Quando devemos começar o processo de imigração?

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Quando devemos começar o processo de imigração?

Visualizando 20 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4710
      Bia777
      Participante

      Olá a todos!
      Meu nome é Bianca, tenho 24 anos e moro em Brasília. Meu marido e eu estamos sonhando com a imigração para Quebec… Eu estou estudando administração e ele é Analista de Sistemas…. trabalha na área de WEB.

      Primeiro, gostaria de dizer que embora esse seja meu primeiro post no site, eu sou uma frequentadora diária deste site… e ele tem sido essencial para nos manter animados e entusiasmados com o nosso sonho…. Especialmente de ver tantos outros que têm o mesmo sonho e, principalemte, que já estão realizando esse sonho.   :)  :)

      Bom, agora o assunto do tópico:
      Gostaria de saber quanto tempo antes devemos começar o processo de imigração e tambem a estudar francês….
      Pois, eu ainda estou estudando e só vou me formar em julho de 2009…. mas, meu marido já é formado!
      E temos planos de viajar logo depois que eu me formar….
      Tenho dúvidas se seremos aceitos pela imigração mesmo que eu ainda esteja estudando…

      Outra dúvida é: ém que fase do processo já deveremos estar com o dinheiro para se manter 3 meses em Quebec?? Logo no início ou só na entrevista?

      Que conselhos vocês nos dão??

      Um abraço a todos!
      Bia

    • #15287
      carol.
      Participante

      Bianca,
      seja bem vinda à comunidade,
      É difícil dizer quando começar a estudar francês porque ele não é uma preparação para a entrevista e sim para a sua vida no Quebec, então quanto melhor você estiver na língua, melhor será sua adaptação lá. Acho que os estudos de francês, você já pode começar.
      O processo todo está durando, em média, 1 ano. Se vc quer ir em 2009, pode começar mais ou menos 1 ano antes.
      Quanto a ser aceita por estar estudando, depende de como vocês farão o processo, estude o seu caso e pense quem deve ser o requerente principal, você ou seu marido. Se ele tiver dentro da idade, tiver experiência profissional, ele pode ser o requerente principal e não haverá problema em vc ainda estar estudando. Aí você tem que pensar se quer fazer seu curso lá ou aqui, lembrando que se você tiver que revalidar seu diploma é quase fazer outro curso lá, pq é bem complicado.
      Um abraço,
      Carol

    • #15288
      Bia777
      Participante

      @carol.”;p=”7530 wrote:

      Bianca,
      seja bem vinda à comunidade,
      É difícil dizer quando começar a estudar francês porque ele não é uma preparação para a entrevista e sim para a sua vida no Quebec, então quanto melhor você estiver na língua, melhor será sua adaptação lá. Acho que os estudos de francês, você já pode começar.
      O processo todo está durando, em média, 1 ano. Se vc quer ir em 2009, pode começar mais ou menos 1 ano antes.
      Quanto a ser aceita por estar estudando, depende de como vocês farão o processo, estude o seu caso e pense quem deve ser o requerente principal, você ou seu marido. Se ele tiver dentro da idade, tiver experiência profissional, ele pode ser o requerente principal e não haverá problema em vc ainda estar estudando. Aí você tem que pensar se quer fazer seu curso lá ou aqui, lembrando que se você tiver que revalidar seu diploma é quase fazer outro curso lá, pq é bem complicado.
      Um abraço,
      Carol

      Carol, obrigada por sua resposta…
      Meu marido faz 30 anos esse ano…ou seja, se nos escrevermos ano que vem ele vai estar com 31… e quando imigrarmos terá 32… acho que dá pra ser ele o requerente então…já que a idade máxima é 35.

      E como eu fico sabendo sobre essa questão de validação do diploma e tal??  É que as indicações que eu já vi sobre esse assunto aqui no fórum estão sendo para links em fracês… e eu não sei ler (ainda..).   :?

      E também minha dúvida é sobre quando devemos comprovar autonomia financeira para os 3 primeiros meses?  No início do processo ou apenas na entrevista??

      Obrigada mais uma vez!
      Beijos!
      Bia

    • #15289
      carol.
      Participante

      Oi Bia,
      A comprovação financeira deve ser feita no início do processo, quando você envia os documentos para Buenos Aires, junto deles devem estar os comprovantes: extratos bancários, ou outros. Depois os originais devem ser levados na entrevista.

