Região de Montérégie

Home Fórum Vivendo no Canadá Regiões e Cidades no Canadá Outras Região de Montérégie

Visualizando 25 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7643
      Ucrambuco
      Participante

      Olá a todos!

      Estamos em dúvida de qual região ficamos… já acompanho algumas informações sobre Ville de Québec e nossa outra dúvida é Montérégie… fiz algumas pesquisas, mas gostaria se possível saber de alguém daqui que mora lá…obrigada!

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #47169
      mrodolfo
      Participante

      Eu moro na Montérégie.

    • #47192
      Ucrambuco
      Participante

      Olá Rodolfo, obrigada!

      Poderia me dizer o custo de vida?
      2- Qual a proporção que se fala inglês/francês?
      3- Sabes dizer se realmente o mercado de Turismo é bom e Comércio exterior?

      Obrigada!

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #47195
      Carlos_Santos
      Participante
    • #47199
      mrodolfo
      Participante

      mari e jonas,

      O primeiro retrato que recomendo que vocês observem da Montérégie encontra-se no seguinte link (mesmo que o Carlos colocou):

      http://www.monteregie.gouv.qc.ca/

      Para saber como está o mercado de trabalho na região, consulte o IMT en ligne, no Emploi-Québec.

      A região pode ser dividida em duas grandes áreas: a primeira, próxima a Montréal, conhecida como Rive-Sud, onde as cidades são satélites da ilha, com muitos negócios cruzando as pontes e onde também se encontram diversas cidades-dormitórios. Quanto mais nos afastamos de Montréal, mais rural a região se torna, e a economia passa a ser cada vez mais agrícola.

      Na minha opinião, as cidades da região são majoritariamente francófonas.

      Boas pesquisas!

    • #47204
      Ucrambuco
      Participante

      Olá Carlos e Marcos,
      Muito obrigada pelos links.
      Eu andei pesquisando e solicitei que fosse enviado para minha residência todo material turístico da cidade; é com base neles que vou montar meu plano para entrevista, estudando a região, seus potenciais e empresas.
      Como vi que Comércio Exterior é considerado em alguns casos como área administrativa, vi que pelo jeito também existe mercado.
      Nosso desejo é uma cidade o mais francófona possível; apesar de falar inglês, minha paixão sempre foi o francês…
      Minha dúvida ainda continua, na verdade, como alguns foruns anteriores dito pelo Carlos:” É mais doloroso mudar de cidade no Brasil, do que aqui”…mas ainda existe tempo demais para pesquisas e dúvidas….
      E minha dúvida ainda insiste.. mas…enfim.
      Será que a princípio vale a pena trocar Ville de Québec por Montérégie?

      Mais uma vez obrigada aos dois!

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #47205
      Ucrambuco
      Participante

      ah, apenas para vocês entenderem tenho expeeriência nas duas : Hotelaria/Turismo e Comex.

      sds,

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #47207
      mrodolfo
      Participante

      Mariana e Jonas,

      Eu troquei a Ville de Québec pela Montérégie.

      Nosso destino final foi e ainda é a Ville de Québec, pelo seu charme e pela vida pacata de proporciona a seus habitantes. Infelizmente, não encontrei um trabalho que fizesse frente à proposta de recebi de uma empresa de Montréal. Analisando sempre a situação sobre a ótica de nosso projeto de imigração, a mudança, nem que temporária, foi necessária. Quem sabe se dentro de alguns anos não retornamos…

      Escolhemos a Montérégie, na parte do Rive-Sud, por estar ao mesmo tempo perto e longe de Montréal. Perto o suficiente para se deslocar em transporte público num tempo razoável e longe o suficiente para parte dos problemas da Metrópole não contaminarem a região. Não nos arrependemos nem um pouco, ao menos por enquanto, de nossa escolha : Ste-Julie.

      Inclusive meu foco no tocante a trabalho na engenharia é na região, pois há filiais das grandes empresas de projeto em Brossard, Longueil, Boucherville e mesmo em St-Hilaire.

      Continue assim, pesquisando sobre os locais que interessam a vocês. Penso que a Ville de Québec seja melhor para a área de turismo do que a Montérégie…

    • #47212
      Ucrambuco
      Participante

      Marcos,

      Muito obrigada pelo seu comentário, era exatamente isto que eu queria e precisava saber.As pesquisas elas são fundamentais, mas ás vezes, relatos de quem está no local é bastante complementar.

