SISTEMA QUÉBÉCOIS DE ENSINO

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano SISTEMA QUÉBÉCOIS DE ENSINO

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5057
      Carlos_Santos
      Participante

      Apos a nossa palestra aqui no MICC de Cidade de Québec, fiz um resumo do que ouvi e entendi.

      Pré-escolaire

        Este não conta nos anos de estudos deles e corresponde aos anos que vêem antes da primeira série primária no Brasil.

      PRIMAIRE

        Corresponde à 6 anos de estudos, ou seja, se pensarmos em Brasil, a criança vai até do CA à 5ª série neste ciclo!
        A nomenclatura de cada curso neste ciclo e nos demais é seqüencial, assim fala-se em 1er année du Primaire, 2ème année du Primaire, até o 5ème année Primaire.

      SECONDAIRE

        Corresponde à 5 anos de estudos. Aqui é preciso explicar alguns detalhes particulares do sistema deles:

        1) Ao final do SECONDAIRE obtém-se um DIPLOMA que pode levar o jovem ao MERCADO DE TRABALHO!!!

        2) O nome deste DIPLOMA pode ser um DES (Diplôme d’Etudes Secondaires) ou um DEP (Diplôme d’Etudes Professionnels).

        – O DES dura 5 anos e leva o estudante ao CEGEP para qualquer opção oferecida nele, porém não leva ao mercado de trabalho direto; é preciso ir para o CEGEP, estudar mais, para depois ir ao Mercado de trabalho;

        – O DEP, por sua vez, podendo ter 4 ou 5 anos, leva o estudante ao CEGEP para apenas opções mais restritas, PORÉM LEVA ao mercado de trabalho direto!
        Só a titulo de curiosidade, 30% dos empregos oferecidos no Québec HOJE pede apenas este diploma.

      CEGEP

        Corresponde à 2 ou 3 anos de estudos. Aqui é preciso também explicar alguns detalhes particulares do sistema deles:

        – o nome deste DIPLOMA pode ser um “DEC Général” de dois anos ou um “DEC Technique” de três anos.

        – O DEC général funciona como uma formação preparatória para a Universidade e o estudante pode escolher qualquer opção disponível na universidade, porém, mais uma vez, este diploma não leva ao mercado de trabalho direto.

        – o DEC Tehcnique, e o estudante é levado direto ao mercado de trabalho. Porém, é bom destacar que se depois o estudante desejar ir para a universidade, pode ser que as opções sejam bem restritas (por conta da especificidade da formação) ou ainda na pior das situações, o estudante precise retornar ao CEGEP e fazer as disciplinas que não fez

      Universitaire

        Corresponde a três níveis possíveis:

        1) 1e Cycle – Baccalauréat – podendo ter 3, 4 ou 5 anos de estudos.

        Corresponde à nossa graduação. Sendo que não se esqueça que até aqui, por exemplo um estudante ja fez 13 ou 14 anos de estudos, enquanto nos no Brasil fazemos apenas 11 anos para chegarmos na universidade!

        Isso explica um pouco o nosso problemas de Comparação e a Equivalência de Estudos!!!

        Com este diploma, claro, se chega ao Mercado de Trabalho!

        Algumas profissões exigem mais anos de estudo, como Bibliotecária, que aqui precisa fazer o 2e Cycle, que explicarei abaixo! E não é a única a pedir isso… por isso é preciso ir no IMT en ligne para saber !!!

      2) 2e Cycle – Maîtrise – podendo ter 1, 1 ½ ou 2 anos de estudos.

        Corresponde ao nosso mestrado. Pode ser dividido em:
        – “Recherche”, tendo que fazer “Memoire”, neste caso uma dissertação e que te leva ao Ciclo seguinte (3e cycle).

        – “Professionnelle”, não existe dissertação escrita, não leva ao ciclo seguinte, MAS, neste caso te LEVA AO MERCADO DE TRABALHO! como citado antes, na profissão de Bibliotecaria, por exemplo!

        Estas opções dependem do curso. Informe-se diretamente na universidade e no curso desejado!

        Isso explica também um pouco o nosso problemas de Comparação e a Equivalência de Estudos!!!

      3) 3e Cycle – Doctorat – podendo ter 4 anos de estudos.

        Corresponde ao nosso Doutorado

      .

