parceiro ficar mudo  :o Um casal de amigos meu foi prejudicado pois sua esposa nãoe stava tão bem no francês como o requerente principal, mas no caso deles isso aconteceu pois ela não havia estudado em escolas, somente estudou sozinha em casa com seu esposo, portanto pediram que ela fizess 90 horas em uma escola para poder aprender melhor e certificar. Creio que no seu caso isso não acontecerá já que os dois estudam.

      Olá Eduardo,

      Claro que existem outras formas de pontuar, mas no processo vigente hoje o requerente deve apresentar no mínimo 150 horas de francês leia a discussão Novidades no processo de seleção, portanto seu relato foi baseado no processo antigo.

      Abraços,[/align]

    • #11669
      makeloo
      Participante

      Obrigado Dri.
      Parece que quanto mais próximo da entrevista ficamos, mais ansiosos também ficamos. Sei que já estudamos horas bastantes para nos comunicar em francês, porém agora, devido a ansiedade e outros sentimentos, ficamos inseguros. mas vamos aguradar.
      um abraço

    • #11671
      Fabiocb
      Participante

      Isso é uma coisa que sempre fico (ava) com pé atraz também, eu tenho 300 horas de curso, mais umas 1000 de videos  :D  (assisto os journais de Québec e Montréal há uns 4 anos), e mais uma imersão na França, mas mesmo assim de vez em quando ficava com é atraz, porem depois que andei conversando com pessoal que já fez o teste e tambem de ver os relatos aqui, pude constatar que o nivel exigido é médio/intermediario, coisa que com curso regular é muito esforço é atingivel por todos.

      Boa sorte a todos e abraços

      Fábio

    • #11690
      AleBHZ
      Participante

      Oi Fábio,

      espero que você tenha razão sobre as entrevistas…rs
      Parei o meu curso com 240 horas, mas continuei lendo alguns materiais didáticos, ouvindo músicas e assistindo videos. Em 2007 pretendo voltar a estudar na escola, para chegar bem preparado na entrevista.
      Como não morei nem na França nem no Québec, tenho que correr atrás e aprender por aqui mesmo…rs
      Por enquanto está dando certo, pois já aprendi bastante coisa. O Básico 1, por exemplo, eu aprendi sozinho pela internet. Quando fiz este módulo na escola não houve nenhuma novidade, mas foi legal para ver que tinha dado certo… Mas só fiz isso no B1, pois acho fundamental seguir uma metodologia. É mais profissional e ainda tem a questão da declaração da escola, para comprovar as horas de estudo.

      bonne chance à tous

    • #11714
      Fabiocb
      Participante

      Olá Alessandro,

      Acho que vocês está fazendo a coisa certa, pois a escola tradicional é somente a base do estudo de um idioma, o que faz a pessoa realmente aprender e conseguir a fluencia é o interesse (no seu caso a procurar por videos, net, cursos, etc) e a força de vontade, tenha fé que você vai conseguir.

      Abraços

      Fábio

    • #11730
      AleBHZ
      Participante

      Valeu Fábio,

      não vejo a hora de voltar a estudar.
      Afinal, estou na expectativa da entrevista…
      O que aprendi lá na escola foi muito proveitoso.

      Abraços,

      PS: parabéns pelo blog!

    • #11733
      Espektro
      Participante

      Pessoal, o mínimo pra entrevista então é 150 horas? achava que era 120 horas…

    • #11740
      makeloo
      Participante

      Eu acredito que o quanto mais se tiver de francês é pouco. A fluência da língua somente se conseguirá lá. Mesmo assim tem gente que não consegue.
      Esse fator é muito importante, seguir estudando francês, como no meu caso , do Alessandro, e outros, pois ao chegar lá teremos menos dificuldades que uma pessoa que não sabe nada ou estudou menos horas que nós. Se dar bem é nosso 1º objetivo, porém não devemos nos esquecer que nosso novo projeto de fida é em uma região francófona, e sem o dominio da língua não conseguiremos bons trabalhos, vaga na universidade, etc.
      Um abraço

