Saúde Pública

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Saúde Pública

Visualizando 28 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4149
      Nara
      Participante

      Oi Pessoal!!

      Eu me chamo Nara, sou de Recife e trabalho na área de TI. Não sou muito de escrever aqui na comunidade mas estou aqui todos os dias… Acho que todo mundo já leu que a saúde pública no Canadá anda mau das pernas. Pelo o que eu li eu defini como “suportavel” para mim. Porém ontem eu vi um filme chamado “Invasões Barbaras” (por sinal recomendação da minha professora de frances para todo mundo que pretende ir p Quebec ver Invasões Barbaras e A Queda do Império Americano). O filme é canadense e muito bom… retrata a realidade que a gente não conhece da cidade de Montreal. Mostra a situação de um hospital de lá. Eu fiquei impressionada!! Gente pelos corredores… gente indo pros EUA pra fazer exame pq lá não tinha… Mostra tb policial indiferente ao trafico de drogas… Enfim… um monte de coisa que eu não gosto no Brasil. Eu queria saber se este filme retrata uma visão exagerada da atual situação de Quebec ou se é assim mesmo…

      Obrigada!!

      Nara

    • #8944
      Kale
      Participante

      Nara,

      O filme por si só tem a liberdade de exagerar ou amenizar dentro da visão do diretor. É sabido que a saúde no Canadá passa por um momento não muito favorável, mas creio que não é tão ruim quanto o filme relata pois tenho lido muitos blogs e foruns, onde esse assunto é abordado. Não podemos dizer que é uma maravilha, mas também não é nada tão ruim assim. Há muitas variáveis que tem que se levar em conta, entre elas tamanho da cidade, número de habitantes e etc… Aqui mesmo na comunidade você encontrará informações a respeito. Este item é mais um daqueles que você tem que pesar na sua decisão, dentro da escala de valor que vc irá colocar para este assunto.

      abraços

      Leslie

    • #8945
      Nara
      Participante

      Oi Leslie!!
      Obrigada pela resposta!! Eu tb já li em vários blogs e aqui tb sobre a saúde publica.
      Lendo a impressão que tive foi que era limpeza, que dá pra ir mesmo assim.
      Só fiquei com medo quando vi o filme… Espero que seja exagero do diretor mesmo…
      Leslie, vc já está em Quebec? Se não… alguem que esteja pode dar o seu parecer aqui?

      Abraço,
      Nara

      PS: Dri, seria legal ter tópico no Fórum sobre Cultura onde pudéssemos dar dicas de filmes, receitas típicas, músicas e coisas do gênero. O que acha?

    • #8946

      PS: Dri, seria legal ter tópico no Fórum sobre Cultura onde pudéssemos dar dicas de filmes, receitas típicas, músicas e coisas do gênero. O que acha?

      Sugestão Anotada Nara, assim que corrigirmos alguns “bugs” que estamos encontrando criaremos o Tópico, e aguarde, teremos novidades em breve!

      Sucesso! :D

      http://www.brasilquebec.com
      CBQ - Comunidade Brasil-Québec - Sua fonte de informação em imigração para Québec
      Se você gosta de nossa comunidade por favor considere fazer umadoação e/ou clicar nos anúncios do site para mantermos nossa comunidade sempre atualizada. Merci

    • #8948
      amartinsbrz
      Participante

      Olá Todos,

          Nossa essa notícia me deixou preocupado, pois pelo que eu tinha entendido da palestra do Roch, a saúde era 100% pública e gratuita e de excelente qualidade. Agora surgem essas informações de saúde privada e que a saúde pública não é bem essas maravilhas ?!? Alguém tem alguma informação mais aprofundada sobre isso ? A saúde vai mal em todo Canadá ou em Quebec a situação é melhor ?? De qq maneira consegui encontrar os dois filmes mencionados hoje na BlockBuster aqui da Asa Norte e vou assisti-los e também dar uma pesquisa em Sites de jornais pela Internet para ter uma melhor noção da situação.

