Reconhecimento de diploma e equivalência dos estudos

Home Fórum Vivendo no Canadá Estudos Equivalência Reconhecimento de diploma e equivalência dos estudos

Visualizando 84 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4363
      Erasmo
      Participante

      Olá a todos!

      Alguém, por acaso, já iniciou o procedimento de reconhecimento e equivalência de estudos e diploma? Pergunto porque já ouvi relatos de que é interessante começá-los ainda aqui no Brasil. No entanto, também já vi comentários de que é melhor deixar para fazer tudo lá…como a quantidade de informação é muito grande, para variar (rs), gostaria de saber a opinião da comunidade!

      Abraços!

      Erasmo

    • #10592
      nane
      Participante

      Erasmo,

      Ontem eu estive em uma palestra ministrada pela Sra. Tandel, em Curitiba, e ela comentou que é interessante  começar o processo de validação do diploma ainda estando no Brasil, pois, ganha-se tempo, já que este processo é um tanto extenso.
      Eu vou começar a fazer o meu na próxima semana….

      Qual é sua formação?

      Um abraço

      Adreane

    • #10593
      Erasmo
      Participante

      Olá Adreane, sou químico (bacharel e licenciado), mas não tenho a intenção de dar aulas no Québec, pois sei que é necessário, no mínimo, o mestrado. Tenho a intenção de trabalhar na indústria mesmo. Já entrei em contato com a Ordem dos Químicos e vi que, no meu caso, o processo é bem longo e caro…além disso, é quase certo que terei de complementar meus estudos lá. Você já tem algum procedimento para isto?

      Abraços e obrigado

      Erasmo

    • #10594
      akang
      Participante

      Olá companheiros de sonhos,
      Tive esta dúvida por bastante tempo e cheguei a conclusão,(no meu caso!minha opinião!), é melhor fazer lá mesmo. pois segundo informações colhidas:- sai mais barato a tradução lá daquela feita aqui (e é mais bem “vista”!)e em segundo lugar,nas profissões regulamentadas é aconselhável que se faça o curso de francês na própria faculdade depois que se irá regulamentar o curso.
      E acho(agora no achismo mesmo!) que eles dizem isto para que vc entre o quanto antes no mercado de trabalho pois para eles há menor custo. Vc não irá patentiar bolsas e etc.
      Portanto no meu caso decidi fazer tudo lá mesmo, acho que será melhor.
      Espero ter contribuído, abraços
      Akang

    • #10619
      makeloo
      Participante

      Acredito que a validaão lá é mais bem vista e mais barata. Porém mais demorada. Uma amiga que vive em Montreal, disse que isso chega a demora mais de um ano. Eu tb vou fazer a minha lá, mesmo sabendo de tudo isso, pois pretendo fazr o doutorado lá e CEGEP em tradução. (Sou formado em letras port/ espanhol e faço traduções).
      Um abraço

    • #10621
      akang
      Participante

      Olá  mais uma vez sonhadores ,
      Como sempre cada caso é um caso, e  acabo de ler um poste sobre a validação do diploma de medicina e suas dificuldades.
      E na minha opinião pelo que tenho estudado, vale a pena fazer um curso lá e depois validar, seria mais simples,imagino eu!
      Abraços Akang.

    • #10622
      nane
      Participante

      Bom dia, Erasmo.
      Estive lendo o site da ordem dos orthophonistes et audiologistes (Fonoaudiologia no Brasil), e realmente é complexo o sistema de validação, mas na próxima semana vou enviar um e-mail com minhas dúvidas e se for possível eu começarei a fazer o processo ainda no Brasil.

      Esta etapa com certeza vai nos deixar de cabelo em pé……..

      Um abraço

      Adreane

    • #10633
      Erasmo
      Participante

      E aquela “Equivalência de diplomas Québec-Brasil”? Alguém já começou? Vou entrar em contato esta semana, seguindo as instruções do Imigration – Québec…qualquer novidade, compartilho com todos!

      Abraços

      Erasmo

    • #10635
      Carlos_Santos
      Participante

      Erasmo,

      sera bem util suas contribuições praticas sobre o assunto!

      boa sorte

    • #10670
      nakhatealokalokimm
      Participante

      Forum.

      boa noite. alguem poderia me falar por quanto estah em media pagar a traducao no Brasil?

      Somente para eu ter uma ideia.

      valeu.

      alok

    • #10671
      Erasmo
      Participante

      Olá amigos, seguindo orientações anteriores e antes de ficar perguntando “à torto e à direito” (hahaha), tentei fazer minha lição de casa. Procurei algo do tipo na comunidade, mas não encontrei…se estou sendo repetitivo, perdoem a falha.

      Segundo o site Imigração-Québec, a Avaliação Comparativa dos Estudos é um documento que indica em relação ao sistema escolar québécois (système scolaire québécois), diplomas e/ou marcadores escolares, à qual correspondem os estudos efetuados fora da província.

      O site cita alguns guias de comparação, mas acho que não é nosso caso, pois não somos do Chile, China, França, Marrocos ou Ruanda…se alguém estudou em algum destes países vale dar uma olhada.

      Existem seis arquivos que devem ser lidos:

      1. Questiona se temos a necessidade da avaliação comparativa (Avez-vous besoin de l’évaluation comparative?) – aqui encontramos questões envolvendo: direito de exercer profissão regulamentada (sugestão do site: consultar a ordem profissional), trabalho na construção civil, obter diplomas secundários e universitários etc.

      2. Utilidade e limitações da Avaliação comparativa (l’utilité et les limites) – define para que serve a avaliação e suas limitações.

      3. Documentos (documents) e traduções (traductions) – detalhes sobre o que devemos mandar como documentos de identificação e comprovação escolar.

      4. Tempo e condições para tratamento do pedido (traitement de votre demande).

      5. Formulário de solicitação (formulaire de demande) – consta também os métodos de pagamento da taxa (CAD 105,00), inclusive por cartão de crédito (visa ou mastercard).

      6. Escritório responsável pelo procedimento (adresses des bureaux) – em nosso, se começarmos ainda no Brasil, seria o de Montreal (primeiro ou último da lista).

