Tempo de Processamento parte federal – 02/2011

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 2ª Parte – Federal Tempo de Processamento parte federal – 02/2011

Visualizando 57 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7269
      JF
      Participante

      Bonsoir pessoal!

      Não sei se vocês viram, mas o consulado atualizou o tempo de processamento no site: agora o prazo para os processos em São Paulo é de 11 meses,

      A atualização desse dado é quadrimestral e a última data que constava lá era de 22/Outubro com 9 meses. Agora é de 22/Fevereiro.

      Isso significa que de 01/Janeiro a 31/Dezembro de 2010, 80% dos casos foram finalizados em 11 meses.

      Antes de desanimar com o aumento do prazo, vale lembrar que o prazo de 2010 não necessariamente será o mesmo em 2011. Resta a gente torcer para que o novo sistema e os novos funcionários diminuam esse tempo de espera!

      Link para quem quiser conferir:
      http://www.cic.gc.ca/english/information/times/perm/skilled-que.asp#west

    • #43460
      Carlos_Santos
      Participante

      Obrigado Ju pela atualizacao!

    • #43479
      LaeRafa
      Participante

      Melhor 11 do que 12 meses, né?!
      E concordo… Vamos torcer para que 2011 seja mais rápido que 2010!

    • #43485
      gilderlei
      Participante

      Bonjour à tout le monde,

      Bem pessoal estou numa perspectiva terrível para, heheheeehe, mas na real estou de boa para ver o desenrolar do meu processo, soube que o consulado está atolado de pedidos para residente permanente, mas espero que esse ano os processos se tornem mais acelerados e então os 11 meses vão para o espaço, heheheheehe.

      Um abraço

      Colares

      05 jul 2010 – Palestra de Imigração
      27 set 2010 – Envio do dossiê ao Escritório de Imigração
      28 set 2010 – Recebimendo do dossiê no Escritório de Imigração
      06 out 2010 – Recebimento e-mail de convocação da Entrevista
      11 nov 2010 – Entrevista em Sampa e CSQ em mãos.
      08 fev 2011 – Envio do Dossiê Federal para o Consulado.

    • #43718
      Vivs
      Participante

      Gente,

      Esse prazo de 11 meses é contado a partir de quando? Da data do recebimento da documentação ou a partir da data da abertura do processo? Inclui o tempo de espera dessa primeira correspondência?
      Quando se recebe essa correspondência, qual é o intervalo entre a data de recebimento e abertura do processo?

    • #43723
      roders
      Participante

      Vivs
      Esta data é contada a partir do momento que eles recebem a sua correspondência, meu exemplo: mandei os documentos no início de setembro de 2010, em outubro recebi uma carta dizendo que o meu processo foi aberto em setembro (e também com 2 datas limites de 6 e 10 meses) e o meu processo apareceu no ECAS somente em outubro.
      Sei de pessoas que enviaram os documentos em outubro e até hoje não receberam nenhuma notificação. A situação no consulado está bem “desorganizada”, ou eles estão freando o número de vistos de residentes permanentes … não sei o que se passa lá. E também há pessoas que receberam a carta dizendo que o prazo limite agora são de 12 meses.
      O que posso te dizer é: tenha calma, esta parte do processo é um verdadeiro teste de paciência.

    • #43734
      rodrigoo
      Participante

      Roders,
      Te parabenizo pois enviei em Outubro e recebi a carta com os deadlines (6 e 10 meses como você) mas meu nome ainda não está no E-cas e olha que tenho certeza que não estou fazendo nada errado. Mas como já ouvi falar que dependendo de quem insere o seu processo no sistema pode ser que ele nunca apareça sem que exista algum problema no processo.
      O que eu acompanhei pela TV canadense no final do ano passado é que o governo federal diminuiu a quantidade de vistos de residente permanente para esse ano enquanto que o Québec aumentou. Faz um mês mais ou menos eu vi o ministro de imigração dizendo que 2010 foi o ano recorde de entradas de residentes permanentes, ou seja, nunca tiveram um número tão grande assim nem na época das duas guerras…estranho mas se considerarmos que na época das guerras o processo já existia mas o pessoal ia e depois se legalizava até que faz sentido

    • #43749
      roders
      Participante

      Rodrigoo,
      Obrigado, que legal que vc tb tem o segundo deadline de 10 meses, li relatos de pessoas que enviaram em outubro e só receberam a carta em fevereiro. Eu já tinha lido esta informação que vc postou e acredito que seja isso mesmo que esteja ocorrendo. Eu pretendia ir em agosto, mas estou mudando os meus planos para ir somente em janeiro de 2011. Sucesso e paciências a nós!

    • #43757
      rodrigoo
      Participante

      Exato roders! Paciência e mais paciència para não bater desespero. Eu recebi a carta um mês depois mas até agora nada de E-cas. Vou deixar rolar até meu deadline. Se na 1ºdata eu conseguir aguentar ansiedade espero até fazerem contato.
      Sucesso!

    • #43800
      tmeza
      Participante

      Gente!
      Hoje eu falei com a Maura (novamente) e ela me disse que devido a transição de sistema os processos vão estourar o tempo que está no site oficial de 11 meses. O prazo será de aproximadamente 14 meses.
      E para piorar a situação eu estava vendo hoje no site do governo do Canada o prazo está marcando 14 meses, para trabalhadores qualificados e essa atualização foi do dia 11/01/2011.
      Para quem quiser dar uma olhada no link aqui está. http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/visas/processing_time-delais_traitement.aspx?lang=por
      Em meu blog falo mais a respeito do assunto.
      Se alguém tiver mais novidades nos avisem.
      http://www.osmeza.blogspot.com

    • #43801
      roders
      Participante

      Pelo visto irá demorar bastante …. continuemos a conjugar o verbo attendre …. Sucesso a todos.