         Acredito que esse tópico seja de fundamental importância a todos uma vez que um dos fatores predominantes da Qualidade de vida do Canadá são justamente:  Saúde e Educação. :?

      Um abraço,

      Alexandre

    • #8950
      AleBHZ
      Participante

      Salut mes amis,

      essas duas questões (saúde e educação) realmente são muito sérias e representam motivos de preocupação para muitos emigrantes, já que tem muitas famílias e casais participando do processo. Crianças frequentemente têm algum probleminha de saúde. Imaginem se tiverem que passar por situações semelhantes às mostradas no filme? Até para nós, adultos, fica uma sensação esquisita, um medo de precisar ir para o hospital um dia, naquelas condições…

      Toda e qualquer informação a esse respeito será muito útil.
      Um abraço.

      Alessandro

    • #8952
      Carlos_Santos
      Participante

      Boa tarde a Todos,

      só para reforçar o que já foi dito aqui vejam o tópico Qualidade do sistema de saúde, que o Leslie abriu anteriormente e que outros colegas que moram nas “terras geladas” postaram.

      Abraços,

      Carlos Luiz

    • #8954
      amartinsbrz
      Participante

      Olá todos,

         Acabei de assitir ao filme “As Invasões Bárbaras” e estou boquiaberto :P Também acabei de ler o tópico Qualidade do sistema de saúde que o Carlos mencionou e realmente estou preocupado. Explico o porque. O sistema de saúde é relatado no filme como “O Sistema de Saúde mais PRECÁRIO do mundo civilizado”. Isso sem falar na famigerada corrupção que esta sempre por trás de todo sistema ineficiente, como relata o filme.

         É claro que com todos os problemas o sistema de saúde Canadense ainda é muito melhor que o SUS Brasileiro. Até ai não vejo problemas mas segundo os relatos é MUITO ruim se comparado ao nosso sistema de Planos de Saúde aqui do Brasil, que cá pra nós já é “uma maravilha”. Bem acredito que como eu, as pessoas que estão indo para o Canadá estão pelo menos acostumadas a ter um certo nível de tratamento de saúde, o que eu quero dizer é que quem daqui estaria disposto a abrir mão do seu plano de saúde hoje e enfrentar o SUS?

         Bom esse é apenas um desabafo, ou melhor, a exposição de um medo, pois tenho mulher e filhos e fiquei muito preocupado com toda essa revelação. Estou surprerso pois até onde sabia o sistema de saúde do canadá era referência, inclusive foi isso que ouvimos do Palestrante do Governo do Quebec.

      Um abraço a todos,

      Alexandre

    • #8957
      henriqueclt
      Participante

      Alexandre, uma dica: procure filtrar o que lê/ouve sobre o Quebec. Também estive na palestra do Roch Paquette no dia 27 de maio e fui preparado para ouvir uma excelente propaganda, portanto estava um pouco cético. Eu já havia assistido o filme do Dennis Arcand e tratei de me informar com um amigo que é médico e já morou em Montreal (hoje vive em Nova Iorque). Ele disse que a situação da saúde pública é ruim, mas não chega a tanto e que o quadro, em se tratando de Quebec, é mais grave em Montreal, até pelo porte da cidade. Nas menores, é possível ter atendimento de qualidade.

      Ainda sobre a palestra, só pra citar mais um exemplo da propaganda, embora não esteja relacionado ao setor de saúde, houve imprecisão do Roch quando disse que era fácil para os engenheiros conseguirem uma colocação por lá. O conselho desta categoria é rígido e exige a validação do diploma (a mesma coisa vale para os médicos). Portanto, é bom ficar atento ao que nos dizem sobre o Quebec. Claro que a qualidade de vida é superior, mas a realidade não é tão simples como o Roch pintou. Isso que escrevo não é pra desanimar, mas pra que todos fiquem alertas. Espero que todos aqui tenham uma ótima vida por lá.

