Recursos Financeiros

Visualizando 25 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7523
      Rodolfo e Giseli
      Participante

      olá
      eu procurei no site e nãoa chei detalhado, mas gostaria de saber com devo demonstrar os recursos financeiros, eu li no site q com extrato bancario de 3 meses e os holerites seria possível, mas é isso mesmo?
      Então para os q entraram com o processo de como fizeram para provar os recursos financeiros?
      eu pretendo usar o meu carro (vender o meu carro) e juntar dinheiro para embarcar, mas pretendo vender o carro perto de embarcare enquanto faço o curso de francês juntando dinehiro
      a pergunta é:
      como?
      quando?
      E quanto?
      tenho q provar para dá entrado no processo?

      muito obrigado a todos

    • #45912
      Danibley
      Participante

      Até onde sei, você não precisa apresentar valores para conseguir o CSQ.

      Você deve assinar um termo dizendo que tem condições financeiras para se manter no Québec nos primeiros meses.

      No meu caso foi só isso.

    • #45913
      camilagnunes
      Participante

      Olá Rodolfo e Giseli,

      Em relação ao montante de dinheiro necessário/recomendado, você pode encontrar no próprio site do BIQ: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/immigrer-installer/travailleurs-permanents/demande-immigration-general/conditions-requises/lexique.html#autonomie
      Já em relação a como comprovar isso, eu levei cópias de aplicações financeiras, cópias de extratos bancários, cópias dos holerites dos últimos 3 meses (meus e do meu esposo) e uma planilha com todos os custos e gastos previstos para o primeiro ano considerando que vamos demorar no mínimo 6 meses para encontrar um emprego e com um salário bem menor do que temos hoje.
      Apenas os dois últimos foram solicitados (holerites e planilha), e o valor da minha planilha era superior ao que eu tinha como comprovar, mas não tive que explicar isso, já que ele não viu meus extratos. Acho que se ele pedir os seus é só explicar o seu plano de guardar dinheiro por X meses antes do embarque.

      De qualquer forma, esse assunto já foi discutido aqui: http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/topic.html?f=14&t=1045&p=11575&hilit=montante#p11575

      Mas acho que o mais importante é você lembrar que os valores do link acima não são nem perto do que você realmente precisa levar. (mas acredito que isso você já saiba) :)

      Espero ter ajudado,
      Abs

    • #45914
      javabeats
      Participante

      Quanto ao custo de vida, bem lembrado pela colega aí de cima, existe uma certa disparidade entre os valores mencionados pelo BIQ e o que realmente se ‘gasta’ nos primeiros meses (ou mesmo no primeiro ano).

      Talvez não seja algo com o que você deva se preocupar tanto para a entrevista em si; mas para o seu plano de imigração, sugiro uma boa busca aqui nos fórums, e nos blogs do pessoal que já está lá no Québec; costumam postar informações bem precisas sobre esses custos, o que permite se preparar muito bem para o primeiro ano de Québec.

    • #45929
      Rodolfo e Giseli
      Participante

      Pessoal muito obrigado pelas respostas, mas gostaria de aproveitar para fazer outra pergunta, já que surgiu esse assunto:
      Como a camilagnunes disse e o java beats completou em relação aos valores mencionados no BIQ eles sugerem um valor, mas vcs dizem q isso não é tão real, a pergunta que eu faço a vcs é em relação a isso mesmo, quanto seria um valor sugerido para um casal ir pra lá alugatr um apto, prevendo q ficariamos 3 meses sem trabalho?
      Quanto deveríamos levar para sobreviver?
      sei q é uma pergunta muito relativa, mas eu querria ter uma média um pouco mais rela e nada melhor q quem conhece falar isso.

      att

    • #45931
      javabeats
      Participante

      Olá,

      Realmente, recomendo pesquisar os fórums daqui para obter valores, pois o orçamento varia muito com o perfil de consumo de cada um. Normalmente, os posts contém valores de cada despesa, reportados por colegas que residem na cidade que você está pesquisando. Aí basta você ajustar o que for necessário, e terá uma estimativa muito melhor para o seu perfil.

