Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Cotidiano › Quando a temperatura chega aos -30…
- Este tópico contém 27 respostas, 13 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos, 7 meses atrás por Carlos_Santos.
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17 de janeiro de 2009 às 17:53 #6410Carlos_SantosParticipante
Caros colegas de forum,
esta semana aqui na Cidade do Québec (muitas outras cidades do Québec também) tiveram dias consecutivos de muito frio …. as temperaturas dos termomêtros foram à 32 graus negativos.
O canal da meteo diz que janeiro, isso é normal!
Manitoba teve com o vento temperaturas de -51 graus!!! 8O 8O
Bom, isso é o Canada, nada de novo, espero!
Mas o dia a dia nestas temperaturas requer cuidados….
1) para conduzir:
- – humidade se transforma em verglas (gelo) na rua e frear pode ser mais complicado. Solucao: dar mais distancia do carro da frente e frear mais devagar.
– os liquidos do carro ficam mais “solidos”, como a direcao assitida, que fica mais rigida e nao tao maleavel para girar o volante.
– quando se abre a porta do carro que ficou ligado para esquentar um pouco o habitaculo, as janelas se congelam POR DENTRO. Solucao: ter um rapador dentro do carro.
– parece que dirigimos um carro de madeira (ele fica duro!) e nao com suspensao e pneus de borracha!
2) para andar na rua
- – o mesmo problema da humidade que se transforma em verglas (gelo) nas calçadas. Solucao: existe CRAMPONS removiveis para calcados. Coloca-se e tira-se quando desejamos. Tem uma bota com eles escondidos e que podem ser invertidos e se tornam calcados normais quano nao queremos mais eles para pode andar dentro dos ambientes.
– a pele que fica exposta se resseca super rapido. Melhor usar cremes antes de sair e aquele bastao de protetor de labios para evitar que eles RACHEM!
– existem calças de eski que além de terem um forro de moleton tem um material que corta o vento. Uso ela por cima da calca normal e tiro ela no trabalho. Além de um bom casaco com o mesmo principio para o vento.
Com certeza tem outras coisas que nao me lembro agora, mas tenho certeza que os colegas que aqui estao também contribuiram para que os colegas que aqui chegarem possam ter uma idéia de como se preparar para o que aqui é o cotidiano.
Atenciosamente,
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17 de janeiro de 2009 às 18:13 #33571MarisalpaParticipante
Legal Carlos,
E muito obrigada pelas dicas afinal no próximo inverno estarei por aí, e é muito bom sabermos melhor como se adaptar
Abraços
Marisa
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18 de janeiro de 2009 às 17:44 #33576Carlos_SantosParticipante
De nada Marisa!
uma coisa que havia esquecido quanto à manutençao do carro:
1) Pneu de inverno aqui agora é obrigatório a partir de 15 de dezembro. Prepare-se para comprar os pneus.
2) Troque o liquido de lavagem do parabrisa por um que suporte as temperaturas negativas (-40 graus). Se tiver so agua pura , ela congela e pode estourar os canos por aonde ela passa. Além disso tem destes liquidos anti-congelantes que ajudam a descongelar o parabrisa (antidegivrante). Compre em quantidade e deixe na mala do carro, pois uma passeio simples pelas ruas pode consumir bastante liquido.
3) Anti-ferrugem (antirouille). Isso causa muita discussao. Mas eu li todos os pros e contras e decidi fazer. Afinal, nao este tratamento nao deixa de lubrificar o carro por baixo, justo aonde o sal e a quimica dos abrasivos que sao colocados nas ruas atacam mais o carro.
4) Existem umas paletas do limpador com Teflon, que servem para todas as estacoes, principalmente pro inverno. Eu troquei por estas, para ver se realmente sao boas.
Alias, eu procurei me informar sobre cada uma destas dicas, antes de fazê-las. De fato, eu procurei fazer o que de melhor havia sido informado e divulgado em cada uma das minhas pesquisas.
Eu paguei o preco para depois nao ter aquela duvida: paguei barato e por isso nao funciona!
Confesso que se o que vejo é o bom, nao quero ver o barato. Pois os pneus de inverno nao evitam que o carro patine! eles patinam bastante, princialmente em subidas (aqui tem bastante), mesmo para sair da imobilidade num sinal em terreno plano. Como foi o caso hoje.
