Qual a Importancia de estar empregado durante o processo??

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Requisitos Qual a Importancia de estar empregado durante o processo??

Visualizando 33 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4613
      viniciusmarc
      Participante

      Boa tarde,

      Gostartia de saber qual a Importancia de estar empregado durante o processo.  No meu caso, seria de ficar desempregado, pouco antes de enviar o dossier a Buenos Aires, ou entre o envio e a entrevista.

      Tento manter sigilo sobre meus planos, pelo menos agora no inicio, porem, o caso e que perece que meu chefe esta adivinhando, e fazendo tudo para me perseguir.  vou “empurrando com a barriga”, pensando em meu futuro, porem tb não tenho sangue de barata, vivo com os nervos a flor da pele.

      Por outro lado li a respeito de precisar de uma carta em papel timbrado da empresa, o que me desperta outra duvida, pois se quero manter sigilo, como vou conseguir essa carta?  Minha carteira de trabalho assinada a 5 anos atras tem validade?  e caso eu peça demissão?

      Marcus

    • #14082
      Diogo
      Participante

      qualquer alteração na sua condição trabalhista, ou seja, se vc sair desse emprego, vai ser registrada a saída na sua CT…

      eu imagino que seja dificil explicar na entrevista, se o cara estiver desempregado, o como ele se manterá até a data da viagem, e manterá ainda a grana que ele precisa pra chegar ao quebec e se manter pelos primeiros 3 meses…

      o ideal é trabalhar e se capitalizar até o mais próximo possível da decolagem… rs
      abraço
      db

    • #14084
      Erasmo
      Participante

      Olá Marcus,

      Acho a opinião de nosso amigo Diogo extremamente válida! Esse foi meu caso também…só me desliguei dos empregos agora (falta pouco mais de um mês para embarcarmos :P )… com relação ao sigilo, acho isso válido também… assim que contei sobre meus planos em um de meus dois empregos, minha rotina virou um inferno :evil:

      O outro empregador foi muito gentil… vai entender  :roll:

      Sobre cartas de empregador, referência etc… leia o post a seguir… pode ser que encontre algo. Senão, dê uma boa pesquisada no fórum e com certeza achará boas dicas:

      :: comprovação de experiência profissional ::

      Abraços e boa sorte!

    • #14581
      yuri
      Participante

      @Diogo”;p=”6204 wrote:

      eu imagino que seja dificil explicar na entrevista, se o cara estiver desempregado, o como ele se manterá até a data da viagem, e manterá ainda a grana que ele precisa pra chegar ao quebec e se manter pelos primeiros 3 meses…

      Bela observação. Mas vamos supor que perca o emprego no período entre o envio dos docs e chamada para entrevista. Porém o requisitante possa recorrer a um paitrocínio, por exemplo, suficiente para cobrir o que faltar para o sonho.  Aí ele leva uma prova de renda familiar na entrevista. Naum rola? Alguém conhece algum caso desse? Quem pode responder essa, por favor?

    • #14586
      lfantoniosi
      Participante

      No dossiê de agora vc assina um contrato atestando ter uma renda mensal fixa e que será obrigado a ressarcir o governo canadense caso o mesmo venha a gastar com vc ou sua familia nos três primeiros meses.

      Sem emprego, acho que vcs terão problemas.

    • #14587
      Carlos_Santos
      Participante

      a questão não é estar ou não empregado!

      a questão é você tem ou não a grana líquida no banco?

      Yuri,

      se você tem como provar esta quantia no banco, pouco importa se foi seu trabalho, herança, “”paitrocínio”, etc…

      boa sorte!

    • #14589
      Carlos_Santos
      Participante

      lfantoniosi,

      esta é nova para mim…. pode ter mudado…. e não sabia… logo:

      @lfantoniosi”;p=”6766 wrote:

      No dossiê de agora vc assina um contrato atestando ter uma renda mensal fixa

      em qual formulário está escrito isso???? só para não ficar procurando em todos!

