Semi-Extensivo AF (+ horas para TCF)

Home Fórum Informações Gerais Língua Francesa Semi-Extensivo AF (+ horas para TCF)

Visualizando 12 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #8280
      Jonata182
      Participante

      Olá!

      Não queria abrir um tópico para isso mas não achei nada que tratasse de algo tão específico assim.

      Pois bem, eu e minha namorada queremos entrar num semi-intensivo na Aliança Francesa de Curitiba que tem início dia 15 de setembro e vai até 15 de dezembro (índice DELF = A1.1 e A1.2) sendo 3:50 horas por semana. Além desse curso, planejamos continuar no ano que vem e passar para o A1.3 e A2.1 e assim em diante. Cada etapa (quadrimestre) será cerca de R$1200,00 fora material (R$100,00)

      Minha maior dúvida é: Compensa? A AF é tão boa assim como dizem? Em qual nível vocês acham que preciso estar passar pelo menos como Beginner (nível que preciso) no TCF-Q e na entrevista?

      Reconheço que é uma pergunta difícil de responder por ser cada caso um caso mas de acordo com esses índices é possível estabelecer um limite de cada proficiência?

      O “organograma” deles é o seguinte: http://afcuritiba.com.br/cms/downloads/Adultos_Organograma.pdf

      Obrigado desde já!

    • #55999
      gabi-infirmiere
      Participante

      ééé, ja respondi no outro topico onde vc colocou a mesma pergunta , mas talvez vc queira uma resposta mais concreta, nao é ? :bangwall:

      bem, la vou eu de novo (pois sou teimosa em meus argumentos) = DEPENDE

      Se vc tiver facildade com aprendizado de linguas, se vc se dedicar e estudar mais do que as 3,5h semanais, se vc gostar do francês (pois estudar uma lingua que nao gostamos é terrivel), se vc conhece bem as regras gramaticas de base em lingua portuguesa (sim, pois nao esqueça da base latina do francês, conhecer bem o português ajuda a esclarecer alguns pontos) e etc.

      este tipo de pergunta é tao pessoal que so vc pode responder.

      Ha pessoas que fazem cursos via internet e se mostram mais capazes do que outros que fizeram 10 anos de escolas top de linha. Alguns conseguirao fazer os exames iniciais com 2 meses de estudo, outros com 2 anos ….

      É obrigatorio fazer AF ? NAO
      É obrigatorio se dedicar com afinco, qualquer que seja a escola ? SIM

      bonne chance :mrgreen:

    • #56005
      felipekod
      Participante

      Concordo com a Gabi…

      Eu estudei +- 7 meses em casa, sem professor, durante 1 ou 2 hrs por dia e consegui b1 e b2 no TCF.

      Achei que foi tranquilo pelo pouco tempo que estudei.

      Usei o site livemocha e o livro tout va bien.


      Esqueci de falar… acredito que eu tenho um pouco de facilidade com línguas, e como ela disse, tbm concordo que se vc souber um pouco da gramatica no português te ajudará no francês.

    • #56010
      Carlos_Santos
      Participante

      concordo com a Gabi,

      fiz um curso de dois anos da AF em 156 horas em dois meses e meio, incluindo 12 horas de estudo (5h de aula e 7h de estudo em casa) nas férias.

      Isso me permitiu passar numa prova da AF para bolsistas do CNPq.

      Questao de foco e objetivos. Eu queria a bolsa do CNPq e so me faltava o resultado desta prova.

      Se para vocês a motivacao de ter um bom francês e conseguir passar bem nas provas/entrevista/VIDA AQUI NO QUÉBEC/ EMPREGO BOM/…..

      entao qualquer bom professor em quelquer curso é bom!

      Veja, no geral a AF tem bons professores, mas isso é uma regra geral, ok!

    • #56018
      Jonata182
      Participante

      Obrigado a todos por responderem! Também achei que seria algo assim. Na verdade eu já sei uma segunda língua (inglês), porém não fiz aulas e sim o intercâmbio então acho que ficou um pouco confuso para mim a questão de escolas, nível de aprendizado que consigo nelas, etc.

      Pretendo estudar sozinho em casa também! Peguei algumas áudio-aulas para ver como é e vou usar o livemocha.com, Rosetta Stone e outros que conseguir.

      Meu foco no momento é passar como no mínimo “Beginner” (A2?) no TCF-Q e me preparar para a entrevista, depois disso vou continuar estudando da mesma maneira (ou mais) para eventualmente, se eu passar, migrar para o Canadá/Québec com um bom francês.

      Obrigado pelas dicas! :wink:

    • #56038
      SANDROMS
      Participante

      Conforme o GPI (http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=7&file=GPI-3-1.pdf) página 38:

      Debutant 3 e 4 seria A2 no TCF. Creio que o mínimo para não quebrar a cara no Quebec seria chegar com B2, (C1 seria o ideal). Mas com a demora da fase federal dá pra evoluir muito ainda…

      O que eu recomendo é fazer todo o curso básico com professor particular. Essa foi a minha experiência, juntamos 6 pessoas no processo de imigração, contratamos uma professora particular e fizemos 9 horas por semana durante três meses. Isso foi suficiente para terminarmos (quase) todo o básico com excelente qualidade.

      Me parece que nas escolas tradicionais, principalmente para os niveis iniciantes, o ritmo é lento porque acaba havendo um nivelamento por baixo, e se você tem facilidade com línguas e/ou é dedicado fora da sala de aula pode conseguir um ritmo mais rápido.

