Quer vir para o Qu

Visualizando 28 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7170
      Carlos_Santos
      Participante

      Caros colegas,

      sempre que encontro alguém que me pergunta ” o que devo fazer para ir pro Québec?” tenho dificuldade em achar uma unica resposta para dar e muito menos um unico post aqui para isso também.

      Assim, como temos muitos recursos ja postados, vou compilar aqui um pouco deles, fazer links e tentar resumir o que o “novato” precisa para comecar a sua looooooooooooooonga sessao de leituras! :)

      Primeiro passo, é enteder o processo como um todo, leia o passo à passo da CBQ:

      Depois faça o teste online do Governo da provincia do Québec:

      Em seguida veja o site do Governo e em português:

      Se até agora vc ainda esta interessado em continuar, ai sugiro que explore a CBQ, lendo os forum, comecando por:

      Atenciosamente

    • #42578
      H.Rodrigues
      Participante

      Que beleza de post Carlos!

      A Soraia poderia deixar você no lugar dela quando sair de férias :>)

      Abraço e boas festas pra você e família.

    • #42581
      Carlos_Santos
      Participante

      trabalho como voluntario aqui na CBQ, nao é o que ela faz ;-)

      Obrigado pelos votos e desejo à vocês todos, um otimo Natal e um excelente 2011!

    • #42592
      cjoston
      Participante

      Excelente tópico, gostei muito das entrevistas!
      Abs,

      Carlos.

    • #45014
      pettersonreis
      Participante

      Excelente!
      Vcs capricharam nesse tópico…
      Vou imprimir o passo-a-passo… =D
      Abraço!

    • #45523
      walterwpn
      Participante

      Parabéns pelo tópico, ainda não vi todos os links, mas verei! Obrigado!

      Embora a página seja voltada para interessados em imigrar para Quebec, gostaria de fazer uma pergunta, a título de curiosidade: É mais fácil conseguir o visto de residente permanente por Quebec ou Federal ? Digo, para alguém com equivalência em Inglês e Francês, ou é basicamente a mesma coisa ?

      Obrigado e abraços!

    • #46015
      Alessandra e Fabio
      Participante

      @walterwpn wrote:

      É mais fácil conseguir o visto de residente permanente por Quebec ou Federal ? Digo, para alguém com equivalência em Inglês e Francês, ou é basicamente a mesma coisa ?

      walterwpn, meu conhecimento maior é do processo do Quebec, mas vou responder baseado no que um amigo, que está fazendo o processo federal, me falou.

      Ele e a esposa estão aplicando via processo Federal, apesar de ser mais caro e mais demorado porque, segundo ele, está para sair uma legislação no Quebec que se você faz o processo por lá e for morar fora do Quebec poderá perder seu visto. Não tenho conhecimento desta lei nem fui atrás pra verificar… Estou apenas reproduzindo o que este meu amigo, que quer morar no lado anglófono, falou. Como ele não quer arriscar, está aplicando para o Federal, que está demorando 3 ou até 4 anos! E só de tradução juramentada de documentações já gastou perto de R$2000 (mais ou menos 1,5kg de papelada!!!). :bangwall:

      Assim sendo, se você quer morar no Quebec, não há pq dar entrada no processo Federal!

    • #46003
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Walter,

      @walterwpn wrote:

      ….. É mais fácil conseguir o visto de residente permanente por Quebec ou Federal ? Digo, para alguém com equivalência em Inglês e Francês, ou é basicamente a mesma coisa ?

      continue lendo e vc achara a respostas as suas questoes pois o assunto ja foi amplamente discutido com todos os contras e os pros trambém!

      Boa leitura!

    • #49267
      romulo
      Participante

      Oi Carlos,

      Por que sempre que tento abrir um link sugerido aqui no CBQ aparece um erro 404? Por exemplo os primeiros passos para o Québec. Pode ser algo em meu computador?

      Abraço,

      Obrigado.

