Home › Fórum › Informações Gerais › Língua Francesa › Exames Oficiais › TCF-Q fiz hoje!!!
- Este tópico contém 25 respostas, 15 vozes e foi atualizado pela última vez 12 anos, 8 meses atrás por MarcosAlvim.
-
AutorPosts
-
-
25 de maio de 2009 às 19:07 #6620GodoParticipante
Bom, fiz esse teste em Curitiba, e posso dizer que não é fácil.
O teste tem duas fases, a primeira de 30 questões de compreensão oral (essa parte é pra acabar) é difícil mesmo, as pessoas do diálogo falam muito rápido e você mal tem tempo para ler as respostas e assinalar, dura exatamente 25 minutos.
A segunda fase é de expressão oral que são 6 questões, nada muito complicado. Ahhh!! Essa parte é gravada em fita cassete que dura exatamente 15 minutos.Agora é esperar e ver o que vai dar.
-
25 de maio de 2009 às 21:00 #35542petulaParticipante
puxa, parabéns godo! testes sempre nos deixam mais nervosos do que o normal… ao analisar o resultado, muitas vezes fomos muito bem!
:)obrigada pela dica. o TEF, que fiz na seance mai de 2008 foi mais pra fácil, eu diria.
[]s
p -
26 de maio de 2009 às 17:05 #35554badagaParticipante
parabéns pela prova.
Por onde você estudou? Livros, web-site, cursos?
Valeu.
-
26 de maio de 2009 às 17:16 #35555GodoParticipante
Baixei da internete, muito tv5 e rfi, fiz todos os exercícios do TCF da rfi, quase todos da TV5. Fiz umas aulas particulares depois que minha turma da aliança francesa fechou.
-
23 de junho de 2009 às 01:20 #35793GodoParticipante
Para felicidade geral da nossa família pegamos hoje o resultado do nosso TCF-Q e conseguimos atingir os níveis solicitados.
Viagei quase 300km só pra buscar os certificados.
Bem agora é só aguardar o CSQ e começar o federal.Abraço à todos.
-
23 de junho de 2009 às 01:26 #35794AnonymousParticipante
Aeeeeee!
Parabéns! Agora vem a pior parte … a espera do processo federal!
À plus! -
23 de junho de 2009 às 12:34 #35795AnonymousParticipante
Godo,
Parabéns, eu tinha te falado que vc iria conseguir era so acreditar e fazer a sua parte.
A parte federal é apenas um tempo para preparação da sua vinda para cá.
Um abraço e vamos comemorar,
Jean
-
23 de junho de 2009 às 13:17 #35796MalamanParticipante
Parabéns GODO ! Sucesso !
-
23 de junho de 2009 às 13:44 #35797Patinha11Participante
Parabéns Godo! :clap2:
Estivemos conversando semana passada pessoalmente aquí em casa com amigos que fizeram a entrevista com a mesma pessoa que vc..(M.Ed,não foi esse?)..e ficamos chocados com a grosseria e incapacidade dessa pessoa..
Provavelmente isso nao ajudou a ninguém..
Mas agora passou e em breve poderão ter a mesma oportunidade que outros tem de vir começar uma vida nova para vc e sua família aquí.
Boa sorte e muita humildade ..
:) -
23 de junho de 2009 às 15:09 #35798GodoParticipante
Obrigado à todos pelo carinho e força, realmente a nossa entrevista não foi muito agradável, mas isso é passado, e não somos museu, estamos construindo nossa estrada para chegar ao Québec, o que era uma picada já está com cara de rodovia.
Abraços
-
23 de junho de 2009 às 15:16 #35799SANDROMSParticipante
Godo,
Parabéns!!!
Não esqueça que esse estudo a mais de francês que você foi forçado a fazer vai fazer grande diferença quando você chegar aqui. Só espero que você não acabe usando o inglês no trabalho como eu… :lol: :lol: :lol: :lol:
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
23 de junho de 2009 às 17:42 #35800GodoParticipante
Sandroms, obrigado. Espero que realmente faça diferença.
-
24 de junho de 2009 às 02:48 #35802borgess29Participante
Parabens. Godo !!!
Sou nova por aqui em TUDOOO .. masd sua historia esta me enchendo de entusiasmo..
Faca castelo com as pedras, colega !
Deus te abencoe !
Eli -
23 de novembro de 2009 às 19:09 #29872patitandoParticipante
Oi gente, para aqueles que farão o TCF-Q, segue um relato bem completinho sobre a prova:
http://patitando.blogspot.com/2009/10/relato-sobre-o-tcf-q-tcf-pour-le-quebec.htmlA nossa nota saiu hoje, mas não deve fazer muita diferença já que vamos fazer a entrevista de qualquer forma…
abraços! -
23 de novembro de 2009 às 19:15 #29874RibaParticipante
Deixa eu entender…
porque vocês fizeram o TCF-Q???? -
23 de novembro de 2009 às 22:16 #29865GodoParticipante
Em resumo peguei um entrevistador casca grossa que fez as contas erradas e me ferrou.