    • #43807
      JF
      Participante

      Pessoal, 

      Muito bom o post no blog do(a) tmeza!  O mais interessante pra mim foi a previsão de que o proceso começará a ser analisado e aparecerá no e-cas após 6 meses. No final do ano, qdo entreguei meu processo, a Maura tinha me passado um prazo de 3 meses. 

      Em Abril eu completo 6 meses. Se a previsão se cumprir, talvez signifique que as coisas estão entrando nos eixos por lá.

      Outra coisa legal é o que ela disse sobre as mentiras que aparecem na internet. Vale a reflexão. Não vamos deixar o desespero nos fazer acreditar em qualquer especulação. A melhor informação é a que vem do consulado, mesmo que não sejam boas notícias…

      E só mais uma coisa: o prazo de 14 meses no site do governo é para o processo federal. O prazo oficial da parte federal para quem iniciou o processo via Québec foi atualizado em 22/fevereiro e é de 11 meses:

      http://www.cic.gc.ca/english/information/times/perm/skilled-que.asp#west

      Enquanto isso, vamos estudando e nos preparando para a nova vida!

      Bon courage à tous!

      Ju. 

    • #43809
      tmeza
      Participante

      Ju
      Obrigada pela correção.@J+F wrote:

      E só mais uma coisa: o prazo de 14 meses no site do governo é para o processo federal. O prazo oficial da parte federal para quem iniciou o processo via Québec foi atualizado em 22/fevereiro e é de 11 meses:http://www.cic.gc.ca/english/informatio … e.asp#west

      Apesar de a Maura ter me falado em 14 meses, quero acreditar no que está oficialmente escrito. Eu sei que isso é apenas uma estimativa, podendo como ela disse ser cumprido ou não. Mas enfim.
      Eu só coloco em meu blog informações oficiais, justamente para evitar boatos que acabam confundindo mais ainda as pessoas.
      Vamos torcer para que tudo corra bem.
      http://www.osmeza.blogspot.com

    • #43811
      JF
      Participante

      Tmeza,
       
      O prazo do link que eu postei significa que, de Janeiro a Dezembro de 2010, 80% dos casos foram finalizados em 11 meses. Ou seja, prazos médios de 2010, o que não garante nada para 2011.
       
      A próxima atualização deve sair em Junho, aí sim incluindo os primeiros meses de 2011. Provavelmente vai aumentar, vendo que teremos casos de 14 meses para somar nessa média. Mas de qualquer forma, os prazos passados não ajudam a prever os prazos dos próximos meses. Só nos informa que a situação piorou e isso a gente já sabe, né?
       
      Acho que o prazo de 14 meses que a Maura te passou é sobre os processos que estão vencendo agora (pessoal do começo de 2010 que já está chegando nos 12 meses). Acho que a melhor estimativa que ela pode dar para esses casos são esses 14 meses, já que não vão conseguir finalizar em 12 meses.
       
      Uma vez que o bendito sistema estiver funcionando, imagino que eles consigam reduzir isso. O problema é quanto tempo vai demorar para essa redução começar a acontecer… E isso tenho certeza que nem a Maura nem ninguém sabe dizer.
       
      Melhor reduzir as expectativas e planejar a ida mais pra frente.
      Minha meta atual é Janeiro/2012!
       

    • #43814
      neilasasa
      Participante

      Pessoal, sei que já deve ter sido perguntado isso antes, mas apenas confirmando, este prazo colocado pelo governo é até o momento que encerram o processo e recebemos o visto ou é o prazo para recebimento do pedido de exames médicos?!
      Minha dúvida é pq após o recebimento dos exames médicos ainda tem um ou dois meses até receber o visto senão me engano…
      Bonne chance à tous!!!

    • #43816
      Liliana
      Participante

      Pelo o que eu entendi esse prazo de 14 meses é a média para finalização do processo federal.
      Não esquecendo que isso é apenas uma média.

      Tem algumas pessoas que são prioritárias que terminam o processo em 3 a 4 meses, já tem outras que demoram mais.

      Não devemos esquecer que ainda tem gente de fevereiro/2010 que está na espera pelo pedido de exames. Ou seja, até agora, 13 meses de espera. Acho difícil que o processo deles termine em 14 meses, já que até o pedido do passaporte vem atrasando…

      Abs
      Liliana

    • #43817
      rodrigoo
      Participante

      Boa tarde a todos,
      Compartilho com vocês esse momento complicado e aproveito para tentar ser aquele otimista chato que acaba vendo um lado positivo em tudo. Vejamos esses meses a mais como oportunidade para aperfeiçoar o(s) idioma(s) e guardar dinheiro. Acho interessante também acompanhar tudo o que acontece no Québec pela internet, continuar pesquisando apartamento, emprego, trabalho voluntário para chegar lá bem preparado pelo menos teoricamente. Agora são épocas de eleições e é legal ver que rumo pode tomar o país dependendo de quem/qual partido ganhe. Vi a informação que tem até candidato prometendo ajuda de mil dólares/ano aos estudantes do pós-secundário, diminuir taxas, etc. Também vejo como oportunidade para ir aos poucos arrumando tudo o que vamos deixar e levar.

