Quanto levar?

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Quanto levar?

Visualizando 17 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5595
      Iceman
      Participante

      Galera,
      Em primeiro lugar me chamo José Orlando Neto, tenho 31 anos, sou publicitário e há uns 2 anos venho pensando em me ingressar no processo de imigração de Quebec. Descobri essa fantástica comunidade hoje e resolvi me cadastrar para contar com a ajuda de vocês para algumas dúvidas antes de dar a entrada definitivamente nos papéis.
      Apesar de ser recém-chegado a essa comunidade, não sou estranho ao processo e já conversei nos últimos tempos com centenas de pessoas que estão como eu ou que já estão oficialmente dentro da história.
      O problema é que não conheço ou pelo menos não consegui entrar em contato com ninguém que já vive em Quebec, e é aí que mora uma de minhas maiores dúvidas e ainda não obtive resposta satisfatória: QUANTO LEVAR???
      Sou solteiro, quero ir para Montreal (pelo menos no início) e gostaria de saber qual é o mínimo que se deve ter para conseguir se sustentar, ou mesmo sobreviver, no período de adaptação, que julgo ser de aprox. 3 meses.
      Sei que essa pergunta é de difícil resposta, já que deve ser baseada em uma série de variáveis, mas o que procuro é algo aproximado mesmo e baseado na opinião de quem já passou por esse começo. Claro que a melhor resposta é “quanto mais melhor”, mas vocês tem como me dar uma base tipo “com x Reais ou Dólares você já consegue sobreviver”?
      Agradeço desde agora.

      Neto

    • #26746
      Felipewise
      Participante

      Ei Neto, tudo bem?

      Se voce tiver Orkut, tem dois topicos bstante discutidos:

      http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=834601&tid=2472292744491488907&na=1&nst=1
      http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=834601&tid=2585242047847131922&na=1&nst=1

      O pessoal de la nao e tao legal quanto o daqui, mas compensa a visita heheheheh

      Abs.,

    • #26747
      Iceman
      Participante

      Ô Felipe,
      Já valeu bem. Deu para dar uma iluminada nas idéias. Mas o que eu gostaria mesmo de saber é um valor de referência para termos no bolso para levar para lá, após todo o processo ter se acabado. Nessas comunidades a galera considera sempre os custos do processo. Isso é uma coisa mais ou menos fixa, com valores já determinados ou quase. Minha dúvida e de um monte de gente com quem conheci é quanto se deve ter no mínimo para começar a vida lá. Bem mais ou menos mesmo, tipo ‘você deve levar R$ 5.000 ou 10.000 ou 20.000’. Só um valor de referência par que possamos colocar no planejamento do processo. Creio qeu o valor mínimo pedido por eles lá, uns 2.600 dólares canadenses é meio pouco, não?
      De qualquer forma BRIGADÃO PELA BOA VONTADE!

      Neto

    • #26748
      Felipewise
      Participante

      Na minha opiniao, 2.600 e MUITO pouco…
      Com a quantidade de despesas que teremos pra estabelecer por la, acho que isso nao da nem para o primeiro mes.

      Em um daqueles posts, o Alessandro que esta em Ville de Quebec, passa uma lista dos custos iniciais, nao sei exatamente em qual pagina.
      Isso ja foi discutido por aqui tambem, mas nao me lembro do post, da uma procurada pelo forum que vc encontra!

      Abs.

    • #26759
      danielcasas
      Participante

      Fala Neto,

          Realmente não posso te responder como você quer, pois ainda não cheguei lá (irei em Junho). Deixo isso para o pessoal que já está no Québec. Mas posso te dizer de antemão que não rola de se basear nesses números que o pessoal de Québec diz. 2.600,00 Dólares Canadenses é pouco para começar uma vida. Ainda mais em Montréal. Digo isso por já ter conversado com muita gente a respeito. Faça seus planos com um pouco mais de grana para não se ver em dificuldades.

      Abração,

      Daniel

    • #26761
      Carlos_Santos
      Participante

      se vc morar num apto dividido e ja mobiliado seu custo é um…. por outro lado se vc tiver de comprar tudo.. a conversa é outra!

      se vc gosta de coisas caras e novas ou se contenta em comprar tudo usado…  

      se vc possui um bom francês e consegue arranjar um emprego rápido, nem que seja para se sustentar no começo…  veja são apenas alguns pontos!

      por isso a resposta não é igual para todos!   :wink:

      botar na balança  os custos em funcao do seu planejamento da chegada.

      Veja a mensagem do YURI:

      @yuri”;p=”20459 wrote:

      José, seja bem-vindo!

