Sucesso no Québec; é possível?

Home Fórum Vivendo no Canadá Profissões e Mercado de Trabalho Sucesso no Québec; é possível?

Visualizando 15 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5313
      johnnie
      Participante

      Olá pessoal. Eu queria chamar a atenção de vocês pra algo que deve estar preocupando todo mundo que pretende imigrar para o Québec e ainda deve preocupar aqueles que chegaram lá. Eu vejo que existem muitas barreiras que impedem que nós Brasileiros possamos exercer nossas profissões no Québec. Seja porque nossas profissões são regularizadas por lá e o profissional precisa se adaptar às regras do novo País, muitas vezes tendo que fazer seu próprio curso novamente, ou simplesmente porque os Québecois acham q nossa experiência não é suficiente para atuar no mercado de trabalho deles.

      Então o que provavelmente vai acontecer é que o profissional que ralou tanto para ir para o Québec achando que ia ter melhores condições de vida acaba passando varios anos em trabalhos que nem os canadenses querem fazer. Eu sei que nada não vai vir de mão beijada no canadá, mas acho uma enganação eles fazerem palestras aqui dizendo e prometendo, e então quando o profissional pós-guraduado ou até mais que isso chega lá vê outra realidade e se vê forçado a trabalhar em sub-empregos por uns 5 à 8 anos pq o mercado Québecois não está disposto a assimila-lo.

      Eu estou cada vez mais achando que isso é o que acontece mas que os canadenses omitem de nós. Então o que eu queria é que alguém compartilhasse aqui sua historia de como foi ir para o Québec, em que trabalha, quanto tempo levou para se inserir no mercado de trabalho Québecois na sua profissão, as dificuldades e como supera-las, e qualquer outra informação que possa ajudar a todos.

    • #22522
      Diogo
      Participante

      Eu ainda não fui pra lá, mas acredito que isso depende de alguns fatores:

      1 – por quanto tempo vc está disposto a se esforçar pra ter sucesso lá??? isso é importante como preparação psicológica… persistência é uma coisa boa…

      Uma vez falei pra um professor japonês que eu ta querendo estudar no IPH, instituto de pesquisas hidráulicas do RS, mas que eu tinha uma preocupação com a parte de cálculo…    daí ele me disse…

      “vc estuda, estuda, estuda, se esforça mesmo, que antes de morrer aprende!!!”  :D

      No final das contas, não fui pra lá, mas já estava sabendo que é possível..

      2 – Você tem um plano do que vc quer fazer lá???  já pesquisou quais os requisitos necessários???
      Internet tem um tanto de informações relevantes dentro disso…

      3 – Qual a perspectiva no Brasil pra minha profissão???
      Será que tá tão bom aqui???

      4 – O simples “vou ou não vou???”
      Se eu for, o que teria pra perder no Brasil (to falando em termos profissionais, pois se considerar a família a coisa já pega…)
      Se eu for e não der certo, penso que poderia retornar ao Brasil e reiniciar aqui, sabendo francês ( no mínimo)
      Se eu for e fizer por onde dar certo…  maravilha…  
      mas eu naõ me iludo com belas fotos que a turma põe nos blogs, aprecio, mas sei que o dia a dia é o que há de real mesmo…

      enfim…
      é uma discussão muito filosófica, ou seja… não creio que chegaremos a uma só resposta no final, pelo menos não tão cedo…

      mas continuo acreditando que é possível…  senão eu nem iria…

      bonne chance à tous

    • #22523
      vbfrancois
      Participante

      Caro Johnnie,

      Nem todas as profissões são regulamentadas no Quebec. Eu trabalho com informática e sou formada em Ciências da Computação, sendo assim, não preciso de nenhum estudo complementar para exercer a minha profissão no Quebec. Então acho que não devemos generalizar… Pelo que pude perceber existe sim a divulgação das profissões regulamentadas pelo Quebec. Acho que ninguém é “enganado”, a informação é disseminada e vai de cada um aceitar ou não as regras do jogo. Bem, essa é a minha opinião…

      Abraços

    • #22609
      Carlos_Santos
      Participante

      conheci uma pessoa que chegou aqui num dia e teve o trabalho que queria no dia seguinte!

      isso depende muito, formação , ordem profissional, cidade, oferta de emprego na area especifica, etc….

      casos de sucesso, acho que sempre aparecerão!  de fracassos esses não serão muito alardeados, por motivos óbvios! quem viria aqui na comunidade ou em outro forum para expor seu fracasso? você viria???? eu acho que nao, nao é mesmo?