      @tmeza
      , morri de rir com a descrição da ligação da Maura que você postou no seu blog mas apesar de achar que 300 processos não justifiquem tanto esse atraso (acho que se dá muito também pela mudança de sistema) eu sempre gosto da resposta objetiva do pessoal do consulado mesmo que não seja o que esperamos ouvir. Prefiro um “espera mais um ano, tchau!” que um “ah, logo sai, liga de novo em um mês” ou “parece ser que vai melhorar em 3 meses”.
      Falando sobre o que foi postado aqui sobre as informações do processo federal, só quero dizer que apesar de achar o BIQ eficiente e bem intencionado, eu já escutei palestrante dizendo muitas informações desencontradas e já não confio em muita coisa que o BIQ diz. Me refiro ao final da palestra, quando vamos perguntar sobre o processo, aquelas perguntas que fazemos em off. Acho que no afã de não desanimar os futuros imigrantes na longa espera do processo federal acabam dizendo alguma frase de consolo mas que na minha opinião só causa mais frustração e desânimo. Falo isso de coração aberto. Não temo que alguém leia ou que isso cause uma discussão maior mas acho que daqui para frente até a chegada no canadá, o BIQ já não pode mais ajudar. Somente o governo do Québec e quando chegarmos lá. Como a Maura disse, o BIQ não interfere.

    • #43819
      DUQC11
      Participante

      É. O duro mesmo é ter a força mental para saber viver um mundo que está com as horas contadas, e fazer de conta que o porvir inimaginável que nos aguarda é apenas um sonho bom.
      Afinal, muito mais que passar por uma entrevista, reunir uns documentos, gastar uns poucos milhares de dólares canadiens, esta empreita requer a força de um monge!!!! Budista, confucionista, sei lá……..Somos heróis mano! Já tirei o pé.

    • #43825
      roxy
      Participante

      Oi Pessoal!

      Abaixo colei o depoimento da Fefa que econtrei hoje no Orkut, ela foi pessoalmente no consulado ontem:

      CONSULADO
      Pois entao pessoal… conheci a Maura hoje!!!! depois de entregar meu documento perguntei a ela sobre o meu processo que deveria acabar mes que vem, ja que mandei meus documentos em junho/2010…
      a resposta dela foi o seguinte: NAO PRECISA ENTRAR EM CONTATO COM O CONSULADO MES QUE VEM, PORQUE OS PROCESSOS VAO DEMORAR EM MEDIA 14 MESES… DISSE QUE A MUDANCA DO SISTEMA NAO FOI SOH AQUI NO CONSULADO DO BRASIL, QUE FOI NO MUNDO TODO, O QUE FICA AINDA MAIS DEMORADO…
      sem me dar espaco para mais perguntas, encerrou meu atendimento… serio, queria chorar a hora que sai de la… ela nem deu tempo pra eu formular qualquer pergunta e pareceu bem desconcertada ao dar a resposta…
      serio gente, fiquei mais ansiosa, desanimada… pior que ela lembrou quem eu era, dizendo que nao preciso entrar em contato com o consulado e que eu posso ficar AGUARDANDO ateh o proximo contato de la…
      sinceramente, nao o que fazer com tudo que ta pendente na minha vida enquanto eles nao se posicionam com firmeza… dificil acreditar em qualquer coisa que dizem… a carta dizia por volta de 10 meses, na ultima ligacao falaram 12 meses e agora ela me diz 14 meses!!!! eh uma droga ter que esperar o inesperado… a unica coisa que consola eh pensar que tudo acontece por alguma razao e que no momento perfeito, tudo vai dar certo!!!!
      forca galera!!!

    • #43826
      roders
      Participante

      Também fico desanimado, pretendia ir em agosto ….

    • #43836
      lilia.wang
      Participante

      Desanimo total….
      Cada hora este consulado fala algo diferente…dificil mesmo acreditar…mandam uma coisa na carta, falam outra….infelizmente gostaria de pensar que o tempo aqui serveria para adiantar algo, mas esta empatando a minha vida….
      so nao entendi uma coisa roxy , sera que a Maura esta dando este prazo de 14 meses para o pessoal que esta entrando com a documentacao agora ? porque no site ainda esta 11 meses ….bom…sei la…melhor nao especular muito…melhor esperar…e esperar….

    • #43858
      roxy
      Participante

      Oi Lilia,

      Pelo que entendi é o seguinte, o prazo que está no site não conta ainda com os processos não finalizados, é por isso que a Maura diz que o prazo do site já está desatualizado e a informação de prazos na próxima atualização deve constar pelo menos 14 meses.
      Quem enviou os processos para o federal até janeiro/fevereiro do ano passado a maioria já conseguiu finalizar o processo, só conheço uma pessoa que até agora ainda está em processo (está aguardando o pedido dos passaportes para finalizar) porém o pessoal que enviou em março já está entrando no 13o mês sem receber os pedidos de exames ainda, o que garante que o prazo total deles, deve ser no mínimo de 15 meses, por isso a média deve subir em breve.
      Porém o que perguntei para a Fefa depois do post acima, foi se o prazo que a Maura deu de 14 meses teria sido para o processo federal inteiro ou só para recebimento dos exames, e pelo que ela me respondeu, os 14 meses são só para o recebimento dos exames :(
      Ou seja, sendo assim podemos considerar um federal com 16 a 18 meses (já que a fase de pedido de passaportes também está atrasando)
      Como disse nosso amigo aí em cima, agora é exercitar nossa paciencia de Buda pra esperar alguma notícia do consulado!

    • #43863
      JF
      Participante

      Pessoal,

      Não me canso de ser otimista, então vamos lá:

      11 meses – é o prazo médio dos processos de Janeiro a Dezembro de 2010. Aumentou recentemente de 9 para 11 meses, mostrando que (como já sabemos) os prazos estão aumentando. É só um indicativo para quem não tem a menor idéia de quanto tempo o processo demora. Prazo passado não garante nada sobre os prazos futuros…

      14 meses – é o prazo que a Maura falou no telefone para UMA pessoa. Sim, provavelmente é o novo prazo “oficial”. E sim, deve acontecer de termos alguns (ou vários) casos com mais de 14 meses. Esse é o caso para quem deu entrada no começo de 2010 e agora está completando 12 meses. Esse pessoal pegou a fase mais enrolada e são os primeiros a enfrentarem as mudanças. PORÉM, isso não quer dizer que os prazos de quem deu entrada 6, 7, 8 meses depois (2o semestre de 2010) serão os mesmos. Existe a possibilidade de que o tal sistema comece a fluir e as coisas comecem a melhorar. Eu ainda não perdi as esperanças.

