Relations Internationales

Visualizando 12 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4426
      dcauvilla
      Participante

      Amigos,
      estou angustiado…
      Meus sonhos de migrar me acompanham há dois anos, porém só nos últimos dias me dei conta de que, por minha profissão não ser reconhecida pelo governo canadense, corro o risco de não passar nem pela entrevista…
      O curso de Relações Internacionais é um curso recente no mundo e principalmente no Brasil. Diferente de todos os outros cursos, RI é multidisciplinar, ou seja, envolve muitas áreas das ciências humanas, tais quais: antropologia, sociologia, linguística, geografia, história, economia, direito, serviço social e ciências políticas. O problema que enfrentamos atualmente no Brasil é a falta de emprego para o recém-formado, pois o mercado ainda encontra dificuldades em assimilar a crescente oferta deste profissional. As dificuldades para encontrar um emprego na área estão diretamente relacionadas com o seguinte fator: em um mundo onde a especialização se torna cada vez mais necessária, o profissional de RI tem cada vez menos chances de se inserir no mercado de trabalho. Apesar de adquirir um vasto conhecimento envolvendo diversas áreas e se formar um generalista,  o profissional não possui profundo conhecimento em nenhuma delas isoladamente. Por isso a especialização (via mestrado, doutorado ou até mesmo outros cursos tradicionais de graduação) é cada vez mais procurada pelos que acabam de se formar. Na Universidade de Laval (ville de Quebec), este curso recebe o título de “Baccalauréat Intégré en Affaires Publiques et Relations Internationales”, e é lecionado dentro da Faculdade de Ciências Políticas. Minha amiga quebecois fez esse curso, e ela me revelou que também encontra dificuldades para se inserir no mercado de trabalho de Quebec, tanto que começou a fazer outro curso de graduação, só que desta vez optou pelo direito, que é um curso tradicional. Já revirei o site “Emploi-Avenir” inteiro, e RI não é citada em nenhuma vaga de emprego… Tampouco é possível encontrar minha profissão dentro de um dos setores de emprego do site “Réussir au Québec”.
      Eu passei no teste de pré-seleção do site da imigração, mas no campo “área de conhecimento”, eu coloquei como se tivesse estudado “Ciências Políticas”, pois era a opção mais próxima de RI. Talvez o que me favoreceu passar no teste tenha sido os bons conhecimentos do francês e do inglês.
      Hoje, por sorte, trabalho na minha área, em uma empresa de consultoria em investimentos, relações internacionais e comércio exterior, aqui em São Paulo.
      Cheguei a conclusão de que a Ville de Quebec, por ser a capital, é onde estão concentradas a maior parte das instituições. Portanto lá eu teria mais chances… Andei pesquisando, e se tivesse chance de trabalhar na minha área em Quebec, seria em alguma organização internacional, empresa ou órgão do governo canadense (como por exemplo no “Commissariat aux Relations Internationales de la Ville de Québec”). Caso não consiga uma dessas opções logo de cara, outra solução possível seria eu fazer uma especialização/mestrado assim que eu chegasse. Ou até mesmo fazer um outro curso de graduação. Eu não me importaria em começar do zero, ou ter que trabalhar em um sub-emprego enquanto estudo a minha especialização/graduação. O que mais me importa é estar lá.
      Mas me pergunto quais as chances de tudo isso dar certo para um imigrante com o meu perfil: recém-chegado em Quebec, acabou de se formar no Brasil, menos de um ano de experiência de trabalho, 24 anos e com uma profissão com mercado de trabalho limitado até mesmo pra um quebecois…
      Como posso planejar tudo isso, correndo o risco de o entrevistador recusar o meu visto, por levar em consideração todas as dificuldades profissionais já expostas acima?
      Bom amigos, isso tudo foi mais um desabafo do que qualquer outra coisa. Levo muito em consideração as opiniões dos membros deste site. Vocês me ajudam a construir e ao mesmo tempo moldar o meu sonho de viver em Quebec. Se a única solução seria entrar com o pedido para o visto de estudante no lugar de trabalhador permanente, eu teria que juntar muito mais dinheiro aqui, o que atrasaria em anos o meu sonho de migrar para Quebec. Agradeço antecipadamente aos que puderem me dar uma luz, principalmente aos que, felizmente ou infelizmente, escolheram a mesma profissão que eu escolhi…
      Grande abraço,
      Diogo