    • #11743
      AleBHZ
      Participante

      Isso que o Marcelo falou me lembrou de uma pessoa* conhecida, que estudou o mínimo, só para passar na entrevista. Deu tudo certo, passou, mas nunca mais essa pessoa teve contato com a língua.
      Adivinhem o que aconteceu? Essa pessoa não consegue bons empregos, somente aqueles survival jobs, sem perspectivas de melhorar. Até vontade de voltar pro Brasil ela já sentiu por causa disso.

      Nós não queremos sentir o mesmo, não é verdade?
      Então mãos à obra, vamos meter as caras nos livros e aprender francês, NÃO somente para entrevista.
      Lembrem-se que após a entrevista nós vamos ter alguns meses para nos “despedir” do português. Depois que o avião pousar, a vida será quase que completamente em francês (salvo dentro de casa) e terá menos dificuldades quem tiver se dedicado ao aprendizado da língua.
      Com um francês meia-boca a pessoa pode até conseguir perguntar alguma coisa, mas provavelmente não vai entender a resposta… :D  :D  :D  :D  :D  :D  :D

      Abraços,

      PS: sobre as horas de francês eu sempre achei que eram 180…

      *não seria elegante citar nomes nesta situação.

    • #11771
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      Segundo a Sra. Soraia Tandel na palestra realizada em BH o mínimo é de 150 horas para uma pessoa que tenha todos os outros requisitos básicos, se algum requisito for fraco as horas de francês são aumentadas…

      Leiam a notícia Palestra de Informação 29/11/06

      Abraços,[/align]

    • #11921
      Diogo
      Participante

      Oi pessoal,

      Pelo que vi, apresentar um certificado de horas/aula de curso de francês é importante.

      Estou com plano de cursar com professor particular, ou seja, não tem um certificado todo
      cheio de logotipos de escolas de idiomas, etc…

      Alguém já fez a entrevista apenas com uma declaração de um professor particular???

      abraços
      Bonne anne!!!

      db

    • #11924
      Javs
      Participante

      Ola Diogo,

      o certificado é super importante, pois é com ele que vc irá comprovar os seus estudos. Eu já passei pela entrevista e quando mandei meus documentos para Buenos Aires, enviei os certificados da escola que fazia curso de francês e os certificados do professor particular. Nesse caso os certificados eram declarações com carga horária, nível estudado e dados da escola ou do professor. Os certificados/declarações enviados são checados posteriormente pelo Escritório de Buenos Aires. Eles entram em contato com a escola para comprovar a veracidade das informações.

      Abraços,

      PS: Se voce mora em Belo Horizonte, recomendo a escola onde estudei, que inclusive está oferecendo um desconto para novos alunos que se matricularem através do meu blog (http://www.bhzquebec.blogspot.com).

    • #11928
      nevesea
      Participante

      Diogo,

      Eu e um amigo meu fizemos a entrevista e levamos uma declaração de um professor particular. No meu caso, levei os boletins do curso de francês e mais uma declaração do professor. No caso do meu amigo, ele levou apenas a declaração do professor.

      Na ocasião nada foi pedido. Acredito que os entrevistadorem só solicitam se a pessoa não se sair muito bem na entrevista. Ou seja, cometer muitos erros no vocabulário e gramática, não ter uma boa pronúncia, etc.

      Existem ainda aqueles casos em que a pessoa tem muitas horas de françês e não conseguem falar bem por causa do nervosismo.

      Eu fui para a entrevista com 120 horas bem aprendidas, somando curso mais professor particular. Na ocasião da entrevista, além das 120 horas eu adquiri um bom conhecimento utilizando as ferramentas da internet para o estudo do françês.

      No caso do meu amigo, ele possuia 200 horas só com professor particular. Foi classificado como “quase fluente” pela entrevistadora.