      2 anos – Conheci uma pessoa que me disse que seu processo federal demorou 2 ANOS por causa da mudança do consulado de Buenos Aires para São Paulo. Imagina o desespero…
      Seria legal se alguém mais antigo aqui da comunidade pudesse nos falar quanto tempo demorou para os processos se regularizarem após isso. Sim, porque na hora parece que nunca mais vai melhorar, mas temos que lembrar que uma hora melhora sim! :-)

      Sistema – Ao contrário do que tenho lido, minha opinião é que a implantação de um sistema internacional pode sim demorar muito. Quem já trabalhou em empresa multinacional sabe que uma coisa simples pode se transformar em um bicho de 7 cabeças por causa da burocracia eterna e pelo fato de envolver diversos países. Vale lembrar que esse sistema não serve apenas para EMITIR o visto (já li gente desconfiada pq os vistos de turismo continuam sendo emitidos normalmente). Imagino que o sistema seja usado para fazer todas as análises, faz parte do processo TODO e não apenas do final dele.

      Especulações – Trabalho em uma empresa que tem um produto cujos consumidores se reunem em fórums como esse e discutem até a exaustão qualquer fato que envolva os tais produtos. Se vocês vissem as teorias malucas que eles formulam para explicar coisas que simplesmente acontecem por acontecer… Por isso sou meio cética com relação a informações não-oficiais. Prefiro pensar que o pessoal do consulado não tem porque mentir pra gente e as melhores informações que podemos ter vêm de lá. Se eles dizem que a implantação do sistema está com problemas, porque não? É o que é.

      Em tempo: os pontos acima são apenas minha humilde opinião e não quero ir contra ninguém aqui. Todo mundo tem direito de se expressar e todas as teorias são válidas para reflexão. Mas eu realmente quero continuar pensando positivo e o mais racionalmente possível, senão fico maluca!

      Daqui uns meses vamos olhar pra trás e falar “foi uma fase ruim, mas até que passou rápido…”
      :-)

    • #43864
      DUQC11
      Participante

      J+F
      É o melhor mesmo a fazer: ser otimista. Qualidade aliás inerente à pessoas como nós, que vão deixar “tudo” prá trás, não é isso? :alright:

    • #43880
      rodrigoo
      Participante

      Já fiquei louco com tanta informação oficial e não-oficial que acho que ser otimista é a única opção. 5 meses de federal no passado. 10 meses de acordo com a carta do consulado. 12 meses que a Maura disse a alguém. 14 meses que a Maura disse a outro alguém. São muitas as possibilidades do processo federal. Por mais que eu seja otimista a maior parte do tempo já percebi que o desespero vem sim porque afinal de contas é uma mudança de vida e temos que nos programar. É difícil esperar a resposta do consulado mas ter o visto nas mãos e ter que esperar para imigrar também não deve ser fácil. Por isso é bom sim contar com esses 14 meses mas nunca é demais pensar nisso se a situação mudar (pouco provável mas nunca se sabe).
      J+F eu já li em alguns blogs que quando mudaram o escritório de imigração de Buenos Aires para São Paulo em 2007/2008 algumas pessoas tiveram que re-enviar alguns documentos e em alguns casos o dossier completo, o que atrasou o processo inteiro mas não sabia se era verdade.
      Você tem razão. Não tinha visto por esse lado mas já trabalhei em uma empresa que implantou um sistema que armazenava absolutamente toda a informação da empresa e era muito complexo e levou em média 3 anos para a aplicação completa na nossa região sem contar que depois que entrava live sempre existia algum problema. Por isso era necessário ter equipes permanentes que prestavam suporte. Sem elas, a coisa não andava.
      Na época, como era muito complexo, algumas regiões implantavam por vez o sistema de RH e depois o de Finanças e assim por diante. Por isso talvez esteja tão complicado. Lembremos que o sistema para visto de turista mudou no ano passado e isso acarretou em atraso para quem queria viajar. Agora chegou a nossa vez :roll: Devem estar fazendo a mudança do módulo responsável pelos vistos de residentes

    • #43881
      roxy
      Participante

      Então pessoal, eu acho que na verdade não importa o motivo real do atraso (pelo menos pra mim não faz a menor diferença) o que eu acho uma falta de respeito é o Consulado não nos enviar nenhuma informação mais clara (e oficial é claro) de quanto tempo podemos considerar para os nosso processos, se pelo menos eles falassem que por exemplo, não vão emitir nenhum pedido de exames durante esse ano, ok, pelo menos não ficamos nos iludindo esperando algo que não vai chegar…
      Mas o problema é que eles não soltam nenhuma informação oficial, e para cada pessoa que liga ou vai até lá eles passam uma informação diferente, uma hora o problema vai se consertar em 2 meses e vai normalizar tudo, outra hora pode esquecer que o prazo mudou para 14 meses, outra hora são 12 meses, aí fica difícil pra qualquer um poder se programar pra alguma coisa né?
      Desculpa o desabafo galera, mas é que essa situação de falta de informação já está mexendo com os meus nervinhos! hehehehe

    • #43884
      mCerqueira
      Participante

      Olá pessoal,

      Na verdade as vezes esse descaso se parece muito com os serviços prestados pelas empresas e órgãos públicos do Brasil. Na verdade fico até surpreso de ver esse tipo de problema num escritório de um país como o Canadá.