    • #11517
      Erasmo
      Participante

      Olá Diogo, embora eu não entenda nada de Relações Internacionais, tomei a liberdade de pesquisar sobre sua profissão no site Information sur le marché du travail – IMT usando como palavras-chave:
      Relations Internationales
      Affaires Publiques

      Gosto muito de indicar este site…embora possua informações bem estatísticas, podemos ter uma idéia do mercado de trabalho, perspectivas profissionais etc…

      Verifique se estas informações se encadram no que você procura e sua profissão…se cometi algum engano, releve pois, como lhe disse, não sou deste ramo! :wink:

      Abraços

    • #11521
      dcauvilla
      Participante

      Erasmo,
      obrigado pela resposta rápida!
      Então, eu já havia feito a mesma busca que você sugeriu… Das quatro, a que mais daria pra eu encaixar com a minha área seria: “Agents/agentes de programmes, recherchistes et experts-conseils/expertes-conseils en politiques sociales (4164)”, apesar de mesmo assim estar muito mais voltada para Serviço Social que para RI.
      Uma pergunta: eu poderia colocar essa profissão junto ao meu dossier, e justificar na entrevista que essa foi a mais próxima da minha área que pude encontrar? Só pra eu não chegar na entrevista sem nenhum projeto profissional? O que você acha?
      Obrigado mais uma vez!
      Abraço.
      Diogo

    • #11522
      Erasmo
      Participante

      Diogo, essa pergunta não sei lhe responder ao certo, pois como sou químico (chimiste), foi fácil responder. 8)

      No entanto, tenho experiência como “meio-oficial caldeireiro” (entre aprendiz e profissional) também, e não deixei de informá-la na solicitação do CSQ e no currículo. O termo caldeireiro consegui achar – chaudronnier…mas e o termo “meio-oficial” que era o que constava nas cartas de recomendação e na carteira? Bom, fiz uma tradução macarrônica – “mi-officiel chaudronnier” e mandei… :x

      Durante minha entrevista, fui questionado sobre o termo pelo M. Cousineau e expliquei baseando-me na situação do Brasil…ele riu da minha cara, literalmente, dizendo que este tipo de termo não existe no Québec e que era aprendiz… :lol:  :lol:  :lol:

      Agora, no seu caso, é um pouco complicado pois trata-se da profissão principal!!!

      Sugiro que você compare sua carga horária no curso e disciplinas, suas atribuições perante o mercado de trabalho brasileiro e qualquer outro dado específico de sua área com os dados de Québec e verifique a que melhor se encaixa. Pelo menos você terá uma justificativa na entrevista… :wink:

      No mais, acho que só quem for mais relacionado à sua área poderá esclarecer-lhe melhor…mas nada impede também de você entrar em contato com alguma instituição de ensino ou trabalho, ou algum órgão de classe e levantar informações.

      Na minha opinião, é melhor que você vasculhe o máximo agora para não ter surpresas ou resultados indesejados no processo! :?

      E dê uma boa olhada nos artigos, links e demais informativos aqui da comunidade…de repente, aparece aquela informação “ninja”… :lol:

      Abraços!

    • #11540
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Diogo,

      Sugiro enviar um e-mail par o Escritório de Imigração e perguntar sobre o seu caso. A minha profissão tmabém e tranquila de encontrar, como disse o Erasmo, mas mesmo assim enviei um e-mail com informações das possíveis profissões que me encaxava e eles me responderam em qual deveria apresentar.

      Abraços,[/align]

    • #11557
      dcauvilla
      Participante

      Adriana,
      desculpa abusar da sua boa vontade, queria pedir o contato do Escritório de Imigração. Existe alguém específico lá dentro que poderia responder minha dúvida? Qual a melhor forma de nos comunicarmos com eles? Em francês, espanhol ou em português?
      Pergunto tudo isso por você já ter entrado em contato com eles anteriormente. Assim não corro o risco de perguntar pra pessoa errada…
      Obrigado,
      Abraço.
      Diogo

    • #11560
      AleBHZ
      Participante

      Olá Diogo,

      o e-mail que eu utilizei para esclarecer uma dúvida que eu tinha foi esse: qc.bresil@mri.gouv.qc.ca

      Espero que consiga a informação que você precisa.

