Químico no Quebec

Home Fórum Comunidade Brasil-Québec Apresente-se!!! Químico no Quebec

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #8387
      Yurik
      Participante

      Olá para todos da comunidade.

      Meu nome é Yurik, tenho 23 anos, químico, estou em São paulo, solteiro, com um ano de experiência na minha área, inglês fluente e francês intermediário.
      Não é de hoje que eu penso na possibilidade de imigrar para outro país principalmente pela qualidade de vida em geral e tenho acompanhado bastante esse processo pelo Quebec. Já fiz pesquisas sobre mercado de trabalho, equivalência de diploma e dar entrada na Ordem.
      Até aí tudo bem, mas vou deixar a minha pergunta aqui pq ela é mais geral que específica de química.
      Que tipo de diploma colocar no dossiê ?
      Tenho a qualificação de Chimie (BACC. – 3 ans) mas quando se fala sobre anos estudados no caso do BACC são 16 à 17 années d’études. Fiz 8 anos de fundamental, 3 de medio e 4 de graduação: são 15 anos.
      Tenho que colocar Techniques de procédés chimiques (DEC – 3 ans) que são 14 années d’études ? E na hora de validar o diploma ele é validado como BACC ou como DEC ? Ou seja , vc entra como tecnólogo e não como bacharel ?
      Eu já li muita coisa aqui e até posts falando sobre essa mudança pra outras profissões, mas na hora que vc está no Quebec vc valida a graduação como ?
      A minha dúvida é mais voltada pro diploma pois passo tanto no teste online quanto no GPI (aprendi a fazer a contagem do GPI aqui com vcs, hehehe).

      Um abraço a todos e rumo ao Quebec !!!

      Yurik

    • #57975
      Wilson
      Participante

      Bom Dia Yurik,

      Bom, somente o que podemos dizer é sobre a nossa experiência. Então vamos lá:

      Para o processo em geral, apesar dessa diferença de anos de estudo, eu classificaria como BACC 3ans.

      No meu processo (apesar do meu BAC em química ser de 5 anos) eu coloquei assim. Veja que o DEC seria voltado mais para algum tecnólogo da área (ao meu entender).

      Aparentemente a Ordre des Chimistes também entende assim. Temos um colega aqui do fórum que já está com o processo avançado e está sendo reconhecido normalmente. Isso depende somente das disciplinas que você cursou e da carga horária de cada uma delas. Eu já fiz o estudo do meu diploma atende com sobras as cargas horárias exigidas.

      As regras estão no site da ordem, assim como as cargas horárias obrigatórias de cada área de conhecimento.

      Para validar seu diploma, dependerá de qual caminho quer seguir. Para o âmbito profissional, basta conseguir se inscrever na Ordre des Chimistes. Se for para estudar, terá que verificar se é necessário um Estudo de Equivalência via MICC ou um estudo da própria universidade que você terá interesse em ingressar.

      Aproveito para te dar um conselho: se você já tem francês intermediário e inglês fluente, já é formado e passa no teste (e verificou que tem pontos suficiente pelo GPI), envie a documentação antes de março/2013.

      Existe a promessa do Escritório de Imigração de rever as profissões prioritárias no processo de imigração. Notei que desde 2009 até 2012, as perspectivas de trabalho para nossa área de Química caiu muito. E que as projeções para 2013 são somente “FAIR”.

      Então, se puder, evite surpresas e mande seu dossiê o quanto antes. Eu estarei enviando o dossiê da minha família agora em outubro, mesmo sem os testes de língua que farei em 2013. Espero que com isso, eu garanta os pontos do processo mesmo que a lista de prioritários seja revista em março/2013.

      No mais, espero ter ajudado. Boa sorte !

      http://lepoussins.wordpress.com/

    • #57979
      FCelso
      Participante

      Olá colegas químicos!