      Eu ainda estou há alguns meses de começar meu processo federal (ainda estou na 1a carta do provinciano) e espero que até lá as coisas tenham melhorado.

      De qquer maneira, vou copiar-colar um e-mail que encaminhei pra uma lista que participo sobre esse assunto. Acho que vale a pena refletir sobre esse ponto de vista. Abraços:

      ================================================================================
      Oi pessoal,

      Sou novo nessa lista e ainda estou na 1a etapa de obtenção do CSQ, mas não deixo de acompanhar as discussões sobre o federal tb (que sei e espero que em breve eu esteja nessa fase também).

      Acompanhei sobre essa mudança da estimativa de tempo de análise para 14meses.
      Pelo que li aqui e em outros fóruns e listas, esse prazo se estendeu em virtude da implantação de um novo sistema que acabou impactando nos prazos de análise dos processos, certo??

      Bem .. não quero criar falsas expectativas mas penso que a implantação de um novo sistema normalmente representa uma evolução ou melhoria de um sistema pré-existente. Existe, no entanto, uma fase de adequação (mudança cultural) e adaptação das pessoas que passarão a utilizar novas ferramentas e metodologias de trabalho … isso é natural que tenha mesmo impacto na corporação durante o período adaptativo.

      Porém, considerando que o novo sistema adotado é de fato uma melhoria do sistema anterior e uma vez passado esse período de adaptação, o natural é que essa engrenagem passe a rodar mais rapidamente. Ou seja, o tempo de análise dos processos seria diminuído.

      Posso estar enganado, mas creio que esse longo período de espera é uma estimativa momentânea baseada no custo de adaptação que está ocorrendo agora. Mas que, em breve, deverá voltar a ser como era antes e mais possivelmente até mais rápido.

      Bem … não é muito animador, mas é o que eu acho que irá acontecer nos próximos meses.

      abraços,
      Marcos

    • #43888
      DUQC11
      Participante

      Caro colega. Creio que esta é a ponderação mais acertada, sóbria, apresentada até agora neste forum. A previsão de 14 meses que a Maura passou prá alguém é apenas um registro instantaneo da atual conjuntura, uma tomada de visão por casos que apanha tão somente os processos atuais que estão sofrendo de atipicidade. Logo o sistema estará funcionando direitinho, e como os especialistas em TI afirmam, dará agilidade aos processos.
      Vamos fazer figas!

    • #43889
      rodrigoo
      Participante

      Sim DUC11,
      Espero por isso e não somente pelo meu processo ser afetado nessa mudança mas porque espero que os futuros imigrantes não passem por esse momento tenso que estamos passando. Tomara que para os futuros imigrantes a situação seja diferente mesmo que em março/abril do ano que vem tenha um boom de brasileiros lá rs.
      O Consulado deveria dar uma posição aproximada sim. Estou admirado com a postura que eles tomaram mas acho que nem eles sabem quando esse cenário vai mudar. Mesmo que tenham uma mínima ideia.
      Segundo post em menos de 24 hs no mesmo tema, já escrevi muito.

    • #43998
      alanlui
      Participante

      Pessoal realmente estou muito desapontado com a posição do consulado, talvez não seria legal a gente marcar um dia para ir no consulado tentar conversar para que eles realmente tomem uma posição… pois ja estou a quase seis meses sem nenhuma noticia…. e infelizmente eles não respondem meus emails… estou muito desapontado… e até estou pensando em imigração para Nova Zelandia ou Australia…. Creio que se conseguirmos reunir um numero bom de pessoas para ir no consulado eles tomen alguma providencia… pois eu trabalho com com sistemas e problemas com sistemas é a maior desculpa para descaso….

    • #44007
      Shape
      Participante

      Eu sou a favor de continuarmos esperando… pressionar o consulado ou ficar enviando e-mails pra perguntar sempre as mesmas coisas ou ficar ligando o tempo todo pra cobrar respostas não vai ajudar… os caras não entraram em greve ou estão se negando a trabalhar, e eu creio que os processos estão caminhando, lentamente mas caminhando.

      E eles, apesar de canadenses (hehe) estão tão sujeitos a falhas e problemas quanto a gente. Ninguém aqui tá pedindo visto de “passeio” não. Quando esses vistos sairem, a maioria de nós vamos nos mudar pra lá e pra ficar por um bom tempo, quem sabe o resto da vida! Então eu até entendo a ansiedade de alguns, mas não o desespero de outros.

      A neve do Canadá não vai acabar não, fiquem todos tranquilos! =)

    • #44009
      JF
      Participante

      Alanlui,

      Acho que todo mundo aqui entende sua frustração e todos os sentimentos misturados que passamos durante essa espera.

      Mas vamos ter um pouco de bom senso. O consulado QUER que nossos processos sejam finalizados e estão trabalhando pra isso. É normal querer achar um culpado para o problema, mas pensando friamente, alguns problemas simplesmente não tem culpado. É só um azar de termos entrado no processo em uma fase complicada – mas que deve melhorar em breve.

      Olha aí, essa semana vários nomes apareceram no e-cas. Quem sabe já não é o bendito sistema começando a funcionar…

      Quando entramos em um processo de imigração, sabemos que é um processo burocrático e demorado. O problema é que, com o tempo, cansamos de esperar. Mas pressionar o consulado com mil telefonemas, e-mails ou “visitas” não vai mudar nada (pelo contrário, só atrapalha). Eles são funcionários que recebem e cumprem ordens do governo e não tem poder de acelerar nada por decisão própria.

      (E só para constar: você precisa marcar horário para poder chegar no andar onde o consulado fica. Se chegar sem horário marcado, vai ter que se explicar para as recepcionistas no andar térreo…)

      Paciência, gente. Daqui a alguns meses vamos olhar pra trás e ver que passou rápido! :-)

      Courage!