      Bom, sei que o primeiro emprego nao é fácil…. nao tem sido para mim…. afinal meu “perfil” nao é o que as empresas de TI querem…. pois elas nao fazem pesquisas em sua maioria…. como sou e sempre fui pesquisador, as ofertas sao menores!

      Mas a reciclagem de conhecimentos é o que estou fazendo para me inserir mais rapidamente…. isso é possível mas depende de tempo, paciência e de $$$$$$ pois neste tempo so gastamos e nada de salario entrando…. imaginem a “alegria”  8O  mas estava previsto!

      Quando eu tiver uma estória para contar e volto a este topico e conto ela!

      Atenciosamente

    • #22623
      Daniele
      Participante

      Oi Carlos! Vc andou sumido hein!! Imagino que o tempo tá curto né?! suas opiniões aqui são sempre de muito valor pra nós que estamos a caminho do Québec.

      Abração,

    • #22633
      luciojunior
      Participante

      Muitos vêem o Canadá como uma “ilha dos sonhos”. Um lugar onde tudo que acontece de errado no mundo, nao existe por aqui. Nao é assim. O Canadá é um país como qualquer outro, inclusive, o Brasil. Existem muitas virtudes, mas os problemas também acontecem. A grande diferença é que por aqui a sociedade busca o desenvolvimento priorizando o coletivo, e no Brasil, nós sabemos, que o bem individual é priorizado.

      Muitos de nós tem histórias de sucessos e fracassos no Brasil. No Canadá nao será diferente. Uns conseguirao, outros nao. C`est la vie!

      Isso depende de vários fatores: cidade que vc escolheu morar, demanda pra sua area profissional, sua proficiencia na lingua, sua reserva $ pra aguentar mais tempo numa situaçao desfavoravel, seu networking, sua capacidade de adaptaçao, SUA EXPECTATIVA DO QUE É VENCER E FRACASSAR,  sua disposiçao pra rever planejamentos e sorte, muita sorte.

      Estou aqui há 5 meses. É pouco, muito pouco pra fazer uma análise mais elaborada ou, ainda, emitir conselhos. Mas uma coisa posso falar: Se eu visse os brasileiros fazendo no Brasil o que fazem por aqui, eles conseguiriam triunfar por lá.

      Entao pra quem quer vir só por causas profissionais, pra ter um aumento na renda, ser mais reconhecido, etc é bom revaliar se vale a pena. Mas se você pensa em qualidade de vida (o que nao significa que no começo você a terá) é um país como poucos eu conheci.

      Abs a todos e boa sorte,

      Lúcio
      montrealplus.blogspot.com

      P.S.: Em tempo: A província de Alberta é a que mais cresce no Canadá, é a que mais emprega, paga os salários mais altos e tem a “vantagem” de falar inglês. Nao foi minha idéia, mas talvez pra muitos possa ser o passo inicial, ou até definitivo, pra imigrar pro Canadá.

    • #22636
      rdrigues
      Participante

      Acho que temos que ter o pé no chão, encontrei semana passada com uma amiga que mora em Ottawa…
      Ela me falou que mandava o CV dela para as empresas e era chamada para entrevistas, me falou que nas entrevistas vc tem que explicar o que faz é como se fosse uma provinha oral sobre termos técnicos …enfim, ela fez várias maioria em inglês e segundo ela vc pode optar (sei lá, né!), ela está lá desde maio/07 mas não chamavam ela após a realização da entrevista, me contou que muitos nem retornaram, que ela ligava e ninguem respondia….e por ai vai  8O  rs.
      MAS daí fez um curso do governo onde eles ensinam a arrumar o CV para os olhinhos canadenses brilharem….conclusão arrumou emprego bem rapidinho. Primeira experiencia no Canada…maravilha, não?
      Mas ela deixou claro NÃO TÁ SENDO FÁCIL, MAS ELA NÃO VOLTA!!!!  :D
      Claro que no caso dela por ser da área de informática a coisa acontece mais rápido por conta da falta de profissional nesta área…quem for de humanas talvez tenha que aproveitar o tempo aqui até o embarque para estudar outra coisa, tirar umas certificações e estudar as linguas do pais para que isso nao seja um impecilho para sua vitória.
      Na página de imigração a Ministra Diane Finley fala um pouco dessa situação e da preocupação deles (Tks God!) e tem um link la que te dá um guia do que sua profissao vira quando chega no Canada, se vc pode exercer, se não pode…enfim, assistam o video no site e entre no link.

      http://www.cic.gc.ca/english/index.asp

      Torcendo por todos!!!!