As paletas do parabrisa ajudam mas nao sao tao silenciosas quanto anunciadas….
Bem, isso eu deixarei para o final da estacao fazer um balanço, se o tempo me permitir.
Bom, é isso por enquanto.
Boa tempestade aos colegas aqui!
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19 de janeiro de 2009 às 10:37 #33582fabiolabvalioParticipante
Carlos, obrigada pelas dicas!!
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19 de janeiro de 2009 às 13:25 #33587RedCzar777Participante
Obrigado pelas dicas Carlos!
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20 de janeiro de 2009 às 14:54 #33623Gus_23Participante
Carlos, quanto ao carro patinando, vcs não usam corrente nos pneus?
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20 de janeiro de 2009 às 22:57 #33629Carlos_SantosParticipante
aqui no Québec quando eu falo de corrente nos pneus, todo mundo me olha com cara de ET. ….”CORRENTES ???? 8O 8O 8O para que ?…, nao precisa ….” é o que eu ouço!
Pelo que eu soube aqui é proibido usar… mas nao chequei a informacao. Também nao acho elas para comprar em nenhum lugar…
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21 de janeiro de 2009 às 07:06 #33634SkolParticipante
rs… eu nao vi ainda razao para usar correntes por aqui. Se houvesse, com certeza isto ja seria permitido ;) La pela regiao de Lac-Beauport, nas residencias mais escondidas talvez seja uma boa, ja q nao deve existir tantos tratores de deneigement por la.
Se todos andam por aqui a anos sem correntes, sem carro 4×4, debaixo de tempestade de neve de 30cm, dirigindo com uma dose precaucao, bom senso e responsabilidade nao há porquê. Mas ter um 4×4 ajuda para aqueles q nao se adaptam com pista escorregadia. Apenas evitem as ruas mais inclinadas.
Eu adoro andar de carro em dia de tempestade!É bom lembrar aos q nunca vieram p/ ca e tem essas preocupacoes, q nao sao todos os dias q sao extremos assim, com nevascas que desaparecem com as ruas, ou temperaturas polares. Isso acontece de tempos em tempos. A maior parte dos dias as ruas estao com o asfalto bem aparente, apenas com uma leve camada de lama de neve, e temperaturas variando entre -9 e -20 nessa época de inveno. Aqueles q tem carro mal sentem as temperaturas. Acompanhar a previsao do tempo tb é uma constante quando se esta por aqui, para nao ser pego de surpresa, sem pá no porta-malas…. sem roupa adequada para tirar a neve do carro… ao sair p/ pegar o onibus… esperar no ponto…etc.
Quanto a andar nas ruas sob -34C (pequena correção: minima de -34C segundo a meteomidia, e nao -32C ;), estando bem agasalhado é a mesma coisa q andar a -17C… O ar q entra nas vias nasais (importante respirar pelo nariz!!) congela a mucosa num primeiro momento, mas estando com o rosto coberto com um cachecol ou uma pescoceira, logo o ar aquece e vc vai se sentir confortavel…. vc se acostuma rapido.
Conheço gente aqui q tem trauma de frio, mas simplismente pq nao queriam vir para ca, ou ainda nao se libertaram da ideia q aqui nao é um pais tropical. Aqui faz frio, mas so para quem nao se veste corretamente :)Basta nao sofrer com o frio por atecipacao e tudo passara bem.
Caso alguem ainda queira comprar correntes….
…mas sao totalmente desnecessarias
Abs -
21 de janeiro de 2009 às 11:27 #33635mrodolfoParticipante
Amis,
Não estou por aí, mas é uma tendência mundial que as correntes deixem de ser utilizadas em função dos dados que provocam no revestimento do pavimento…
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21 de janeiro de 2009 às 21:50 #33652Gus_23Participante
Estraho isso, já utilizei correntes, e realmente incomoda quando nao tem neve na pista, mas quando a pista está cheia de neve faz uma diferença danada!
Mas no local onde precisei nao tinha um bom serviço de retirada de neve..
[ ]’s
Gus
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21 de janeiro de 2009 às 22:27 #33653Patinha11Participante
Skol!!