      Bom, de acordo com estas informações, acredito que sirva para mim, uma vez que temos (eu e a Elaine) intenção de estudar em Québec, assim como a maioria, além do fato de minha profissão (Químico) ser regulamentadíssima…bastar ver a maioria dos anúncios de emprego…todos querem membro da Ordem dos Químicos.

      :oops: Bom isto foi o que li hoje…gostaria de saber se alguém já solicitou esta avaliação e a opinião dos colegas (quem vai solicitar aqui ou quando chegar a Québec), pois pelo que percebi, a única vantagem seria ganhar tempo para quando chegarmos lá. :?

      Abraços

      Erasmo

    • #10672
      Erasmo
      Participante

      Esqueci da fonte principal: Imigração-Québec (site oficial)

      Desculpem a falha!

      Erasmo

    • #10676
      Carol_e_Gu
      Participante

      É claro que cada caso é um caso. Mas talvez o meu sirva para alguém que tenha uma profissão regulamentada.

      Parece que não é só reconhecer o diploma. Sou enfermeira e pelo que o Dominic me falou na entrevista, o diploma superior de enfermagem daqui é compatível com o de tecnólogo de lá porque o curso aqui é de 4 anos e meio e lá é de seis anos (3 de tecnólogo mais 3 de faculdade), então eu posso me inserir no mercado de trabalho como tecnóloga mas terei que fazer mais algumas disciplinas para ter o curso superior lá.

      Além disso tudo, depois que eu reconhecer meu diploma terei que fazer um curso obrigatório sobre o sistema de saúde do Quebec e depois a prova da ordem dos enfermeiros, que é uma prova de enfermagem em francês, nos 4 domínios da língua para comprovar meu vocabulário técnico. E ainda acho que terei que fazer outra prova, que é a prova que todo mundo faz para entrar para a ordem, inclusive quem estuda lá.

      Ufa!! Então acho que é muuuuita coisa e penso que tudo que der para adiantar deve ser melhor (mas isso eu apenas acho, não conheço ninguém que já tenha passado por isso).

      Um abraço, Carol 8O

    • #10688
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      Eu também não conheço ninguém que já fez a avaliação comparativa.

      Erasmo,

      Já havíamos discutido isso no tópico Evaluation comparative des études effectuées hors du Québec

      Abraços,[/align]

    • #10693
      Erasmo
      Participante

      Olá Adriana e demais,

      Perdoe o “repeteco”…acho que não havia encontrado o tópico porque só procurei em português! :x

      É vivendo, vivenciando e aprendendo…

      Muita boa a sugestão de leitura do Carlos…esclareceu muita coisa!

      Abraços e obrigado!

      Erasmo

    • #10762
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Erasmo,

      Não se preocupe… sei que vc faz seu dever de casa e que deve sim ter procurado…

      Fico com raiva  :evil: quando pessoas recém-chegadas fazem perguntas sem antes terem pesquisado nada.

      Abraços,[/align]

    • #10767
      Drocha
      Participante

      Pessoal,
      Eu estou na corrida para obter as informações sobre como validar o diploma de Jornalismo no Quebec. Entrei em contato com as universidades e até agora não recebi nenhuma resposta satisfatória. Com isso, resolvi entrar em contato com a Association de Journalistes Indépedants du Québec e também com a Fédération Professionnelle des Journalistes du Quebec e ambas responderam dizendo que não saberiam informar que procedimento tomar e que eu deveria entrar em contato com o setor de imigração. Pois bem, após a minha surpresa com estas duas últimas respostas, enviei um e-mail para o setor de imigrantes do Governo de Quebec com a última esperança de conseguir alguma informação a respeito. A minha profissão não tem uma ordem profissional como a dos médicos, enfermeiros, etc… e por isso a resposta deve ser um pouco mais difícil e assim que receber posto aqui para todos. Nossa, e eu pensando que tinha mais jornalistas querendo ir para o Quebec, será que sou o único?? rs
      abs para todos e bonne chance pour nous!
      Au revoir!

    • #10768
      Carlos_Santos
      Participante

      Olá Durval,

      @Drocha”;p=”2524 wrote:

      …A minha profissão não tem uma ordem profissional como a dos médicos, enfermeiros, etc…

      você tem certeza disso??? 8O

      os jornalistas tem federação e associação e não tem ordem profissional???

      ai………….resolvi eu mesmo verificar, veja:

      informationmarchetravail

      Conditions d'accès à la profession et compétences

      Conditions d'accès à la profession
      - Un diplôme d'études universitaires ou collégiales en journalisme ou dans une discipline connexe tel qu'en communications est habituellement exigé.
      - L'expérience permet d'accéder à des postes de révision (presse écrite) ou de réalisation (presse électronique).

      ou seja você tem razão :wink:

      abraços

    • #10769
      Drocha
      Participante

      Para você ver, Carlos!
      A dificuldade foi tanta em descobrir isso que eu cheguei a pensar que o diploma não era obrigatório…rs

      Enfim, acho que mais cedo ou tarde eu conseguirei as benditas informações…rs

    • #10793
      daviararipe
      Participante

      Ola pessoal!!! Estou aqui no Quebec ha dois anos e tenho que
      alerta-los que esta questao do reconhecimento eh muito importante!!!
      Varia de caso a caso, algumas profissoes como medico ou dentista eh
      melhor esquecer e partir pra outra coisa, consigam o maximo de informacoes
      possiveis antes de vir, tentem encontrar alguem que ja tenha passado pelo processo
      de suas areas, isso eh vital.
      Existe muito protecionismo e
      fiquem bem preparados para isso. A melhor opcao eh fazer a equivalencia
      aqui no Canada pq vcs podem conseguir o financiamento do processo junto ao
      “Emploi-Quebec”, mas os processos sao em geral longos e en-
      quanto se espera nao existem trabalhos muito “agradaveis” para fazer.
      Desculpem-me se estou jogando um “balde de agua fria”,
      mas penso de devo ser honesto com vcs.
      Qualquer duvida, terei prazer em ajuda-los!!!
      Boa sorte!!!