-
23 de novembro de 2009 às 22:43 #29866RibaParticipante
Entendi….
No caso de quem não passou na entrevista tem que fazer o TCF-Q?? É isso? -
24 de novembro de 2009 às 10:43 #29328petulaParticipante
louco demais isso, né? mas enfim… foi um mal que veio pra bem. tenho certeza de que agora vocês estão arrepiando no francês. e quem sabe quem já tenha um bom TCF não passe sem entrevista?
;) -
21 de dezembro de 2009 às 17:10 #28692patitandoParticipante
@Riba wrote:
Entendi….
No caso de quem não passou na entrevista tem que fazer o TCF-Q?? É isso?Oi Riba, na verdade não é isso não… O BIQ oferece a opção de fazer o teste no lugar da entrevista para algumas pessoas… No nosso caso, quisemos fazer o teste porque se eles pedissem já teríamos a nota e era só mandar. Mas a convocação para entrevista veio rápido e nem precisou…
Quando abrimos o processo não temos certeza de nada, já que três coisas podem acontecer:
– Receber uma convocação para entrevista
– Receber a alternativa de fazer o TCF-Q ou a entrevista
– Receber o CSQ pelo correio direto, sem entrevista.Há indícios de que quem tem alta pontuação e bom domínio do idioma pode receber o CSQ direto e por ser um exame oficial o TCF-Q poderia dar uma força nesse sentido. Mas como disse, não dá para ter certeza de nada e dá para esperar de tudo…
abraço!
-
21 de dezembro de 2009 às 18:38 #28687SANDROMSParticipante
@Riba wrote:
Entendi….
No caso de quem não passou na entrevista tem que fazer o TCF-Q?? É isso?No caso do Godo, foi isso sim. O entrevistador que ele pegou foi mais rígido que os outros e exigiu teste de francês para alguns candidatos…
Sandroms -
Os Patos no Facebook -
22 de setembro de 2011 às 00:36 #47437Marcos SilvaParticipante
Boa noite a todos!
A convite do MRodolfo, vim aqui contar minha experiência com o TCF-Q.
A princípio, nunca fiz nenhum exame oficial de língua estrangeira e esse foi para mim mais um desafio, porque é uma prova de dificuldade progressiva; são 30 questões de multipla escolha que são faladas rapidamente (compreensão oral) e 6 questões orais (expressão oral), gravadas em fita cassete para serem avaliadas depois, uma para cada nível de francês e com o tempo cronometrado para você respondê-las em francês. Geralmente as respostas têm de
1 minuto a 1 minuto e meio de duração.Se eu soubesse que era assim, não teria feito essa prova. Apesar de ter estudado em outros lugares, por conta própria e de ter sido aluno da AF, não tenho o (e não me sinto com) domínio completo do francês. Então, (opinião minha) é mais vantajoso e barato fazer uma prova do Delf do nível que você precisa para passar do que o TCF-Q.
No meu caso, talvez por ter sido bom em compreensão oral e de ter chutado questões referentes ao Dalf C1/C2, isso puxou minha média e fiquei com B2. Mas, numa visão bem racional, eu poderia ter me dado mal e meu rendimento ter caído. Fica então aqui minha experiência e a decisão (e risco) a cargo dos colegas.
Abraços e boa sorte a todos.
Marcos
-
22 de setembro de 2011 às 01:48 #47445mrodolfoParticipante
Marcos,
Obrigado pelo depoimento!
-
22 de setembro de 2011 às 01:51 #47447Lu_campinasParticipante
ótima dica!
Obrigada
Luciana -
17 de março de 2012 às 02:22 #51483marcelofcdantasParticipante
Alguém sabe qual o teste de francês mais facil?
-
19 de março de 2012 às 15:15 #51517SANDROMSParticipante
@marcelofcdantas wrote:
Alguém sabe qual o teste de francês mais facil?
Marcelo,
O mais fácil eu não sei, mais o mais difícil é quando você chega aqui… :lol: brincadeiras a parte:
O TCF é um teste classificatório: ou seja é o mesmo teste para todos os níveis e o seu desempenho define a sua classificação: A1, A2, B1, B2, C1 ou C2.
O DELF/DALF é uma prova específica para um nível, você deve se inscrever no DELF escolhendo o nível A1, A2, B1, ou B2 ou no DALF nível C1 ou C2.
Se vc se inscreve no DELF B1 e vai mal, corre o risco de fracassar e terá que fazer outro teste. NO TCF você não é reprovado, se for mal ficava classificado num nível mais baixo.
Sandroms -
Os Patos no Facebook -
30 de março de 2012 às 21:12 #51978MarcosAlvimParticipante
A minha questão é a seguinte:
Eu só passo no teste online se colocar
INTERMEDIO AVANZADO NIVELES (7 Y 8)
No formulário tem :
Débutant A1eA2
Intermédiare B1eB2
Avancé C1eC2Qual me encaixo na opinião de vcs, na pontuação avulsa eu preciso de pelo menos metade dos pontos de FR (0a16 dividido p/2=8) pra passar com 55 pts (tábua da beirada).
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.