      Ainda não imigrei. Mas tem um casal de amigos que vive com $1000/mês e um amigo solteiro que vive com metade disso. Todos moram em Montreal. O solteiro fica em casa de família e paga poucos mais $200 pelo quarto com tudo incluso. Aí você soma $66,25 de transporte e sobra uns $200 para alimentação e para sair de vez em quando para lugares mais em conta! Concluindo, de acordo com os gastos dele o mínimo é $500/mês! Pouquíssimo,não? Se você não tiver frescura e topar um survival job de $1376(salário mínimo) você ainda consegue fazer um pé de meia! Dá para acreditar? Caso queira morar num quarto você pode alugar um como este descrito abaixo(não consegui anexar o arquivo na mensagem).  360.00$ (TOUT INCLUS)! Concluindo, não se preocupe tanto com isto! Tem alguém que já imigrou e mora em Montreal que acha que $500 não é suficiente para um solteiro?
      Você mora em São Paulo?

      DESCRIPTION
      Jolie chambre meublée dans 4 1/2 pour
      personne seule, tranquile, responsable, non
      fumeur, pas d’animaux. Tout inclus, internet,
      téléphone, lav/sech, micro-ondes. très propre,
      rue tranquile à 5min autobus metro jean-Talon,
      près de tous les services. Leonardo (514) 795-
      4717
      INFORMATIONS
      COMPLÉMENTAIRES
      Type de location : Location long terme
      Nombre de pièces : 4 1/2 pièces
      Ameublement : Meublé
      Type de logement : APARTEMENT
      Date de disponibilité : 2007-11-01
      Adresse (rue) : 7800, RUE DE LANAUDIERE # 6
      Code postal : H2E1Y7
      Étage du logement : 2ième étage
      Nombre d’étages de l’immeuble : 3
      Orientation : Nord-Est
      Entrée laveuse/sécheuse
      Électricité incluse
      Chauffage inclus
      Eau chaude incluse
      Air climatisé

      boa pesquisa!

    • #26774
      Iceman
      Participante

      Daniel,
      Eu estou trabalhando mesmo com mais que isso. Só quis saber uma referência para ter noção. Muito obrigado pela ajuda.

      Carlos,
      Valeu demais. Essa postagem do Yuri foi muito legal. Me deu uma tranquilidade enorme, pois não tenho a menor frescura de morar em um lugar simples no começo. Pelo contrário, é isso mesmo que quero fazer. De qualquer forma, tenho sim um bom francês. Estudei durante três anos. Só preciso dar uma treinada no ouvido para me acostumar com o sotaque daí e melhorar minha escrita que ficarei bem na fita. E para isso terei todo o tempo do processo.
      Obrigado mesmo a todos vocês pela boa vontade.

      Neto

    • #26784
      lfantoniosi
      Participante

      2600 é tao pouco que equivale a 2 salarios minimos, isso para um periodo de tres meses!

      Eu realmente nao entendo essa ponto na imigracao de quebec. Vc sobrevive com isto? Depende, se vc for morar em abrigo, ir buscar comida e roupas em entidades de auxilio, etc, daí acho que dá.

    • #26821
      brunobbc
      Participante

      E ai, Neto ?

      Legal ?
      Bem .. Como você mesmo falou, sua pergunta é muito difícil de responder.
      De qualquer forma, cada pessoa deu a sua opinião, na minha modestia opinião, acho que com uns CAD 1000,00 por mês da para se sustentar legal, mas é lógico, sem gastar muito.
      Acho que com uns 3000,00 conoseguiria ficar legal nos 3 primeiros meses. Eu acho muito pouco oo valor exigido (CAD 2600,00)
      Outra coisa que teria que levar em conta, seria a questão da moradia. Se quiser alugar um ap, acho que teria que levar bem mais, pois em alguns casos exige-se uma quantia de depósito. Sabe ?

      Abraços,
      Bruno

    • #26823
      karlamatias
      Participante

      Depois de acompanhar essa discussão entre brasileiros e principalmente depois de alguém ter escrito que “ninguém ousasse sair do país sem ter dinheiro pra 1 ano” (!), resolvi conversar com um amigo québecois e perguntar sobre essa questão de quanto levar.

      Expliquei pra ele o valor mínimo de 2593 dólares para 3 meses para uma pessoa solteira sem filhos. Ele falou que, dividindo um apartamento, realmente 850 dólares ao mês dá pra manter o básico: moradia + alimentação + transportes + alguns gastos pessoais, desde que os brasileiros estejam dispostos a deixar o luxo com o qual está acostumado no Brasil de lado por uns tempos e se esforçar pra conseguir trabalho logo, como prioridade.

      Ele conhece muitos brasileiros e bastante o Brasil e concorda que o problema é que o perfil do brasileiro que está indo pro Canadá é de classe média alta, acostumado a ter um belo apartamento ou morar em belas casas em condomínios fechados, quando não têm outros imóveis, um bom carro, a jantar em bons restaurantes, usar roupas de grife, e as mulheres, sempre frequentando salão de beleza. O choque é que muitos querem ter o mesmo nível logo de cara. Muito chegam no Québec, se deslumbram e se comportam como turistas, fazendo passeios, compras… realmente pra isso o dinheiro não dá.