      Já ajudou bastante!

      sds,

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #47300
      RonaldoMaciel
      Participante

      Nossa já faz um bom tempo que não venho por aqui…bom meu único ponto na escolha por Montérégie, se for trabalhar em Montreal, é o drama diário das pontes. Trabalho com quebécois que moram na Rive-Sud e eles reclamam muito do trânsito nas pontes, que pode travar e demorar muito a ida pro trabalho ou retorno para casa (fora os riscos delas já que estão bem antigas e mal conservadas).
      Mas ao mesmo tempo eles tem mto orgulho de morar lá por ter esta calma de uma cidade menor, tranqüilidade e menos agitação. Então basta ponderar isso e ver se vale realmente a pena.

      Obs. Eu moro em Montreal e gosto muito. Muito prático se deslocar aqui, realmente o ritmo é mais rápido mas eu prefiro. Não conseguiria morar em Québec ou cidades (ainda) menores como Trois Rivières, Sherbrooke etc.

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #47308
      mrodolfo
      Participante

      Trânsito nas pontes? Sim, existe.

      Quer fugir dele? Transporte público! Rodo 30km em 45 minutos. De carro, uma vez levei 2 horas (no dia do problema na ponte Mercier).

      Outra coisa que québécois não conhece é caminho alternativo, coisa que paulistano passa o dia inteiro procurando…

      Para cruzar para o Rive-Sud (e vice-versa) temos poucas opções:

      – Tunel Lafontaine : lotado por causa dos caminhões
      – Ponte Champlain : com problemas por causa da própria ponte e do échangeur Turcot
      – Ponte Mercier : com problema em uma das faixas, mas nunca a utilizei
      – Ponte Victoria : tem se mostrado, para mim, a melhor alternativa para ir para o Centre-ville
      – Ponte Jacques Cartier : Boa opção, também; difícil, às vezes, é chegar nela…

      Tudo, como sempre, é uma questão de adaptar os horários de chegada e saída do trabalho, caso se vá de carro…

      Eu apoio o uso de transporte público e temos alternativas: podermos ir de carro até uma estação de trem ou terminal de ônibus e trocar o modal lá…

      Montréal, Rive-Sud, Laval, todas tem seus pontos bons e ruins… Procuro ser imparcial. Se um dia deixar de sê-lo, puxem minhas orelhas!

      Abraços,

    • #47312
      Baratinha
      Participante

      Ola

      Se vc tem interesse na regiao da Monteregie , existe uma cidade muito intessante chamada Sorel Tracy. Eu trabalhei la perto e e uma cidade que tem escolas, mercados , hospitais, cegep etc..
      Para saber mais de uma olhada no site da cidade

      http://www.ville.sorel.qc.ca/

      Eu trabalhei numa outra cidade chamada Saint -Ours e nom noutra chamada Saint Denis sur le Richelieu, mas estas duas cidades sao bem pequenininhas e me parecem ter uma vocacao agricola bem forte.

      Abraco

    • #47319
      Ucrambuco
      Participante

      Baratinha e Ronaldo,

      Obrigada pelas informações… estão me ajudando bastante.. apesar de pesquisar, certas situações e ” verdades” a gente só sabe vivendo…. e vocês vivem ou já viveram… muito obrigada!!!!

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #47323
      tati06
      Participante

      oi pessoalllllllllllllllll.oi Mari…ehhehe

      bom, nao sei pq mas alguns dias atras comecei a me interessar por Moneteregie…..queria saber se o mercado na area da saude eh bom lah???sou bioquimica, trabalho com exames em laboratorio…alguem sabe de algo??

      obrigada

    • #47329
      mrodolfo
      Participante

      @tati06 wrote:

      sou bioquimica, trabalho com exames em laboratorio…alguem sabe de algo??

      Dê uma olhada no IMT en ligne…

    • #47304
      Ucrambuco
      Participante

      Oi Tati, está por aqui também?? Quem sabe não vamos juntas a Montérégie?? rss

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #47352
      Mama
      Participante

      @mrodolfo wrote:

      Não nos arrependemos nem um pouco, ao menos por enquanto, de nossa escolha : Ste-Julie…

      Moramos em Montreal e temos duas criancas de 3 e 4 anos e vou dizer que andamos visitando ST-Julie e a cidade e linda mesmo. Meu Medo ainda e o transito para Montreal pois para piorar trabalho no lado oeste da ilha…

      Mas concordo com mrodolfo, quebecois nao tem um pingo nem de jogo de cintura, nem de paciencia para transito, coisas que paulistas sao escoladissimos.

