Solicitação de Mestrado no Quebéc desde o Brasil

Home Fórum Vivendo no Canadá Estudos Universidades Solicitação de Mestrado no Quebéc desde o Brasil

Visualizando 12 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4921
      clarisseborba
      Participante

      Olá Pessoal,
       
       Gostaria de abrir este tópico com a finalidade de solicitar aos amigos que estão em quebec fazendo mestrado a postarem como foi passo a passo o processo de requisição da vaga, em cada caso ( espero que tenhamos vários) se foi preciso projeto de pesquisa, se houve teste de proficiência de francês, como foi para solicitar bolsa e se todo mestrando residente possui automaticamente bolsa após aprovação?
       
       Organizando um pouco melhor as perguntas e resumindo por tópicos:

      Ainda no Brasil:
      1- Enviaram e-mail para o orientador?
      2- Enviaram documentação traduzida e juramentada? Quais documentos?
      3- Obtiveram aceitação para o semestre seguinte?
      4- Como deve ser feito o pedido de bolsa?

       Vamos fazer crescer este tópico!
       Espero futuramente postar minha experiência aqui tb.
       Conto com vcs.
       Muito obrigada.
         Clarisse

    • #17864
      mrodolfo
      Participante

      Clarisse,

      Colocar o network para funcionar nesses momentos é prioritário. Procure contatar algum professor de sua faculdade que atue e pesquise na área que você gostaria de fazer o mestrado. Ele deverá conhecer algum professor no Quebec e assim te ajudar a resolver parte de suas dúvidas.

      Contate também as universidades e verique se eles têm linhas de pesquisa na sua área. Lembre-se: o processo de imigração é, antes de tudo, um exercício de planejamento.

      Abraços,

      MPRodolfo

    • #17866
      clarisseborba
      Participante

      Rodolfo,

       Sobre as Univ já pesquisei e sei quais possuem as linhas de pesquisa que eu posso ingressar, ainda não enviei e-mail aos orientadores, me falaram que o contato pessoal seria fundamental, por isso minha pergunta.
      Gostaria de entender o processo de seleção para o mestrado em quebec, pois aqui no Brasil é diferente para cada univ, geralmente é um concurso.
       Obrigada
       Clarisse

    • #17867
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Clarisse,

      Na notícia Mestrado Dri já contei um pouco como foi para conseguir a minha vaga do mestrado, mas responderei abaixo às questoes:

      1- Enviaram e-mail para o orientador?

      Envie vários e-mails desde o Brasil para vários orientadores do mestrado e nunca obti uma resposta, um amigo meu mesmo estando aqui enviou também e novamente sem resposta. Para mim a coisa só funcionou quando fiz a minha demanda com várias cartas de apresentaçao e solicitei a secretária que entregasse aos respectivos para mim, aliás ela muito solícita, se ofereceu para mostrar minha demanda a todos orientadores.

      2- Enviaram documentação traduzida e juramentada? Quais documentos?

      No meu caso aqui na Universidade de Sherbrooke até agora nao apresentei NENHUM documento traduzido e muito menos juramentado. Só enviei meu CV e carta de apresentaçao em francês. Para o Bruno nenhuma traduçao foi solicitada.

      3- Obtiveram aceitação para o semestre seguinte?

      Sim eu obtive, mas sei de muito casos que nao, que terao que fazer algum curso para depois fazerem o mestrado. Isso vária de cada faculdade e de cada CV.

      4- Como deve ser feito o pedido de bolsa?

      Qual bolsa? O prêts et bourses? Se for o prêts et bourses todos tem direito e a primeira demanda é feita em papel e enviada para o orgao resposável e a segunda demanda é feita pela internet.

      No meu caso tenho o prêts et bourses e uma outra bolsa por ser estudante do mestrado e por que irei trabalhar com meu orientador nos dias sem aulas. Para conseguir este tipo de bolsa você tem que ver se cada orientador tem vagas disponíveis e ver como é o processo de seleçao para a vaga. Geralmente nos corredores da faculdade você encontra cartazes divulgando estas vagas e dizendo o que deve fazer para réussir.

      NÍNGUEM possue bolsa automaticamente depois de ser aceito no mestrado se nao pedir. O prêts et bourses está lá e basta você o preecher, as outras vagas podem estar disponíveis e basta você se qualificar.

      Existem outros tipos de bolsas que sao por exemplo empresas e instituiçoes que oferecem aos estudantes. Cada bolsa tem um pré requisito diferente. Para consultar as bolsas existentes para cada perfil clique aqui Repertório de Bolsas USher. Existem também as Bolsas de Admissao USher.

      Como podem ver existem várias bolsas, mas basta o estudante se qualificar e ser aceito no processo de seleçao.

      5-houve teste de proficiência de francês

      No meu caso nao, pois já estou fazendo o Microprogramme de Français Langue Seconde na própria USher, que é o curso que eles solicitam fazer antes de começar o verdadeiro curso desejado. E no meu CV já havia esclarecido isso, além do que já havia conversado com várias pessoas do departamento de Microbiologia que confirmaram que já tenho um bom nível de francês. Mas sei de casos que tiveram que fazer a prova de proficiência em francês, que se nao me engano é a mesma prova que eu fiz para saber que nível estou para começar o Microprograma.