      Também sou de BSB.

      Abraço a todos e boa sorte!

    • #17133
      rafaelsanto
      Participante

      Navegando na net acabei achando essa matéria do NY Times sobre o sistema de saúde no canadá e mais especificamente no québec >> http://www.nytimes.com/2006/02/20/international/americas/20canada.html?ex=1180843200&en=ca9943e3540427fb&ei=5070

      O que mais me assustou foi saber q mesmo vc podendo ($$$), não é possível (ou é possível com restrições) ter um plano de saúde particular nos moldes q temos no Brasil. Se bem que já vi alguns anúncios de emprego oferecendo um “health care plan” como benefício!

      É um pouco antigaa matéria (Fevereiro 2006) mas, quand même, achei interessante compartilhar aqui… a fonte pelo menos é boa né! :-)

      abs!

    • #17134
      mariangela
      Participante

      Oi gente

      O Rafael traz esse tema à tona e seria bom ampliarmos essa discussão. Adri e outros colegas que já estão aí poderiam nos dar mais esclarecimentos.
      Esse tema é muito importante mesmo. Afinal educação e saúde são os pilares de toda civilização.
      Mariangela

    • #17135
      lucienep
      Participante

      Olá, Pessoal

      Só para lembrar que este assunto será o tema da proxima palestra do Encontro -Rio -Junho de 2007
      e depois disponibilizaremos os textos lá na comunidade Quero ir para Quebec!

      Obrigada!

    • #17138
      bcastellani
      Participante

      uma dúvida que tenho…  e quando for um caso mais serio de saude? tipo.. uma perna quebrada, uma cirurgia.. como isso funciona… tem que esperar na fila (como disseram aqui por mais de 3 horas)? Ou existe algum atendimento preferencial para quem tem esses tipo de problema?
      e mais uma coisa… como funciona a compra de reméio no Quebec? necessário ter sempre receita?

      Att.
      Bruno

    • #17139
      Craisse
      Participante

      Olá,

      essa é uma questão importantíssima!! Quanto mais informações diretas da fonte tivermos, mais fácil será posicionar-nos a respeito do tema!
      Contamos com a ajuda de todos que já estão por lá pra enriquecer o tópico com suas experiências pessoais, e assim deixar-nos um pouco mais tranquilo, pelo menos assim eu espero!
      Grato desde já e um abraço pra todos!

      Paulinho!

    • #17141
      Carlos_Santos
      Participante

      Este tema é bem sensível, importante e amplamente discutido por la…

      ja fizemos uma discussão sobre isso em quase todas as comunidades, inclusive aqui….  vejam:

      atenciosamente

    • #17142
      akang
      Participante

      Olá a todos,
      Como foi dito é bom filtrar tudo o que lemos e como Carlos disse esse tema já foi muito discutido, só queria deixar aqui duas impressões!
      Primeiro que o “Invasões Bárbaras” foi um filme financiado pela indústria americana de planos de saúde que está louquinha para que o Canadá acabe com sua política de exclusividade  da saúde pública . Segundo, eu como médica e Geriatra posso afirmar sem exageros que temos uma falsa impressão de estarmos protegidos e bem atendidos por termos planos de saúde. A primeira coisa que se aprende em geriatria é o quanto somos “maléficos”, o que chamamos de iatrogenia., uma vez que na velhice os efeitos colaterais dos medicamentos são muito mais pronunciados. Sem querer causar polêmica ou uma discussão sobre o sistema de saúde brasileiro, com todos os relatos que tenho visto e  tendo estado dentro do sistema tanto privado como público do Brasil tenho a certeza que este não é um fator para grandes sobressaltos.
      Abraços, Adriana.

    • #17144
      Anonymous
      Participante

      Pessoal,

      Sobre saúde Publica, porque não perguntarmos a um médico Brasileiro que está no canada.