    • #10796
      Carlos_Santos
      Participante

      daviararipe,

      Seja bem vinda ao nosso forum!  :)

      quanto à…

      @daviararipe”;p=”2557 wrote:

      ….Existe muito protecionismo e
      fiquem bem preparados para isso. A melhor opcao eh fazer a equivalencia
      aqui no Canada pq vcs podem conseguir o financiamento do processo junto ao
      “Emploi-Quebec”, mas os processos sao em geral longos e en-
      quanto se espera nao existem trabalhos muito “agradaveis” para fazer.
      Desculpem-me se estou jogando um “balde de agua fria”,
      mas penso de devo ser honesto com vcs.
      Qualquer duvida, terei prazer em ajuda-los!!!
      Boa sorte!!!

      Excelente contribuição! espero que você possa compartilhar conosco um pouco de sua experiência destes dois anos de Québec conosco!

      Sem querer ser “chato”, você poderia ir para o forum Apresente-se!!!, assim poderemos te conhecer um pouco mais, se assim você o desejar, claro!  :roll:

      Atenciosamente,

    • #10821
      makeloo
      Participante

      daviararipe,
      Legal a sua contribuição que veio a confirma o que eu já sabia, e tb já posetei aqui no forum. Todo o processo de validação de títulos é muito lento e por isso, têm-se que levar dinheiro e saber francês para se virar nos priemiros meses. O franc~es é importante pois é ele que vai abri portas de boas oportunidades, isso enquanto espera pela validação dos títulos e depoois dela também.

    • #10827
      daviararipe
      Participante

      Obrigado pela acolhida amigos!!!

      Tive um pouco de receio em falar-lhes acerca da situacao aqui…
      Ja fiz isso algumas vezes e algumas pessoas nao gostaram, ja
      fui chamado de “pessimista” e afins… Mas gostaria que alguem
      como eu tivesse sido um pouco mais REALISTA comigo antes de
      minha chegada no Quebec!!! Principalmente o PESSOAL das palestras!!!
      Nao quero que pensem que estou vivendo uma vida de extremas dificuldades.
      Nao eh so isso que espera por voces aqui, o Quebec eh um bom lugar para viver,
      assim como o Canada em geral. Todavia, tenham cuidado para ter uma preparacao
      suficiente!!! Ou seja, venham com o maximo de frances possivel!! Nada de “chegando
      la’ eu aprendo”!!! Isso eh suicidio!!! O ingles, dependendo da cidade eh quase uma obri-
      gacao para encontrar trabalho. Mais uma vez falando das profissoes, saibam que isto
      eh realmente complicado, aqui no Canada todo trabalho eh profissional.
      Ate motorista de caminhao (que por sinal ganha bem), carpinteiro, encanador, precisam
      de curso pra trabalhar. Entao, se voce eh um detista e nao fala bem frances ou ingles,
      lamento dizer mais nao vai ter muita coisa diferente de faxina pra fazer!!! Ate se vive
      com isso, conheco brasileiros que chegaram aqui  e so fizeram isso aqui no Canada.
      Compraram casa, carro, pagam as contas e falam aos parentes que trabalham com outra coisa… Mas seria apenas sobrevivendo que seriamos felizes? Depende de cada um… Eu vim pra ca para
      crescer profissionalmente em minha area.
      Nao esperem trabalhar no governo como imigrantes.
      Isto eh RARISSIMO!!! Eles dizem que eh possivel, mas nao eh!!! No envio do curriculo, vc devera’ dizer de cara se eh cidadao ou residente permanente!!! Eu mesmo nao conheco um imigrante que seja empregado do governo!!!
      Certamente voce conseguira trabalhar no governo (excelente posto de trabalho) apos conseguir a cidadania em tres anos de residencia aqui. Saibam, que a realidade de muitos que nao vem de
      areas de rapida absorcao (informatica e afins) eh retornar para a universidade (como eu), pois um diploma daqui sempre sera melhor que um diploma estrangeiro!!! Isto eh fato!!! Ademais, podemos estudar com o apoio deles, com financiamento. Mas estejam cientes que nao se pode ter
      uma vida “faustosa” com o salario-bolsa para estudos.
      No mais amigos… Desculpe-me mais uma vez se isto tudo eh meio “acre”, mas quero realmente
      ajuda-los!!!
      Abracos!!!

      Davi.

    • #10830
      makeloo
      Participante

      Olá Davi.
      Mais uma vez tenho que agradecer-lhe pera sinceridade e por nos mostrar a realidade de como é. contamos com suas informações.
      Um abraço

    • #10836
      driaoquadrado
      Participante

      Olá Davi

      O que realmente queremos saber é a realidade que nos espera. É claro que sabemos que as coisas não serão um “mar de rosas” no “primeiro mundo”. Mas gostaríamos de saber quais serão essas dificuldades que vocês, que já estão aí, enfrentam. Muito do que acontece em nossa vida depende da forma como vemos a situação. Uma coisa é colocar para nós as dificuldades que vocês têm enfrentado, outra coisa é ser pessimista.
      Espero poder contar com sua colaboração e depoimento para nos prepararmos melhor aos reveses da vida de imigrante.

      Um grande abraço,

      Adriana

    • #10841
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Davi,

      Excelente contribuição!!!

      Temos que saber exatamente os passos que devemos seguir ao chegar no Canadá…

      Abraços, [/align]

    • #10850
      RedCzar777
      Participante

      daviararipe, acho que já “vi” uma tentativa sua de tentar abrir os olhos de alguns futuros imigrantes “deslumbrados”. Também “vi” que a recepção de muitos foi negativa. Mas eu por outro lado fico muito grato quando “ouço” a verdade. Muitas vezes não é o que eu quero ouvir, mas tratando-se de uma questão tão importante, que afeta o futuro de toda a minha família, eu considero muito importante ter uma visão realista das dificuldades que eu vou enfrentar quando estiver no Canadá.