      Abraços,

    • #11562
      Erasmo
      Participante

      Olá Diogo,

      Meus contatos com o escritório foram através da Mme. Valéria Godoy (Valeria.Godoy@mri.gouv.qc.ca) e da Mme. Marcela Domecq (Marcela.Domecq@mri.gouv.qc.ca).

      Acredito que uma delas possa lhe ajudar…foram sempre muito cordiais comigo… :wink:

      Abraços!

    • #11629
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Diogo,

      O Erasmo e o Alessandro já te responderam e só completando, você pdoe escrever o e-mail em português mesmo.

      Abraços,[/align]

    • #11634
      dcauvilla
      Participante

      Caros Adriana, Erasmo e Alessandro,
      obrigado pelas dicas.
      Assim que tiver solucionado o enigma das Relações Internacionais, eu aviso vocês.
      Abraço,
      Diogo.

    • #13674
      dcauvilla
      Participante

      Amigos,
      como prometido, segue resposta da Mme. Marcela Domecq, quem me ajudou a resolver o enigma das Relações Internacionais. Ela foi muito atenciosa e rápida em suas respostas.
      Minha primeira pergunta foi com relação ao teste de pré-seleção online. Perguntei:
      “Comme il n’y a pas “Relations Internationales” comme option dans la liste de domaines de la question 4 de cette évaluation, est-ce que je peux sélectionner l’option: “Science Politique”? Ou il y a une meilleure option?

      Resposta da Madame Domecq:
      “Vous pouvez sélectionner l’option :”Science Politique”, c’est un bon choix.”

      Quanto ao mercado de trabalho em Quebec para o profissional de relações internacionais, ela sugeriu o seguinte:
      “Je vous invite à visiter la page web d’emploi Québec, je suis sûre que vous trouverez là toute l’information dont vous avez besoin: http://imt.emploiquebec.net/mtg/inter/noncache/contenu/asp/mtg121_rechrprofs_01.asp?lang=FRAN&Porte=1

      Entrei no site indicado por ela (como já havia feito inúmeras vezes), digitei “relations internationales”, cliquei ENTER e pra minha surpresa: agora aparecem claramente duas profissões ligadas às relações internacionais!

      1. Agents/agentes de programmes, recherchistes et experts-conseils/expertes-conseils en politiques sociales (4164)
      htp://imt.emploiquebec.net/mtg/inter/noncache/contenu/asp/mtg122_descrprofession_01.asp?lang=FRAN&Porte=1&cregn=QC&type=cle&motpro=relations+internationales&PT1=25&PT2=17&PT3=9&pro=4164&aprof=4164

      2. Autres gestionnaires de la fonction publique (0414)
      http://imt.emploiquebec.net/mtg/inter/noncache/contenu/asp/mtg122_descrprofession_01.asp?lang=FRAN&Porte=1&cregn=QC&type=cle&motpro=relations+internationales&PT1=25&PT2=17&PT3=9&pro=0414&aprof=0414

      Agora sei que minha área não me impede de obter o visto de trabalhador permanete!
      Só falta juntar dinheiro para entregar os documentos e dar início ao processo… Vida de recém-formado não é fácil, precisamos trabalhar muito pra juntar alguma coisa!
      Il faut être patient, mes chers amis!

      OBS: Quanto ao primeiro e-mail enviado para: qc.bresil@mri.gouv.qc.ca, espero resposta até agora… 8O  :(
      Erasmo, enviei minhas dúvidas tanto para a Mme. Valeria, quanto para a Mme. Marcela, mas quem me respondeu foi a Mme. Marcela. Obrigado mais uma vez pelas dicas!

    • #13684
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Diogo,

      Que boas notícias!!! E realmente já enviei alguns e-mails para o e-mail qc.bresil e a resposta é BEM mais demorada do que enviar diretamente para as funcionárias.

      Abraços,[/align]

    • #13695
      Erasmo
      Participante

      Olá Diogo,

      Que boa notícia!

      Abraços e boa sorte!!!

Visualizando 12 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.