      Abraços,[/align]

    • #17868
      clarisseborba
      Participante

      Dri,

      Muitíssimo obrigada, era algo assim que precisava ouvir, claro, esclarecedor. Com essas informações arregaço mais as manguinhas e vou a luta.
      Boa Sorte e muito obrigada mais uma vez.
      Abraços Clarisse

    • #19354
      Thiagocosta
      Participante

      Oi Adriana e Clarisse,

      Gostaria de saber qual época do ano é melhor para tentar conseguir fazer o mestrado.

      Tenho plano de chegar no Canada e ja tentar começar um mestrado em Montreal e trabalhar meio período até terminar os estudos, além de contar com a ajuda da Bolsa.

      Vcs acham que isso é posível? Qual a melhor data para embarcar para conseguir levar esse projeto adiante?

      Acredito que conseguirei embarcar a partir de Maio de 2008.

      Obrigado desde já,

    • #19369
      HeFur
      Participante

      Ola Dri,

          Eu tenho uma duvida…na sua descricao voce disse que vagas de mestrado desse tipo fornecem uma bolsa de 15000 a 20000 (dependendo do dpto)…
      essa bolsa eh do mesmo tipo fornecida pela pret et bourses devendo ser reembolsada ao governo apos termino dos estudos ou se trata realmente de uma bolsa de estudos como ajuda de custo?
          Uma outra duvida, ela te libera das taxas da faculdade que em geral sao bem elevadas?

      Abracos

    • #19376
      Diogo
      Participante

      Hefur,

      eu já perguntei isso pra Dri uma vez…

      as bolsas que são bolsas mesmo, vc não precisa devolver nada… mas se vc tiver só ela, terá que pagar as taxas do curso, os créditos, etc…    é um valor fixo que vc recebe e faz o que quiser com ele…

      já no Prêt et Bourse, uma parte é bolsa e outra é empréstimo, tendo de ser devolvido no final do curso…
      como vc informa ao sistema deles qual a sua necessidade pra pagar o curso, vc recebe o montante pra isso também…
      pelo que ela explicou pra mim (ou pelo que eu entendi que ela explicou) no início de cada sessão vc recebe pra pagar todos os custos da sessão e mais um tanto pra subsistência, e depois recebe mensalmente pra subsistência…

      só me meti no assunto pra economizar os dedos e o tempo da Dri lá…   se precisar pode corrigir Dri…

      abraços a todos,
      db

    • #19410
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      É exatamente como o Diogo explicou, existe o programa Prêts et Bourses do governo onde uma parte é empréstimo e a outra é bolsa, geralmente a parte relativa ao empréstimo é o valor que você deve pagar à faculdade. A porcentagem de empréstimo e de bolsa é analisada de acordo com o seu perfil. Antes de começar o meu mestrado tinha 30% de empréstimo e 70% de bolsa e depois que comecei meu mestrado (na verdade só começo em setembro, mas já tenho os cálculos) agora meu cálculo ficou meio a meio, já que consegui a vaga de assistante de recherche.

      Hefur,

      Nem todos que estao no mestrado conseguem esta vaga de assistente de pesquisa como eu consegui, portanto nem todos ganham a mais. Geralmente as pessoas possuem somente o prêts et bourses. Tendo o prêts et bourses ou qualquer outro tipo de bolsa nao te isenta de pagar a faculdade. Vários tipos de bolsas sao oferecidas por empresas e instituiçoes para que o candidato a estas bolsas possa pagar a universidade. No caso só o prêts et bourses deve ser devolvido a parte relativa ao empréstimo, os outros casos sao bolsas mesmo.

      Olá Thiago,

      A melhor época para chegar se você quer fazer o mestrado está ralacionada com a data de inscriçao ao mesmo, que é divulgada e estabelecida por cada faculdade. Para trabalhar e ao mesmo tempo fazer o mestrado te digo que você terá que se desdobrar muito, pois os mestrados aqui sao bem puxados. Os estudos aqui sao vistos como trabalho e nao como sao vistos no Brasil.

      Espero que tenha ajudado,

      Abraços,[/align]

    • #19522
      Godo
      Participante

      Dri, a princípio gostaria de dizer que tenho lido todos os seus posts e eles tem sido de valor assombroso.
      Minha cabeça está parecendo uma máquina de lavar roupa, jogando meus pensamentos de um lado para o outro.
      Não entendo como é possível fazer um mestrado se o nosso diploma de curso superior tem que ser validado, pelo que li é um processo caro e demorado.
      Li depoimentos de pessoas que dizem que é melhor retornar à faculdade do que tentar validar o diploma, devido a demora e o custo, pois só assim poderiam realmente exercer suas profissões.
      Se meu diploma não vale para conseguir emprego como é válido para o mestrado??

      Abraço,
      Godo.

    • #19545
      jrsp
      Participante

      Godo,
      dependa da área…
      a carreira científica depende das exigências das universidades. Para vc ver, na nossa área, que é a odontologia, temos universidades que aceitam a nossa inscrição como dentistas e seríamos classificados como estudantes internacionais ( MC GILL ) e outra, como Universite de laval, que só nos aceitaria com a permiss em mãos.
      Pesquise as universidades que têm o mestrado de sua formação e veja os pré-requisitos.
      espero ter ajudado,

      Camila

    • #19557
      Godo
      Participante

      Obrigado pela dica Camila e parabéns pelo CSQ.

      Godo.

    • #19567
      Thiagocosta
      Participante

      Oi Adriana,

      Obrigado pela resposta.

      Sds,

      Thiago

Visualizando 12 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.