      Eu já estou considerando adiar a entrada na documentação em 6 meses, e a minha previsão de chegada no Canadá em 10 a 12 meses, para que eu tenha mais tempo de eprimorar o francês, no qual eu ainda sou iniciante, e melhorar as minhas qualificações para conseguir me integrar mais facilmente no mercado de trabalho de Quebec. :)

    • #10858
      Carlos_Santos
      Participante

      Olá Davi,

      outra ótima contribuição!

      quanto à…. @daviararipe”;p=”2600 wrote:

      …Eu mesmo nao conheco um imigrante que seja empregado do governo!!!

      eu conheço alguns….. incluindo brasileiros!!     :wink:  com quem falo e que já me deram dicas, que já repassei em todos os foruns que participo. :wink:   :wink:

      Mas a realidade é que eles ficaram muitos anos para obter estes postos! e todos depois de uma melhor qualificação nas universidades de lá, o que confirma as suas informações!

      atenciosamente,

    • #10859
      ludynha
      Participante

      Gente, também estou querendo saber se tem algum site onde eu possa saber sobre validação de diploma em Publicidade no Québec….

    • #10862
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Ludynha,

      Leia o post Administração de empresas que você encontrará muitas informações que podem te ajudar.

      Se mesmo assim ainda tiver dúvidas, crie um novo tópico para você.

      Abraços,[/align]

    • #11053
      YoLaTengo
      Participante

      Olá a todos…

      já li diversos documentos sobre a educação no Quebec, mas creio que esse post sobre diplomas e etc seja oportuno para postar minha dúvida, a qual não consegui resolver em nenhuma de minhas leituras….

      Terei 2 anos de faculdade (Desenho Industrial/Design gráfico) até os documentos estarem prontos para partirmos, estes 2 anos vão valer de alguma em Montreal? (creio que vai ser a cidade para onde vamos) O curso tem um total de 4 anos aqui no Brasil, no Canadá ainda não sei.

      Alguém pode me indicar um órgão responsável onde eu possa esclarecer diretamente estas dúvidas, que são as mais importantes no momento?

      Aproveito tambem o post para agradecer ao daviararipe, realmente seu post nã é dos mais animadores a princípio, mas são valiosas informações que acabam por nos motivar ainda mais em aprender bem sobre o processo e chegar lá preparado.

      Abraço a todos!

    • #11061
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá YoLaTengo,

      Você provavelmente só poderá ser aprovado no processo de imigração se tiver com o curso completo, ultimamente quando uma pessoa envia o processo com o curso em andamento, eles só convocam para a entrevista perto da formatura.

      Caso consiga ser aprovado ser terminar a faculdade, para saber se os 02 anos valerão alguma coisa você deverá consultar a faculdade que pretende terminar de estudar…eles irão analisar as matérias já cursadas e verão o que terá que continuar.

      Se pensa em ir ao mercado de trabalho, os 02 anos não valerão de quase nada, já que você não poderá se titular como designer já que não concluiu a faculdade…

      Abraços,[/align]

    • #11063
      YoLaTengo
      Participante

      Aiai… notícias não muito animadoras…

      A dúvida surgiu mais porque li em algum lugar que dependendo do tanto de tempo que você cursou a faculdade ela pode valer como uma espécie de curso técnico e isso já seria algo válido.

      mesmo assim, obrigado, dri!!!!!!  :)
      Melhor estar preparado!

    • #12312
      YoLaTengo
      Participante

      Salut!!!

      Agora é só uma questão pra saber a opinião de vocês mesmo, pois estou com uma dúvida muito cruel, e é sobre economia. Resolvi postar aqui pois trata-se de estudos também.

      Como já disse em outros posts, eu tenho apenas o 1º ano de faculdade e a dúvida é a seguinte:

      Existe a possibilidade de que eu faça o 2º ano durante 2007, mas  minha faculdade é paga. Então pensei, caso eu não estude durante esse ano, posso economizar, apenas com o dinheiro da faculdade, algo em torno de 6000 reais :!:  Isso é suficiente pra bancar os custos com documentação e até a passagem (ou parte dela), creio eu.

      Meu salário vai quase que integralmente nas mensalidades e não tenho como obter outras fontes de renda, a não ser que eu comece a vender meus bens (coisa que de fato eu faça mais pra frente :? )

      De um jeito ou de outro vou continuar meus estudos lá, só gostaria de saber se vale a pena guardar essa grana durante o ano ao invés de fazer mais um ano de faculdade.

      Ainda não verifiquei a equivalência de 1 ou 2 anos de faculdade, mas o fator “grana” está me chamando muito atenção. :roll:

      Au revoir!!!

    • #12315
      makeloo
      Participante

      Ola Yolatengo,
      o meu companheiro estava na mesma situação sua. Opitou por trancar o curso e dedicar-se ao francês. Porém como eu sou o demandate principal, tenho uma pós graduação e estou terminado o mestrado, temos mais de 250 horas de francês, experiencia profissional…. Para ele será mais vantagem estudar lá.
      Acho que você tem que avaliar seu caso. Vocês vai sozinha ou acompanhada? se3 for acompanhada, e sua cia tiver um perfil favorável. Acho que vale a pena trancar a faculdade. (minha opinião)
      Estudo o processo, analise seu caso e bola pra frente. So não vale desitir. Nos informe da desição e dos resultados também.
      Um abraço

    • #12328
      YoLaTengo
      Participante

      Opa makeloo!!!

      Estamos com uma situação beeem parecida. (só pra constar, meu nome é João, você estava me confundindo com mulher, por causa do nick, com certeza…  :D )

      Vou com minha esposa, ela como requerente principal. Ela é formada e está pensando se começa uma pós esse ano ou se deixa tudo pra Montreal para nos dedicarmos integralmente ao aprendizado do francês aqui enquanto há tempo.

      Mas é bom saber da escolha de vocês. Ainda estou em dúvida, mas pouco a pouco vou me decidindo…

      Até!!!

    • #12337
      kakazinha
      Participante

      OI Yolatengo!!

      Estive também com a mesma dúvida cruel q. vc, mas meu caso é um pouco diferente, pois só faltam 1 ano e meio para a minha formatura, ou seja, o tempo para me preparar no francês e enviar a documentação………e como estou no fim achei q. é muito melhor chegar lá para fazer um mestrado. Porém se eu soubesse do processo de imigração para quebéc no começo da faculdade com certeza absoluta terminaria lá !!! Primeiro porque a qualidade é sem comparação daqui, segundo pq. meu curso também é particular ( e mais caro q. o seu, por ano daria 12000,00 reais!!), ou seja , cursar no canadá para mim além de melhor e muito mais reconhecido ficaria mais barato!!
      Tenho uma amiga q. trancou a faculdade de pisicologia no 2º e está indo agora para Quebec terminar!
      Oq. vc tem q. ver é se vc passaria no processo sem o curso de graduação estar completo, no meu caso sim pq. tenho o curso técnico.

