Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Profissões e Mercado de Trabalho › Ciências Exatas e de Tecnologia › Técnico / Engenheiro de Controle e Automação
- Este tópico contém 10 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos, 7 meses atrás por
victor_m.
-
AutorPosts
-
-
23 de agosto de 2011 às 14:17 #7609
day_turismo
ParticipanteOlá pessoal!
Tudo bem?Mais uma ver por aqui… :)
Estou com algumas dúvidas quanto a profissão do meu namorado. Ele é técnico em Automação Industrial e será engenheiro de Controle e Automação no final do ano.
Bom, com relação a Engenharia de Controle e Automação, ele terá que fazer o processo Junto a OIQ. Disso, já sabemos e, inclusive, que será um processo também demorado, onde ele terá que se dedicar bastante para as provas e depois ainda ter experiência como Jr, para após, ser considerado Engenheiro Pleno. Ok.
Uma das dúvidas é: a que curso isto corresponderia? Nosso amigo rpcosta postou uma mensagem em outro tópico falando sobre isso:
“Eu tb estava com a mesma dúvida. Me formarei em breve em eng de controle e automacao, mas já havia procurado sobre este assunto um tempo atras. Pelo que descobri, a engenharia de equivalencia no quebec é a ENGENHARIA DE PRODUÇÃO AUTOMATIZADA.”
De fato, encontrei na escola ETS um curso de graduação com esse nome, mas a grade curricular ainda é um pouquinho diferente. Será que seria compatível, digamos?
Outra dúvida é sobre a profissão de Técnico em Automação Industrial. Ele poderia exercê-la enquanto faz o processo da OIQ ou para técnico ele também precisa fazer alguma equivalência, solicitar alguma permissão ou algo do tipo?
Eu já pesquisei sobre isso tempos atrás e confesso que não estou achando as mesmas fontes e fiquei com dúvidas. Se alguém puder me ajudar, agradeço muito! :)
À bientôt!
Merci! -
23 de agosto de 2011 às 22:11 #46716
victor_m
ParticipanteOlá Day (??),
O ideal era agruparmos tudo em um topico só… até já tinha aberto um em profissões sobre Automação e Controle, mas vamos lá.
Não estou em Quebec ainda, mas já pesquisei muita coisa pois esta também é minha área.
Vi que no Quebéc esta profissão é como aqui no Brasil, ou seja, depende do caso.
Eu por exemplo, sou formado em Computação e portanto não posso ser responsável pela parte elétrica da automação.Como já foi citado muitas vezes pelos que moram lá, no Quebéc o diferencial é sua experiência, então eu e seu namorado sem ser membro do OIQ, não poderemos “assinar” projetos, como funciona aqui no Brasil, quem não tem CREA não pode ser responsável por um projeto, mas nada nos impede a trabalhar no projeto nas nossas especialidades, eu na minha parte de protocolos, redes industriais, SCADAs, PLCs, mas sem me meter na parte elétrica.
Então, resumindo, seu namorado poderá sim trabalhar sem o OIQ, mas assim que ele tiver, com certeza ele será mais bem remunerado $$$$, mas isso atrelado a experiência.
No meu caso, como minha formação não é regulamentada, não tenho esse problema, porém o meu “quadrado”é diferente do “quadrado” de seu namorado (cada um no seu quadrado).
A área de Automação, tanto aqui como lá, é um campo multidisciplinar onde várias formações trabalham em conjunto.
Ahh… quanto a formação é assim (me corrijam se eu estiver errado) ele deverá escolher a formação mais próxima da dele, fazer os cursos/provas dos assuntos que ele não teve aqui no Brasil, e daí poderá fazer a equivalencia. Se por exemplo aí para essa profissão eles pedem Química e ele não teve aqui no Brasil, ele terá que fazer (não tenho certeza absoluta sobre esta parte), mas confesso pra ti que já vi em várias ofertas de emprego que eu pesquisei ser relacionado o “Ingénieur automatisation et contrôle”.
