Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 1ª Parte – CSQ › Entrevista › Relatos de entrevistas – Final de 2008
- Este tópico contém 0 resposta, 1 voz e foi atualizado pela última vez 15 anos, 10 meses atrás por wiliam.
-
AutorPosts
-
-
29 de outubro de 2008 às 14:05 #6295wiliamParticipante
Olá a todos da comunidade.
Como acredito que fui o primeiro a realizar a entrevista nesta rodada de fim de ano (terça-feira, dia 28 de outrubro), estou abrindo este tópico a fim de contribuir de alguma forma com aqueles que irão passar pela mesma etapa.
Começo adiantando a vocês que eu NÂO consegui o meu CSQ e segue abaixo o meu relato deste dia:Cheguei à região do prédio da Berrini muito cedo (às 10h) e minha entrevista estava marcada para as 13h30. Então fiquei andando pelo shopping D&D (que fica bem em frente) para o tempo passar. Ao meio dia almocei, e troquei de camiseta no shopping mesmo (apenas coloquei uma camisa pólo, foi meu único toque de “seriedade” rsrsr!!!) e fui ao prédio. Cheguei lá às 12h30, ou seja, uma hora antes.
A recepcionista do prédio (muito simpática, aliás) me anunciou e lhe disseram que eu só poderia subir às 13h15. Fiquei lá embaixo esperando no balcão, já que não há sofás. Ela me apontou posteriormente o entrevistador que estava saindo. Às 13h30 me chamaram e eu subi e a atendente do Bureau me disse para esperar porque o entrevistador estava almoçando. Uns quinze minutos depois ele chegou acompanhado de uma mulher. Ela me disse bonjour, ele não, e se encaminharam para a sua sala. Depois ela saiu e ele abriu a porta e me chamou para entrar.A entrevista: finalmente
O entrevistador (cujo nome desconheço) é um africano com sotaques em francês e em inglês bastante difíceis de serem entendidos. Por isso, amigos, pratiquem bastante os ouvidos para as variantes lingüísticas, rsrsr!!
Ele começou me pedindo meu passaporte e verificou a data de expiração. Nem mencionou minha certidão de nascimento. Perguntou-me se eu achava que falava francês “très bien” como coloquei no meu formulário e eu respondi que sim. Foi para o computador e depois virou pra mim e me perguntou “Do you speak English?” e eu respondi “Yes, a little bit!” Depois perguntou “What do you intend to do in Québec if you are selected?” . Respondi “To work, to study…and…begin a new life in Québec”. Nossa, daí ele virou pra mim e disse: “o que? estudar ou trabalhar? Porque primeiramente você disse que gostaria de trabalhar”. E eu disse “after, I want to study”. Sei que foi meio arriscado, pois sabemos os motivos para não dizer certas coisas, porém, fui sincero. Faz parte da minha personalidade estudar sempre…não é mentira..assumi o risco e enfrentei….acho que ele aceitou de boa!
Posteriormente começamos a discutir sobre minha experiência profissional, que é curtíssima por sinal. Também é justificável, já que acabei de sair da faculdade e sou relativamente novo (24 anos).
Quase no final, ele me disse que tínhamos um problema; justamente a minha falta de experiência profissional. Para completar meus pontos (acredito que 60 pelo que vi na tabela que ele imprimiu) faltava um pouco de experiência em tempo integral, isto é, um ano ao menos. Eu possuía alguns certificados de estágios, requisitos para eu obter meu diploma e ele não entendeu isso de princípio. Interrompi uma de suas digitações e perguntei “Isso aqui não vale nada?” Depois de muito custo ele me disse que só teriam validade se fossem estritamente ligados à minha formação e respondi que sim. Porém eu pensei que não tivesse nada que comprovasse. Verifiquei meu histórico da faculdade de Letras e mostrei a ele o
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.