      OK!!
      Essa é a minha opinião!!
      Au revoir!!

    • #12341
      nevesea
      Participante

      Na minha opinião, se você já tem tem todas as condições de chegar ao Canadá, é melhor parar a faculdade aqui no Brasil e terminar o curso lá ou começar um outro curso.

      Você econimizará tempo e dinheiro pois eu já cansei de ler e ouvir que nossos diplomas Brasileiros não valem tanto quantos os diplomas canadenses lá no Canadá. É burocracia aqui, preconceito ali, falta de informação acolá…

      João, guarde seu dinheiro e estude no Québec! Um diploma Canadende lhe ajudará muito mais  :D

      Eduardo.

    • #12355
      makeloo
      Participante

      João,
      desculpe-me pela gafe, mas o seu nick realmente confunde.
      Tem mais um ponto legal no trancamento da faculdade, pois se vc faz um curso lá ele já será reconhecido ai as coisas caminham muito mais rápidas. Será um título canadense/ quebequoi.
      Um abraço

    • #12374
      AleBHZ
      Participante

      Eu tb concordo que estudar lá é muito melhor, por ser mais econômico e reconhecido.
      Os nossos futuros empregadores provavelmente não terão conhecimento sobre o ensino no Brasil. Para eles, nomes como USP, Unicamp, UFMG, UFRJ, UFRGS, todas as PUCs… não devem significar muita coisa.
      Isso é o que eu faria: terminaria o curso lá.
      Mesmo já tendo curso superior eu não descarto a possibilidade de fazer outra graduação lá, se for preciso.

      É isso aí amigos, espero que todos nós tomemos as melhores decisões para nossas vidas…

      Abraços,

      Alessandro

    • #12384
      YoLaTengo
      Participante

      Me parece que a melhor saída vai ser trancar mesmo

      Valew por terem opinado, me deu mais segurança na escolha!!  :)

    • #12454
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      Só lembrando que você só poderá terminar sua faculdade no Canadá, se mesmo sem o curso superior, você for aprovado no processo de imigração. Então antes de trancar a faculdade, analisem se realmente possuem chances de ser aprovados.

      No nosso caso, o Bruno havia feito 01 semestre na faculdade, e já estava com ela trancada também há 01 semestre, optamos por ele não continuar os estudos aqui e nem apresentamos e falamos nada sobre este início da faculdade no nosso dossiê, pois como ele havia cursado muito pouco achamos melhor ele começar do zero no Canadá.

      Abraços,[/align]

    • #12533
      YoLaTengo
      Participante

      Certo. Mas acho que temos chance sim. Minha esposa é formada e até lá teremos um ano de cursos de francês.

      No meu caso, que fiz um ano de faculdade, vocês acham que compensa mencionar no dossiê?

    • #12535
      Fabiocb
      Participante

      Olá YolaTengo,

      Como a Adrina disse, eu acho que não vai fazer diferença alguma você citar, ao contrario pode fazer com que chovão perguntas do tipo por que você parou, e coisa e tal, e também acho que o mais interessante é chegar e fazer um curso por lá.

      Abraços

      Fábio

    • #12707
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá YoLaTengo,

      Como o Fábio disse creio ser melhor não mencionar este 01 ano de faculdade pois não acrescentará ponto nenhum ao seu processo e poderão te fazer várias perguntas sobre porque desistir do curso ou ainda te mandarem concluir a faculdade aqui  :x
      Mas é somente a minha opinião e você é quem deve avaliar muito bem isso. 8)

      Abraços, [/align]

    • #12970
      miirian_pr
      Participante

      YoLaTengo Oiiii vcs são de Londrina também…rsrsrsrsrs

      Estão fazendo francês aonde? Eu e o Chris começaremos na aliança Francesa segunda agora…Um intensivão de 30 horas em 10 dias…

      O que vcs acham de pegarmos um professor particular as vezes sairia mais barato e apreenderiamos mais…

      Qualquer coisa estou aqui…

      Até mais…

      Abraços

    • #12974
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Miiriam_pr,

      @miirian_pr”;p=”4953 wrote:

      YoLaTengo Oiiii vcs são de Londrina também…rsrsrsrsrs

      Estão fazendo francês aonde? …..

      verifique o topico aonde você esta postando….  estamos no topico Reconhecimento de diploma e equivalência dos estudos e você esta postando fora deste assunto, dado que esta falando de curso de francês em Londrina.

      As melhores formas de trocar informações com uma pessoa especifica neste caso sobre outro assunto são:

      – criar um topico sobre o assunto especifico que não foi criado ainda;
      – mandar uma mensagem em PVT ou em particular direto para  a pessoa.

      Fica a sugestão que segue as regras de uso do forum!!! isso nos ajuda a organizar o forum! :wink:

    • #12976
      miirian_pr
      Participante

      DESCULPA… 8O FOI SEM QUERER…

      NÃO PRESTEI ATENÇÃO :(

      XIIIII LEVEI UM PITO  :cry:  :cry:

    • #16315
      Katy
      Participante

      Olá pessoal

      Li todas as mensagens postadas neste tópico e não vi nada sobre as profissões sem regulamentação.
      No meu caso, por exemplo, sou formada em Turismo e já fiquei sabendo que a minha área não tem regulamentação lá no Quebec. Alguém poderia me ajudar com informações sobre o processo de reconhecimento de diplomas para as áreas sem regulamentação?

      Kati

    • #16318
      Carlos_Santos
      Participante

      Kati,

      a regulamentação por uma ordem profissional EXIGE o reconhecimento do diploma!

      a entrada na universidade EXIGE o reconhecimento do diploma!

