Qual processo escolher?

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #8411
      calliban
      Participante

      Olá. Venho aqui pedir ajuda de vocês que já estão bem mais estudados que eu no assunto :)

      Meu Perfil:
      – Tenho 28 anos, solteiro e sem filhos
      – Formado em Ciências da Computação com Mestrado e cursando Doutorado (fevereiro 2014).
      – Sou bolsista CNPq faz 5 anos, durante os cursos de Mestrado e Doutorado; exerço funções de pesquisa em tempo integral em 3 desses anos (parte das atribuições da bolsa)
      – Não tenho experiência formal de trabalho com carteira assinada (fiz pós direto)
      – Fluênte em Inglês (grande parte de meu estudo e trabalho é em inglês)
      – Francês nível A2 pelo DELF
      – Não tenho disponibilidade de tempo nem financeira para fazer intercâmbio, turismo ou estudo-e-trabalho agora, mas tenho reservas suficientes para o processo de migração/viagem e me manter 6 meses lá.
      – Estou acostumado com “vida de república” :)
      – Não tenho parentes no Canada
      – Não tenho proposta de Emprego no Canada

      Minha dúvida maior é: de acordo com a forma atual que é o processo de Québec, eu só preciso melhorar meu Francês para o nível B1 ou B2.

      Mas minha questão é: e os outros processos? Alguém sabe se algum outro pegaria meu perfil? Eu não tenho experiência “de carteira” em trabalho, mas exerço funções “remuneradas” (bolsa) faz vários anos.

      Sei que o Federal está fechado até janeiro, mas gostaria de sabem se alguém tem alguma dica para me dar nesse ponto. É melhor eu colocar meus esforços em Québec que me aceita “como sou”, ou algum outro processo seria mais indicado?

      Muito obrigado por sua ajuda!

    • #58515
      roders
      Participante

      Ola Calliban,
      Acredito que antes de tudo vc deve se fazer uma questão: o que eu quero fazer ao chegar no Canada? quero ir para o mercado de trabalho? quero seguir uma carreira de pesquisador? Após isso, começar a pesquisar onde ha maior quantidade de empresas ou universidades e ver onde ha a melhor opção.
      Eu aqui trabalho como pesquisador na área da saúde (faço um pos doc) e te garanto que a situação (em relação) a pesquisa é muito diferente do que eu estava acostumado no BR.
      Outro aspecto que chamou a atenção de seu perfil é que o seu doutorado ira acabar somente em 2014 …. até la muita coisa pode mudar.
      Sucesso !!

    • #58524
      SANDROMS
      Participante

      @roders wrote:


      Eu aqui trabalho como pesquisador na área da saúde (faço um pos doc) e te garanto que a situação (em relação) a pesquisa é muito diferente do que eu estava acostumado no BR.

      Roders, é diferente melhor, pior ou só diferente?

    • #58546
      calliban
      Participante

      Pelo que eu entendi, a maioria das provincias canadenses precisa de profissionais de TI :)

      Para falar a verdade, eu preferia trabalhar como consultor ou desenvolvedor, que são (pelo que vejo nos sites de emprego) opções melhores para conseguir trabalho do que pesquisa em TI; os salários parecem melhores do que o de um pos-doutorado, por exemplo.

      Eu sei que 2014 é muita coisa e as leis novas saem ano que vem (e se ocorrer igual em 2011-2012, provavelmente serão revisadas).
      O que quero saber é se vale a pena eu investir pesado em francês, ou se tento outra provincia com o que eu tenho atualmente; Quebec aceita minha experiência de pesquisa como estágio, ao que entendi, mas por exemplo, Ontario ou o processo Federal não aceitam.

    • #58580
      roders
      Participante

      Calliban,
      Infelizmente sobre a área de TI não sou a pessoa mais qualificada para te ajudar.

      Sandroms,
      Posso te contar que estou muito contente por aqui e não tenho desanimos como eu tinha no BR. O diferente varia da visão de cada um, como eu escolhi vir para cá (eu penso que) eu devo dançar conforme a musica que tocam, mas as principais diferenças que eu vi foram:
      1 – há maior acesso as novas tecnologias
      2 – há respeito profissional
      3 – há briga de egos (como no BR), mas se uma pessoa não gosta do seu trabalho ela logo te avisa
      4 – o comitê de ética e pesquisa é mais rigoroso
      5 – o paciente ganha uma compensação financeira para participar da pesquisa.

      Abs
      Roders

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.