Reportagem sobre o Canada e processo de imigração/adaptação

Home Fórum Vivendo no Canadá Profissões e Mercado de Trabalho Reportagem sobre o Canada e processo de imigração/adaptação

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #8334
      felipeestudante
      Participante

      Esqueça os brasileiros barrados na Inglaterra e na Espanha, esqueça o preconceito sofrido em Portugal, a dificuldade de integração no Japão e a perseguição aos que vivem ilegalmente nos Estados Unidos. Quando chegam ao Canadá, os brasileiros que escolhem ir morar no país mais ao norte do continente americano são bem acolhidos, se integram com a população local e se sentem em casa, tudo como parte de uma política pública que tem o objetivo de atrair estrangeiros em vez de mandá-los embora.

      “O Canadá é um país aberto, e nossa integração é muito rápida”, disse ao G1 o consultor brasiliense Fabiano Henriques, que se mudou para lá em julho de 2007 e que já se diz adaptado à realidade do país da América do Norte. O motivo, explicam os imigrantes e o próprio governo do país, é a necessidade de atrair profissionais especializados, que estão em falta no país, por conta especialmente do envelhecimento da população.

      “Os canadenses nos recebem bem, pois têm necessidade de aceitar imigrantes, precisam de mão-de-obra. A população do país está envelhecendo e eles selecionam os candidatos que querem se mudar para cá, buscam jovens com experiência em áreas em que há carência de profissionais”, disse o analista de segurança de rede de computadores Patrick Duglay, que completou neste sábado dois anos morando no Canadá, na Cidade de Québec.
      Segundo ele, o país tem uma estrutura voltada para o imigrante. Logo ao chegar ao Canadá, ele recebe um número de assistência social e uma carteira de residente permanente com quase todos os direitos que o cidadão canadense tem, tirando os de votar e de se candidatar a cargos públicos. “Somos recebidos por um escritório de imigração que nos apresenta à cultura e à sociedade canadenses, ensina como fazer currículo, como se comportar em entrevistas, oferecem aulas de francês e até bolsas para que estudemos o idioma”, disse.

      “O Canadá sempre teve imigração aberta, ao contrário dos outros países”, explicou Hector Vilar, produtor da Rádio Canada International, que vive no país há oito anos e que fez uma cobertura de todo o processo de imigração de Duglay e sua mulher. “Existe uma semelhança grande entre o Canadá e o Brasil nesse sentido, de mistura, de convivência com imigrantes. É muito mais fácil ser imigrante na América do que na Europa. Na Europa o imigrante não se integra, ele sempre é imigrante. No Canadá é como no Brasil, o imigrante é incorporado, não é mal-visto.”

      Continue lendo. . . http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1234058-17083,00-BRASILEIROS+APROVEITAM+POLITICA+E+VIRAM+IMIGRANTES+DE+LUXO+NO+CANADA.html

    • #56924
      gabi-infirmiere
      Participante

      reportagem de 2009, superficial e se nao me engano ja discutida por aqui.

    • #56926
      felipeestudante
      Participante

      @gabi-infirmière wrote:

      reportagem de 2009, superficial e se nao me engano ja discutida por aqui.

      Oi Gabi,
      concordo que seja uma reportagem antiga, mas ja da p clarear um pouco no que diz respeito imigração, adaptibilidade e outras coisas más.. só lembrando que o Canada não é nenhum mar de rosas mas que é um lugar de oportunidades, respeito e principalmente qualidade de vida..

    • #56927
      gabi-infirmiere
      Participante

      quem ainda entra na aventura de imigraçao achando que encontrara o paraiso esta tao enganado que so merece pena. :mrgreen:

    • #56929
      felipeestudante
      Participante

      @gabi-infirmière wrote:

      quem ainda entra na aventura de imigraçao achando que encontrara o paraiso esta tao enganado que so merece pena. :mrgreen:

      Concordo novamente. ja passei 1 ano em um país que parece mais um paraiso mesmo, de belezas naturais e organização.. sempre é bom saber/conhecer onde estar indo, e o que vai encontrar por lá, depois so vivendo lá que vai tirar seus reais valores do lugar, sendo eles positivos ou negativos..

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.