      Se vc não entrar para uma ordem profissional nem para uma universidade……… eu pergunto:

      para que vc quer reconhecer seu diploma?  8O  8O  8O

      atenciosamente

    • #16337
      MVPS
      Participante

      Carlos,

      Eu acho que a equivalência é interessante mesmo que sua profissão não seja regulamentada. Pode ajudar na busca de emprego o fato de você ter no seu CV a sua formação como reconhecida oficialmente pelo MICC, que é o órgão responsável por reconhecer as formações obtidas fora do Québec. Eu estou iniciando o reconhecimento de meus diplomas e de minha esposa, e sei de outras pessoas que já o fizeram, mesmo não tendo profissões regulamentadas (assim como eu).

      Além disso, muitas vezes (não sempre) quando você se candidata a um mestrado, ou mesmo um CEGEP ou faculdade, a instituição aceita a equivalência do MICC, isentando-o de fazer a equivalência pela própria instituição.

      Agora, eu tenho uma dúvida: O MICC é responsável pela equivalência de estudos na Provìncia do Québec. Para a província de Ontario, por exemplo, a WES é a instituição oficial. Agora, se depois de instalado no Québec, resolvo me mudar para Toronto, ou mesmo Ottawa, por exemplo, a equivalência que fiz via MICC não vale nada???

      Se isto for verdade, teria que fazê-la de novo via WES??? Se eu tivesse feito desde o início pela WES, serviria para o Québec??? No site da WES, ela diz que é reconhecida em todo o Canadá…

    • #16352
      Carlos_Santos
      Participante

      @MVPS”;p=”8690 wrote:

      O MICC é responsável pela equivalência de estudos na Provìncia do Québec.

      aonde esta escrito isso??? eu sei que eles podem fazer isso, mas não acho que sejam o responsavel oficialmente por esta atividade.

      Tanto que você mesmo afirma depois….

      @MVPS”;p=”8690 wrote:

      Para a província de Ontario, por exemplo, a WES é a instituição oficial.

      cada provincia tem as suas particularidades e regras!

      soube de enfermeiros de outras provincias que tiveram de passar pela prova da ordem do Quebec, que alegava que eles não eram formados no Quebec!!!  :P

      @MVPS”;p=”8690 wrote:

      Agora, se depois de instalado no Québec, resolvo me mudar para Toronto, ou mesmo Ottawa, por exemplo, a equivalência que fiz via MICC não vale nada???.

      isso é ruim para os outros brasileiros que irao para o Quebec, mas se acontecer é como se você começa-se quase tudo de novo: sistema de saude, carteira de motorista, etc…. quase tudo muda!!!

      por isso é importante verificar para que extamente vc precisa da equivalência extamamente e para que proposito existe alguma regra que se adapta melhor!

      assim foi que vi e li a respeito!

      atenciosamente

    • #16371
      Katy
      Participante

      Olá Carlos.

      Obrigada pelo retorno.
      O problema é realmente esse, penso em fazer outros cursos ligados a minha área como por exemplo, Gestão em Hotelaria, e fico me perguntando se seria necessário fazer o pedido já que não há uma regulamentação. Até onde o meu diploma pode valer? No que ele pode me ajudar no mercado de trabalho? Entendeu?
      Aqui no Brasil nós temos a ABBTUR (Associação Brasileira dos Bacharéis em Turismo), entretanto, ainda não consegui encontrar no Quebec algo que dê amparo aos profissionais da área.

      Abs

      Kati

    • #16555
      nakhatealokalokimm
      Participante

      Carlos,

      bom saber.

      como sempre super atencioso.

      valeu,

      alok

    • #16755
      Vlad
      Participante

      Olá pessoal tudo bem? eu sou enfermeiro e estou reunindo a documentacao para dar entrada no processo de imigracao. Portanto ja estou pensando na validacao do diploma de enfemeiro. Alguem tem alguma informacao a respeito? o processo é muito complicado? tem que fazer alguma complementação?.

    • #17909
      necazinha
      Participante

      O governo do Canada, através do Ministério da Imigração, lançou um programa objetivando ajudar os imigrantes a obterem o reconhecimento de seus diplomas com mais facilidade e agilidade.

                    Se realmente vingar, será muito bom para todos.

                    Segue  Abaixo Link, o texto está em Francês, porém poderá também ser visto em Inglês

                  Reconhecimento de Diploma

    • #17911
      juli_bela
      Participante


      Olá pessoal estou em processo de investigação sobre imigração. Comecei agora meu francês mas já andei pesquisando sobre regulamentação de profissões no Quebec. Sou cirurgiã dentista e pelo que pesquisei, na minha profissão terei de fazer um curso de equivalência de matérias e depois prestar uma prova como se fosse uma OAB, mas para poder exercer a odontologia.  Vcs podem me mandar alguns sites onde posso explorar melhor esse tema sobre validação de diplomas???
      Por hora muito obrigado a todos!!!
      Abraços, Juliana

    • #17920
      Carlos_Santos
      Participante

      Juliana,

      seja bem vinda à CBQ!!!

      O site que vc precisa é o do seu conselho profissional ou Ordem profissional, pois o que trata da revalidação de diplomas ja esta postado anteriormente!

      Boa leitura e boa pesquisa!

    • #17921
      jrsp
      Participante

      Olá Juliana!

      tb somos cirurgiões dentistas, meu marido e eu, e, se vc for para o Quebec não é feito o Qualifying Program, se é este o curso que vc está falando.
      No nosso blog tem algumas informações e o link para o site da Ordem do Dentistas do Quebec.

      um abc,
      Camila

    • #17922
      juli_bela
      Participante

      :D
      Valeu pela dica!!!!!!!!
      Até mais. Essa comunidade está me ajudando muito mesmo!
      Beijo a todos!