      Ele disse: se puder traga 3000 dólares pra ter uma folga no orçamento (como o Bruno colocou acima) mas se você vai chegar no verão (ou seja, não precisa comprar roupas de inverno) e está disposta a abrir mão das regalias até conseguir um emprego, o valor calculado dá sim!

      Mas, logicamente, isso vale pra quem vai só! E também pras pessoas que terão condições de conseguir um trabalho dentro dos 3 meses. Na comunidade “Quero ir para Québec”, a Mariana colocou um tópico interessante: a incompatibilidade entre fazer a francisação e procurar emprego. Então, quem vai ainda frequentar as aulas de francês, certamente terá e se preparar mais financeiramente.

      Enfim, acho que o orçamento deve ser estudado individualmente. Mas pelo jeito que ele falou, deu pra perceber que as pessoas que estão acostumadas a viver mais modestamente no Brasil, se adaptam mais a essa questão socioeconômica lá. São exatamente os “ricos” que mais sofrem!

    • #26839
      danielcasas
      Participante

      É isso aí, Karla! Concordo em gênero, número e grau com o que você postou. O “projeto Québec” exije sacrifícios. Se a pessoa for pensando que vai chegar lá e encontrar a vida que leva no Brasil, me perdôe, mas a palavra “planejamento” passou longe dela. Eu ainda considero pouca a quantia mínima exigida, mas também não acho que a pessoa tenha que levar mundos de dinheiro. No começo teremos sim que cortar vários supérfluos e maneirar nos gastos para não sermos pegos de surpresa, aí, quando a vida for entrando nos eixos e a estabilidade vier, poderemos nos permitir algo mais.

      Abração,

      Daniel

    • #26846
      Carlos_Santos
      Participante

      Daniel,

      @danielcasas”;p=”20587 wrote:

      ..No começo teremos sim que cortar vários supérfluos e maneirar nos gastos para não sermos pegos de surpresa, aí, quando a vida for entrando nos eixos e a estabilidade vier, poderemos nos permitir algo mais.

      isso é um fato! :wink:

    • #26847
      fflush
      Participante

      Na minha opiniao quem vem com dinheiro para se manter so’ por 3 meses e’ MUITO CORAJOSO, fazer um esforco enquanto ainda se esta no brasil para juntar uma grana a mais faz muito mais sentido. Eu nao viria sem ao menos ter uma reserva que me garantisse por 6 meses aqui. A mudanca de pais ja e’complicada o suficiente sem agente ter que ficar morrendo de fazer economia.

    • #26857
      Iceman
      Participante

      É claro que fazer uma reserva para se sustentar o maior tempo possível é importante, mas também não creio que tenhamos que ficar só preocupando com juntar, juntar e juntar. Se ficarmos assim acho que nunca sairemos daqui, pois sempre teremos a preocupação de o dinheiro não dar. Para mim o importante é fazer um bom projeto de imigração, juntar uma boa grana para poder viver enquanto não consigo emprego e ‘sebo nas canelas’. Nossa, essa é velha! Se chegarmos bem preparados, com um bom francês e bom histórico de trabalho dá para arranjar um emprego nos três primeiros meses, não? Creio que sim.

      Neto

    • #26860
      fflush
      Participante

      O tal Projeto e uma expressao muito batida por aqui no Forum, mas se trazer grana para no minimo 6 meses nao faz parte deste projeto, nao sei oque mais poderia fazer.

    • #26863
      Enrique
      Participante

      Salut!

      Estou de acordo com o fflush, um verdadeiro projeto de imigração tem que se levar em conta um cenário que comtemple um tempo sem encontrar um trabalho, então se preparar financeiramente é importante, fazer os calculos é muito importante.
      Eu e minha esposa sabemos que o primeiro ano sera de muitas descobertas, por isso nos preparamos para não esperarmos grandes expectativas no primeiro ano, se acontecerem ótimo, mas estamos indo sem o problema de ficar preocupado cada vez que o final do mes vem chegando.

      Uma boa planilha de excel pode ajudar muito nessas horas.

      Abçs

    • #26865
      Enrique
      Participante

      Verdade fflsuh, planejamento financeiro para um bom tempo é necessário

    • #26898
      danielcasas
      Participante

      Luciano,

          Concordo mesmo com você quando diz que essa palavra “projeto” já está desgastada aqui. E temos que tomar cuidado com isso, pois quando usamos repetidamente uma palavra ou expressão acabamos por nem mais pensar no que isso realmente significa.

      Daniel

Visualizando 17 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.