    • #49276
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Romulo,

      este erro existe porque ao passar da version 2 para a atual, o site da CBQ renomeou varios enderecos dos topicos.

      Por isso indicacoes para topicos da antiga version2 nao funcionam mais ;-(

      Este topico que vc menciona deve ser este aqui:

      CHEGANDO NA CIDADE DO QUÉBEC: PRIMEIROS PASSOS…
      http://www.brasilquebec.com/component/p8pbb/42/1059.html?Itemid=0

      Atenciosamente

    • #49384
      romulo
      Participante

      Oi Carlos,

      Muito obrigado!

      Abraço.

    • #57491
      eliasrj
      Participante

      Boa noite.

      Fui no site indicado http://www.form.services.micc.gouv.qc.c … ageCode=fr mas tanto em francês como em inglês ele apenas me diz que eu posso ter sido aprovado (ou algo parecido, não lembro) mas não me dá a pontuação atingida.
      Tem algum outro lugar em que eu possa ver esses números ?

      Grato

      Elias

    • #57510
      SANDROMS
      Participante

      @eliasrj wrote:

      Fui no site indicado http://www.form.services.micc.gouv.qc.c … ageCode=fr mas tanto em francês como em inglês ele apenas me diz que eu posso ter sido aprovado (ou algo parecido, não lembro) mas não me dá a pontuação atingida.
      Tem algum outro lugar em que eu possa ver esses números ?

      Você terá que calcular usando lapis e papel (ou Excel…) abra o GPI e procure no indice o anexo 3, é um guia resumido da pontuação, some cada item, se tiver dúvidas procure no GPI.

      Link do GPI (2012): http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=7&file=GPI-3-1.pdf

    • #57619
      NEURAMOS
      Participante

      Galera, sem querer desanimar ninguem… mas meu planejamento para o Quebec está furado, e pelo que estou sabendo a coisa está brava por lá… Se não quiserem acreditar em mim, busque informações… O processo está absurdamente lento, pois para entrevista está demorando 1 ano e somente a parte federal 19 meses… fechando então mais de 2 anos e meio o processo inteiro…

    • #57630
      MarcosAlvim
      Participante

      Eu só desisto do meu qdo não tiver mais jeito mesmo.

      Mas isso é muito particular de cada um.

    • #57638
      NEURAMOS
      Participante

      So falei a realidade do processo… não estou incentivando ninguém a desistir, mas sim queria passar o que nós que estamos no federal, estamos passando… Para quem já fala ingles, eu recomendo a imigração para Manitoba… estão falando que está mais rapida… pena que já estou a 20 meses de quebec, senao faria…

    • #57830
      eliasrj
      Participante

      Bom dia a todos.

      Sandro, obrigado pelo link do GPI.

      Minha pergunta é:
      Sciences de l’informatique (BACC. – 3 ans) são realmente 6 pontos ? Estou contando com a coluna da esquerda que diz:
      Diplômes étrangers
      SECTION C –
      Requérant principal : 6 points

      Quanto ao idioma estou chutando o TCF como B2: 6 points.

      Se for isso mesmo quanto a profissão então adeus Quebec, eu não passo. Ficam faltando 4 points.

      Alguem pode me ajudar com essa questão da profissão ?

      Obrigado

      Elias

    • #57836
      hugohaa
      Participante

      Sciences de l’informatique (BACC. – 3 ans) são realmente 6 pontos ?

      Sim, são 6 pontos, se emitido por uma instituição daqui obviamente.

      Quanto ao idioma estou chutando o TCF como B2: 6 points.

      Você não está considerando que o TCF são duas pontuações separadas, para expressão oral e compreensão oral, cada uma tem sua pontuação separada. Ou seja, se você ganhar um B2/B2 dá 12 pontos (Não sei se é a pontuação correta, estou sem o GPI aqui em mãos)

      E se faltar pontos sempre há a possibilidade de se tentar o IELTS. Nunca considerou isso também?

