Tempo da segunda etapa e solicitação dos exames médicos

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 2ª Parte – Federal Tempo da segunda etapa e solicitação dos exames médicos

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #6369
      lunanmi
      Participante

      Prezados amigos,

      É com muita alegria que me cadastro neste site. Muitas informações são fornecidas, fundamentais para uma processo de imigração.

      Gostaria de ajuda de vocês para esclarecer algumas dúvidas:

      1o. Qual o tempo médio da segunda etapa do processo (Parte Federal)?
      2o. Com quanto tempo após enviu dos documentos, somos convidados a fazer os exames médicos?

      Conto com a ajuda de todos.

      Um grande abraço

      Família Almeida (Luciano. Fernanda e Miguel)

    • #33067
      BeatrizM
      Participante

      Familia Almeida,
      seja bem vinda!
      Este tempo depende de cada caso, no meu caso  os prazos foram de 5 meses para a realização dos exames médicos e 6 meses para a finalização da parte federal. Iniciamos a parte federal em dezembro de 2007 e em junho de 2008 recebemos os passaportes carimbados.
      No fim do ano eu acho que eles sempre fazem uma pausa no andamento dos processos e acaba atrasando um pouco mais, vai depender de quando você der entrada na parte federal.
      Boa sorte!
      Abs,
      Bia

    • #33068
      fabiolabvalio
      Participante

      Sejam bem vindos!

      Eu acabei de enviar a minha documentação para o federal e o meu prazo (dado pelo consulado) é de 10 meses. Pelo que eu tenho visto aqui na comunidade, tem demorado entre 5 e 7 meses. A gente vai acompanhando!

      Boa sorte!

    • #33074
      petula
      Participante

      oi pessoal,

      é bem como a fabiola disse. a soraya tandel está recomendando fortemente enviar a documentação federal em caráter de urgência, porque as coisas tendem a engargalar.

      boa sorte a todos!

      bisous
      p

    • #33110
      Samyah
      Participante

      Enviamos dia 27/11 a documentação do federal e somente ontem dia 11/12/2008 recebemos a carta com abertura do processo, e na carta diz mesmo que demora uns 10 meses….enfim vamos que vamos estudando francês, e começamos a fazer planos para quando chegarmos lá.

      beijos,

      Samyah

    • #33660
      jonnybraga
      Participante

      gostaria de confirmar uma coisa..

      me foi passado que SEMPRE a carta de abertura foi assim… 2 deadlines… sendo q o segundo fica em torno de 10 meses…

      as pessoas que já terminaram seus processos… poderiam confirmar ou desmentir isso? Quando receberam suas cartas de abertura da parte federal…. havia 2 deadlines? Giravam em torno de 6 meses, o primeiro, e 10 meses o segundo?

      Pq se for, isso já é de praxe e, geralmente, termina bem antes desses 10 meses…. como aconteceu com todos meus amigos q já estão lá no québec hoje.

      Ainda temos que pensar q agora, o processo federal (sem ser por québec) deve estar bem mais light, devido às mudanças no início de 2008…. mt menos gente está aplicando para o federal…. pq não estão na lista de profissões… alguns desistiram de vez e outros foram estudar francês para aplicar pro Québec..

      ou seja, tomara, deve haver menos demanda hoje lá para imigração… tomara q a nossa leva, final de 2008, início de 2009, vá rápido…

    • #33671
      Gus_23
      Participante

      Sempre sao dois deadlines, do jeito que vc descreveu.

      Mas isso nao se aplica se vc fizer o federal direto, ou seja, sem a seleçao provincial.

      Nao se esqueça que a seleção provincial não é exclusividade de Quebec, outras províncias possuem esse tipo de processo!

    • #33689
      jonnybraga
      Participante

      É verdade Gus…

      mas eu me referia mesmo aos imigrantes selecionados pelo Québec apenas.
      Vc poderia me dizer se esses deadlines sempre ficaram em torno de 6 meses, o primeiro, e 10 meses o segundo?

      Merci

    • #33690
      Anonymous
      Participante

      Recebi a minha carta de abertura ontem e deram dois deadlines como o pessoal descreveu, com esses prazos aproximados de 6 e 10 meses.

    • #33705
      ChicoNeto
      Participante

      Estou saindo do assunto, mas sou novo aqui e não sei ainda achar as coisas. Estou com meu CSQ há um tempo. Quase um ano. Acontece que fiz a etapa de Québec com minha esposa e filhinha e agora minha esposa acha que é melhor eu ir na frente arrumar as coisas e ela só ir quando eu já tiver emprego, acommodação, já souber como é que as coisas funcionam e depois ela ir com a pequena. Minha linda Luíza está com 9 meses. No caso temos os 3 CSQs, mas somos obrigados a fazer o processo federal juntos ou posso fazer sozinho?
      Se eu tiver de fazer com elas e na hora dos vistos no passaporte só eu pegar o avião será que não terei problemas ao desembarcar lá?
      Se alguém puder me ajudar agradeço bastante.
      Tenho outras dúvidas.
      Estou todo enrolado com o preenchimento e organização dos documentos da parte federal. Vi que precisamos falar de tudo da nossa vida após os 18 anos, mas e as provas? Como é que provamos o que dizemos? Na etapa de Québec mandamos xérox e depois apresentamos os originais, mas e na federal? Por exemplo, nossos irmãos e irmãs, só falamos deles ou temos de mandar cópias de documentos de identidade. E que estória é essa de que tem o processo/ formulário antes de 2006 e depois de 2006 simplificado para quem faz por Québec e para quem é Federal direto?
      Grato! Muito Grato!!

