Recursos Humanos

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #8150
      lesleyfernandes
      Participante

      Alguém sabe se é obrigado a inscrição na ordem para exercer profissões ligadas a Recursos Humanos e se o diploma de 2 anos brasileiro equivale ao de 3 do Québec?

    • #53950
      tiagomota
      Participante

      lesleyfernandes, nas empresas é possível exercer a profissão sem entrar para a ordem – que lá chama-se Relações Industriais – mas, pelas pesquisas da minha esposa, que trabalha com isso aqui no Brasil, a filiação ajudará a alcançar cargos mais altos no futuro.

      O diploma não tem equivalência. Aqui no Brasil é comum psicólogos exercerem a profissão agora. A profissão lá mistura o RH com o DP brasileiro, na tal Relações Industriais. E como o começo da profissão lá é basicamente só o DP – muito técnico, e totalmente diferente do Brasil – é uma área que exige do imigrante uma boa adaptação.

      Posso estar enganado, mas os diplomas de tecnólogo brasileiros não tem validade no Canadá, ao menos não como curso superior. Sei que, na época em que fiz o processo provincial, não eram aceitos para abertura do processo pelo Québec, independente da área – só valiam cursos superiores com no mínimo 4 anos de duração. Se você quer seguir essa profissão lá, recomendo voltar aos estudos lá, procurando uma universidade. Minha esposa é formada em psicologia, com pós-graduação em gestão de RH, tem experiência na área – trabalhou a vida toda com isso – e ainda assim preferiu fazer um mestrado em RI lá para aumentar as chances dela no mercado de trabalho canadense.

    • #53955
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Lesley,

      no nosso gripo linkedin tem uma colega que trabalha com RH na prefeitura da cidade do Québec.

      O nome de familia dela é Tinoco. Procure entrar em contato com ela e poste aqui o que descobrir!

      Abraços

    • #53958
      lesleyfernandes
      Participante

      Tiago,

      Obrigado pela resposta, vi que realmente não precisa de entrar para ordem. Sobre o diploma, é possível fazer equivalência com outros com menos de 4 anos, eu trabalho com TI e os tecnólogos por aqui fazem equivalência junto ao MICC. O problema que vejo é que o curso de RH no Brasil é de dois anos e o do Québec é de três. Então essa dúvida de regularização junto ao MICC que quero tirar.

    • #53959
      lesleyfernandes
      Participante

      Carlos,

      Obrigado também pela informação. Procurarei por lá essa pessoal e postarei a resposta aqui. Estou vendo essas informações para a minha esposa, enquanto o nosso processo corre acho aproveitaremos o tempo para fazer cursos extras, eu em TI e ela provavelmente me RH.

      Abraço.

    • #53995
      SANDROMS
      Participante

      @tiagomota wrote:

      lesleyfernandes, nas empresas é possível exercer a profissão sem entrar para a ordem – que lá chama-se Relações Industriais – mas, pelas pesquisas da minha esposa, que trabalha com isso aqui no Brasil, a filiação ajudará a alcançar cargos mais altos no futuro.

      O diploma não tem equivalência. Aqui no Brasil é comum psicólogos exercerem a profissão agora. A profissão lá mistura o RH com o DP brasileiro, na tal Relações Industriais. E como o começo da profissão lá é basicamente só o DP – muito técnico, e totalmente diferente do Brasil – é uma área que exige do imigrante uma boa adaptação.

      Posso estar enganado, mas os diplomas de tecnólogo brasileiros não tem validade no Canadá, ao menos não como curso superior. Sei que, na época em que fiz o processo provincial, não eram aceitos para abertura do processo pelo Québec, independente da área – só valiam cursos superiores com no mínimo 4 anos de duração. Se você quer seguir essa profissão lá, recomendo voltar aos estudos lá, procurando uma universidade. Minha esposa é formada em psicologia, com pós-graduação em gestão de RH, tem experiência na área – trabalhou a vida toda com isso – e ainda assim preferiu fazer um mestrado em RI lá para aumentar as chances dela no mercado de trabalho canadense.

      Tiago,

      me desculpe o mal jeito, mas algumas informações que você postou não estão completamente exatas. Permita-me ajudar, uma vez que minha esposa está estudando RH na UQAM.

      RH não chama Relações Industriais, existe Recursos humanso e Relações Industriais como áreas afins. RH como conhecemos no Brasil, incluindo recrutamento e DP, também se chama aqui: Ressources Humaines. Já Relações Industriais, tem a ver com negociação de contratos coletivos, questões legais e regulamentação e questões relacionadas e sindicatos.

      Existem duas ordens irmãs:, CRHA e CRIA e realmente é como você falou, não precisa da ordem, mas ela ajuda a alcançar cargos mais altos. O site é o mesmo: http://www.portailrh.org/qui/fiche.aspx?f=28463.

      Diplomas de tecnólogo brasileiros valem no Quebec, e pontuam bem no GPI e, via de regra, equivalem a um DEC no Quebec. O problema com RH é que não existe DEC em RH no Quebec apenas BAC. Portanto as empresas sempre procuram profissionais de RH com BAC.

      Mais um detalhe: BAC no Quebec que duram 3 anos na universidade equivalem a 5 no Brasil. Pois entre o secundário e a universidade tem 2 anos de CEGEP pré-univesitaire:

      2 collège+3 université=5 pós-secondaire

      Por isso que um curso de 3 anos no Brasil não pode equivaler a um BAC de 3 anos no Quebec.

      Quanto a decisão da esposa do Tiago de estudar aqui acho que é muito válida. Mas vale apena verificar se o Mestrado não vai gerar o problema de super qualificação, uma opção valida para casar a formação brasileira com a do Quebec é fazer um certificado em RH ou RI. É mais barato e mais rápido (30 créditos). Boa sorte.

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.