      Segue abaixo uma pagina contendo a declaração dele.

      http://pw2.netcom.com/~mvp1/canada.htm

      Também, enviei um email para ele e espero assim que tiver uma posição repasso p/ vocês.

      Afinal de contas, na internet, existe muita coisa boa, porém….está cheio de informações falsas…vamos ver o que ele responde e eu repasso.

      Abraço a todos da Comunidade

    • #17145
      fflush
      Participante

      Sinceramente nao entendo esta preocupacao. Exagerada na minha opiniao. Estamos vindo no Brasil onde podemos esperar horas para sermos atendidos. Aqui voce e atendido quase imediatamente se comparado com o  Brasil. Esta pelo menos a minha impressao em New Brunswick onde moro a 2 anos e nunca tive problema.
      O Quebec sendo uma provincia muito mais rica deve ser ainda melhor.

      my 2 cents.

    • #17148
      mariangela
      Participante

      Caros colegas

      Mesmo sabendo que esse tema já foi discutido anteriormente a comunidade sempres se renova e este é um tema que deve sempre ser discutido, sobretudo para esclarecer, tirar dúvidas, trazer reflexões…
      Gostei muito do que li no link acima, que Carlos Lopes disponibilizou, serve para acalmar, serve para refletirmos sobre o que se passa aqui no Brasil, nos EUA e no Canadá.
      É um dpoimento de um médico e tem uma análise política legal. Então, mais uma prova de que sempre é bom discutir, sobretudo sobre um tema importante.
      Mariangela

    • #17151
      Carlos_Santos
      Participante

      Mariangela,

      também acho importante continuar a debater sobre um tema tão importante para todos…..

      Penso que ANTES de começarmos um novo debate sobre o mesmo tema, que se leia o que ja foi discutido.

      E, se ainda sim restar algo a acrescentar, uma dúvida, uma nova informação, uma reportagem interessante, etc… que se acrescente, claro! é para isso que existe o fórum, mas no mesmo tópico, visto que o assunto é o mesmo, não concorda?   :wink:

      Atenciosamente

    • #17153
      Carlos_Santos
      Participante

      Fflush,

      obrigado pela informação mas ha controvérsias….. de fato muitos colegas que podem pagar um excelente plano privado no Brasil acham o sistema Quebecois “ineficiente” pela espera por determinados tipos de atendimentos….

      Não é minha opinião, mas ja li isso mais de uma vez!  Veja o depoimento do Carlos Rodrigues em Ottawa.

      Porém, concordo contigo que para a maioria de nos que não os possui, o sistema é excelente! pelo menos pelo que eu li   :wink:

      Atenciosamente

    • #17157
      mariangela
      Participante

      Caro Carlos

      Desculpe-me, sou recente na comunidade e realmente não participei das outras discussões, nem mesmo encontrei esse tópico na lista de tópicos mais recentes.
      Sei que pra voces que ja participam a mais tempo deve ser terrível ler de novo, assitirem alguns temas subirem a tona de novo, enfim, percebo que os moderadores nos remetem as discussoes anteriores o que é legal.
      Mariangela

    • #17162
      Craisse
      Participante

      Carlos,

      muito bom o link com o depoimento do médico!
      E desse tipo de informaçãoque precisamos e que nos dá força!

      Hoje conversei com um médico que morou aproximadamente 10 anos no Canadá, parte em Toronto e parte em Montreal, fazendo mestrado e doutorado respectivamente. E ele me garantiu com essas palavras: “Se o seu medo é o Sistema da Saúde do Canadá, não com o que se preocupar. Pode ir sem medo algum e não te arrependerás.”

      Abraço pra todos.

