TCF-Q fiz hoje!!!

Home Fórum Informações Gerais Língua Francesa Exames Oficiais TCF-Q fiz hoje!!!

Visualizando 25 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #6620
      Godo
      Participante

      Bom, fiz esse teste em Curitiba, e posso dizer que não é fácil.
      O teste tem duas fases, a primeira de 30 questões de compreensão oral (essa parte é pra acabar) é difícil mesmo, as pessoas do diálogo falam muito rápido e você mal tem tempo para ler as respostas e assinalar, dura exatamente 25 minutos.
      A segunda fase é de expressão oral que são 6 questões, nada muito complicado. Ahhh!! Essa parte é gravada em fita cassete que dura exatamente 15 minutos.

      Agora é esperar e ver o que vai dar.

    • #35542
      petula
      Participante

      puxa, parabéns godo! testes sempre nos deixam mais nervosos do que o normal… ao analisar o resultado, muitas vezes fomos muito bem!
      :)

      obrigada pela dica. o TEF, que fiz na seance mai de 2008 foi mais pra fácil, eu diria.

      []s
      p

    • #35554
      badaga
      Participante

      parabéns pela prova.

      Por onde você estudou? Livros, web-site, cursos?

      Valeu.

    • #35555
      Godo
      Participante

      Baixei da internete, muito tv5 e rfi, fiz todos os exercícios do TCF da rfi, quase todos da TV5. Fiz umas aulas particulares depois que minha turma da aliança francesa fechou.

    • #35793
      Godo
      Participante

      Para felicidade geral da nossa família pegamos hoje o resultado do nosso TCF-Q e conseguimos atingir os níveis solicitados.
      Viagei quase 300km só pra buscar os certificados.
      Bem agora é só aguardar o CSQ e começar o federal.

      Abraço à todos.

    • #35794
      Anonymous
      Participante

      Aeeeeee!

      Parabéns! Agora vem a pior parte … a espera do processo federal!
      À plus!

    • #35795
      Anonymous
      Participante

      Godo,

      Parabéns, eu tinha te falado que vc iria conseguir era so acreditar e fazer a sua parte.

      A parte federal é apenas um tempo para preparação da sua vinda para cá.

      Um abraço e vamos comemorar,

      Jean

    • #35796
      Malaman
      Participante

      Parabéns GODO ! Sucesso !

    • #35797
      Patinha11
      Participante

      Parabéns Godo! :clap2:
      Estivemos conversando semana passada pessoalmente aquí em casa com amigos que fizeram a entrevista com a mesma pessoa que vc..(M.Ed,não foi esse?)..e ficamos chocados com a grosseria e incapacidade dessa pessoa..
      Provavelmente isso nao ajudou a ninguém..
      Mas agora passou e em breve poderão ter a mesma oportunidade que outros tem de vir começar uma vida nova para vc e sua família aquí.
      Boa sorte e muita humildade ..
      :)

    • #35798
      Godo
      Participante

      Obrigado à todos pelo carinho e força, realmente a nossa entrevista não foi muito agradável, mas isso é passado, e não somos museu, estamos construindo nossa estrada para chegar ao Québec, o que era uma picada já está com cara de rodovia.

      Abraços

    • #35799
      SANDROMS
      Participante

      Godo,

      Parabéns!!!

      Não esqueça que esse estudo a mais de francês que você foi forçado a fazer vai fazer grande diferença quando você chegar aqui. Só espero que você não acabe usando o inglês no trabalho como eu…  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:

    • #35800
      Godo
      Participante

      Sandroms, obrigado. Espero que realmente faça diferença.

    • #35802
      borgess29
      Participante

      Parabens. Godo !!!
      Sou nova por aqui em TUDOOO .. masd sua historia esta me enchendo de entusiasmo..
      Faca castelo com as pedras, colega !
      Deus te abencoe !
      Eli

    • #29872
      patitando
      Participante

      Oi gente, para aqueles que farão o TCF-Q, segue um relato bem completinho sobre a prova:
      http://patitando.blogspot.com/2009/10/relato-sobre-o-tcf-q-tcf-pour-le-quebec.html

      A nossa nota saiu hoje, mas não deve fazer muita diferença já que vamos fazer a entrevista de qualquer forma…
      abraços!

    • #29874
      Riba
      Participante

      Deixa eu entender…
      porque vocês fizeram o TCF-Q????

    • #29865
      Godo
      Participante

      Em resumo peguei um entrevistador casca grossa que fez as contas erradas e me ferrou.

    • #29866
      Riba
      Participante

      Entendi….
      No caso de quem não passou na entrevista tem que fazer o TCF-Q?? É isso?

