Technologue en Informatique

Visualizando 7 respostas da discussão
  • Autor
      cavalcanti.jazz
      Participante

Olá!

Sou tecnólogo em sistemas para internet, faço pós-graduação em metodologias ágeis e gostaria de saber se o curso de tecnólogo aí no Quebec é considerado curso superior como aqui no Brasil. Se é possível como “technologue en Informatique” fazer especialização, mestrado etc… ?

Muito obrigado,

Rodrigo Cavalcanti

Carlos_Santos
      Participante

Na realidade é preciso que a UNiversidade aqui reconheca os seus diplomas daí!

SO que para isso vc precisa trazer todas as ementas de curso, boletim de notas, diplomas e fazer a traducao de tudo isso para que a Universidade possa analisar o conjunto e te dizer o que ela reconhece ou nao!

É melhor comecar a olhar o porcesso de admissao de uma universidade aqui e correr atras deste processo que citei acima!

Boa pesquisa e bem vindo à CBQ!

SANDROMS
      Participante

Rodrigo Cavalcanti,

Sou tecnólogo em processamento de dados (antes era assim que chamava), curso de 3 anos. Ainda não fiz minha avaliação comparativa de diploma, pq o mercado de trabalho me aceitou sem nem ver meu diploma.

Mas fiz algumas pesquisas e cheguei a conclusão que o que existe mais parecido aqui no Quebec seria o título de Techonologue en Informatique que, com a carga horário do curso do Brasil, seria um diploma de nível colegial.

Não se sinta desprestigiado por isso, pois é uma boa formação. DEC não secundário profissionalizante (DES); DEC um diploma superior de nível colegial. Enquanto um BAC é um diploma de nível universitário (geralmente tem 1 ou 2 anos a mais de estudo). O BAC aqui (16 anos de estudo!) é um nível mais alto que o bacharelado no Brasil.

Não sei se as universidades aceitariam esse diploma de tecnólogo para vc fazer um mestrado, talvez sim talvez não depende de como a universidade vai avaliar seu diploma brasileiro. Que pode ser diferente de como o governo avalia.

Links interessantes:

Sistema de educação do quebec (comparativo com o sistema francês)
      http://fr.wikipedia.org/wiki/Syst%C3%A8me_d%27%C3%A9ducation_qu%C3%A9b%C3%A9cois

Profissão de technologue en informatique:
      http://dico.monemploi.com/T/2157Technologueeninformatique.html
      * Note nesse link que existe a opção de fazer o DEC (em 2 anos) ou DEC+BAC(em 5 anos).

cavalcanti.jazz
      Participante

Muito obrigado pessoal!

Creio que provavelmente eu teria que fazer um BAC e depois tentar um mestrado ou especialização, mas enfim, muito obrigado pelas dicas!

Rodrigo

gubp
      Participante

pois eh… cheguei por aqui pensando em fazer mestrado com meu diploma de tecnologo e cai do cavalo… soh aceitam BACharel. Isso q fui na Concordia. Mcgill nem pensar…

Filipevsm
      Participante

Eu entrei em contato há algum tempo com a coordenação de curso da McGill para Mestrado em TI. Eles não disseram que tecnólogo não está apto para cursar, mas disseram que você tem que ter um mínimo de créditos (horas e materias) cursados de forma universitária em áreas da matemática e informática, além dos aspectos de certificados de línguas e outros comprovantes que sejam necessários.

Experiência profissional não vale de nada, pelo menos não na McGill.

Como minha namorada dará início ao mestrado dela assim que chegarmos e ficarei apenas por conta do trabalho, irei pegando matérias picadas (créditos) em universidades do Québec, para realizar meu mestrado assim que ela terminar o dela. Acho que assim consigo reunir o que falta, de acordo com o currículo exigído por eles.

Pensei em fazer isso ainda no Brasil, mas como há o perigo de eles não aceitarem todas as matérias que cursei de acordo com a validação de diploma, prefiro deixar pra fazer isso quando estiver lá mesmo.

Abraços.

SANDROMS
      Participante

gubp,

seu diploma é de 3 anos?

Filipevsm
      Participante

@gubp wrote:

pois eh… cheguei por aqui pensando em fazer mestrado com meu diploma de tecnologo e cai do cavalo… soh aceitam BACharel. Isso q fui na Concordia. Mcgill nem pensar…

Estou pensando em retornar para a faculdade para concluir como Bacharel ainda no Brasil… Será algo meio sem sentido para a realidade aqui, pois sou Tecnológo e estou concluindo uma pós graduação na área, mas talvez me ajude tanto profissionalmente quanto para os estudos quando chegar…
      :(

Visualizando 7 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.