      Ju.

    • #44012
      rodrigoo
      Participante

      Exatamente. É uma ansiedade grande, sobretudo agora que parece ser que começaram ao menos a mexer nos processos do 2ºsemestre de 2010.
      Sinal que eles já estão se entendendo com o novo sitema e talvez os processos voltem ao prazo anterior.
      Mas mesmo que fiquemos até o fim do ano para receber os exames, não tem muito o que fazer nessa etapa. Só aquela história toda de economizar, aprimorar o francês, se preparar, etc. Qualquer outra ação de nossa parte pode ser contraproducente e render nada.
      Força a todos nós!

    • #44018
      Liliana
      Participante

      Oi pessoal,

      Eu já me estressei muito por causa dessa espera toda, com o aumento dos prazos, com a falta de notícias do consulado, mas agora parece que estou meio anestesiada. E olha que nossa segunda data vence no mês que vem…

      Nesse momento do processo eu nem tô mais achando tão ruim esperar pois tenho estudado muito francês e inglês e vejo claramente como tenho progredido nos últimos meses. Isso me deixa aliviada pois me ajudará muito a ingressar rápido no mercado de trabalho. Nem francisação pretendo fazer quando chegar lá.

      Fico imaginando como poderia começar uma nova vida lá sem essa preparação mínima….

      Abs
      Liliana

    • #44023
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Liliana,

      como foi você quem deu a deixa, vou aproveitar ;-)

      @Liliana wrote:

      …Fico imaginando como poderia começar uma nova vida lá sem essa preparação mínima….

      vou te dar uma idéia com um simples exemplo:

      – esta semana um colega aqui de TI, cheio de tecnologias super qualificado para inumeras vagas aqui nas empresas, escreveu no nosso grupo do linked-in, pedindo vagas!

      – mandei um email pedindo um CV

      – recebi o CV e telefonei para este colega e em francês, pois tô comecando a ficar “escolado” com alguns que me mandam CV….

      – ai eu te digo, ele nao vai conseguir tao facil assim emprego, mesmo tendo um enorme demanda do perfil dele!

      o rapaz, tinha acabado de sair da francisacao, que na minha opiniao so serve para me dizer que o nivel de francês dele é baixo!

      Varias perguntas que exigem articulacao de informacoes e que os recrutadores fazem pelo telefone, sim, eles comecam a entrevista por telefone!

      E ele nao conseguiu me explicar quase nada dele!

      Isso porque “na pressa” de aqui chegar, ele chegou sem um bom nivel de francês!

      Espero que os demais colegas stressados aqui estejam com um excelente nivel de frances para que quando aqui chegar nao fiquem desesperados e stressados porque nao conseguem emprego e comecam a ver as economias indo embora rapidamente sem ver nenhum $$$$ entrando!

      Boa sorte no processo de vocês!

    • #44072
      javabeats
      Participante

      Concordo absolutamente com o Carlos!

      Em minha última passagem pelo Canadá, trabalhei em Ottawa e só dependia do Inglês, mas senti que as exigências corporativas com o Francês por lá são as mesmas. Além do mais, as notícias recentes de Québec não são muito animadoras: desemprego mais alto entre os imigrantes, e desconfiança sobre a real recuperação da economia, com as eleições em curso.

      Nada disso deve desanimar, mas sim *preparar* – todos devem estar bem cientes do que vão enfrentar por lá. Visto por este lado, uma espera um pouco maior por aqui pode ser justamente o tempo que fará a diferença nessa preparação.

    • #44083
      Ventura
      Participante

      Pessoal,

      sugeri a CBQ que encaminhe uma carta institucional ao Consul Geral do Canada solicitando informações.

      Quanto mais pessoas apoiarem mais chance teremos. Entrem no topico e vamos apoiar!!

      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/3/4377.html

      Abs.

      Ventura

    • #44095
      javabeats
      Participante

      Não quero invadir o seu tópico, então vou comentar por aqui mesmo. Minha opinião é de que isso é desnecessário. Explico meus motivos:

      1) Várias pessoas que, como nós, aguardam o federal, entraram em contato com o consulado e receberam respostas coerentes: alto volume de pedidos, atualização de sistema, prazo maior para os processos desse ano. O cônsul, se respondesse à carta em questão, dificilmente daria informações diferentes destas – talvez apenas com mais detalhes.

      2) Se acompanhar os fórums, vai perceber que as coisas estão andando. Alguns pedidos enviados em Outubro/2010 estão recebendo as cartas de confirmação. Isso dá uma média de 6 meses de espera, mais ou menos. Considerando que até os pedidos de exame, mais 4 meses devem se passar, o processo ainda seria finalizado entre 11-14 meses, confirmando as previsões mais recentes do consulado.

      Enfim, não sou contra o envio da carta, apenas acredito que é melhor controlar as expectativas em relação à ela; pouco seria dito de novidades, e o consulado já está dando sinais de andamento dos processos.

    • #44096
      Shape
      Participante

      Concordo, e já falei o que eu acho sobre tudo isso.
      A gente precisa deixar eles fazerem o trabalho deles e esperar. Alguém acredita de verdade que uma carta dessas poderia adiantar em um dia sequer o andamento dos nossos processos?

    • #44097
      JF
      Participante

      Javabeats e Shape,

      Concordo totalmente!
      Não quis ser “do contra” e comentar no tópico sobre a carta. Acho que a iniciativa é válida, mas sinceramente, qual é a chance de o cônsul dizer “Sim, nós mentimos para todos e o sistema não é o verdadeiro motivo dos atrasos” ?