    • #33706
      ChicoNeto
      Participante

      Estou saindo do assunto, mas sou novo aqui e não sei ainda achar as coisas. Estou com meu CSQ há um tempo. Quase um ano. Acontece que fiz a etapa de Québec com minha esposa e filhinha e agora minha esposa acha que é melhor eu ir na frente arrumar as coisas e ela só ir quando eu já tiver emprego, acommodação, já souber como é que as coisas funcionam e depois ela ir com a pequena. Minha linda Luíza está com 9 meses. No caso temos os 3 CSQs, mas somos obrigados a fazer o processo federal juntos ou posso fazer sozinho?
      Se eu tiver de fazer com elas e na hora dos vistos no passaporte só eu pegar o avião será que não terei problemas ao desembarcar lá?
      Se alguém puder me ajudar agradeço bastante.
      Tenho outras dúvidas.
      Estou todo enrolado com o preenchimento e organização dos documentos da parte federal. Vi que precisamos falar de tudo da nossa vida após os 18 anos, mas e as provas? Como é que provamos o que dizemos? Na etapa de Québec mandamos xérox e depois apresentamos os originais, mas e na federal? Por exemplo, nossos irmãos e irmãs, só falamos deles ou temos de mandar cópias de documentos de identidade. E que estória é essa de que tem o processo/ formulário antes de 2006 e depois de 2006 simplificado para quem faz por Québec e para quem é Federal direto?
      Grato! Muito Grato!!

    • #33707
      Anonymous
      Participante

      Chico,
      Cuidado, você tem 1 ano após a emissão do CSQ para dar entrada no processo federal. Se perder esse prazo, o seu CSQ perde a validade e todo o trabalho vai por água abaixo.
      O processo federal tem que ser o mesmo para todos vocês, não tem como fazer separado, pois a sua esposa e filha são seus dependentes no processo (creio que vc tenha sido o requerente principal).
      Após a etapa federal e obterem os vistos, vocês não precisam ir todos juntos. A exigência é que o requerente principal seja o primeiro a fazer o landing (entrada no Canadá como residente permanente). Mas todos os 3 têm que entrar no Canadá até 1 ano após a emissão do visto (ou seria o pedido de exames médicos?). Desse modo, você pode ir, ajeitar as coisas e depois a sua esposa/filha podem ir em seguida, mas não se esqueça dos prazos.
      As intruções de como entrar no processo federal são diferentes para o povo que faz federal direto e o pessoal selecionado por Québec. No meu blog tem as instruções mastigadas.
      Em relação aos docs, só precisa dos documentos que eles pedem mesmo. Eles vão querer saber detalhes do que você informou somente se acharem alguma coisa estranha. A princípio não precisa mandar comprovantes de nada.
      No meu blog tem um detalhamento dos documentos exigidos e aqui mesmo na CBQ tem (na seção artigos) um tutorial de como preencher os formulários.

      Bonne chance à vous.

    • #33712
      Anonymous
      Participante

      Chico,

      Apenas completando o que o TAZ ja explicou, a data que conta para a ida para o Canadá é a data dos exames médicos. Tipo assim, vc entra agora com o processo Federal, em 6 meses (mais ou menos) vc ta com o visto nas mãos. Ai vc pode ir sozinho na frente e sua familia pode ir depois, mas lembre-se que elas deverão entrar no Canadá até o prazo de um ano a contar da data dos exames médicos.

      Um abraço,

      Jean

    • #33735
      Gus_23
      Participante

      Jonny,

      Sempre é uma palavra muito forte, mas desde que eu conheço o processo, e de todos que conheci fica sempre nesse número. A maioria recebe o pedido de exames médicos antes dos 6 meses, a partir de 4 meses e meio te grande chances de vc receber. Acontece de pessoas sem nenhum problema na documentação receber pouco depois dos seis meses, mas não é comum. Quando acontece de eles pedirem mais algum documento seu é que pode enrolar um pouco.

      Na verdade o q acontece é que seu processo fica meses na estante, e uma vez que eles começam a analisar, isso é feito até meio rápido, mas se pedem mais algum documento vc entra na fila denovo.

      Chico,

      aproveitando a sua dúvida, entra logo no processo federal com todo mundo que aplicou com vc, ISSO É OBRIGATÓRIO! Como o pessoal falou, vc nao precisa chegar com sua familia, aliás tem diversos blogs de imigrantes relatando como fizeram exatamente isso. Só aconselho que sua esposa desembarque junto com sua filha, e não um outro familiar. Não que seja um problema real, mas vc depois teria que transferir a respnsabilidade dela do acompanhante na viagem para vcs… E burocracia é chata em qualquer país do mundo.

      Salientando mais uma vez, os vistos que vcs irão receber vao ter a validade de um ano provavelmente a partir da data do exame médico.

      Um abraço e boa sorte!

      Gus

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.