      Agora, quanto à revalidação de diploma, o ideal é entrar no site da ordem profissional, que estará em francês, mas tb tem a opção em inglês.
      Abraços,
      Carol

    • #15293
      clpimenta
      Participante

      Oi bia,
      se o seu marido for o requerente principal não deve dar problema, eu estou com o mesmo problema minha espos so se forma no fim do ano, e nos ja entramos com o processo e ja fomos chamados para a entrevista, ela sinceramente ja esta pensando em terminar o curso lá, afinal vai ter um diploma quebecoise.

    • #15294
      Bia777
      Participante

      @clpimenta”;p=”7536 wrote:

      Oi bia,
      se o seu marido for o requerente principal não deve dar problema, eu estou com o mesmo problema minha espos so se forma no fim do ano, e nos ja entramos com o processo e ja fomos chamados para a entrevista, ela sinceramente ja esta pensando em terminar o curso lá, afinal vai ter um diploma quebecoise.

      Oi clpimenta,
      Será que vale a pena eu terminar meu curso lá?  Digo, é fácil conseguir tranferência? Eu bem que queria isso….pois só termino em julho/2009…  queria poder já imigrar antes disso….
      Qual o curso que sua esposa faz?

    • #15295
      Bia777
      Participante

      @carol.”;p=”7532 wrote:

      Oi Bia,
      A comprovação financeira deve ser feita no início do processo, quando você envia os documentos para Buenos Aires, junto deles devem estar os comprovantes: extratos bancários, ou outros. Depois os originais devem ser levados na entrevista.

      Agora, quanto à revalidação de diploma, o ideal é entrar no site da ordem profissional, que estará em francês, mas tb tem a opção em inglês.
      Abraços,
      Carol

      Oi carol..
      Vou ver se encontro o site da ordem em inglês então… obrigada pela dica…

      E mais uma coisa…  quanto precisaremos tem na conta para comprovar autonomia financeira??  Já vi relatos de vários valores…  fiquei confusa de quanto é realmente necessário para 2 adultos … (necessário e ‘bem visto’ pela imigração…)..
      Você iniciou o seu processo?  Se sim, quanto vocês declararam?

      Bjs,
      Bia

    • #15297
      carol.
      Participante

      Oi Bia,
      Eu já estou na fase dos exames médicos.
      O mínimo é de 4000CAD para dois adultos, pelo menos ano passado era, não tem nada de bem visto, se vc declarar o mínimo eles vão aceitar também.
      Agora, se vocês tiverem um imóvel próprio também vale como comprovante financeiro.
      Os sites oficiais do canada têm sempre a opção inglês ou francês, o endereço é o mesmo.
      Abraços,
      Carol

    • #15309
      Carlos_Santos
      Participante

      Bia,

      seja bem vinda a nossa comunidade!

      o valor mínimo necessário existe no site do BIQ que esta em português!

      além disso postamos aqui os novos valores para 2007, veja o tópico:

      AUTONOMIA FINANCEIRA – NOVOS VALORES PARA 2007

      para saber sobre a documentação e o que vc vai precisar enviar para o BIQ de Buenos Aires para iniciar seu processo, veja:

      :: Passo a Passo do Processo de Imigração para o Québec :: (Atualizado em: 25/01/2007)

      aproveite e leia os demais artigos disponíveis nesta seção!

      Além deste tópico, leia os demais que falam de:

      – Horas de francês – Nível
      – Ajuda com equivalencia
      – Comprovação de experiência profissional
      – etc…

      TODOS apenas no Forum Processo Québec – 1ª Parte – CSQ -> Requisitos

      imagine o que você ainda vai descobrir olhando os demais FORUNS!  :D

      Boa leitura!

    • #15314
      clpimenta
      Participante

      Oi bia,
      minha esposa faz artes, acho que a principal vantagem é possuir o diploma de lá, qto transferência, o criterio pelo que andei estudando depende de cada universidade, vai depende das matérias do curso de lá terem a ementas parecida com as daqui, com certeza vai perder algumas, mas pelo que vc falou so termina em 2009, deve estar no 3 ou 4 periodo. Vc com certeza gastar um grana em tradução da documentação, mas de qq maneira, pra validar o diploma brasileiro lá tb vai gastar um bom dinheiro. E em determinadas profissões conseguir exercer a profissão com diploma daqui é mais difícil e caro do que refazer o curso inteiro.

      Tb sou de BSB, vc estevem algum dos ultimos encontros do grupo de brasilia?

      boa sorte!!!