      Para fins de comparação, acredito que este valor, para um casal, fique em torno de CAD 2.500 a CAD 3.000 por mês.

      E quanto ao tempo para se colocar no mercado, melhor deixar essa previsão mais pessimista – isso varia muito com a área onde você atua, claro. Novamente, para fins de comparação, eu estimo cerca de 6 meses para a minha área, que é TI, em condições normais. Claro, se você fizer bem o “dever de casa” – bom francês, networking amplo e ativo, e boa preparação para as demandas locais – pode ter um emprego em um tempo menor. YMMV.

    • #45937
      Rodolfo e Giseli
      Participante

      perfeito
      muito obrigado pelas respostas, foram bem esclarecedoras.
      estamos com o projeto de immigrar, e iremos iniciar o curso de francês em agosto, trabalho com projetos de TI, minha esposa é consultora EBS(Oracle aplicationos) e estamos trabbalhando com um cenário de 4 a 6 meses de desmperego para nós 2 no máximo, creio que venha bem ao encontro do q vc disse acima.
      aproveitando vc já está bem adiantada no seu processo (processo federal) certo?
      Mas vc já está planejando imigrar quando e para onde (qual cidade)?

      abs

    • #45938
      javabeats
      Participante

      Este mês completamos 6 meses de processo federal. Quase a metade do tempo de espera total, se o ritmo continuar como está. Minha esposa e eu escolhemos Montréal inicialmente, mas pesquisando hipótese de residir em Laval e morar em Montréal. Decidiremos, ao longo dos meses que nos faltam.

      Eu atuo como ‘arquiteto’ Java – coloco as aspas porque a definição de ‘arquiteto’ em TI é tão ampla e indefinida que eu até evito utilizá-la. Tenho boa experiência com desenvolvimento, o que deve me valer um emprego ‘inicial’ em até 6 meses, como desenvolvedor ou analista. Minha esposa é analista de comércio exterior.

      E aqui faço uma ressalva – se por “trabalho com projetos de TI” você quis dizer “sou gestor/gerente de projetos de TI”, aí a coisa muda de figura; acho que a colocação profissional nesses casos é mais difícil e demorada. Certamente, muito mais de 6 meses, por razões óbvias.

      Portanto, se você tem experiência técnica relevante, considere a hipótese de obter um primeiro emprego como desenvolvedor ou analista, para então consolidar-se a ponto de competir por vagas mais próximas às suas ocupações atuais no Brasil. Enfim, vale aquela velha história do plano A, B, C, Survival Job…

    • #45942
      Rodolfo e Giseli
      Participante

      ah legal
      Hj mesmo estava tentando pesquisar melhor sobre locais vejo q Montreal teria mais oportunidades, porém mais concorrências e mais dificuldades o plano B seria mesmo Laval.

      A sua entrevista foi tranquilo para tirar o CSQ?
      quanto tempo vc e sua esposa estudaram francês?
      como estavá o inglês de vcs?

      estamos tb na expectativa que as coisas andam nos mesmos tempo q vc colocou em seu timeline, daremos entrada em dezembro e vamos aguardar pra ver…
      em relação ao emprego é verdade atualemnte eu trabalho com gerencia de projetos, mas como eu ando vendo as coisas lá não são faceis, portanto pássa na minha cabeça outra atividade sem problema nenhum.

      De qq jeito muito obrigado pelas dicas e lhe desejo tb boa sorte

    • #45948
      javabeats
      Participante

      Em nossa entrevista tivemos contratempos.. já escrevi sobre isso em outro post. Recebemos o CSQ apesar deles, mas procure preparar-se melhor do que nós. A CBQ é um bom lugar para isso.