    • #29328
      petula
      Participante

      louco demais isso, né? mas enfim… foi um mal que veio pra bem. tenho certeza de que agora vocês estão arrepiando no francês. e quem sabe quem já tenha um bom TCF não passe sem entrevista?
      ;)

    • #28692
      patitando
      Participante

      @Riba wrote:

      Entendi….
      No caso de quem não passou na entrevista tem que fazer o TCF-Q?? É isso?

      Oi Riba, na verdade não é isso não… O BIQ oferece a opção de fazer o teste no lugar da entrevista para algumas pessoas… No nosso caso, quisemos fazer o teste porque se eles pedissem já teríamos a nota e era só mandar. Mas a convocação para entrevista veio rápido e nem precisou…

      Quando abrimos o processo não temos certeza de nada, já que três coisas podem acontecer:
      – Receber uma convocação para entrevista
      – Receber a alternativa de fazer o TCF-Q ou a entrevista
      – Receber o CSQ pelo correio direto, sem entrevista.

      Há indícios de que quem tem alta pontuação e bom domínio do idioma pode receber o CSQ direto e por ser um exame oficial o TCF-Q poderia dar uma força nesse sentido. Mas como disse, não dá para ter certeza de nada e dá para esperar de tudo…

      abraço!

    • #28687
      SANDROMS
      Participante

      @Riba wrote:

      Entendi….
      No caso de quem não passou na entrevista tem que fazer o TCF-Q?? É isso?

      No caso do Godo, foi isso sim. O entrevistador que ele pegou foi mais rígido que os outros e exigiu teste de francês para alguns candidatos…

    • #47437
      Marcos Silva
      Participante

      Boa noite a todos!

      A convite do MRodolfo, vim aqui contar minha experiência com o TCF-Q.

      A princípio, nunca fiz nenhum exame oficial de língua estrangeira e esse foi para mim mais um desafio, porque é uma prova de dificuldade progressiva; são 30 questões de multipla escolha que são faladas rapidamente (compreensão oral) e 6 questões orais (expressão oral), gravadas em fita cassete para serem avaliadas depois, uma para cada nível de francês e com o tempo cronometrado para você respondê-las em francês. Geralmente as respostas têm de
      1 minuto a 1 minuto e meio de duração.

      Se eu soubesse que era assim, não teria feito essa prova. Apesar de ter estudado em outros lugares, por conta própria e de ter sido aluno da AF, não tenho o (e não me sinto com) domínio completo do francês. Então, (opinião minha) é mais vantajoso e barato fazer uma prova do Delf do nível que você precisa para passar do que o TCF-Q.

      No meu caso, talvez por ter sido bom em compreensão oral e de ter chutado questões referentes ao Dalf C1/C2, isso puxou minha média e fiquei com B2. Mas, numa visão bem racional, eu poderia ter me dado mal e meu rendimento ter caído. Fica então aqui minha experiência e a decisão (e risco) a cargo dos colegas.

      Abraços e boa sorte a todos.

      Marcos

    • #47445
      mrodolfo
      Participante

      Marcos,

      Obrigado pelo depoimento!

    • #47447
      Lu_campinas
      Participante

      ótima dica! :wink:
      Obrigada
      Luciana

    • #51483
      marcelofcdantas
      Participante

      Alguém sabe qual o teste de francês mais facil?

    • #51517
      SANDROMS
      Participante

      @marcelofcdantas wrote:

      Alguém sabe qual o teste de francês mais facil?

      Marcelo,

      O mais fácil eu não sei, mais o mais difícil é quando você chega aqui… :lol: brincadeiras a parte:

      O TCF é um teste classificatório: ou seja é o mesmo teste para todos os níveis e o seu desempenho define a sua classificação: A1, A2, B1, B2, C1 ou C2.

      O DELF/DALF é uma prova específica para um nível, você deve se inscrever no DELF escolhendo o nível A1, A2, B1, ou B2 ou no DALF nível C1 ou C2.

      Se vc se inscreve no DELF B1 e vai mal, corre o risco de fracassar e terá que fazer outro teste. NO TCF você não é reprovado, se for mal ficava classificado num nível mais baixo.

    • #51978
      MarcosAlvim
      Participante

      A minha questão é a seguinte:

      Eu só passo no teste online se colocar

      INTERMEDIO AVANZADO NIVELES (7 Y 8)

      No formulário tem :
      Débutant A1eA2
      Intermédiare B1eB2
      Avancé C1eC2

      Qual me encaixo na opinião de vcs, na pontuação avulsa eu preciso de pelo menos metade dos pontos de FR (0a16 dividido p/2=8) pra passar com 55 pts (tábua da beirada).

Visualizando 25 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.