      @lfantoniosi”;p=”6766 wrote:

      e que será obrigado a ressarcir o governo canadense caso o mesmo venha a gastar com vc ou sua familia nos três primeiros meses.

      Sem emprego, acho que vcs terão problemas.

      sim esta questão dos tres meses estava claro desde que me lembro de estudar este processo! sem novidades!

    • #14591
      Pessoa
      Participante

      @lfantoniosi”;p=”6766 wrote:

      No dossiê de agora vc assina um contrato atestando ter uma renda mensal fixa e que será obrigado a ressarcir o governo canadense caso o mesmo venha a gastar com vc ou sua familia nos três primeiros meses.

      Sem emprego, acho que vcs terão problemas.

      Renda fixa ou você garante ter o dinheiro informado na hora de entrar no país para se manter os 3 meses? Acho que você se confundiu, até pelo fato de ser quase impossível para não aposentados ter uma renda fixa quando partir do Brasil.

      Se for o formulário Capacite_dautonomie_D21.pdf não há esta exigência de renda fixa não! Basta ter o valor declarado para se manter os 3 meses. Este contrato tem validade de 3 meses.

    • #14597
      viniciusmarc
      Participante

      Pessoal,

      Sendo bem franco, sobre todas essa respostas que vem sendo dadas desde quando eu abri esse topico.

      Se eu pedir minha demissão, e tiver como me sustentar aqui no Brasil por 1 ano, ou o tempo que for durar meu processo, e ainda assim tiver o dinheiro para me sustentar os 3 meses la no Canada, não haveria problemas?  Por que sinceramente, o que passo aqui não esta sendo brincadeira.  E com isso teria mais tempo, pra me dedicar ao frances, poderia ler noticias no site da imigração, ler meus proprios formularios, ao inves de fazer pergunta boba aqui no  site.

      Sem desmerecer a galera que tanto ajuda aqui :) , mas pra poder aprender a me virar.

      caso ninguem saiba a resposta com com precisão, e verdade que tem um telefone la na Argentina, onde podemos ligar e esclarecer essas duvidas?  podem me dar esse telefone? com quem falar?  

      Marcus Vinicius

    • #14598
      Carlos_Santos
      Participante

      @viniciusmarc”;p=”6777 wrote:

      caso ninguem saiba a resposta com com precisão, e verdade que tem um telefone la na Argentina, onde podemos ligar e esclarecer essas duvidas?  podem me dar esse telefone? com quem falar?  

      voilà…

        Escritório de Imigração de Québec em Buenos Aires
        Delegação de Québec
        Edifício Laminar Plaza
        Ing. Butty 240 3 Andar
        C1001AFB Buenos Aires
        ARGENTINA

        Telefone: (54 11) 4343-2033
        Fax: (54 11) 4343-2122
        E-mail: qc.bresil@mri.gouv.qc.ca

      boa sorte!

    • #14601
      yuri
      Participante

      @lfantoniosi”;p=”6766 wrote:

      No dossiê de agora vc assina um contrato atestando ter uma renda mensal fixa

      Ifantoniosi,

      Você tem certeza absoluta disso? Reforço a pergunta do Carlos: “em qual formulário está escrito isso?” O que vou te falar naum é o meu caso. Mas muitos aqui na comunidade estão enfrentando problemas no trabalho por terem divulgado o sonho de emigrar para o Canadá, por exemplo. E tem gente que só tem o emprego como renda fixa(este é meu caso!rs.) Imagina como fica a tensão de alguém que le uma info como essa. Portanto, se você naum tiver certeza do que tá falando peço que diga aqui para nós! E se tiver, informe a fonte oficial. Mas de qualquer forma, grato pela resposta!