      Na época da entrevista, eu tinha pouco mais de 4 meses de francês, e minha esposa algumas poucas aulas particulares, para poder ao menos se apresentar. Tenho bom inglês, assim como minha esposa, mas logicamente, não pudemos utilizá-lo na entrevista.

    • #45949
      mrodolfo
      Participante

      Javabeats disse bem quando escreveu que a coisa muda de figura se a pessoa trabalha com gestao de projetos de TI, pois a quantidade de vagas é muito menor do que a quantidade de vagas para programadores. No frigir dos ovos, querem profissionais para por a mao na massa e nao para ficar gerenciando… Isso vale para todas as áreas, nao apenas para TI (no Brasil, era gerente de MIS e hoje sou analista senior de MIS- muito feliz, diga-se de passagem!).

      Como o tópico é sobre recursos financeiros, é importante se planejar muito bem antes de chegarem por aqui. Muitas coisas devem ser levadas em consideraçao, como tipo de família (sozinho, casal, com ou sem filhos) na escolha da cidade.

      Muitos tópicos já foram levantados sobre isso e vale a pena uma boa pesquisada. A decisão de onde morar vai pesar muito no orçamento, pode ter certeza. A própria ilha de Montréal apresenta preços distintos dependendo do bairro onde se queira morar. Nós optamos por morar fora da ilha, a mais ou menos 30 km entre nossa residência e meu trabalho. Por outro lado, pagamos pouco aluguel, moramos numa cidade com muito verde e tranquilidade.

      Nosso planejamento era que eu ficasse 6 meses sem trabalhar, por conta da preparaçao para o primeiro exame da OIQ (já sou ing. jr mas nao trabalho na área ainda). Optamos por montar nosso apartamento com aquilo que era essencial para que ele ficasse com cara de “lar aconchegante”; somente agora, um ano depois de nossa chegada, é que compramos as camas para se ter uma ideia – dormíamos no com os colchoes no chao!.

      Duas palavras que nao podem faltar: PLANEJAMENTO, para nao ser pego de surpresa, e PERSEVERANÇA para superar os obstáculos que vao surgir.

      Bonne chance!

    • #45950
      SANDROMS
      Participante

      @mrodolfo wrote:

      Duas palavras que nao podem faltar: PLANEJAMENTO, para nao ser pego de surpresa, e PERSEVERANÇA para superar os obstáculos que vao surgir.

      Sandroms liked it

      Falando então em planejamento:

      Para mim o os três primeiros meses “custaram” exatamente o dobro da tabela do ministério de imigração. Consegui emprego no terceiro mês. Se tivesse ficado mais 3 meses sem emprego teria custado muito menos, pois o mês da chegada é muito despendioso explico:

      Um casal aluga um 3 1/2 por algo entre 700 e 800 dolares (um bom, completo com geladeira e fogão)

      Supermercado + Opus + Contas a pagar e outras despesas recorrentes, vai mais uns 1000 dolars.

      Então cada mês sem trabalho custará um pouco menos de 2000 dolares certo? Errado!!! :alright:

      Os primeiros meses incluem despesas extraordinárias bem altas, vamos a elas:

      1. Aluguel – muitos proprietários exigem 3 meses de depósito, essa pratica é ilegal mas é extremamente comum.

      2. Móveis – O básico do básico inclui: Cama, utensílios de cozinha, mesa e cadeiras e um computador para procurar emprego, falar com a família pelo Skype e blogar :lol:

      3. Vestuário – exceto pelos meses do verão, você provavelmente vai ter que comprar roupas adequadas ao clima canadense. E pra piorar roupas de verão não servem para a primavera e outono e essas também não servem para o inverno. São três guarda-roupas distintos.

      4. Despesas de formação da educação – traduções, copias, taxas, etc… se vc vai validar sua formação vai ter que pagar por isso. Isso serve para profissões regulamentadas ou para quem vai voltar para o banco da escola.

      Por esses motivos os primeiros meses são tão caros. Mas então como o BIQ fornece um valor tão baixo???