      Gostaria apenas de salientar que, pelo menos nas universidades, está difícil de se obter recursos para pesquisa. Isso impacta diretamente na liberação de bolsas de mestrado e doutorado. Se algum plano de vocês segue essa linha, atentem para essa situação atual, que não está favorável. Em relação ao emprego em indústrias, não sei como anda, pois esta não é a minha área. Meus contatos lá são todos na área acadêmica.

      Abraço e boa sorte!
      Fabrício

    • #57981
      Yurik
      Participante

      Obrigado pelas respostas. Ajudou e muito.

      Wilsons e Fabrício

      A minha preocupação era justamente com a Ordre des Chimistes. O meu diploma tem até mais horas/créditos que eles pedem, então eu já fico sabendo que com isso eu já posso concorrer a mais entrevistas (mesmo sem a experiência canadense) mas quanto a área acadêmica eu sei que eles sempre encontram alguma coisa pra não validar o diploma em 100 % (é assim na maioria dos países, eu tb vi o processo de imigração pra Austrália) então esse seria um plano mais pro futuro.
      Já vou começar as traduções e vou ver se consigo dar entrada ainda esse mês, mesmo sem os testes de idiomas (o prazo pra inscrição deles foi até o mês passado e agora só 2013 mesmo).

      Gente, valeu mesmo pelas dicas.

      Um abraço

      Yurik

    • #62278
      ana.magni
      Participante

      Olá a todos!! Gostaria de tirar uma dúvida: meu marido tem licenciatura plena em química, que contabiliza 3360 horas. Pela tabela de comparação entre o quebec e os diplomas estrangeiros, há duas possibilidades: licenciatura de 3 anos no Brasil, que não confere o diploma de BACC – único aceito para a aplicação – e a opção Bacharel ou Licenciado, de 4 anos de estudos no Brasil, que então conferiria o BACC.
      Vocês sabem se há algum meio de saber se essas 3360 horas poderiam ser equivalentes a 4 anos de estudo? Acontece que ele já era licenciada em biologia, e como fez uma segunda licenciatura (agora em química), conseguiu fazer a mesma em apenas 2 anos – mas a carga horária total equivale a cursos de 4 anos, já que houve aproveitamento acadêmico.
      É uma situação bem específica, se alguém souber de algo – ou algum caminho para a resposta -, agradeço muito!!

    • #62279
      flaviovlq
      Participante

      @ana.magni wrote:

      Vocês sabem se há algum meio de saber se essas 3360 horas poderiam ser equivalentes a 4 anos de estudo? Acontece que ele já era licenciada em biologia, e como fez uma segunda licenciatura (agora em química), conseguiu fazer a mesma em apenas 2 anos – mas a carga horária total equivale a cursos de 4 anos, já que houve aproveitamento acadêmico.

      Olha, não sei exatamente qual é o critério que eles adotam para avaliar um curso de licenciatura. Como lá não existe esse título, eles pedem um “Baccalaureat”, o que não quer dizer que Licenciatura não seja considerado equivalente.

      Acho que o fato de ter completado o curso em 2 anos não é relevante e sim que o título corresponda a um estudo de 4 anos.

      Se nenhum colega aqui tiver a resposta para o seu caso, a opção mais segura seria mandar um email para o BIQ perguntando (vai demorar várias semanas para receber resposta) ou até mesmo pedir uma análise de equivalência de estudos feita pelo governo do Québec.

    • #62293
      Wilson
      Participante

      ana.magni,

      Realmente sua situação é diferente.

      Eu acredito que no seu caso, deva valer a pena fazer uma avaliação de equivalência de estudos.

      Se você quiser, pode também verificar se seu diploma será aceito na Ordre des Chimistes.

      Faça uma conta no http://www.ocq.qc.ca/ e depois entre na parte de avaliação. Lá você poderá preencher um formulário com todas as disciplinas que você cursou e poderá ter uma parecer preliminar se a ordem aceitará seu diploma ou não. Lembre-se de não enviar ainda, só preencha e deixe no rascunho.

      Boa sorte !

      http://lepoussins.wordpress.com/

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.