Remboursement des frais de cours de français

Home Fórum Informações Gerais Língua Francesa Remboursement des frais de cours de français

Visualizando 11 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5437
      Carlos_Santos
      Participante

      Caros colegas,

      ja li em varias postagens aqui na CBQ sobre o assunto do reembolso pelo governo do Québec dos custos com o estudo de francês, mas nao vi nenhuma referencia ao site oficial.

      E a maioria nao destaca no sua mensagem que o assunto é sobre este assunto, ele esta sempre misturado à outros, logo fica mais complicado de achar.

      Assim resolvi colocar ele aqui e destacado assim fica mais facil de achar.

      Remboursement des frais de cours de français
      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/langue-francaise/pays-depart/remboursement-frais.html

      Depuis le 1er avril 2009, le ministère de l’Immigration et des Communautés culturelles rembourse jusqu’à 1 500 $ canadiens aux personnes immigrantes qui ont suivi des cours de français à l’étranger après le 22 octobre 2008, à la suite de l’obtention d’un Certificat de sélection du Québec (CSQ).

      Remboursement

      Le montant que vous pouvez réclamer (jusqu’à concurrence de 1 500 $ CAN) est celui que vous avez payé et qui est inscrit sur le reçu officiel émis par l’établissement d’enseignement où vous avez suivi votre cours. La conversion en devise canadienne du montant que vous avez déboursé pour votre cours sera effectuée à la date à laquelle le Ministère aura reçu votre formulaire de demande de remboursement.

      *Conditions d’admission au remboursement

      Pour être admissible au remboursement, vous devez :

      Détenir un certificat de sélection du Québec (CSQ) avant de débuter le cours de français;
      Avoir suivi votre cours chez un partenaire du Ministère;
      Avoir complété le cours après le 22 octobre 2008;
      Être âgé d’au moins 16 ans au début du cours.
      * Toutes ces conditions sont obligatoires.

      Para o restante das informacoes, consulte o site indicado!

      Atenciosamente

    • #24251
      rubemrj
      Participante

      Carlos,

      Merci!

      Como disse, é necessário ter um CSQ. Os cursos iniciados após a obtenção deste é que serão reembolsados, desde que feitos em instituições parceiras.

      Mais uma vez, merci.

      Abraços,

      Rubem

    • #52456
      Lidiamst
      Participante

      Eu nunca soube de alguém que tenha sido realmente reembolsado, vocês sabem?

    • #52465
      gabi-infirmiere
      Participante

      conheço 1 casal que recebeu o reembolso relativo ao modulo *intermediario* da AF.
      (eles fizeram a entrevista tendo o basico, continuaram estudando e chegaram ao QC com o nivel intermediario da AF concluido. Aqui, foram fazer francisaçao e receberam o reembolso. Mas desconheço os tramites)

    • #52468
      quasemudo
      Participante

      Olá a todos.
      Eu tive reembolso, bem como outros três amigos que conheço que fizeram o curso na Aliança e já vieram pro Canadá com os comprovantes devidamente preenchidos.
      O processo foi descrito pelo Jhon no blog http://bordo-congelado.blogspot.ca/2011/11/pedindo-reembolso-dos-estudos-de.html

      Abraços
      Marcos

    • #52505
      JF
      Participante

      Eu e meu marido recebemos o reembolso no mês passado. Trouxemos os documentos preenchidos conforme as instruçoes do site (no meu caso, a Aliança Francesa preencheu a parte da escola e eu preenchi a nossa parte depois da nossa entrada no canada).

      O reembolso veio mais rapido do que o prazo de 1 mês que eles nos deram! :-)

    • #62932
      Puluca Buzuca
      Participante

      Boa noite pessoal!

      Eu finalmente estou indo agora neste mês de agosto para o Canadá e vou dar entrada na papelada do reembolso do curso de francês feito aqui depois que adquiri o CSQ. Já li o site, já sei direitinho o que devo solicitar na aliança, o formulário a preencher. Já sei que atendo aos requisitos exigidos, porém, quando comecei a preencher o formulário, temos que escrever o número de identificação que está no CSQ que dizem que começa com a letra C, mas no meu começa com as letras AA. Pelo que entendi, mas não diz claramente em nenhum lugar, é que esse número iniciado com a letra C será fornecido na nossa chegada ao Canadá. Alguém sabe se é isso mesmo?

      Se alguém souber e puder me ajudar, eu agradeço.

      Puluca.

    • #62934
      bdraraujo
      Participante

      Puluca,

      Ainda estou longe de ir para o Québec, mas meu CSQ é como o seu. Encontrei no link para o blog bordo-congelado das mensagens anteriores a seguinte informação que copio para referência futura:

      Após o primeiro rendez-vous do Micc ganhamos um novo número de referência começando com C. Esse número deve ser escrito na parte superior do formulário de reembolso.

      Ou seja, só depois do seu landing e do rendez-vous com o MICC é que você vai poder finalizar o formulário.

      Boa sorte!
      Bruno

    • #62943
      Puluca Buzuca
      Participante

      Bruno,

      então, é o que eu pensava mesmo. Obrigada pela resposta e avisa quando chegar a sua vez de ir, aí a gente se encontra por lá. Hehehehe

      Puluca.

    • #62957
      Marcelo Moraes
      Participante

      Olá Puluca,

      Fiz o meu processo de reembolso há uns 3 meses, no Québec e tive a mesma dúvida que você, pois segundo informações deveria ter recebido esse tal número novo com “C” no primeiro encontro, o que não aconteceu. Nunca recebi e nem sei se um dia receberei, até porque essa foi a única situação onde esse tal número foi solicitado (até o presente momento).
      Liguei para o escritório de Montréal, para onde deveria enviar os documentos para tirar essa dúvida e a informação que obtive foi que eu deveria deixar esse campo em branco. Fiz conforme instruido e não tive nenhum problema, recebi o cheque umas 3/4 semanas depois.

      Mas caso queira estar mais certa do que esteja fazendo dê uma ligada para eles:

      Ministère de l’Immigration et des Communautés culturelles
      Direction du Registraire et de l’Évaluation
      800, boulevard De Maisonneuve Est, 3e étage, bureau 301
      Montréal (Québec) H2L 4L8

      Région de Montréal : 514 864-9191
      Ailleurs au Québec (sans frais) : 1 877 864-9191

      Grato,

      Marcelo Moraes

    • #64007
      hpanzoldo
      Participante

      Pessoal, esse reembolso é apenas valido para curso na Aliança Francesa? Obrigado a todos.

    • #64008
      RonaldoMaciel
      Participante

      Hpanzolo, no Brasil somente vc estudou nas Alianças Francesas ou no Senac de SP, que vc pode pedir o reembolso.

      Mais detalhes neste link: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/langue-francaise/pays-depart/liste-ententes.html

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

Visualizando 11 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.