    • #14605
      Carlos_Santos
      Participante

      lfantoniosi,

      @lfantoniosi”;p=”6766 wrote:

      No dossiê de agora vc assina um contrato atestando ter uma renda mensal fixa e que será obrigado a ressarcir o governo canadense caso o mesmo venha a gastar com vc ou sua familia nos três primeiros meses.

      como você não respondeu ainda, fiz o meu dever de casa e olhei o Contrat relatif à la capacité d’autonomie financière (PDF, 68 Ko) aonde diz:

      Seul le requérant dont la demande de résidence permanente est traitée au Canada (aides familiales résidantes et
      autres) remplit la section C, en lieu et place de la section B.
      1. Je déclare que je dispose d’un revenu brut annuel de_________________$ CA.
      2. Je m’engage, pour la durée du présent contrat, laquelle est de trois mois à compter de la date de délivrance de mon certificat de sélection, à subvenir à mes
      besoins essentiels et à ceux des personnes mentionnées à la section A qui sont au Canada au moment de la délivrance de ce certificat.
      3. Je m’engage à rembourser au gouvernement du Québec toute somme que ce dernier m’accorderait ou accorderait aux personnes mentionnées à la section A
      qui sont au Canada au moment de la délivrance de mon certificat, à titre de prestations d’aide financière de dernier recours, conformément à la législation applicable,
      pendant toute la durée du contrat.

      sim em parte é verdade a questão de devolver $$$$ ao governo, principalmente nos três primeiros meses!!!

      mas para veja esta SEÇÂO C inteira é para aqueles que moram no CANADÁ !!!!

      Enquanto a SEÇÃO B que deve ser preenchida por nós que estamos aqui no Brasil, diz:

      Je reconnais avoir pris connaissance des renseignements contenus dans ce formulaire et comprendre la nature et la portée du contrat relatif à la capacité
      d’autonomie financière. En conséquence :
      1. Je déclare que je disposerai, pour la durée du présent contrat, laquelle est de trois mois à compter de la date de mon arrivée au Canada comme résident
      permanent, de ressources financières au moins égales au montant prévu à l’annexe C du Règlement sur la sélection des ressortissants étrangers pour subvenir
      aux besoins essentiels soit, selon le tableau présenté ci-après, le montant de ______________ $ CA.
      2. Je m’engage à subvenir à mes besoins essentiels et à ceux des personnes mentionnées à la section A pendant toute la durée du contrat.
      3. Je m’engage à rembourser au gouvernement du Québec toute somme que ce dernier m’accorderait ou accorderait aux personnes mentionnées à la section A,
      à titre de prestations d’aide financière de dernier recours, conformément à la législation applicable, pendant toute la durée du contrat.
      4. J’autorise le ministère de l’Immigration et des Communautés culturelles à transmettre les renseignements relatifs au présent contrat au ministère de l’Emploi et
      de la Solidarité sociale dans le cas où une demande d’aide financière de dernier recours, me visant ou visant une ou des personnes mentionnées à la section
      A, serait présentée.

      aonde está esta questão do salário mensal??? eu não vi!   :roll:

    • #14606
      yuri
      Participante

      @viniciusmarc”;p=”6777 wrote:

      Se eu pedir minha demissão, e tiver como me sustentar aqui no Brasil por 1 ano, ou o tempo que for durar meu processo, e ainda assim tiver o dinheiro para me sustentar os 3 meses la no Canada, não haveria problemas?  Por que sinceramente, o que passo aqui não esta sendo brincadeira.  E com isso teria mais tempo, pra me dedicar ao frances, poderia ler noticias no site da imigração, ler meus proprios formularios, ao inves de fazer pergunta boba aqui no  site.

      caso ninguem saiba a resposta com com precisão, e verdade que tem um telefone la na Argentina, onde podemos ligar e esclarecer essas duvidas?  podem me dar esse telefone? com quem falar?

      Vinicius,

      Peço, por gentileza, que você coloque a resposta do consulado aqui no tópico quando e se a tiver. Valeu!

      Carlos,

      Legal vc ter procurado a info dada pelo Infantoniosi. Meu nível de francês ainda naum me permite compreender um texto como esse. rs!

      Abs!

    • #14616
      viniciusmarc
      Participante

      Ola Amigis,

      Liguei…  Falei com uma simpatica senhora chamada Lucy.