    • #57837
      eliasrj
      Participante

      Hugo

      Valeu mesmo.
      Eu realmente não considerei as duas notas no francês e nem o IELTS.
      Agora deu pra passar. Fiquei mais animado.

      Obrigado

      Elias

    • #57838
      SANDROMS
      Participante

      Elias,

      É isso mesmo, bacharelado em TI são 10 pontos (pelo diploma) + 6 pontos (área de formação).

      B2 no francês são 6 pontos (expressão) + 6 pontos (compreensão), você lembrou de somar?

      Existe um outro tópico que discute o GPI, um colega até publicou um link de uma aplicação online que ele fez para simular o GPI. Lá nesse tópico você pode postar o seu calculo completo e os colegas do forum ajudam a validar.

    • #57840
      eliasrj
      Participante

      Sandro

      É mesmo, eu esqueci de somar as duas notas do TCF. Sendo novo nesse processo todo por mais que a gente leia os tópicos chega uma hora que trava e não tem jeito senão perguntar. Eu vou dar uma procurada nesse post que vc falou e vou fazer por lá tb.

      Valeu pela ajuda

      abçs
      Elias

    • #59435
      Hugo Santos
      Participante

      Olá a todos!

      Conforme me apresentei no tópico específico para isto, sou de Recife, e começo a cogitar a ideia de imigrar juntamente com minha namorada, para o Canadá.

      Após ler e reler tudo o que julguei necessário no fórum, garimpei algumas informações úteis e gostaria de validá-las com vocês.

      Para darmos início ao processo, hoje mesmo já me matriculei juntamente com a Pri em um curso de francês. Não sabemos nada, vamos começar realmente do zero. Já inglês, eu tenho um nível intermediário para bom.

      Graças ao nível de francês, consegui garimpar com muita dificuldade algumas informações do GPI, sobre nossas notas. Eis o resultado:

      Hugo
      Nível de Escolaridade – (UFPE Ciência da Comp.) Universitário com 3+ anos = 10pts
      Formação Acadêmica – Diploma Nacional de Bacharel em Ciência da Computação = 6pts
      Experiência Profissional = 24 Meses como Analista de Sistemas, e 24 meses como Estágiário – 48 Meses = 8pts
      Idade – 18 anos a 35 anos = 16pts
      Inglês = (vai de 0 a 6)
      Francês = (vai de 0 a 16)
      Total Hugo = 40 pts

      Priscila
      Nível de Escolaridade – Universitário com 3+ anos = 3pts
      Formação – Diploma de Fisioterapia Nacional = 0pts.
      Idade – 18 a 35 anos = 3pts
      Francês = (vai de 0 a 6)
      Total Pri = 6 pts

      Juntos
      Capacidade Financeira = 1 pts
      Entrevista = (vai de 0 a 6)
      Total os dois = 1 pts


      Total = 47 pts

      Estas pontuações condizem com a realidade? Caso seja isso mesmo, temos as provas de idiomas para pontuar mais 16 pontos e chegar ao almejado número de 63. Isso para não precisar pontuar na entrevista. Correto?

      Desde já grato a todos!

    • #61662
      Marco Aurélio
      Participante

      Estou com uma duvida, faço a avaliação online e mesmo colocando nada de Francês e Inglês falam que tenho chance, o que devo levar em conta, e caso esta pergunta estiver no lugar errado favor encaminhar pois fiquei na duvida, olha o resultado:
      Estou pensando em fazer o processo, minha esposa será a requerente principal (enfermeira 5 anos de experiência) e eu (Engenheira Mecânica acabei de formar) e minha filha de 1ano.