    • #15320
      Bia777
      Participante

      @clpimenta”;p=”7559 wrote:

      Oi bia,
      minha esposa faz artes, acho que a principal vantagem é possuir o diploma de lá, qto transferência, o criterio pelo que andei estudando depende de cada universidade, vai depende das matérias do curso de lá terem a ementas parecida com as daqui, com certeza vai perder algumas, mas pelo que vc falou so termina em 2009, deve estar no 3 ou 4 periodo. Vc com certeza gastar um grana em tradução da documentação, mas de qq maneira, pra validar o diploma brasileiro lá tb vai gastar um bom dinheiro. E em determinadas profissões conseguir exercer a profissão com diploma daqui é mais difícil e caro do que refazer o curso inteiro.

      Tb sou de BSB, vc estevem algum dos ultimos encontros do grupo de brasilia?

      boa sorte!!!

      Não estive em nenhum encontro não…queria ir mas não deu…
      To torcendo para ter o proximo encontro logo….

      Pois é, eu ainda estou mais ou menos no 4º período…e estudo na UCB…  Vou gastar até o fim do curso aproximadamente R$ 17.000 …
      Vou dar uma pesquisada para ver se não vale mais à pena terminar lá….

      Outra pergunta:  Onde você e sua esposa estão estudando francês???
      Já vi algumas indicações aqui no forum sobre cursos em BSB mas não cheguei a nenhuma conclusão sobre o melhor custo-benefício….

      Bom, obrigada pela dica..
      Espero nos encontrarmos no próximo encontro aqui em BSB!!

      Um abraço,
      Bianca

    • #15321
      Bia777
      Participante

      @Carlos_Santos”;p=”7554 wrote:

      Bia,

      seja bem vinda a nossa comunidade!

      o valor mínimo necessário existe no site do BIQ que esta em português!

      além disso postamos aqui os novos valores para 2007, veja o tópico:

      AUTONOMIA FINANCEIRA – NOVOS VALORES PARA 2007

      para saber sobre a documentação e o que vc vai precisar enviar para o BIQ de Buenos Aires para iniciar seu processo, veja:

      :: Passo a Passo do Processo de Imigração para o Québec :: (Atualizado em: 25/01/2007)

      aproveite e leia os demais artigos disponíveis nesta seção!

      Além deste tópico, leia os demais que falam de:

      – Horas de francês – Nível
      – Ajuda com equivalencia
      – Comprovação de experiência profissional
      – etc…

      TODOS apenas no Forum Processo Québec – 1ª Parte – CSQ -> Requisitos

      imagine o que você ainda vai descobrir olhando os demais FORUNS!  :D

      Boa leitura!

      Olá Carlos…
      Já tinha lido muitos desses tópicos que você indicou…mas, não de maneira sistemática assim….
      É muita informação pra minha cabecinha….hahahahaha…
      É que tem algumas particularidades que é mais fácil descobrir perguntando a quem tem experiência….

      DE qualquer form, obrigada pela dica…vai facilitar bastante a minha pesquisa…

      Um abraço
      Bia

    • #15322
      Bia777
      Participante

      @carol.”;p=”7540 wrote:

      Oi Bia,
      Eu já estou na fase dos exames médicos.
      O mínimo é de 4000CAD para dois adultos, pelo menos ano passado era, não tem nada de bem visto, se vc declarar o mínimo eles vão aceitar também.
      Agora, se vocês tiverem um imóvel próprio também vale como comprovante financeiro.
      Os sites oficiais do canada têm sempre a opção inglês ou francês, o endereço é o mesmo.
      Abraços,
      Carol



      Oi Carol…
      O mínimo é de 4000CAD dá aproximadamento R$ 7.000,00 para os dois, correto???
      Não sei onde eu vi…ou fiz as contas erradas, que eu achava que tinhamos que ter uns 14 mil reais para viver 3 meses…..
      :x  :x

    • #15326
      clpimenta
      Participante

      Bia,
      Eu fiz os curso intensivo básico e intermédiário da aliança, minha esposa fez o básico no ILAL e depois entrou no intermediário da aliança, eu agora estou fazendo o setimo periodo regular da aliança e nos dois estamos tendo 2 h semanais com um prof particular pra treinar a parte oral. Acho principal vantagem da aliança francesa é a credibilidade dela junto escritório de Quebece e o preço da aliança de brasilia e bem baixo em relação as alianças de outros estados. minha esposa gostou muito do ILAL, tanto que o prof particular com quem estamos treinando foi o prof dela no ILAL, so veio pra aliança por essa questão de credibilidade.