Espero que tenha conseguido esclarecer suas dúvidas.
Um Abraço,
Victor
-
24 de agosto de 2011 às 12:11 #46723
rpcosta
ParticipanteSó reforçando o que Victor disse.
A Engenharia de Controle e Automação surgiu a pouco tempo, e em cada país ela tem uma definição diferente. Basicamente engloba eletrônica, mecânica, elétrica e computação. Em alguns países é adicionado princípios de química e naval, por exemplo. É uma grade montada para atender a demanda do avanço tecnológico.
Sendo assim, na minha humilde opnião, será muito difícil (lê-se impossível) encontrar um curso no Canadá que equivale 100% da nossa Engenharia de controle e automação.
A solução: Escolher uma engenharia disponível no Canadá e estudar mais um pouco.
Dessa forma, a engenharia que encontrei mais equivalente ao que estou estudando, que demandaria menos tempo para obter um diploma, seria a Génie de la production automatisée.
Que também disponibiliza várias especializações, para diferentes tipos de mercado. Como náutico, robótica, industrial, médico, e por aí vai!site do curso na ETS: http://www.etsmtl.ca/Programmes-Etudes/1er-cycle/Bac/7885
Acho que é isso.
Abraços. -
24 de agosto de 2011 às 13:09 #46725
mrodolfo
Participante@rpcosta wrote:
Dessa forma, a engenharia que encontrei mais equivalente ao que estou estudando, que demandaria menos tempo para obter um diploma, seria a Génie de la production automatisée.
Poderia explicar melhor termo “menos tempo”? Você já se informou de quantos créditos você poderia eliminar a partir de sua formação brasileira?
Você já avaliou esse ponto, aí, tudo bem…
-
24 de agosto de 2011 às 15:13 #46727
rpcosta
Participantemrodolfo,
fiz uma comparação grotesca da minha grade curricular para a grade de Génie de la production automatisée, disponível na ETS Montreal. Comparando com as outras engenharias disponíveis pela mesma intituição, acredito que esta seria a mais adequada, falando-se de grade curricular.
É claro que, nós só saberemos de fato quando um Enegenheiro de Controle e Automação brasileiro for para Quebe e pedir equivalência de diploma. Pode acontecer, das matérias que estudei aqui, por mais que sejam semelhantes, não sejam aceitas.
Para se ter certeza da quantidade de créditos necessários, só mesmo com o histórico e o resumo das disciplinas entregues a instituição. Que não é o meu caso, pois sou graduando.
-
24 de agosto de 2011 às 15:49 #46728
mrodolfo
Participanterpcosta,
Disse para avaliar pois as escolas/universidades tem um limite máximo de créditos que aceitam equivalência, que não sei se varia de caso a caso. Pesquise a respeito e leve isso em consideração no seu projeto. :alright:
Bonne chance!
-
24 de agosto de 2011 às 16:08 #46729
rpcosta
Participantemrodolfo,
O fato, é que quando pesquiso a respeito de Engenharia de Controle e Automação, tudo o que consigo são especulações. Não achei uma viva alma que tentou equivalência para essa Engenharia no Quebec. Já pesquisei em sites do governo, fóruns, listas, e até agora nada. E esse é ainda o grande X da questão. Se não conseguirmos a equivalência com o número disponível de créditos, aí F…. Toquei alguns e-mails com a ETS e a próproia OIQ, e resumindo as respostas, disseram que não tem como avaliar sem os documentos em mãos. Insisti na pergunta e a reposta foi curta e grossa, dizendo que bastava o nome “Engenharia” no diploma para requerir equivalência.
Novamente, estamos de braços atados até algum Eng de Controle e Automação tentar a equivalência e sanar nossas dúvidas.E no meu caso a dúvida era ainda mais insistente, porque termino a Eng em 2 anos, enquanto tenho um Tecnólogo em Redes de Computadores trancado, faltando apenas 1,5 ano para me formar! Estou dividido entre estes dois caminhos.