      Bom, o que ela me falou foi que ficar desempregado, e coisa que acontece com todos, e não teria problema, o que conta mesmo e que vc tenha de experiencia comprovada, os 5 anos de experiencia trabalhados, e que tem que ter sim, que comprivar o dinheiro para se manter por 3 meses.  Não perguntei sobre a questão da ajuda do governo, pois na palestra que fui, vi que as pessoas que perguntavam sobre esse assunto não eram, digamos respondidas com gentileza, lembro ate de uma pessoa que insistui nesse ponto, e a Soraia respondeu que ja que ele pensava assim, o Quebec, não era o lugar pra ele.

      Bom, embora não va agir de cabeça quente ou seja pedir demissão amanha, agora sinto-me aliviado.

      Marcus

    • #14617
      lfantoniosi
      Participante

      Eu me referia ao Revenu Brut annuel, não mensal:

      1. Je déclare que je dispose d’un revenu brut annuel de_________________$ CA.

      Mas é estranho isto, pq uma vez que vc larga tudo aqui, vc deixa de ter o seu rendimento anual, certo?

    • #14622
      Pessoa
      Participante

      @lfantoniosi”;p=”6798 wrote:

      Eu me referia ao Revenu Brut annuel, não mensal:

      1. Je déclare que je dispose d’un revenu brut annuel de_________________$ CA.

      Mas é estranho isto, pq uma vez que vc larga tudo aqui, vc deixa de ter o seu rendimento anual, certo?

      Como o Carlos postou, isto só é válido para quem MORA no CANADÁ. :wink: Se este é o seu caso, ok. Mas para nós aqui no Brasil, isto não se aplica. :wink:

    • #14624
      brunobbc
      Participante

      Bem .. Concordo com o que o Carlos falou.

      O que importa é ter os requisitos e ter o que eles pedem $$$$$.
      Acredito que isso não seja um diferencial de ser aprovado ou não.

      No meu caso particular, estou desempregado um bom tempo, mas cumpro e cumpri TODOS OS REQUISITOS E EXIGENCIAS do governo. ACREDITO que não terei problema. Vamos ver, não é ?

      Abraços,
      Bruno Cunha

    • #14648
      yuri
      Participante

      Pessoal, boa noite!

      No questionário online tem a seguinte pergunta: “Have you already practised a profession that pertains directly to your field of training? If yes,how long did you hold that position?”As opções de resposta são: “Yes, less than 6 months; Yes, 6 months to 11 months; Yes, 12 months or more; No”. Repare que a opção maior de resposta é de 1 ano ou mais. Conclui que mais que um ano não faz tanta diferença. Agora, leio que:

      @viniciusmarc”;p=”6797 wrote:

      o que conta mesmo e que vc tenha de experiencia comprovada, os 5 anos de experiencia trabalhados

      Ou seja, não estou entendo mais nada. rs! Não tenho nem metade deste tempo. Sou recém-formado. Essa info procede mesmo? Fui pego de surpresa! O correto naum seria:” a sua experiência nos últimos 5 anos”?

      Abs!

    • #14657
      viniciusmarc
      Participante

      Oi Yuri,

      Infelizmente, foi o que me falou per telefone a Sra Lucy.  Talvez o pessoal saiba alguma coisa sobre o assunto.
      Eu nem perguntei a ela sobre isso, o que realmente eu queria saber, como fala o topico que abri, era sobre estar empregado ainda durante o processo, e ela me falou exatamente isso:  O que conta e se vc tem o $$ exigido para os 3 meses, e os 5 anos de trabalho.  Lembro me disso, por que perguntei:   5 Anos, e ela respondeu sim.