      Renata   :wink:

    • #22939
      lucianab
      Participante

      Também acho que quem vai para lá só por motivos profissionais tem que pensar muito bem antes de ir. Não é o caso de muitos amigos meus que tem ótimos empregos aqui no Brasil (inclusive em multinacionais) e que mesmo assim vão abandonar seus empregos aqui, pelo único motivo de qualidade de vida. Se formos para lá com objetivo de ficarmos ricos, ou principalmente ganhar mais do que aqui acho complicado, afinal p/ se ganhar dinheiro tem países muito melhores, como por ex. trabalhar de garçon nos EUA.

      Luciana

    • #22950
      rcsmelo
      Participante

      A vida do imigrante é:  como se terminassemos faculdade, depois de muita ralação, muito dinheiro investido,  vc tem que batalhar  por um empregos, não é facil, mais vc consegue.
      Estamos indo pro Canada não pelas fotos, ou porque é lindo, simplimente queremos segurança, vida melhor para nossos filhos, e não viver na insegurança onde vc nunca sabe se esta sendo enganado, roubado e o pior vai recorrer par quem?

      Abraços

    • #22952
      fflush
      Participante

      Vida de imigrante comparada com vida de trabalhador Temporario no Canada e’ so alegria:

      – Trabalhador temporario nao pode mudar d e emprego facilmente

      – Nao pode estudar sem permissao especial do governo e pagamento de taxas e quando voce consegue estudar tem que pagar dobrado

      – Todo ano renovando permissao de trabalho pagando taxas novamente

      – Fora a incerteza de ter que sair do pais asim que seu contrato acabar

      O que eu vejo e que  a tal nescessidade de mao de obra e meio relativa, nao ta faltando tanto engenheiro, medico, Analista de Sistema,  dentista, etc …
      A real nescessidade de mao de obra que vejo pelo menos onde moro atualmente e de Carpinteiro, Bombeiro, Eletrecista, estas profissoes
      sim existem MUITAS oportunidades, se voce tem um TRADE pode vir com certeza que encontrara um emprego rapidamente, agora se for para trabalhar como uma das profissoes que listei anteriormente, as dificuldades para arrumar um emprego serao iguais ou maiores que no brasil, devido a lingua, ordem profissional, experiencia canandense, etc … Em resumo se voce esta vindo para ca por questoes profissionaius, pense bem no que esta fazendo.

      Eu mal posso esperar para ser imigrante, vai ser realmente um sonho, depois de anos trabalhando como Temporary Resident.

    • #22978
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      É sim possível ter sucesso no Canada como em qualquer outro país. O sucesso depende do seu esforço empregado para conquistá-lo. Aqui nao digo que é mais fácil ou difícil que no Brasil, mas sim é diferente. Creio que as oportunidades para se aperfeiçoar sao muito maiores e creio que o ensino aqui (minha expériencia e de alguns amigos) é muito mais “forte” que no Brasil. Um estudante aqui sai realmente preparado para atuar na sua área, você tem acesso a todas tecnologias muito mais facilmente que no Brasil. Isso eu creio que é um ponto forte para a busca do sucesso.

      Como alguns disseram, a pessoas que facilmente conquistam o desejado e outras demoram um pouco mais. Vir para cá somente pelo profissional nao creio ser o suficiente, pois este quesito pode ser alcançado em outros lugares. A diferença aqui maior em relaçao ao Brasil é a qualidade de vida. Poder sair de casa sem se preocupar, ter uma economia estável entre outros quesitos.

      A falta da família é um quesito muito importante e o que mais afeta os imigrantes que conheço. Nao pensem que é fácil, a saudade bate e nao passa com o tempo como muitos acreditam, e ir ao Brasil nao é barato e fácil, pois você tem trabalho, estudo etc etc.

      No meu caso acho que vale a pena e valeu a pena vir pra cá. Até o momento nao me arrependo, e creio que deveria ter vindo antes, para hoje já estar colhendo os frutos, mas é preciso esperar e batalhar…

      Nao venham pensando que tudo será fácil, e que se vc se esforçou para obter o visto, nao pense que agora pode relaxar, pelo contrário tem que atalhar mais. Pra tudo, até mesmo batalhar para definir suas metas. Por mais que já tenhamos as metas traçadas no Brasil, aqui a nossa visao muda, temos oportunidades que aparecem, outros caminhos que antes nao conhecíamos e temos que ter sabedoria e paciencia para retraçar as metas, o que as vezes pode demorar mais tempo para o alcance do “sucesso”, o qual tb é relativo para cada um. As vezes o meu sucesso é fracasso para uns…

      Só deixo a mensagem para muito pesquisarem antes de vir… para depois nao se arrependerem e como já vi alguns casos, falarem mal do Canada, sendo que muitas vezes a culpa é nossa. Todas as informaçoes sobre o Canada, modo de vida, empregos, estudos etc etc podem ser encontradas pela internet, entao a desculpa que nao sabia ou nao me avisaram nao vale. Nós como imigrantes e pessoas que querem “mudar de vida” temos o dever de nos informarmos, pois ninguem fará isso por nós.