    • #56048
      JF
      Participante

      Minha experiência na AF de Sao Paulo :

      1. Professor otimo, super inteligente, com um experiência de vida muito legal morando na frança e super interessado pelo Québec e meu processo de imigraçao.

      2. Alunos nivel “mongo”, sem o menor interesse, desmotivados, imaturos, faltavam na segunda porque tinha feriado na quarta, faltavam no dia do futebol porque era “um jogao”, reclamavam quando tinha liçao de casa, reclamavam quando tinha exercicio em classe, respondiam as perguntas do professor apenas com “oui” e “non” sem um minimo de esforço para praticar a conversaçao, colaram descaradamente nas provas, usando aplicativos do iPhone e o proprio livro aberto no colo quando o professor saia da sala. Resumindo: um bando de gente que pagou R$2000 por um semestre e saiu de la com um certificado nas maos e muito pouco aproveitamento real.

      É claro que depende muito do aluno e, se você se esforçar, pode tirar melhor proveito das aulas e do professor do que o restante do grupo. Foi o que tentei fazer, mas desmotiva bastante quando nao rola uma interaçao do resto da turma e você fica sendo o unico sabe-tudo que responde às perguntas e tenta desenvolver uma conversa na classe.

      Eu posso ter tido uma exeriência ruim ou ter pego uma classe abaixo da média, mas sinceramente nao acho que justifica a AF cobrar o dobro do preço de uma escola menor se a exigência com os alunos é tao pequena. Digo isso porque 90% da classe vinham da propria AF e tinham acabado de passar pelo nivel anterior (eu estava no B1.1), mas tinham grande problemas em entender algumas coisas bem simples, nivel basico mesmo.

      No final acabou valendo a pena para mim, pois o governo me reembolsou o valor do curso quando chegamos aqui. Mas para isso você precisa ter o CSQ antes de começar o curso.

      Me desculpe a visao amarga sobre a AF, mas eu realmente nao tive uma boa experiência. Talvez outras pessoas tenham uma opiniao contraria à minha, e elas estarao certas também. ;-)

    • #56091
      Helen Hartung
      Participante

      Não fiz curso na AF, mas te digo que minha experiência e do meu marido foi muito parecida. Professora ótima, tb tinha vivido na frança durante 15 anos, no entanto, a nossa turma não queria nada com nada, nos sentíamos os únicos interessados e respondendo todas as perguntas e tentando tirar leite de pedra da turma. Acho que a nossa motivação (de quem vai imigrar e PRECISA falar, entender e escrever o francês) faz toda a diferença. Fizemos 2 meses de aulas particulares com essa mesma professora e com certeza o aproveitamento foi 10x melhor que com o restante da turma.

    • #56096
      Jonata182
      Participante

      Mais uma vez, obrigado a todos pelas respostas! Pensei muito, coloquei tudo na balança e escolhi a Centre Québec aqui de Curitiba. Escolhi ela pois creio que a maioria do pessoal que estuda lá já está nessa vontade de aprender por que é necessário para a migração, então é uma motivação a mais. As aulas iniciam no sábado mas já comecei a usar o livemocha.com, ouvir algumas áudio-aulas de francês e até um aplicativo de iPhone chamado “busuu” (que parece ser muito bom por sinal).

      Enfim, creio que aquilo que disseram está certo. Depende de cada um aprender e se esforçar.

    • #56098
      Guilhermo
      Participante

      @Jonata182 wrote:

      Mais uma vez, obrigado a todos pelas respostas! Pensei muito, coloquei tudo na balança e escolhi a Centre Québec aqui de Curitiba. Escolhi ela pois creio que a maioria do pessoal que estuda lá já está nessa vontade de aprender por que é necessário para a migração, então é uma motivação a mais. As aulas iniciam no sábado mas já comecei a usar o livemocha.com, ouvir algumas áudio-aulas de francês e até um aplicativo de iPhone chamado “busuu” (que parece ser muito bom por sinal).

      Enfim, creio que aquilo que disseram está certo. Depende de cada um aprender e se esforçar.

      Fez uma excelente escolha. Fiz 6 meses na Babel e agora mudei para o Centre Québec. Muito melhor, na minha opinião. O clima lá é outro. 100% do pessoal que estuda lá está migrando, já na Babel era praticamente só eu. A metodologia também me agradou bem mais.

      Abraço!

    • #56099
      SANDROMS
      Participante

      Tive boas experiências no Centre Quebec e na Babel, mas em ambos os casos a turma era TODA composta por candidatos à imigração.

      Mas o básico eu fiz particular (montamos uma turma de 6 amigos todos nuls em francês) a professor se chamava Maria Helena, muito atenciosa e com um bom preço, acho que não tenho mais o contato dela. A vantagem da aula particular é você poder direcionar a aula para a sua necessidade.

      A vantagem de escolas como a Babel e o Centre Quebec é que o foco geralmente é voltado para imigração o que ajuda a focar no vocubulário certo e na capacidade de se virar na língua…. mas no meu tempo era só a entrevista, agora tem o TCF, isso muito as coisas.

    • #56100
      Carlos_Santos
      Participante

      quando fiz o meu curso intensivo, fiz sozinho, usanso o material do curso de dois anos.

      Nada melhor do que seguir o seu proprio ritmo ;-)

    • #56106
      Nomelck
      Participante

      Fiz 6 meses aqui na AF de Recife, a professora muito boa, o material também, já os alunos nem tanto!
      Atualmente estou estudando em casa, pela internet, pois quero economizar :lol: , estudo 2 horas por dia no mínimo. Tem que ter disciplina, mas dá um bom resultado.

Visualizando 12 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.