      Marcus

    • #14660
      yuri
      Participante

      @viniciusmarc”;p=”6842 wrote:

      Oi Yuri,
      Infelizmente, foi o que me falou per telefone a Sra Lucy.  Talvez o pessoal saiba alguma coisa sobre o assunto.
      Eu nem perguntei a ela sobre isso, o que realmente eu queria saber, como fala o topico que abri, era sobre estar empregado ainda durante o processo, e ela me falou exatamente isso:  O que conta e se vc tem o $$ exigido para os 3 meses, e os 5 anos de trabalho.  Lembro me disso, por que perguntei:   5 Anos, e ela respondeu sim.
      Marcus

      Olá Vinicius,

      Vamos esperar o que vão dizer sobre esse assunto delicadíssimo. Já reli algumas mensagens do fórum e as pessoas sempre mencionam os 5 anos da forma que expus aqui:”sua experiência nos últimos 5 anos”. E já tinha a informação de pessoas de fora do site que meu tempo de experiência já é suficiente. E esta info fica reforçada com a questão do teste online que pus aqui. Mas agora tô preocupado já que a info veio de uma pessoa do consulado. Bom,prefiro acreditar que a Sra Lucy deu uma viajada pra que eu possa ter um sono tranquilo hoje! rs! Quero ir pra Quebec ontem! Com este tempo de exp. prof. terei que esperar um baita tempão.

      Ah, e uma pessoa se forma geralmente com 22 anos! Na melhor das hipóteses terá 5 anos de exp. prof. na area com 27! E tem gente mais nova que isso que já tem ateh o visto! Tudo bem que tem gente que tem a exp. antes de se formar também. Mas aí é de profissiões mais da área da informática!

      Você falou com a Sra Lucy em português? Olha, não fica ofendido com esta pergunta naum. Por favor, Vinicius! É que se foi em espanhol ou em francês pode ser que tenha havido ruído aí! O que é natural e compreensível!

    • #14662
      viniciusmarc
      Participante

      OI Yuri,

      Hehehe, nem esquenta, se fosse em frances, eu nem falava.  inda estou começando a estudar.  

      Ela tem um leve sutaque latino , mais fala portugues perfeito. tenta dar uma ligada pra la, talvez ela tenha se confundido, sei la.  Nesse topico, mais acima tem o telefone do escritorio, ela e super gentil..

      Boa Sorte,
      Marcus

    • #14676
      Carlos_Santos
      Participante

      Pelo que eu sei é experiência nos últimos 5 anos e não 5 anos de experiência!!!! :wink:

      ou seja a experiência recente….. mas honestamente coloquei toda a experiência que tinha e de minha esposa que não tinha nenhuma nestes últimos 5 anos e sim ha mais de 10 anos atras…..

      boa sorte!

    • #14678
      viniciusmarc
      Participante

      Yuri, e Todos mais.

      Milhoes de desculpas, diante da polemica que causei, liguei novamente, é como vc e o Carlos falaram sim, experiencia nos ultimos 5 anos.  

      Desculpa a todos mais uma vez pela minha displicencia, mas o foco da minha pergunta foi o de esta empregado, e acho que fiquei tão feliz que nem me liguei no resto que ela falava.

      Marcus Vincius

    • #14681
      yuri
      Participante

      @viniciusmarc”;p=”6864 wrote:

      Yuri, e Todos mais.

      Milhoes de desculpas, diante da polemica que causei, liguei novamente, é como vc e o Carlos falaram sim, experiencia nos ultimos 5 anos.  

      Desculpa a todos mais uma vez pela minha displicencia, mas o foco da minha pergunta foi o de esta empregado, e acho que fiquei tão feliz que nem me liguei no resto que ela falava.

      Olá Vinicius,

      Imagina cara. Nem precisa esquentar naum. Aliás, você foi eh muito bacana em ter ligado lah novamente para tirar uma dúvida que nem é de seu interesse. Soh tenho a te agradecer! São pessoas assim que a comunidade precisa: comprometidas com as informações que dão! Ponto positivo pra vc!

      Abs!

    • #14721
      viniciusmarc
      Participante

      Fala Yuri,

      Poxa velho, era o minimo que eu poderia fazer depois do susto ( hehe) que dei em vc e em outros ai.