Quanto tempo!! :)
Apesar de estarmos em Montreal e Laval onde as temperaturas ficam um tiquinho de nada mais altas,dá para dizer que nos nossos 02 primeiros meses já sabemos que o frio só assusta quem não se agasalha corretamente…não sei pq mas as pessoas aumentam um pouquinho esse frio daquí,talvez seja mesmo pq ainda nao cairam na real que nao estamos num país tropical como Luis falou…pode ser.. mas estamos curtindo bem o frio, a neve,até o vento quando vem,desde que com o rosto coberto,é claro!
Outra coisa… amo ver a neve caindo… bem melhor que a chuva de Joinville(SC) que cai direto!! fica tudo branquinho,fofo,brilhante.. muito lindo!
Ainda nao temos carro, nao podemos falar sobre como fica escorregadio,mas observamos os motoristas,andamos de táxis e não vimos nada sério ainda…o povo já tem a manha pra dirigir assim,logo a gente também vai saber…
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21 de janeiro de 2009 às 23:06 #33656Carlos_SantosParticipante
@Skol”;p=”28229 wrote:
Caso alguem ainda queira comprar correntes….
obrigado pela indicacao…. mas ando de carro e nao com uma maquina de tirar neve (souffleuse):
- * Pour plus de traction en neige profonde et sur la glace
* Chaînes de 13 x 5 po conviennent à la souffleuse à neige MTD de 5 HP 0603706
* Les chaînes de 16 x 6,5 conviennent aux souffleuses à neige Yardworks de 13 HP (0603757) et de 10,5 HP (0603758)
* Les chaînes de 16,5 x 4,8 po conviennent aux souffleuses Yardworks de 10,5 HP (0603754), de 8,5 HP (0603753) et MTD de 10 HP (0603712)
* Jeu de chaînes pour 2 pneusmesma fonte citada.
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21 de janeiro de 2009 às 23:17 #33657Carlos_SantosParticipante
Somente para registro…. como fiquei curioso, fiz uma pesquisa sobre a legislacao sobre as correntes:
- Au Québec, l’usage des pneus à crampons et des chaînes est autorisé sur certains véhicules routiers tel que défini par règlement.
CRAMPONS
L’utilisation de pneus à crampons est autorisée :
sur tout véhicule de commerce dont la masse totale en charge n’excède pas 3 000 kg;
sur tout véhicule de promenade et de tout taxi.
Un tel véhicule doit être muni de pneus à crampons aux 2 extrémités d’un essieu et, s’il est muni de pneus à crampons sur les roues de l’essieu avant, il doit l’être également sur les roues de l’essieu arrière.
CHAÎNES
L’utilisation de chaînes est autorisée sur les pneus :
- -de tout véhicule d’urgence (voir Définitions);
-de tout tracteur de ferme;
-de tout autre véhicule routier utilisé pour le déneigement et l’entretien d’hiver.
Note :
La réglementation sur l’utilisation des pneus à crampons et des chaînes peut être différente dans les autres provinces.fonte:http://www.formulaire.gouv.qc.ca/cgi/affiche_doc.cgi?dossier=4401table=0
ou seja nao pode!
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23 de janeiro de 2009 às 12:24 #33684Gus_23Participante
Interessante!
Bom, menos mal, já que é um saco ficar colocando e tirando a corrente mesmo!!
heheheh
[ ] ‘s
Gus
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24 de janeiro de 2009 às 06:04 #33703ErasmoParticipante
Grande Carlos,
Super dicas para quem vai comprar finalmente uma “caranga”…. :lol:
Alguns amigos me aconselharam a não comprar um carro em que o estepe é externo (geralmente abaixo do porta-malas) ou, se for o caso, retirá-lo a cada inverno. Pude realmente notar que o estepe se deteriora facilmente com tanto sal e neve.
Abraços!
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25 de janeiro de 2009 às 00:30 #33719Carlos_SantosParticipante
Infelizmente o setp do meu carro é em baixo do carro como o colega Erasmo citou.
Pior ainda é que é uma “roda de emergência” e nao uma roda e pneu normal igual aos 4 demais 8O 8O
tem coisas que vc so presta atencao depois que compra…. :oops:
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26 de janeiro de 2009 às 01:37 #33739Gus_23Participante
Eita ferro!! Essa é nova pra mim!! isso é válido também para os veículos com o estepe atrás do carro, como os SUVs e Jeeps em geral?? Eles tb se deterioram rápido?