      [Atenção o meu comentário agora entrará no modo polêmico, CUIDADO]

      1. Eles assumem que vc alugará um 1 1/2 demi sous-sol que custa uns 500 ou menos.

      2. Eles assumem que vc vai pegar um colchão grátis na mission bon acueil (http://www.missionbonaccueil.com/fr/index.php). Computador pra que? Vc pode usar os do emploi-quebec.

      3. Eles assumem que vc comprará roupas usadas no Village de Valeur

      4. Eles assumem que vc vai arranjar um emprego temporário de nível técnico enquanto valida sua formação, e que vc não veio para estudar, mas para trabalhar no que estiver disponível.

      [Fim do modo polêmico]

    • #45952
      mrodolfo
      Participante

      Muito bom os pontos, SANDROMS (polegar para cima procê, também rs)

      Para terem uma ideia, nossos gastos nos primeiros seis meses foram em torno de CAD 2000 por mês, para uma família de dois adustos e duas crianças. Isso inclui o aluguel (tout-compris – CAD 870 em Ste-Foy), alimentaçao (CAD 800), TV-Tel-Cel-Internet (CAD 160), onibus (mensal para mim e avulso para os outros – CAD 100) e pouquíssimas (repito, pouquíssimas) saídas. Não tínhamos carro (alugávamos quando preciso, em torno de CAD 150 por final de semana, aluguel + combustível + estacionamento) nem mesmo seguro casa (em torno de CAD 20). Íamos no comptoir-alimentaire somente uma vez por mês.

      De uma tacada só, gastamos em torno de CAD 5000 com os eletrodomésticos, TV, mesa e cadeiras, móveis da sala e os colchões, todos novos. Todos os item, inclusive as roupas de outono/inverno que compramos, mais aquelas que o Lucca perdeu por fazer o favor de espichar como nunca em dois meses, foram comprados em liquidações (Sears, Zellers, Leon’s, Dormez-vous, Sports Express).

      Parte dos gastos com a validaçao de meu diploma na OIQ e avaliaçao deles no MICC foram feitos no Brasil, ainda: traduçoes CAD 340, MICC CAD 115, OIQ CAD 790; outros, acabaram sendo por aqui mesmo, como as duas provas que eu fiz (CAD 270 cada).

      Ainda temos mais um mês de aperto pois pagamos dois aluguéis desde favereiro, um em Ste-Foy, outro em Ste-Julie (no começo, em Montréal)…

      Bon courage!

    • #45956
      javabeats
      Participante

      Fico feliz pelos posts dos colegas que já estão no Québec, porque vejo que estou no caminho certo :)

      Procuro ser “pessimista” em todas as conjecturas que faço sobre valores; penso que a mudança de país seja algo suficientemente complexo por si só, e não vale a pena viajar com preocupações financeiras, visto que isso pode acabar interferindo pesadamente na adaptação. Quanto mais tranquilo o imigrante estiver com relação à isso, melhor será sua integração na nova sociedade da qual fará parte.

      Complementando o que comentaram os amigos, recomendo-lhes ainda pesquisar a respeito de seguros saúde, seguros de viagem, entre outros benefícios que muitos de nós já temos junto ao contrato dos nossos cartões de crédito, mas raramente nos damos conta deles.

      Por exemplo: nas bandeiras Visa e Mastercard, existem seguros de viagem com prêmios para emergências médicas, acidentes, roubo, entre outros sinistos. Até mesmo despesas com funeral, traslado do corpo, etc (mórbido, eu sei, mas é bom saber, não?).

      Confira as condições no seu contrato com o banco, você pode se surpreender com as coberturas que possui. Vale lembrar que a maioria delas e válida somente para viagens de curta duração (ex. no máximo 3 meses), mas isso já ajuda muito um imigrante recém chegado.

      E, agências de viagem costumam oferecer estes mesmos seguros em seus pacotes. Você pode procurar uma delas para se informar a respeito.