      Estamos procurando casas tambem na regiao oeste de Montreal, Pincourt, Ile-Perrot, que apesar de estar 35 km distante do meu trabalho levarei o mesmo tempo de carro: 40 minutos, em relacao ao trajeto de 17km que faco hj morando dentro de Montreal e atravessando o centre-ville. Nao importa se em transporte publico ou carro.

    • #47357
      mrodolfo
      Participante

      Mama,

      Escolhemos Ste-Julie pois possui transporte público para o local onde trabalho hoje, o centre-ville. Se vier a mudar de trabalho, mesmo para dentro da região de Montérégie, terei que ir trabalhar de carro, pois o transporte público dentro da própria área é precário, para não dizer inexistente.

      Se trabalhasse no west-island, provavelmente teríamos procurado algo próximo a Pointe-Claire…

    • #47360
      Ucrambuco
      Participante

      Obrigada pelos comentários!!

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #47484
      tati06
      Participante

      oi Mariiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii..pois é…quem sabe nao??tomara que sim…

      :)

    • #52909
      Lu_campinas
      Participante

      Olá,

      Fazendo uma pesquisa no IMT en ligne, descobri que existem muitas vagas tanto em minha área (enfermeira) como para meu marido (mecânico industrial), gostei.

      Uma questão muito impotante pra nós é a escola para nosso filho que deverá chegar ai com 14 anos…

      Marcos,

      sei que seus filhos são bem mais novos,mas poderia me indicar algum site onde eu possa pesquisar sobre as escolas… especialmente porque partiremos deste ponto pra buscar um bairro pra morar.

      Muito obrigada,

      Ah, se outra pessoa tiver alguma experência nesta área, também agradeço.

      Luciana

    • #52911
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Luciana,

      aqui a lista de comissoes escolares desta regiao:

      http://www.fcsq.qc.ca/repertoirecs/internet/RepertoireCsSommaire.asp?ID_Region=16

      Em cada uma delas, existem varias escolas ;-)

    • #52912
      SANDROMS
      Participante

      @Lu_campinas wrote:

      Uma questão muito impotante pra nós é a escola para nosso filho que deverá chegar ai com 14 anos…

      Lu, tem vários tópicos abertos sobre escolas secundárias. Veja o palmarès das escolas secundárias publicado nesse outro tópico:

      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/27/2640.html?p=47938&hilit=palmares#p47938

      A escola de internacional de McMasterville é uma das melhores públicas do Quebec, mas não se iluda, escolas como essa exigem teste para passar, incluindo francês e inglês.

    • #52917
      Lu_campinas
      Participante

      Carlos e Sandro

      Muito obrigada pela ajuda, vou pesquisar.

      Um abraço

      Luciana

    • #52920
      mrodolfo
      Participante

      Lu_campinas,

      O Sandro já recomendou o que eu ia recomendar: pesquisar nos palmarès e também nas comissões escolares.

      O grande ponto é encontrar pessoas com filhos na mesma idade do seu, pois a “troca” será mais rica.

      Estamos na época de começar a nos preocupar com escolas secundárias e tentamos fazer isso sem colocar muita pressão em nosso pimpolho. O fato de escolher Ste-Julie foi um pouco pensando na proximadade da cidade com McMasterville e sua escola internacional (15 minutos de carro). O ponto chave, contudo, será o exame admissional, que é feito em outubro/novembro, logo. as férias do Lucca serão de muito trabalho.

      Tenho apenas um “bémol”com relação aos palmarès: as escolas melhores posicionadas são aquelas que têm poucos problemas pois selecionam seus alunos. Iludem-se aqueles que pensam que qualquer escola privada dará uma educação de qualidade aos filhos, pois cada uma acaba estando localizada num ponto distindo da pesquisa.

      Bonne chance!

    • #52922
      Lu_campinas
      Participante

      Oi Marcos,

      Muito obrigada pela contribuição!

      Observei exatamente isto que mencionou, que as melhores el=colas no ranking, são particulares em sua maioria… muito boa sua observação.

      Continuo as pesquisas, apesar de ainda faltar um tempinho até chegarmos ai, temos que ir nos programando e se possível for, aliar as oportunidades de emprego para os pais e uma boa escola para o filho ! :wink:

      Um abraço

      Luciana

Visualizando 25 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.