Qual a vida útil de um jogo de pneus?
Outra coisa, o estepe dos carros comuns é como uma roda normal ou é diferenciado como nos EUA?
[ ]’s
Gus
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28 de janeiro de 2009 às 01:49 #33777Carlos_SantosParticipante
@Gus_23″;p=”28345 wrote:
isso é válido também para os veículos com o estepe atrás do carro, como os SUVs e Jeeps em geral??
porque nao seria ? quando andamos a traseira do carro fica muito suja…. tanto quanto a parte de baixo.
@Gus_23″;p=”28345 wrote:
Eles tb se deterioram rápido?
depende…. existe o tratamento normal aplicado as partes do carro. As pedrinhas que eles jogam nas ruas para dar tracao ajuda a piorar a situacao da carroceria que fica com pontos de corrosao.
@Gus_23″;p=”28345 wrote:
Qual a vida útil de um jogo de pneus?
depende do seu uso…. existem marcas que garantem 100.000Km ou mais…. mas isso varia.
@Gus_23″;p=”28345 wrote:
Outra coisa, o estepe dos carros comuns é como uma roda normal ou é diferenciado como nos EUA?
sugiro que vc entre no site dos fabricantes de carro na internet e confira a ficha técnica do modelo que vc deseja saber…. fica mais facil
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28 de janeiro de 2009 às 17:55 #33784SkolParticipante
Verdade Carlos, nao tinha visto esse detalhe…rs.
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28 de janeiro de 2009 às 18:46 #33786FCelsoParticipante
Olá Carlos e demais colegas do fórum,
Finalmente estou podendo escrever um pouco, agora com um pouco mais de experiência a respeito da Cidade de Québec.
Em relação aos carros, além dos cuidados que o Carlos mencionou, vou citar mais alguns:
– Ter um aquecedor de motor (block heater / chauffe moteur) instalado no veículo, que se liga na tomada para os dias mais frios. Deve-se evitar de deixar muito tempo ligado. Por exemplo, se ligar à noite o sistema ficará aquecido muitas horas e a neve acaba derretendo sobre o capô e nas partes internas, facilitando a corrosão. O ideal é ligar em torno de 1 hora antes de sair com a viatura. Isso se utiliza quando estiver abaixo de -25oC.
– Quando estacionar o carro, cuidar para deixar a frente do mesmo em direção a um anteparo, o que ajuda a reduzir o efeito de refrigeração do VENTO.
– O tratamento anti-corrosivo é primordial caso se pretenda ficar com o veículo durante um bom tempo.
– É importante lavar o veículo mais freqüentemente no inverno por causa da corrosão. O ideal é uma lavagem por semana, especialmente na parte de baixo do veículo.
– Antes e depois do inverno, tratar bem a carroceria (encerar) do carro para evitar a degradação da pintura. Isso ajuda a sujidade e a água a não aderirem na pintura. Ainda nesse contexto de antes e depois, fazer uma revisão geral. Também se recomenda trocar o óleo antes e depois do inverno.
– Ter sempre dentro do carro uma pá, um frasco grande de líquido para limpador de pára-brisa (até -40 ou menos) e um raspador de vidros/escova para tirar gelo e neve. Além disso recomendam também outros itens de segurança como triângulo, lanterna, caixa de ferramentas em geral, luvas de trabalho para inverno, aquecedores químicos para mãos e pés, botas e demais vestimentas para o inverno (especialmente no caso de viajem).
– Em relação aos pneus, geralmente quem mora fora da cidade usa pneus com pinos metálicos, pois as estradas não são sempre limpas. Na cidade pode-se usar tranqüilamente os pneus de inverno. Atolar ou não, no caso de haver neve, é uma questão de conhecer o seu veículo. Tração dianteira e veículo leve não funciona bem nessas condições, ainda mais se o veículo tiver uma altura do solo muito baixa. Por exemplo, 10 cm de neve pode ser muito para um Toyota Yaris, enquanto um Ford Escape passa por isso sem problemas. A marca e o desgaste dos pneus influenciam muito o desempenho. Embora todos os pneus de inverno trabalhem razoavelmente bem (e muito melhor que os pneus 4 estações), algumas marcas perdem o desempenho com o desgaste, enquanto outras mantém a performance razoavelmente estável ao longo de toda vida útil do pneu. Como boas marcas de pneus, recomendo os Toyo, Yokohama e Michelin. Encontra-se nas livrarias diversos guias de compras, tanto de pneus, como de veículos, entre outros produtos. Acredito ser interessante para quem for viver por aqui ter acesso a esse tipo de conhecimento.