      Abraços[/align]

    • #23044
      ireniroger
      Participante

      Johnnie,
      E bom ter duvidas e poder sana-las, aqui, tem um bocado de camaradas que podem te ajudar, estou tb no processo de imigracao, sou empresario, tenho minha familia aqui, mas, nao consigo viver num pais que nao te da condicoes dignas de seguranca, onde o imposto que pagamos, sei la para onde vai, enfim, quando fui a Montreal estudar frances, me apaixonei, de verdade, pelo estado de Quebec e pelas pessoas que la moram, sempre com a intecao de melhorar o meio que vivem, principalmente, respeito, senti muito isso la, seja pelos motoristas de onibus, entre outros lugares, o sucesso, depende apenas de seu esforco e estrategia….minha opiniao! Boa sorte em sua escolha…

      Abraco

      Roger

    • #23403
      Malaman
      Participante

      Olá a todos.

      Nas minhas pesquisas, encontrei muitas oportunidades de emprego em Québec City / Sainte-Foy. Entendo também que é preciso fazer alguns cursos lá para ter melhor aceitação na área. Em Saint-Foy tem um Cégep e me interessei em fazer um curso dos cursos que eles chamam de “techniques”, que entendo que seja equivalente ao nosso curso universitário, porém de 3 anos (existe um intensivo tb, mas aí eu não conseguiria trabalhar em nada pois são muitas horas).

      Tenho algumas dúvidas:

      1-) Não encontrei ou não entendi os valores do curso. Alguém sabe quanto seria (aproximadamente) o investimento ?
      2-) Existe algum financiamento / ajuda para imigrantes ?
      3-) Como são chamados os cursos de “pós-gradução” ? No meu caso que sou formado em Administração e tenho MBA em MKTing no Brasil, o que seria mais indicado ? Um curso “technique” ou algo similar a uma pós-graduação ? Qual seria melhor aceito no mercado de trabalho de Québec ?

      Quem puder me ajudar…

      Obrigado !

    • #23406
      maurorepacci
      Participante

      Malaman,

      Esse curso que voce mencionou no Cegep deve ser algo similar a um curso tecnólogo da Fatec por exemplo. Nao recomendaria esse curso para alguém formado em adm com MBA!  :)

      Eu sou formado em Adm mas trabalho com finanças e vou tirar um certificado chamado CFA (chartered financial analyst) que é um certificacao em finanças comparada com um mba.

      Voce deveria procurar um certificado em marketing só para validar o seu conhecimento ou um programa de educacao continuada que tem vários cursos rápido mas acho que se voce voltar para o cegep vai ser como regredir.

      Em que voce pretende trabalhar? posso tentar achar uns cursos pra voce no site da McGill, HEC, Universidade Laval, Universidade do Quebec e Universidade de Montreal.

      Quando voce se tornar residente do quebec o custo médio de um curso universitario é 2000 dolares por ano. As vezes menos.

      qualquer coisa me mande um email
      abs
      mauro

    • #23421
      Javs
      Participante

      Ola Pessoal,

      como sou recem chegado, ainda nao tenho como falar sobre sucesso ou fracasso pessoal.
      Mas desde que cheguei aqui pude notar que, com raros casos, as pessoas que tem o plano de chegar e estudar tem melhores chances de sucesso e nao levam sustos quando vao a procura de um emprego.

      Invariavelmente voce tera que voltar a faculdade, entao coloque isso como sua meta. Pode demorar 1, 2 ou 3 anos, mas no final voce tera um diplona Canadense e sua experiencia.

      Outra coisa, o estudo aqui e levado muito a serio. Aqui estudar e igual a trabalhar, entao nao da pra fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Sem contar que as disciplinas serao em frances!

      Uma boa noticia que li hoje no jornal e que o governo do Canada acabou de criar o BORTCE (Bureau d`orientation relatif aux titres de competences etrangers) http://www.competences.gc.ca.Ainda nao sei como esse bureau podera nos ajudar, mas nao deixa de ser uma iniciativa do governo e demonstra que ele sabe das dificuldades que os imigrantes tem para validar seus estudos.

      Um Abraco
      Julio

      PS: Essa e minha opniao!

    • #23425
      otto
      Participante

      Olá, Júlio..

      Graças a Deus as coisas parecem começar a melhorar para quem quer reconhecer a formação adquirida aqui no Brasil.
      Boa contribuição!

      Otto.

Visualizando 15 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.