      Observações Gerais

        Existem os cursos paralelos em quase cada um destes níveis apresentados a partir do SECONDAIRE, vejamos:

        Secondaire – opções ASP ou AFP

        CEGEP – AEC

        UNIVERSIDADE – Microprogramme podendo ser:

        – Mineur (1 ano)
        – Majeur  (2 anos)

        Estas opções foram informadas muito rapidamente e não pude pegar muita coisa sobre!

        Mas o AEC é o tal curso dado pago pelo MICC de graça (eles é quem vão pagar e com direito ainda a uma ajuda, BOLSA a mais!)

      Atenciosamente

    • #19457
      lfantoniosi
      Participante

      Otima contribuição Carlos, eu sei que vcs estão sem tempo, mas acho que este topico merecia entrar nos artigos para ajudar a guiar os futuros imigrantes.

    • #19465
      Carlos_Santos
      Participante

      ola lfantoniosi,

      infelizmente eu nao posso colocar nada na seção ARTIGOS, so o Bruno e a Adriana podem…..  

      Moderador tem poderes limitados !   :oops:   em certos momentos isso é muito bom pois evitamos fazer besteiras :D

      De qualquer forma  valeu pela indicação!   :wink:

    • #19499
      Katy
      Participante

      Oi Carlos

      As informações prestadas foram de grande valia, algumas dúvidas que tinha a respeito dos anos escolares foram sanadas. Há algum tempo venho tentando desvendar o significado das siglas(referente ao grau de instrução) que aparecem quando estou fazendo buscas em sites de emprego e, também, estava procurando entender as questões dos ciclos(para mim estes funcionavam como os nossos semestres na universidade rsrsrsr…).
      Ah! Gostaria de te pedir um favor. Sei que você está ocupado, mas quando as coisas ficarem mais calmas, será que você poderia tentar obter algumas informações sobre o Collège Mérici. Já entrei no site dele, dei uma analisada, mas gostaria de opiniões de pessoas locais a cerca da qualidade do ensino, custo… Desculpa o abuso rsrsrs

      Abs

    • #19503
      Tchika
      Participante

      Excelentes informações, Carlos! Eu tb tinha muitas dúvidas sobre o sistema de ensino. Tem muitas diferenças com relação ao nosso. Mas você postou de uma maneira bem clara. Vai nos ajudar bastante.

      Abraços

      Lícia

    • #19514
      jrsp
      Participante

      obrigada Carlos!

      suas postagens eram muito esclarecedoras estando aqui, e agora em Quebec, são imperdíveis para nós que estamos na espera.
      Se vir algum dentista brasileiro por aí… pegue o telefone pra nós!

      Camila

    • #19521
      Godo
      Participante

      Carlos, fantásticas essas informações, porém continuo com dúvidas.
      Pelo que já pesquisei na comunidade, os nossos diplomas de curso superior não tem grande valor quando chegamos ao Canadá e é necessário validá-los, processo caro e demorado pelo que pesquisei, e também li que a maioria do pessoal que chega aí prefere voltar aos estudos do que validar os diplomas.
      Aí vão as perguntas:

      Como conseguiremos trabalho em nossas áreas se o nosso diploma não vale quase nada?
      E, com o nosso diploma em que nível podemos retomar os estudos, Cegep, Universitaire,..??

      Grato,
      Godo.

    • #19526
      GIBA
      Participante

      Carlos,

      Mais uma vez, obrigado pelas informações. Com todos estes dados, me sinto cada vez mais seguro sobre a minha decisão de imigrar para o Quebec.

      Merci e bonne chance!!!!

      Bruno.

    • #19532
      Carlos_Santos
      Participante

      godo,

      veja o que eu postei sobre Comparação de Estudos e Equivalencia de estudos vc vai entender um pouco mais esta questão de Diploma, e o que ele vale e aonde!

      Sobre a correspodencia dos nossos diplomas existe um quadro que explica isso, basta procurar aqui no forum!

      boa sorte

    • #37837
      VictorDSoBom
      Participante

      Gostaria de tirar um dúvida, ano que vem terei terminado o Ensino Médio e irei para Québec, oq vocês acham melhor fazer, ir direto pra Universidade ou fazer o CEGEP ?
      +1 dúvida, para fazer o CEGEP precisa ter algum certificado de fluência francesa ??

    • #37844
      maurorepacci
      Participante

      Depende do que vc quer cursar e em qual faculdade. Alguns cursos exigem Cegep outros não. Melhor coisa é olhar no site da faculdade aonde vc pretende estudar.

      Por exemplo:
      http://www.mcgill.ca/applying/undergrad2010-11/overseas/#xpgfId-325312

      Boa sorte
      Mauro

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.