TCFQ ou TEFAQ para comprovar o francês… É obrigatório?

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Requisitos TCFQ ou TEFAQ para comprovar o francês… É obrigatório?

Visualizando 8 respostas da discussão
  • Autor
      pablo111
      Participante

Alou alou comunidade!

No link: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/sao-paulo/dcs-trabalhadores/lista-documentos.html exite a informação que o TCFQ ou TEFAQ pode ser efetuado para comprovar o nível de francês…

Alguém sabe se agora é obrigatório? Se não for, alguém aqui fez e realmente foi útil na hora da entrevista?

Abs

Pablo

Dewet
      Participante

Como o próprio texto diz:
      “Para comprovar os seus conhecimentos linguísticos de francês, você poderá, já a partir de janeiro de 2007, apresentar ao ministério o resultado de um teste de avaliação de francês adaptado às necessidades do Québec, emitido por um dos dois organismos reconhecidos pelo MICC…” (grifos meus)

Não é obrigatório.

A comprovação das horas de francês pode ser feita através de um atestado emitido pela escola ou uma declaração no caso de professor particular, vale salientar que caso o estudo seja feito por professora particular é bom levar cópia do diploma do professor.

Eu não fiz nenhum teste e não fez diferença, pois a comprovação do nível de francês é feita pela entrevista. Acredito que o teste seja bom para o caso de você ficar nervoso na entevista, neste caso o teste comprovaria seu nível mesmo com os engasgos comuns na hora do nervosismo, mas não sei dizer se o entevistador levaria em conta o teste ou a entrevista.

bonne chance,

Dewet Virmond

BeatrizM
      Participante

Pablo,
      eu fiz o TCF (completo) e a entrevistadora me pediu para mostrar o resultado durante a entrevista, sim.
      Sei que hoje em dia estão aceitando o TCF-Q (TCF para Quebec), que como o completo é aplicado pelas Alianças Francesas em todo o Brasil. O especifico para o Quebec é uma versão reduzida que avalia principalmente o francês oral. O completo avalia tudo: oral, escrita, gramática, etc.
      Abs,
      Bia

petula
      Participante

oi pablo,
      obrigatório não é, não, principalmente porque seu francês será avaliado na hora da entrevista.
      eu fiz o TEF (o da camara de comercio da frança) e foi uma boa ideia. mas por que fiz isso? porque estudei sozinha a maior parte do tempo. comprei quilos de livro da cle international, com cd, sem cd e estudei uns 6 meses (só recomendo esse tipo de coisa pra pessoas com facilidade com idiomas e disciplinadas). só depois contratei professor particular e foi por mais uns 4 a 5 meses, apenas uma ou duas horas semanais. como ia ficar complicado de comprovar essas horas por ter pouco tempo com o professor particular e evitar pedir a ele que escrevesse uma cartinha que contasse o meu tempo também de estudo solitário, optei por fazer uma prova. poderia também ter sido o dalf/delf. tem até colegas aqui no fórum que com comprovação de nível fenomenal do francês via prova conseguiram csq por correio.
      então eu indico o seguinte: se você estudou francês há muito tempo e/ou não tem como comprovar as horas de estudo, faça um teste desses de sua escolha (tcf, tef, delf, etc) e tente tirar uma pontuação ao menos b1 do quadro comum europeu (intermediário). em alguns casos algumas pessoas simplesmente fizeram a avaliação da aliança francesa e mandaram essa declaração de nível de francês como comprovação.
      enfim… como vê, muitas possibilidades!
      espero ter ajudado.

[]s
      p

Godo
      Participante

Eu fiz a entrevista com o Eddie e fiquei de recuperação, vou fazer o TCF-Q em maio. Os meus professores não acreditaram que o cara me deixou em recuperação, agora estou fazendo aulas particulares porque a minha turma na aliança francesa fechou porque todos os outros alunos estão abaixo do meu nível, o meu atual professor também não acreditou que isso aconteceu, tanto ele como os professores que tive na AF tiveram alunos muito menos qualificados do que eu e passaram na entrevista.

Boa sorte.

petula
      Participante

boa sorte, godo!

de repente você ficou nervoso ou simplesmente falou pouco e o avaliador pensou isso. de todo modo, o pessoal comenta que, no geral, o bendito eddie é mais linha dura.

pablo, acabei não respondendo precisamente à sua pergunta: no meu caso, os originais do tef foram avaliados pela soraia item por item (compreensão/expressão escrita e oral). e mais: ela viu minha comprovação de inglês também e pediu pra eu explicar (comprovei com meus trabalhos de tradução). além disso, ela elogiou meu francês falado, o único que pode de fato avaliar. ou seja: realmente foram importantes as minhas comprovações.

[]s
      p

mrodolfo
      Participante

Pablo111,

Serei repetitivo (tô até cansado de repetir): verifique no GPI se você tem pontos suficientes para ser dispensado da entrevista enviando o TCF-Q… Avalie os custos de fazer o teste (90 euros) versus os custos de viagem para onde existe entrevista… Aí, você decide o que é melhor para você…

Bonne chance,

Canada010
      Participante

Pablo,

encontrei um link na web que talvez possa lhe ajudar a se preparar para a entrevista….

//http://tcf.didierfle.com/exercices/

Abraço a todos

Canada010

petula
      Participante

oi pessoal, desculpem chover no molhado, mas estive ontem em uma das palestras aqui do rio (a próxima será em agosto) com mme. soraia tandel. ela fez questão de frisar que vocês podem enviar qualquer coisa no comprovação do francês, podem marcar qualquer valor de 0 a 12 nos formulários. não precisa ser um teste desses “oficiais”. tem gente que nem manda. e ela disse algo como: “nós acreditamos no que o candidato fala, ele pode marcar o que quiser. na verdade, iremos avaliar o francês dele de fato na entrevista, ao menos o francês mais importante, o falado, o que mostra o quanto ele consegue se comunicar”.

assim, não se preocupem tanto em gastar dinheiro (eu fiz isso querendo “me garantir”, mas não é mesmo necessário). façam aquela avaliação da aliança ou peçam comprovação do professor particular, declaração de que está cursando e de que está no módulo xy, etc. bem mais fácil, bem mais barato.

[]s
      p

Visualizando 8 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.