      Porque a impressão que eu tenho é que as pessoas QUEREM descobrir que existe um outro motivo para os atrasos (e tem várias teorias rolando por aí…). E eu simplesmente continuo achando que se trata de aumento dos pedidos e problemas com o sistema. Simples assim.

      Paciência que as coisas estão começando a andar…

    • #44100
      Ventura
      Participante

      Tudo bem pessoal,

      A ideia da carta é somente para ter uma posiçao oficial. Mas acho que vocês não perceberam que existem ja pessoas que ultrapassaram os 14 meses de espera e nem ao menos receberam os pedidos de exames médicos… eu estou com 12 meses… e durante a minha espera tiveram pessoas que receberam com 6,8,10,11,12 meses e agora o ultimo prazo que eles deram foi 14 meses já teve pessoas que ultrapassaram… então vamos esperar para ver… é uma pena que nao conseguimos receber uma informação exata do consulado.

      Abs.

    • #44102
      alanlui
      Participante

      Não quero ser estraga prazer mais acho que o prazo vai aumentar pra pelo menos para 24 meses…. ja estou pensando em ir pra australia… quem quer imigrar pra Australia levanta a mão… kauakakakak… to brincando.. so pra descontrair…

    • #44106
      javabeats
      Participante

      Entendo seu ponto de vista, Ventura. Lamento pela espera que você está enfretando, e torço para que eu não passe pela mesma frustração. Mas sinceramente, não vejo motivos especiais para o atraso, acredito que seja apenas “azar” para os que deram entrada no federal em 2010. É revoltante que seja assim, eu sei, mas é a vida, o que há de se fazer?

      Se estivéssemos cobrando explicações de um serviço brasileiro, ao qual temos direito constituído, vá lá… mas como se trata do consulado Canadense, cujo governo reserva a si próprio o direito de lidar com os pedidos como puder e como bem entender… não temos escolha a não ser esperar. Sua iniciativa da carta é louvável, mas temo que não produziria os efeitos esperados.

      Desejo força e ainda mais paciência, se é que isso é possível. No seu caso, já se passaram 12 meses – é provável que tudo se resolva nos próximos 3, 4. Já no meu, tenho uma longa espera, e a incerteza…

    • #44108
      Ventura
      Participante

      Java,

      Obrigado pelas palavras. Já desisti da proposta da carta, vou esperar aproveitando o tempo para outra coisa. Gostaria apenas de fazer um comentario.. a minha proposta não era de forma alguma exigir alguma coisa, muito pelo contrario, era apenas enviar uma pergunta de maneira mais formal. É quase unanimidade que as pessoas que atendem aos telefones no consulado mudam as previsões constantemente e isto gera uma inseguranca de quao confiavel é esta informaçao. Meu motivo foi apenas este, mas sei tambem que as pessoas estao fazendo seu trabalho.

      Um amigo ligou hoje para o consulado e conversou com a Maura e ele perguntou se ainda existia alguma problema com o sistema e ela disse que o sistema não tenho nenhum problema e que o atraso é referente a epoca da mudança do sistema.

      Vamos ter que esperar para ver.

      Abs.

    • #44119
      Shape
      Participante

      Meu receio é que essa Maura, por causa de toda a nossa ansiedade, coitada, tenha se tornado a principal telefonista do mais novo setor (central de dúvidas) do consulado. Seria tão mais interessante pra gente que ela estivesse dando continuidade, ainda que aos poucos, ao seu trabalho hehe =)

    • #44125
      alanlui
      Participante

      @Shape wrote:

      Meu receio é que essa Maura, por causa de toda a nossa ansiedade, coitada, tenha se tornado a principal telefonista do mais novo setor (central de dúvidas) do consulado. Seria tão mais interessante pra gente que ela estivesse dando continuidade, ainda que aos poucos, ao seu trabalho hehe =)

      Concordo com vc, as nossas duvidas estão atrapalhando o andar dos processos, vamos fazer o seguinte… ninguem amola o consulado pelos proximos 3 meses… eu prometo que não vou mandar e-mails, cartas e muito menos ligar… vamus entender o lado deles… os funcionarios do consulado devem estar com uma pilha interminavel de processos e mais uma lista infinita de emails… e eles tem que atender centenas de ligações para tirar duvidas por dia… se a gente evitar enviar emails e cartas e de tambem de ligar, vai sobrar mais tempo para eles analisarem nossos processos… é dificl a implementação de um novo sistema.. e pior quando o sistema naum funciona… eu creio que todos nos estamos ansiosos.. pois é dificil ficar no Brasil mais tempo….

      mas ve pelo lado bom… o ipad vai começar a ser fabricado no Brasil…. “kuakakaka so pra descontrair”….

    • #44126
      alanlui
      Participante

      @Shape wrote:

      Meu receio é que essa Maura, por causa de toda a nossa ansiedade, coitada, tenha se tornado a principal telefonista do mais novo setor (central de dúvidas) do consulado. Seria tão mais interessante pra gente que ela estivesse dando continuidade, ainda que aos poucos, ao seu trabalho hehe =)

      Concordo com vc, as nossas duvidas estão atrapalhando o andar dos processos, vamos fazer o seguinte… ninguem amola o consulado pelos proximos 3 meses… eu prometo que não vou mandar e-mails, cartas e muito menos ligar… vamus entender o lado deles… os funcionarios do consulado devem estar com uma pilha interminavel de processos e mais uma lista infinita de emails… e eles tem que atender centenas de ligações para tirar duvidas por dia… se a gente evitar enviar emails e cartas e de tambem de ligar, vai sobrar mais tempo para eles analisarem nossos processos… é dificl a implementação de um novo sistema.. e pior quando o sistema naum funciona… eu creio que todos nos estamos ansiosos.. pois é dificil ficar no Brasil mais tempo….

      mas ve pelo lado bom… o ipad vai começar a ser fabricado no Brasil…. “kuakakaka so pra descontrair”….