      Seu resultado

      Você parece satisfazer os critérios de Quebec. Importante sequência de uma decisão do governo publicada no Diário Oficial de 27 de março, 2013 Quebec, o Ministério da Imigração e Comunidades Culturais manteve a suspensão de recepção de pedidos de certificado de seleção pode ser feita por alguns candidatos à imigração econômica. Se essas regras se aplicam a você e datas da suspensão do recebimento desses pedidos, consulte a receber pedidos . Se essas regras se aplicam a você, não apresentar um pedido . . Seu arquivo será automaticamente devolvida Para fazer o seu pedido Se você está aplicando como um trabalhador , consulte Pedido de Certificado de Seleção e apêndices – trabalhadores permanentes . Se você está aplicando como um self-employed , consulte Pedido de Certificado de Seleção e apêndices – Empresários ou entre em contato conosco para obter o formulário pelo correio. Há uma taxa para processar sua solicitação. candidatos Trabalhadores Qualificados (candidatos principais e cônjuges) que desejam obter pontos para os seus conhecimentos linguísticos em francês e Inglês , deve apresentar, juntamente com a sua aplicação, os resultados de um teste de avaliação emitido por uma organização reconhecida pelo Ministério da Imigração e Comunidades Culturais. Obrigado pelo seu interesse em Quebec.

    • #61684
      SANDROMS
      Participante

      Marco,

      Com profissões em demanda, experiência e filho vocês já estão pontuando bastante. mas o francês não deixa de ser importante. O interessante é que vocês podem dar entrada já com um nível básico de francês e estudar mais durante a looooonga espera.

    • #61781
      Marco Aurélio
      Participante

      Sandroms,
      Uma pergunta sem falar Francês e Inglês minha pontuação com minha família esta dando 64 pontos, você acha que tem condição de dar entrada no processo e ir estudando nesse tempo, consigo ficar fora da entrevista com essa pontuação, fico aguardando o que você acha, obrigado.

    • #61833
      SANDROMS
      Participante

      @Marco Auelio wrote:

      Uma pergunta sem falar Francês e Inglês minha pontuação com minha família esta dando 64 pontos, você acha que tem condição de dar entrada no processo e ir estudando nesse tempo?

      Marco, Eu acho que sim você pode dar entrada já, eu se fosse você faria o TCF antes de mandar, pois mesmo um A1 server de alguma coisa. Existe um simulado do TCF no site da TV5.

      Mas o que eu acho não vale nada. :lol: O que vale são os procedimentos do BIQ e se a sua conta está certa é isso o que vale. Ttem certeza qu vc consegue 64 sem os pontos da entrevista e sem francês nem inglês, me parece muito difícil. Existe um tópico em que as pessoas postam seus calculos e comunidade dá uma conferida, sugiro que você poste sua conta lá.

      Ainda no espírito de que o que eu acho não vale nada: acho que mandar o dossiê sem o TCF pode gerar atrasos, pois vimos aqui no forum pessoas que mandaram sem e receberam cartinhas pedindo pra mandar o teste. Talvez valha a pena tenar ligar lá (missão quase-impossível), ou pegar opnião de quem abri recentemente o processo sem TCF.

      @Marco Auelio wrote:

      consigo ficar fora da entrevista com essa pontuação, fico aguardando o que você acha, obrigado.

      O normal é ter entrevista, a experiência mostra que a isenção de entrevista é decisão exclusiva do BIQ e ninguém captou ainda qual é o critério.

      Agora uma coisa que eu acho e vale muito: mesmo que você dê entrada sem nada de francês e inglês não venha para o Canadá sem um nível avançado na língua, isso só vai trazer sofrimento e emperrar seu início de vida aqui.

    • #61954
      Marco Aurélio
      Participante

      Tem como você passar o link do tópico que fala sobre a questão de pontos, pois não conseguir encontrar, pode ser que minhas contas esteja errada, obrigado.

    • #61972
      SANDROMS
      Participante

      No tópico abaix tem várias simulações de pontuação de dieferentes candidatos, sugiro que você leia e poste a sua. Infelizmente para a organização do fórum o conteúdo do tópico não bate muito com o título…

      QUAL A PONTUAÇÃO MÍNIMA AFINAL, SEGUNDO O GPI?
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/16/5001.html

    • #61984
      Marco Aurélio
      Participante

      Sandroms, coloquei minhas pontuações na no link acima se puder dar uma olhada agradeço.

Visualizando 28 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.