      Acredito que, se você demonstrar desenvoltura na fluência e uma boa pronúncia eles nem vão verificar os documentos do curso. MESMO ASSIM, LEVE OS COMPROVANTES DAS HORAS DE FRANÇÊS! Pois é uma segurança a mais que você tem.

      Minha opinião é baseada no processo antigo. Hoje sabemos que eles estão mais exigentes com relação ao idioma. Se eu fosse você não deixaria de ter aulas em uma instituição formal de cursos de idiomas. O professor, também é muito importante pois ele acelera o aprendizado e trata de situações específicas do seu processo de imigração.

      Respondendo a sua pergunta: será aceita a declaração do professor? Não sei responder porque não solicitaram nada do meu amigo (quase fluente) que fez todas as aulas com um professor particular.

      Eduardo.

    • #11929
      AleBHZ
      Participante

      Oi Diogo,

      isso é verdade.
      A diretora da escola onde nós estudamos me disse que o pessoal de Buenos Aires manda e-mail perguntando se X ou Y realmente estudaram lá. E qdo o aluno fica devendo comprovantes do estudo do francês (por ex, qdo ele faz a entrevista e lhe pedem para estudar mais um pouco, para depois enviarem o CSQ pelo correio) eles tb ficam perguntando se o aluno está estudando, etc…

      Independente de ser através de escola ou prof. particular, os certificados/declarações são fundamentais…
      Os meus vieram com carga horária, nível cursado e nota obtida (a nota não precisa, eu que quis pedir), além da assinatura e carimbo.

      Espero que dê tudo certo para vc.

      *para estudar com desconto em Belo Horizonte, visite o blog BHZ Québec.

    • #11941
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      Os certificados de estudo de francês em escola ou com professor particular são OBRIGATÓRIOS. Se não os enviar junto com a demanda o escritório de imigração irá solicitar, veja no nosso Passo a Passo do Processo de Imigração a lista de documentos exigidos.

      Abraços,[/align]

    • #11958
      marco31
      Participante

      olá galera, mais uma ajuda, no passo a passo, vem informando que as 150 hs de estudo de frances para o casal, sendo para os dois. Mas para os dois nao está claro, seria para cada um dos dois(totalizando 300hs) ou para o casal em si as 150hs? Ainda sim, pra quem nao cumpriu a totalidade do horario de estudo, como enviar um certificado de estudo prévio. Pode-se enviar pelo menos um certificado de andamento do curso informando que cumprirá a carga horária até a convocação da  entrevista? Ou temos que esperar completar a carga horária pra depois enviar a xerox de imediato?
      grato

      Marco Aurelio, RIO DE JANEIRO

    • #11959
      crashover
      Participante

      Amigo acho que eu posso ajudar
      E 150 hrs por pessoa se eu não estiver enganado.

      Pessoal o que vcs acham do metodo Rosetta Stone para ajudar na parte de pronuncia e gramatica ???? estou para comprar ele por isso quero saber se alguem usa.

    • #11989
      Dri_Torres
      Participante

      Olá Marco,

      São 150 horas por pessoa no mínimo. Você pode até enviar um atestado da escola que está cursando o francês e que até a data da entrevista terá aproximadamente XX horas de francês no total, mas só eles mesmo podem decidir se irão aceitar. Indico só enviar este atestado quando tiver no mínimo uns 70% do total de horas pedidas, pois senão fica muito difícil eles aceitarem este atestado de uma pessoa que acabou de começar o francês.

      Olá crashover,

      Eu tenho e utilisei o Rosetta Stone e acho bem legal, melhor do que outros métodos existentes…uma dica na internet você pode encontrar este material FREE, basta procurar um pouquinho.

      Abraços,

    • #12005
      marco31
      Participante

      adriana e crishover
      agradeco pela dica.
      marco, rj

Visualizando 43 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.