      Abraço,

      Marcus

    • #14730
      yuri
      Participante

      @viniciusmarc”;p=”6912 wrote:

      susto ( hehe) que dei em vc

      Hahahaha! Pior que eh verdade! abs!

    • #14843
      milagabimelo
      Participante

      Oi gente, lendo esses tópicos ressurgiu uma dúvida minha: a única experiencia q tenho é como estagiaria, no teste acho que serve, mas da pra me dar certeza???

      Emília

    • #14850
      Carlos_Santos
      Participante

      se está no teste……. porque vc não  teria certeza?  8O

      veja se ele tem os requisitos : a quantidade de horas etc…

      boa sorte!   :wink:

    • #14864
      yuri
      Participante

      @milagabimelo”;p=”7051 wrote:

      Oi gente, lendo esses tópicos ressurgiu uma dúvida minha: a única experiencia q tenho é como estagiaria, no teste acho que serve, mas da pra me dar certeza???

      Olá Emília! Olá Carlos!

      No tópico “Processo Québec – 1ª Parte – CSQ -> Dúvidas qto se devo ou não entrar com o pedido do processo” há uma conversa sobre estágio! Lá você lê:

      ” …….o estágio só era considerado se tivesse no mínimo 30 horas semanais. “
      ( pedrofreitas)

      ” A sua informação confere com o relatado pela Sra. Soraia Tandel na palestra do dia 29/11/06. Ela informou que tem que ser estágio com o mínimo de 30 horas. ”  (Dri_Torres)

      Essa é a primeira questão que o teste online naum contempla e que vc tem que tomar cuidado. A outra eh se tempo de estágio tem o mesmo peso de tempo de serviço!  No seu lugar mandaria um e-mail(postado pelo Carlos neste tópico) para o consulado pra tirar esta dúvida importantíssima. Me falaram que demora, mas a resposta chega! Se fizer isso,favor colocar a resposta no tópico para que os colegas q tenham a mesma dúvida possam saber!

      Boa sorte!

    • #14868
      viniciusmarc
      Participante

      Ola Emilia,

      Desde a criação do topico ate agora , ja criei alguamas confusões, porem estou Dr. no assunto, hehehe

      estagio vale sim, não e o seu caso, mais ate serviço militar conta como experiencia.

      marcus

    • #14877
      milagabimelo
      Participante

      Obrigada a todos pelas respostas, como o Yuri sugeriu, mandei um e-mail, qdo receber a
      resposta passo a todos!! Mas, como fiquei muito curiosa, fiz o teste novamente colocando
      nenhuma experiencia profissional e passei.. alguem sabe pq??

      Emília

    • #14882
      viniciusmarc
      Participante

      Olha Emilia,

      Pelo que ja pesquisei, tem fatores como a idade, ou ja partindo para a 2º fase, algumas doenças, ou algum processo na justiça, que realmente seria um fator “eliminante”.  mas tem outros, que podem ser supridos. Tipo, vc não tem tanta experiencia, mas fala frances fluentemente, tem amigos em montreal, fala ingles fluentemente, e casada, tem filhos.  tal como no teste on-line, la na entrevista vc recebe pontos, então uma coisa pode compensar outra.

      Marcus

    • #14896
      Carlos_Santos
      Participante

      Yuri,

      muito pertinente sua colocação sobre detalhes do teste…. não prestei atenção nisso pois não era o meu caso…. :oops:

      quanto a Emilia, vc pode ter passado dependendo da sua profissão, do seu nível de francês e DO INGLÊS, caso tenha colocado, formação….idade também conta!

      logo, experiência profissional é importante principalmente na entrevista, porque o teste não leva isso em consideração e na entrevista leva, aí só perguntando a eles em Buenos Aires…. 8O  8O  8O

      boa sorte!

    • #14905
      milagabimelo
      Participante

      Obrigada pelas respostas!!

      Mas alguem poderia me dar o enderço de e-mail de lah, pq

      pelo q tem so site eu não consigo enviar,

      pra terminar de vez com essa dúvida!!

      Emília

Visualizando 33 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.