– Experiência prática na parte antiga da cidade: Subida da Rua Santa Ângela, veículos com pneus de inverno, tração dianteira, apanham bastante para subir, mesmo com uma pequena quantidade de neve caindo, e com manutenção constante das ruas. Os veículos com pneus de inverno e tração integral passam bem por essa situação.
Abraço,
Fabrício -
28 de janeiro de 2009 às 23:12 #33788Carlos_SantosParticipante
Obrigado Fabricio pelas informacoes, o forum agradece
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29 de janeiro de 2009 às 13:55 #33794vgaramParticipante
MUITO interessantes as dicas para carros no inverno. Vários questionamentos que sempre tive a este respeito foram esclarecidos agora. Obrigado aos colegas residentes daí. Será que alguém tem dicas para motocicletas tb?
Obviamente ninguém vai querer andar de moto no inverno, mas no verão reparei que tem muitas motos nas estradas.
Quais são as dicas para deixar a moto parada por 4~5 meses na garagem?
Arriscaria alguns palpites:
– Remover a bateria;
– Instalar um cavalete suspendendo as rodas;
– Drenar o tanque, radiador e cárter;
– Colocar lona protetora;
– Lubrificar juntas e corrente;Bom, parece-me um tanto trabalhoso querer ter moto no Québec. :roll:
Abs,
Vicente. -
29 de janeiro de 2009 às 15:08 #33795Dri_TorresParticipante
[align=justify]Olá a todos,
Nao é tao dificil se acostumar a dirigir na neve e como disse o Fabricio com o tempo já sabemos onde devemos ir ou nao com o nosso carro. Por exemplo ontem em Sherbrooke, caiu 24 cm de neve, foi muita mesmo, só era possivel dirigir nas ruas principais, pegar as ruas de bairro era impossivel, pois a limpeza nao estava dando conta pois a neve estava bem grossa. Nao sei se em outras cidades está assim, mas aqui em Sherby nao estao usando quase nada de sal este ano, praticamente 0, ontem foi a primeira vez que vi utilisando o sal este ano e somente dentro da universidade, me disseram que estao evitando por causa da contaminaçao das águas, mas nao tenho certeza.
Acidentes também sao normais e muitas vezes a maioria nem liga, ontem mesmo vi várias batidinhas onde os motoristas nem saiam do carro pra ver e já iam embora.
Na hora da compra do carro, principalemente se for usado, é sempre bom ir com um amigo para ajudar na vistoria minunciosa do carro, para evitar começo de corrosao, é dificil encontrar um carro usado sem sinais de corrosao mas nao impossivel!
Abraços a todos,[/align]
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4 de fevereiro de 2009 às 12:44 #33871mksfParticipante
Boas dicas!!!
Valeu pessoal!
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5 de fevereiro de 2009 às 20:55 #33903FCelsoParticipante
Dri_Torres,
Sobre a verificação do carro antes de comprar, isso deve ser feito sempre, e numa oficina certificada CAA, pois eles têm os padrões de inspeção. Você chega e pede para fazer uma ispeção para compra do veículo. Demora em torno de 30 a 45 min e custa mais ou menos o preço de uma hora de mão-de-obra.
Estou para fazer um guia de compra de carros para Québec, mas ainda não tive tempo, assim que puder criarei um tópico com este assunto.
Abraço,
Fabrício -
6 de fevereiro de 2009 às 05:57 #33910ErasmoParticipante
Fabrício,
Vou ter de esperar pelo seu guia antes de comprar o meu… 8)
Obrigado pelas dicas!
Abraços!
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6 de fevereiro de 2009 às 18:46 #33925FCelsoParticipante
Boas Erasmo,
Podes desde já me indicar em qual seção devo colocar esse guia.
Abraço,
Fabrício -
6 de fevereiro de 2009 às 23:42 #33936Carlos_SantosParticipante
Fabrício,
vc pode colocar na seção “Cotidiano” aonde esta esta mensagem também…. fica a sugestão
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