      Quanto a grana exigida são entorno de 3800 cad, o cad oficial esta en torno de 1.77 reais, e o turismo no cotação que é o que mete mais a mão esta em torno de 1.90, talvez no BB ou outro banco encontre mais barato

    • #15338
      carol.
      Participante

      Olá Bia,
      talvez você tenha visto alguma coisa do processo federal. Eles exigem uma quantia maior que o Quebec para os três primeiros meses.
      Um abraço,
      Carol

    • #15339
      Carlos_Santos
      Participante

      @Bia777″;p=”7566 wrote:

      É que tem algumas particularidades que é mais fácil descobrir perguntando a quem tem experiência….

      com certeza ….. e é por isso que é importante o nosso forum! e quanto mais organizado e informativo, melhor!   :wink:

      so nao entendi porque vc fez perguntas que ja foram respondidas antes em situações semelhantes e não particulares….

      De toda forma, ajude nosso forum colaborando sempre!  :idea:  se puder ler a regras de uso do forum seria de grande valia também!

      atenciosamente

    • #15348
      Bia777
      Participante

      @Carlos_Santos”;p=”7585 wrote:

      @Bia777″;p=”7566 wrote:

      É que tem algumas particularidades que é mais fácil descobrir perguntando a quem tem experiência….

      com certeza ….. e é por isso que é importante o nosso forum! e quanto mais organizado e informativo, melhor!   :wink:

      so nao entendi porque vc fez perguntas que ja foram respondidas antes em situações semelhantes e não particulares….

      De toda forma, ajude nosso forum colaborando sempre!  :idea:  se puder ler a regras de uso do forum seria de grande valia também!

      atenciosamente

      É que achei meio confuso…e fiquei com dúvidas…
      Por exemplo sobre o valor de comprovação de autonomia financeira….não achei em que momento do processo devemos comprovar… A Carol me respondeu…
      Também queria saber sobre o tempo do processo….pois para alguns eu vi qie demora mais, para outros menos…
      Para quem ainda não iniciou o processo (meu caso)  algumas coisas geram muitas dúvidas.

      Enfim…já me ajudou em muitas coisas ter aberto este tópico..
      Um abraço!!!

    • #15351
      Bia777
      Participante

      @Carlos_Santos”;p=”7585 wrote:

      @Bia777″;p=”7566 wrote:

      É que tem algumas particularidades que é mais fácil descobrir perguntando a quem tem experiência….

      com certeza ….. e é por isso que é importante o nosso forum! e quanto mais organizado e informativo, melhor!   :wink:

      so nao entendi porque vc fez perguntas que ja foram respondidas antes em situações semelhantes e não particulares….

      De toda forma, ajude nosso forum colaborando sempre!  :idea:  se puder ler a regras de uso do forum seria de grande valia também!

      atenciosamente

      Ah Carlos…..
      Agora eu li o tópico “Reconhecimento de diploma e equivalência dos estudos” uqe esclareceu algumas dúvidas que eu ttinha aqui….   :?  :?
      É que como todos dizem:  é muita informação para uma cabecinha só…  
      :D

    • #15419
      carol.
      Participante

      Olá Bia,
      Não sei se você viu mas as informações que eu te dei sobre a declaração de bens mudaram.
      Agora não é mais necessário apresentar extrato bancário, é só assinar um documento se comprometendo a entrar no Canadá com o dinheiro necessário.
      Abraços,
      Carol

    • #15424
      Bia777
      Participante

      @carol.”;p=”7672 wrote:

      Olá Bia,
      Não sei se você viu mas as informações que eu te dei sobre a declaração de bens mudaram.
      Agora não é mais necessário apresentar extrato bancário, é só assinar um documento se comprometendo a entrar no Canadá com o dinheiro necessário.
      Abraços,
      Carol

      Nossa Carol….não vi isso não!!
      É sério?
      Então quer dizer que o imigrante só precisa ter o dinheiro quendo formos entrar no país??
      Acho que isso vai facilitar para muita gente né?  Inclusive para nós…hehehe…
      Onde está essa declaração…em que link?

      Beijos
      Bia

    • #15425
      Bia777
      Participante

      @Bia777″;p=”7677 wrote:

      @carol.”;p=”7672 wrote:

      Olá Bia,
      Não sei se você viu mas as informações que eu te dei sobre a declaração de bens mudaram.
      Agora não é mais necessário apresentar extrato bancário, é só assinar um documento se comprometendo a entrar no Canadá com o dinheiro necessário.
      Abraços,
      Carol

      Nossa Carol….não vi isso não!!
      É sério?
      Então quer dizer que o imigrante só precisa ter o dinheiro quendo formos entrar no país??
      Acho que isso vai facilitar para muita gente né?  Inclusive para nós…hehehe…
      Onde está essa sua declaração…em que link?

      Beijos
      Bia

      Carol, já encontrei o tópico…
      Valeu pelo toque!!

      Beijos,
      Bia

Visualizando 20 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.