    • #44205
      roxy
      Participante

      Oi Pessoal!

      Hj fiquei muito triste, entrei no orkut, e no fórum peguei o seguinte depoimento:

      “Ligação para Maura
      Ontem eu completei 10 meses de federal então como manda o figurino liguei para Maura. Ela atendeu rápido e estava bem humorada e conversamos durante 5 minutos. Ela conferiu alguns dados, viu que sou de junho então disse que começamos a analisar agora esse pessoal.

      Ela falou que o pessoal antes de junho já está bem avançado. Com isso eu acredito que vamos ter exames pela frente.

      Ela comentou que temos que ter um pouco mais de paciência porque o dossier passa por várias etapas da análise pelos oficiais e que vai levar mais alguns meses e que o tempo total está girando em torno de 14 a 16 meses. Ela perguntou se eu estava morando no mesmo endereço, eu confirmei.

      É lasca, mas a realidade é essa. Vamos continuar sem planejar absolutamente nada até o visto chegar.”

      Com isso meu pedido de exames chegará só em 2012 mesmo…
      :(

    • #44207
      roxy
      Participante

      Ah! só um comentário, com isso concluo também que é importante sim, dar uma ligada no consulado de vez em quando, nem que seja só para tomar um chá de realidade…

    • #44209
      jujunogueira
      Participante

      A cada ligação o processo aumenta………. :(
      To vendo que a nossa saida vai ser ir como turista e terminar o processo por lá mesmo….

    • #44212
      lilia.wang
      Participante

      Gente

      Olha como o povo de la é estranho….eu mandei um email pra Maura perguntando de outras coisas…(documentacao de parentes de la…) e perguntei tambem como anda o processo …e ela disse que esta girando em torno de 12 meses….e isso foi agora ….semana passada….vai entender…rs…rs…melhor nao pensar muito nestes prazos….Pra mim esta sendo muito ruim ficar sem saber…porque esta envolvendo meu trabalho…substituicoes…enfim….esperar esperar esperar…. :bangwall:

    • #44213
      JF
      Participante

      Pessoal,

      Eu não perco as esperanças!

      Acho que não podemos comparar os processos que começaram no 1º semestre de 2010 com os do 2º semestre. O pessoal de março até junho pegou a pior fase dessa confusão toda, porque já estavam quase na hora de receber os exames quando os problemas começaram. Na minha cabeça, os processos deles ficaram congelados desde outubro, quando o bendito sistema novo começou. Agora estão descongelando o lote de junho.

      Agora, o pessoal de Setembro, Outubro e adiante… esses processos já começaram no novo sistema e têm grande chance de que corra tudo normalmente com eles!

      Teve uma outra pessoa que ligou para a Maura e ela deu o prazo médio de 15 meses para FINALIZAR (passaporte carimbado). Ou seja, os exames vêm um pouco antes!

      Vamos acreditar!
      Courage!

      Ju.

    • #44217
      tmeza
      Participante

      Eu tenho algumas informações sobre o sistema do consulado, podemos entender um pouco o que está acontecendo.
      Escrevi detalhado em meu blog.
      http://www.osmeza.blogspot.com

    • #46519
      victor_m
      Participante

      Tempo de processamento médio no Brasil mudou no site do consulado para 13 meses:

      http://www.cic.gc.ca/english/information/times/perm/skilled-que.asp#west

      É aguardar…

    • #46582
      javabeats
      Participante

      A mudança para 13 meses já ocorreu há algum tempo… o que me preocupa mais, é que apesar do recente movimento do consulado nos processos do segundo semestre de 2010, ninguém recebeu pedido de exames ainda. Mesmo os processos de Julho/2010, completando 13 meses agora em agosto, estão parados. Logo atualizam o site para 16 meses :-)

    • #46594
      Vivs
      Participante

      Gente,

      Só uma pergunta.. Não teve gente do segundo semestre de 2010 que tenha recebido pedido de exames médicos? 8O
      Eu tinha ouvido falar de algumas pessoas, mas será que confere que a maior parte dos processos de 2º/2010 ainda não foram para a frente? Dessa forma, os de 2011 só serão processados em 2012… :(

    • #46595
      JF
      Participante

      Vivs,

      Acompanho os pedidos de exames aqui e na comunidade do orkut (apesar de não escrever nada por lá, leio sempre).

      Até onde eu sei, nenhum processo não-prioritário do 2º semestre de 2011 recebeu pedido de exames. Tem inclusive algumas pessoas de Junho que também não receberam – 14 meses de processo e nada pra eles!

      A única esperança é que as entrevistas do 2º semestre de 2011 começaram apenas na última semana de Setembro, então provavelmente não temos muita gente que abriu o processo em Agosto e Setembro.

      Mas tem uma grande quantidade de gente que fez entrevista e entrou com o processo emOutubro, Novembro e Dezembro.

      Difícil fazer uma previsão agora, o jeito é mesmo esperar o próximo lote e ver que meses vão receber. Com essa demora toda só nos resta torcer para um mega envio de pedidos nunca antes visto nesse país… ;-)

      Bonne chance!

      Julia.

    • #46597
      javabeats
      Participante

      É a esperança.. que todo o 2o semestre seja processado “de uma só vez”, ou pelo menos em intervalos menores. Nesse ano de 2011, até onde sei, houve apenas um “lote” de envio de pedidos de exames médicos, que abrangeu processos do 1o semestre de 2010.

      Cheguei a considerar matricular-me num curso de Francês e antecipar a viagem (cheguei até a criar um tópico para discutir o assunto) mas resolvi aguardar mais alguns meses justamente pela instabilidade dos prazos.

Visualizando 57 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.