    • #45958
      Rodolfo e Giseli
      Participante

      Pessoal
      muito obrigado pelas respostas, só ppude tirar dessas respostas que devo me planejar, plaanejar, planejar e por último planejar de qq jeito alguma coisa vai faatar, mas nada me impede de continuar a planejar para q possa me arrumar melhor para esse nosso sonho.

      abs

    • #45959
      mrodolfo
      Participante

      Pois é, captou a mensagem (ó sapientíssimo guru! – viva Rogério Cardoso!) :lol:

    • #47529
      Marcelo_Andrade
      Participante

      Que tópico hein!!!

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

    • #47535
      MarcosAlvim
      Participante

      EUREKA!

      para o SandroMS!!

      :lol: :lol: :bigups: :wink: :discuss: :bigups:

    • #47662
      Marcelo_Andrade
      Participante

      Engraçado, as mensagens anteriores estão todas cortadas, está assim pra todos??

      :-(

      alguem pode dar um help?

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

    • #47675
      andersonf
      Participante

      @Marcelo_Andrade wrote:

      Engraçado, as mensagens anteriores estão todas cortadas, está assim pra todos??

      :-(

      alguem pode dar um help?

      Aqui acontece a mesma coisa.
      Abçs

    • #47677
      javabeats
      Participante

      O pessoal que cuida do site já está ciente, e imagino, estão tomando providências. Basta aguardar :)

    • #47684
      Rodolfo e Giseli
      Participante

      ta muito estranho mesmo

    • #47685
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Marcelo e demais colegas,

      sim, o Bruno esta ciente destes problemas e com a ajuda dos colegas ele vai re-importar a BD e deve resolver o problema.

      Espero que vcs nao se estressem muito, pois é passageira esta situacao!

      Atenciosamente

    • #47775
      Marcelo_Andrade
      Participante

      Olá turma, tudo bem? achei muito interessante o tópico, mas fiquei na dúvida. Vi que algumas pessoas que gastaram em torno de CAD 2000 / mes ou CAD 3000 / mes aproximadamente, fora o investimento inicial que pode variar muito.
      Mas voces estão considerando nestes valores as ajudas do governo quebecois? tais como bolsa no curso de frances para iniciantes (PILI), bolsa para filhos etc.
      Pois tem um amigo meu que foi para Quebec em 2006, hoje ele é cidadão e disse que teve muita ajuda do governo nesse sentido.

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

    • #47791
      SANDROMS
      Participante

      Marcelo,

      pela minha experiência esse é o gasto total, não descontado eventuais entradas. Mas no começou essas entradas não existem, vou explicar.

      A bolsa da francisação é condicionada a estar matriculado no curso em tempo integral. O prazo entre a chegada no Quebec e o começo da classe de francisação pode ser de 1, 2 ou 3 meses. 8O

      Bolsa de cursos universitários é mais ou menos como o caso da francisação.

      Para receber o crédito de imposto (crianças e TPS) é preciso ter o NAS, conta em banco e endereço comprovado. Uma vez enviada as papeladas (Quebec e Federal) o tempo de processamento é de 90 dias. Ou seja, nos 3 primeiros meses vc nem vê a cor do dinheiro. MAS qdo o processo termina é pago retroativo ao dia que vc deu entrada no Canadá. 8)

      O reembolso da garderie acima de 7 dólares segue o mesmo processo descrito acima.

      Em resumo: mesmo os créditos de imposto do governo demoram um pouco para entrar. Vc depende 100% da sua grana durante os primeiros meses.

    • #47793
      Marcelo_Andrade
      Participante

      Bacana Sandroms….Importantíssimo considerar estas questões, pois nem tudo é como o que a gente lê, não é mesmo?

      Muito obrigado pelo retorno, que diga de passagem, foi válido demais. Estes detalhes devem ser considerados bem antes da imigração, que é o meu caso (vou tentar o processo só ano que vem)… 8)

      Um abraço!

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

Visualizando 25 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.