    • #17924
      juli_bela
      Participante

      Camila, vcs estão exercendo a odontologia aí no Quebec???
      Se não, como se faz aí para conseguir a equiva~lência do nosso diploma?? Especialização conta também ou não??? Sou endodontista.
      Valeu!
      Um beijo!
      Juliana :P

    • #17950
      julianomga
      Participante

      oii Juliana, tudo bem?

      na palestra com Mde Soraia, na qual estive, foi comentado um pouco sobre o reconhecimento de diplomas e segundo ela o de Odonto, é um dos mais complicados a ser reconhecido, que o candidado devera voltar a universidade para complementar o curso e que isto leva mais de dois anos. Que existe uma profissao no quebec chamada Higienista Dental (algo assim) que com um ano de curso vc poderia exercer, mas pelo que entendi é algo de nivel técnico.
      De forma alguma quero jogar um balde de agua fria em seu sonho de imigrar para o Quebec, pois nao sera estes obstaculos que nos impediram de seguir nossos sonhos.

      abraços e sucesso

      Juliano

    • #17967
      juli_bela
      Participante

      8O
      Valeu pelo toque. Mas, sinceramente estou disposta a fazer o possível para eu conseguir fazer valer meu diploma. Não penso ser justo eu trabalhar como técnica com 7 anos de estudo superior. De repente dá certo né????
      Abraço!
      Juliana

    • #17970
      Carlos_Santos
      Participante

      Juliana,

      possível é! o que existe de fato é a sua determinação e condição de sustentar o custo de todo o processo para consegui-lo!   :wink:

      Boa sorte!

    • #17986
      jrsp
      Participante

      Oi Juliana,

      não estamos no Quebec não!! Estamos em Brasília e ainda nem fizemos a nossa entrevista que está pré-agendada para Agosto, se Deus quiser.

      Mas, já demos entrada no processo lá na ordem e estamos muito felizes pois, recebemos o e-mail de confirmação do recebimento no setor e, um comentário que nos tranquilizou mais ainda: ” está impecável a documentação! “. Adoramos !!!!

      Tudo que registramos no nosso blog é informação coletada em pesquisas intensas que fazemos na internet, pois somos nós dois dentistas ( destino cruel! ) e, informaçãoes que obtivemos numa reunião que solicitamos à ordem numa visita que fizemos durante a nossa visita a Montreal em Março.

      QQ coisa nos contate,

      Camila

    • #17988
      farias
      Participante

      Olá Erasmo e colegas da Comunidade

      Voce tem alguma ideia como faço isso?Validar o diploma aqui no Brasil antes de ir para o Quebec,pois estou desorientado sobre esse assunto.Sou formado em Administração.

      Um abraço a voce é todos boa sorte.

    • #17998
      juli_bela
      Participante

      :P
      Valeu Camila!
      Vcs já deram entrada pelo CRO daqui então??
      É só ir no conselho e se informar????
      Obrigada!
      Um beijo!
      Juliana
      ps: andei olhando o blog de vcs…muito bom e útil!!!!

    • #18000
      Carlos_Santos
      Participante

      Para aqueles que desejarem se instruir mais com uma ENGENHEIRA que fez o processo ainda no Brasil e que hoje mora no Québec, vejam a experiência dela no  Blog deles

      Boa leitura!

    • #18007
      otto
      Participante

      Farias,

      o CRO, como era de se esperar, não sabe informar nada. Liguei até para a APCD… Melhor entrar em contato com a Ordem no Canadá…

      No blog dos colegas acima (clique aqui) tu podes achar o link para a Ordem…mas, como tb já foi falado, é um bocado salgado ( em torno de 15 mil dólares canadenses…e a aprovação não é certa, não por incompetência da nossa formação, mas por protecionismo quebecois mesmo!).

      Há algumas semanas havia uma mensagem com o  link de uma entrevista com dentistas brasileiros, onde eles contavam todo o Calvário necessário para ter o diploma reconhecido e obter a autorização para exercer por lá… Logo q eu achar o link eu posto aqui…

      Abraço, Otto.

    • #18008
      juli_bela
      Participante

      8O
      Oi Otto vc é dentista tb???
      Com toda essa burocracia e esse valor altíssimo no mínimo o piso salarial tem de ser espetacular!!!
      Vc tem razão… o CRO é uma palhaçada. Nunca sabem de nada, estão sempre desinformados.
      Complicado não???
      De repente compensa vc cursar a universidade tudo denovo ao invés de tentar fazer valer o diploma brasileiro.
      Valeu!
      Juliana

    • #18033
      jrsp
      Participante

      Colegas,

      o CRO, a APCD não vai saber de nada mesmo, a função deles é regulamentar a profissão aqui e não lá!
      O que eles têm que fazer é fornecer as certidões de registro de no mínimo 5 anos, nada consta contra sua conduta profissional, atestado de pagamento em dia e registro da sua clínica no CRO, só!!!
      Quem têm que saber tudo somos nós, lendo, pesquisando e vasculhando toda informação. E ainda, ler e seguir todos os passos e pagamentos (lógico!) que, a ordem da provincia que vc vai, te indicar.

      E sobre piso, isso não existe, é autônomo. O que dá para se basear é na informação obtida em sites oficiais e agencias de emprego do Quebec.

      Otto,
      se vc puder me enviar este link, agradeceria ( nunca o ví! )
      No mais é ter informação suficiente para particularmente avaliar se é válido ou não pagar para ver ( literalmente ).

      um abc,
      Camila

    • #18034
      jrsp
      Participante

      AH!
      esqueci de falar uma coisa,
      regulamentação de especialidade para cursos feitos fora não existe ainda,
      como são poucos que regulamentam no Quebec,
      a Ordem nos informou que estará viabilizando um processo de reconhecimento de especialidades tb!

      Somos Ortodontista e radiologista, queremos regulamentar as especialidades tb!!!
      um abc,

      Camila

    • #18038
      juli_bela
      Participante

      :hmm:
      É… a batalha será bem complexa. Mas nada é impossível.

    • #18040
      Daniele
      Participante

      Carlos, EXCELENTE a dica que vc deu acima!   :yes:  Pra mim que sou engenheira interessa e muito…

      As dicas da Sandra no blog são valiosíssimas pra quem é engenheiro. Tanto que, após obter o meu CSQ em agosto já vou iniciar os passos da equivalência e inscrição na OIQ desde o Brasil.

      Abraços, Daniele.

    • #18048
      Carlos_Santos
      Participante

      as ordens Daniele, para isso estamos e participamos da CBQ   :wink:

      boa sorte!

    • #35609
      mscolese
      Participante

      Olá amigos da comunidade !