Mas acabei me decidindo em continuar a Eng e tentar a equivalência, mesmo sem precedentes.
[]’s
-
24 de agosto de 2011 às 16:42 #46731
day_turismo
ParticipanteOi gente!
Tudo bem?Obrigada pelas respostas.
Realmente,o que eu encontrei até agora, assim como o Renan, foram pessoas formadas em vários ramos da engenharia, mas nenhum em Automação e Controle.
Também já entramos em contato com a OIQ e a resposta foi essa mesma, de que não podem dizer nada sem antes ter os documentos em mãos para serem avaliados e pedirem a equivalência.
Pelo jeito, vamos ter que esperar… :( Ahh, e como esperamos né?! Hehe..Bom, se pelo menos ele tiver como trabalhar como técnico, já é alguma coisa, pois a intenção é permanecer na área mesmo e não migrar para outras fontes. Ele gosta e é bom no que faz, então, a vertente é poder ser Engenheiro aí também, mesmo que tenha um longo processo a seguir.
Sobre isso, também tenho algumas dúvidas:
Ele terá que estudar para fazer as provas de determinadas matérias. Neste caso, ele pode optar por realizar o processo sozinho ou por alguma faculdade, certo? Sendo que, neste último caso, ele terá que arcar com os custos do curso, é isso?
Ah, claro, além disso, os exames da ordem também são pagos.Pelo que eu li nos posts da Patinha, sobre o processo do marido dela, ele estudou sozinho mesmo. Trabalhava e ainda se dedicava (e muito) aos estudos.
Não sei qual é o melhor cainho a seguir neste caso…
Se alguém também tiver opiniões sobre isso…
-
24 de agosto de 2011 às 17:43 #46695
mrodolfo
ParticipanteBem, sobre o processo de registro na OIQ, sugiro o próprio site da Ordem (http://www.oiq.qc.ca) e também o tópico sobre o tema (http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/33/389.html).
Eu acabei de me tornar ing. jr e posso explicá-los um pouco melhor o processo. Peço apenas que as dúvidas sejam postadas no tópico que eu mencionei (e onde day_turismo havia postado a mesma dúvida em maio/2011) acima para não bagunçar o forum…
Quanto ao reconhecimento de disciplinas, uma pesquisa rápida no site da ETS (http://www.etsmtl.ca) encontrei o seguinte documento: Réglément des études de premier cycle. O item 4 trata do reconhecimento de formações anteriores à entrada na ETS e diz o seguinte:
“4.8 Nombre maximum de crédits reconnus
La reconnaissance des acquis ne peut conduire à l’obtention de plus de la moitié des
crédits d’un certificat ou de plus des deux tiers des crédits d’un baccalauréat.”Ou seja, na ETS, pode-se pedir reconhecimento de até 2/3 dos créditos desde que a nota obtida na aprovação tenha sido superior a C ou equivalente (veja o item 4.4.a) do referido documento – o que dá mais ou menos 6,5 fazendo uma conta de padaria, numa escala em que 0 a 10 , em que a média para aprovação seja 5.0 como no caso da EPUSP.
Aguardo as dúvidas sobre o processo da OIQ no outro tópico!
-
25 de agosto de 2011 às 12:51 #46742
day_turismo
ParticipanteOlá mrodolfo!
Desculpe, não quis bagunçar.
Vou posta lá!
-
29 de agosto de 2011 às 22:41 #46811
victor_m
ParticipanteO Conselho que dou para os da área é criar uma conta do Linkedin e fazer parte do grupo de automação de Montréal.
Por enquanto só achei esse, se alguém souber de algum outro, por favor compartilhe.http://www.linkedin.com/groups?gid=2589365&trk=myg_ugrp_ovr
Abraços,
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.