    • #23615
      yuri
      Participante

      Estou quase que diariamente lendo vários jornais de QC há umas 3 semanas. Estava impressionado com a falta de notícias verdadeiramente ruins! Até que hoje li uma. Adivinhem sobre o que? Saúde! rs. Acho que a melhor coisa que podemos fazer é manter nosso convênio médico aqui no Brasil! E quem tiver amigos médicos aí me façam o favor de me apresentar quando chegar,tá? rs. Segue a notícia:

      Le jeudi 06 déc 2007
      Des médecins court-circuitent les listes d’attente
      Hugo Fontaine
      La Presse
      Symptôme des maux du système de santé, le président de l’Association
      médicale canadienne (AMC), Brian Day, rappelle l’existence d’un «système
      public parallèle», où les bons contacts mènent rapidement au cabinet du
      médecin. M. Day a admis avoir bénéficié par deux fois de ses contacts dans le
      monde médical pour éviter – ou éviter à sa fille – les listes d’attente.

      Après avoir découvert une tumeur à un os chez la fille de M. Day, alors âgée de 5 ans,
      un hôpital de Vancouver a renvoyé l’enfant et sa mère à la maison. Il leur fallait
      attendre une semaine pour passer un examen radiologique afin de savoir si la tumeur
      était cancéreuse ou non.

      «Pour moi, c’est complètement inacceptable de renvoyer une mère à la maison pour
      six jours sans savoir si sa fille a une tumeur bénigne ou maligne, a affirmé M. Day au
      Ottawa Citizen. J’ai fait un appel. Ils ont fait l’examen le jour même.»

      Dans l’autre cas, M. Day était sur une longue liste d’attente pour une opération au
      genou. Il a téléphoné à un ami, qui l’a opéré dans la semaine.

      Une pratique qui a cours au Québec

      Selon M. Day, élu à la tête de l’AMC en août dernier, ce n’est pas réaliste de croire que
      les gens n’utiliseront pas leur réseau de contacts pour obtenir des soins plus
      rapidement. «C’est sûr que ça se fait, ce serait naïf de prétendre le contraire, dit le
      président de l’Association médicale québécoise, Jean-Bernard Trudeau. Mais il ne faut
      surtout pas passer le message que c’est comme ça qu’on va avoir des services.»

      «Ça existe, c’est une évidence, dit le président du Conseil de la protection des
      malades, Paul Brunet. Si vous avez un ami d’enfance qui est cardiologue, vous
      n’attendrez pas trois mois sur la liste.» Même si c’est frustrant pour les autres patients,
      le phénomène est difficile à enrayer, dit-il. «On ne peut pas empêcher des coeurs de
      s’aimer et de s’entraider.»

      Au moins, l’impact du court-circuitage sur les listes d’attentes serait plutôt marginal,
      selon Amir Khadir, médecin et porte-parole de Québec solidaire.

      «Tant qu’on ne réglera pas la pénurie de personnel, cette situation va être présente»,
      souligne M. Brunet. Si les listes d’attente étaient plus courtes, voire inexistantes, le
      court-circuitage disparaîtrait de lui-même.

      Selon Amir Khadir, il faut commencer par reconnaître les compétences des médecins
      qui arrivent de l’étranger pour réduire les listes d’attente.

      Entre-temps, il y a peu à faire contre les médecins qui court-circuitent les listes. «Les
      mesures de contrôle sont très difficiles à mettre en place», explique l’attachée de
      presse du ministre de la Santé et des Services sociaux, Philippe Couillard. «Mais on
      peut demander aux médecins de donner l’exemple.»

      À la demande de La Presse, le Collège des médecins a fait savoir qu’un «médecin ne
      peut pas tirer avantage de ses contacts professionnels au détriment des autres
      patients. Il pourrait se trouver en position de conflit d’intérêts et aller à l’encontre du
      code de déontologie.»