      Gostaria de abrir este tema novamente e se possível, obter a ajuda de vocês, pois é de fundamental importância toda a preparação necessária, ainda no Brasil, para não termos surpresas/decepções no Canadá.

      Li os depoimentos do ‘daviararipe’ e também faço mais a parte do tipo realista. Temos que pelo menos ter uma idéia do que pode acontecer conosco no momento da adaptabilidade, quanto à estudos e trabalho.

      Meu marido é formado em ADMINISTRAÇÃO de Empresas (Bacharel), há 5 anos, em Salvador-Ba, e também é registrado na entidade de classe profissional CRA (Conselho Regional de Administração). Estudou 4 anos e meio e hoje ele trabalha como Analista de LOGÍSTICA em Indústria Automotiva (Ford).

      Para os administradores, profissionais de logística de plantão e aos amigos conectados, seguem as dúvidas:

      1. Como fazer para saber se o diploma dele pode ser reconhecido ? Ele tem que falar com o CRA ?
      2. Qual é a equivalência de estudo para os Administradores ? Será necessário curso complementar ?
      3. Como saber se existem cursos voltado para logística ?

      Obrigada novamente

      Milene :)

    • #35610
      petula
      Participante

      oi milene,

      a resposta parece meio padrão, mas seria importante que voces entrassem em contato com as ordens de suas profissões. eu tenho a impressão de que administração como a estudamos aqui NÃO é regulamentada lá no québec. para o caso de serem, é fundamental vocês verificarem com a ordem as exigências, pois a ementa do curso que fizeram precisa ser avaliada: seu conteúdo, duração, créditos, etc.

      mas vocês já podem se adiantar verificando no emploi-québec, que deve ser consultado frquentemente, com dados sobre a profissão: que estudo é requerido, que instituições oferecem programas, se há ordem profissional e qual, como anda o mercado nas cidades do québec e outras estatísticas, salário médio, etc.

      ingles
      http://imt.emploiquebec.net/mtg/inter/noncache/contenu/asp/mtg121_rechrprofs_01.asp?lang=ANGL&Porte=1

      frances
      http://imt.emploiquebec.net/mtg/inter/noncache/contenu/asp/mtg941_accueil_fran_01.asp

      espero ter ajudado.

      []s
      p

    • #36861
      LelyKanawati
      Participante

      Na minha entrevista eu recebi a orientação de dar entrada no processo de avaliação comparativa de estudos ainda no Brasil.
      Sou formada em Letras – Inglês e embora hoje trabalhe na área de educação já trabalhei na área de tradução e pretendo fazer um mestrado na área lá em Montreal para futuramente voltar a trabalhar nisso.

      Enfim, na área de educação não tem uma ordem mas sim uma autorização de ensino que vc tem que tirar e por isso quero adiantar meu processo de comparação de diplomas.

      Li em algum lugar que para quem quer estudar em universidades anglofonas , é melhor fazer a tradução em inglês para o processo.

      Vcs sabem se tem alguma implicação fazer em francês? Tem que fazer de novo pro inglês para aplicar para uma faculdade anglofona?

    • #36879
      Carlos_Santos
      Participante

      @LelyKanawati”;p=”31900 wrote:

      ..Vcs sabem se tem alguma implicação fazer em francês? Tem que fazer de novo pro inglês para aplicar para uma faculdade anglofona?

      a melhor forma de saber é verificar no site de uma universidade anglofona.

      Boa sorte

    • #42921
      Daniel Silva
      Participante

      Boa tarde, gostaria de saber se as seguintes profissões tem que ter a sua equivalência no Quebec

      Técnico em Administração
      Técnico em Informática
      Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
      Licenciatura em Letras Português Inglês

      Outra pergunta, onde posso encontrar a carga horária exigida no Quebec?

    • #42922
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola EstevaoQuébec,

      tudo o que vc quer saber sobre uma profissao, vc encontra no topico:

      L’outil Travailler au Canada
      http://www.brasilquebec.com/component/jmrphpbb/topic/4203.html?f=10

      Boa pesquisa!

    • #51871
      Lu_campinas
      Participante

      Olá pessoal,

      Não sei se este é o lugar correto para esta questão, mas ai vai…

      Meu marido fez um curso técnico: Técnico em Mecânica com duração de 4 anos (carga horária 4.644hs) não encontro equivalente no GPI, porém existe uma profissão de Mécanique Industrielle de construction et d’entretien 2 anos (carga horária 1800hs), dúvida será que posso considerar esta profissão como equivalente?

      Estou buscando esta informação para colocar no DSQ, se alguém puder ajudar, agradeço.

      Um abraço,

      Luciana

    • #51872
      gabi-infirmiere
      Participante

      Oi Luciana,

      esse curso é técnico e nao tecnologo ?

      se for técnico (=pos médio, no QC = DEP)
      Acho que estara correto optar pelo *Mécanique industrielle de construction et d’entretien*, mas vc pode ver se o *Mécanique de machines fixes* nao seria mais apropriado.

      sucesso

    • #51880
      mrodolfo
      Participante

      Luciana,

      Você deve procurar a comparação no Anexo 4 do GPI:

      http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=7&file=GPI_3_1_BR%C9SIL.pdf

      Diplômes brésiliens : Diploma de tecnico em… (4 ans après 8 ans d’études primaires)
      Niveau d’études au Québec : Secondaire
      Correspondance québécoise : Secondaire 5 – formation générale; Diplôme d’études secondaires et Diplôme d’études professionnelles
      Points à la grille : RP – 6 ou 10; Conjoint – 2

      Um técnico de segundo grau, assim como mencionou a gabi-infermière, é um DEP (foi assim que o meu diploma de técnico em edificações foi avaliado no processo junto ao MICC).

    • #51909
      Lu_campinas
      Participante

      Gabi

      Muito obrigada, o curso é mesmo técnico, apesar da carga horária extensa, tomara que dê pra colocar a equivalência com uma das profissões relacionadas.

      Marcos,

      Muito obrigada, vou procurar no GPI conforme orientou.

      Um abraço,

      Luciana

      obs: Tomara que desta vez eu consiga mandar os documentos antes da proxima mudança rsrsr

Visualizando 84 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.