    • #25859
      marciobarros
      Participante

      Para conhecimento do sistema de saúde canadense.
      O texto está em português, boa leitura!

      http://www.hc-sc.gc.ca/hcs-sss/alt_formats/hpb-dgps/pdf/pubs/2005-hcs-sss/2005-hcs-sss_po.pdf

    • #25869
      maurorepacci
      Participante

      Valeu Márcio…excelente contribuição.
      Agora esta tendo uma grande discussão no Quebec sobre o sistema de saúde porque querem fazer algumas modificações como autorizar a entrata do sistema privado em algumas áreas. Aí vai o relatório em francês para quem quer praticar o francês e virar um expert em “santé”.

      http://www.cyberpresse.ca/assets/pdf/CP1408219.PDF

      Parece que a situação tá feia. Espero que isso nao nos afete.

      Abraços,
      Mauro

    • #25870
      GIBA
      Participante

      Valeu Márcio!

      Muito obrigado pelas informações.

      Um grande abraço,

      Bruno e Flávia

    • #25873
      Carlos_Santos
      Participante

      Caro Mauro,

      @maurorepacci”;p=”19470 wrote:

      …Parece que a situação tá feia. Espero que isso nao nos afete.

      so quando  você precisar  usar o sistema, esta situacao vai afetar!   :wink:

      alias a todos nos!

      boa sorte!

    • #28388
      gbpgbp
      Participante

      Salve amigos

      Eu precisei.. tive apendicite aqui em Montreal, ai vai meu relato:

      Na noite de quarta para quinta (Março 2008), nao consegui dormir, sentindo uma dor no estomago. Na quinta pela manha ainda sentia a tal dor, decidi ir para o hospital (Hotel-Dieu) ver o que estava acontecendo
       
      Cheguei ao hospital umas 11 horas da manha, fui a recepcao, mostrei minha carteira de saude aqui do quebec e a atendente me encaminhou para uma cadeira vermelha, que depois fui descobrir que era a de triagem, pois depois de uns 30 minutos fui atendido por uma enfermeira que me fez uma pré- consulta e me encaminhou para uma outra cadeira, de cor azul, para aguardar o atendimento medico. (Durante esta rapida consulta com a enfermeira ela observa seus sintomas, se for muito grave, acho que ela te manda rapido para o medico, se ela achar que seu problema nao é muito grave, mas precisar de atendimento medico, ela te manda para a ” cadeira azul”, ou se ela achar que voce nao tem nada, te manda embora para casa. Acho que ela achou que meu caso nao era muito serio e me mandou para a cadeira azul)

      Sentado na cadeira azul, fiiquei esperando umas 5 horas ate ser atendido pela medica, que me pediu para fazer la mesmo na hora alguns exames (sangue, urina e raio x). Apos os resultados desses exames, 8 horas depois que tinha chegado la, ela me pediu para fazer um outro exame, scanner, pois ela tinha suspeita de apendicite. Nao deu outra, fiz o exame e depois de 20 minutos ja sabia que estava com apendicite e tinha que ser operado. A partir dai as coisas comecaram a andar mais rapido e 11 horas da noite daquele mesmo dia ja estava sendo operado. Apos a cirurgia, que correu tudo bem, fui para um quarto duplo (tipo com uma cortina separando a minha cama da do companheiro do lado- um senhor de 82 anos gente finissima, que inclusive ja visitou e gostou muito do Brasil) e la fiquei ate sabado, quando vim para minha casa. Nao tive que pagar nada.

      Agora esta tudo beleza!!

      Pelo que eu percebi do sistema de saude, é gratuito, uiversal, mesmo direito para todo mundo e funciona muito bem, ou seja se voce precisar vai ser atendido. Nao existe plano de saude, nem hospital privado. O que todo mundo tem que ter é um plano de seguro para os remedios e dentista (cobrindo 80% ou 100% ou quanto for),.

      Muita gente daqui reclama é da falta de médicos e a consequente demora no atendimento e marcaçao de consulta ….

      Abraço,
      Guilherme

Visualizando 28 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.