Profissional de logística e cadeia de suprimentos

Home Fórum Vivendo no Canadá Profissões e Mercado de Trabalho Profissional de logística e cadeia de suprimentos

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #8126
      Marcelo_Andrade
      Participante

      Bonjour turma.

      Tenho visto pouco sobre a área de logística em Québec/Canadá, apesar de saber que toda empresa tem um departamento que se trata de cadeia de suprimentos.

      Resolvi abrir este tópico para coletar e divulgar informações relacionadas a logistica nas corporações.

      Sou formado em ADM, trabalho como analista de projetos logísticos e tive dificuldade quando fui procurar empregos nas empresas e agencias de trabalho quebecois (não sei bem se eles especificam o cargo como aqui no Brasil de analista de projetos/logística). :bangwall:

      Alguem se disponibilizaria para falar a respeiro desta área?? Como está o mercado quebecois para estes profissionais?

      Merci beaucoup!!!!!

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

    • #53583
      FABIA
      Participante

      Marcelo&Paula,

      Eu sou do mesmo domínio que você e pelas minhas pesquisas a área de maior demanda dentro da logística é a área de transportes.

      Até aonde eu sei nos próximos 10 anos vão abrir 70.000 vagas nessa área pela pesquisa que lí no jobboom… visto que tem muita gente se aposentando.

      Se souber de mais alguma coisa compartilhe!

      abs.

    • #53584
      Marcelo_Andrade
      Participante

      Excelente notícia pra gente FABIA!!!

      Abç

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

    • #53609
      vivieandrenocanada
      Participante

      Marcelo, eu tenho a mesma percepção que você, e tive a mesma dificuldade.

      Para exemplificar: sou formada em ADM em Comex, trabalho como coordenadora de planejamento logístico. As minhas responsabilidades no BR eu dividi em três funções no QC: acheteuse, planifier e import clerk.

      Percebo que no BR acumulamos mais atividades num único cargo que no QC !!!

      Durante as minhas buscas, não encontrei vaga com o mesmo descritivo da que ocupo no BR.

      Além dos cargos citados acima, encontrei muitas ofertas para Transporte (como tbm foi constatado pela Fabia). Neste caso, espero que meus cursos de transporte de carga perigosa possam ajudar.

      Salut,

      Viviane

    • #53610
      thiagoelizie
      Participante

      Marcelo e demais interessados,

      Sou mais um do COMEX nesta comunidade. Sou otimista, pois vejo q como no BR somos acostumados a assumir mais de uma função e q, teoricamente, no QC isso não ocorre… talvez aí tenhamos um ponto à fvr e podemos “remar” em diversas direções: logística, transporte, aéreo, marítimo, etc.

      Desde q iniciei minhas pesquisas coletei alguns dos códigos e appelations d’emploi q mais podem se encaixar nas nossas necessidades:

      1441, 1122, 6434, 1215, 1453, 1211 são só alguns deles.

      Mas acho q o mais eficiente é fazer a busca por mots clés, por exemplo: exportation / maritime / fret / importation / commercial / clientèle / transport / agence, etc.

      É mais trabalhoso mas surgem mto mais opções q talvez não sejam cadastradas pelos empregadores com a appelation aproriada mas q são vagas q temos condições de assumir.

      Tbm gosto de buscar pela área, mais geral… affaires, gestion, services divers, vente… assim abrimos ainda mais o leque.

      Assim espero ter ajudado à tds!

    • #53613
      RonaldoMaciel
      Participante

      Definitivamente no Brasil somos muito mais versáteis que os quebecos. Pelo menos nesta área administrativa o cara sabe só apertar botões azuis, se precisa apertar botões amarelos, ele já fica perdido e questiona se isso estava na job description deles. É uma grande vantagem que temos e eles costumam apreciar.

      Sou formado em comex tb mas na verdade trabalho com a área financeira, com os estágios que fiz acabei que nunca trabalhei com comex de verdade…

      Mas pelo que sei do mercado vcs terão de procurar vagas de maneira mais específica – tipo transporte, frete, aduana, carta de crédito (parte de banco) etc…

      abraços.

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #53634
      sabrinaEodilon
      Participante

      Olá amgios!!

      Marcelo, meu marido é TI (acabou de se formar) e trabalha na area de logistica a 4 anos pela Ceva logistica.
      Tivemos procurando vagas nessa area pois como as coisas não são nada faceis sem experiência em lugar nenhum do mundo, devemos então ter um plano B.

      Talvez vocês já conheçam esse site:
      http://www.icriq.com/fr/

      Mas por eles vimos como é muito grande as vagas nessa area principalmente em montreal, montegeri e laurentides, no geral aparece 487
      Nada mal, não é!!
      Agora só preparar-se

    • #53649
      Marcelo_Andrade
      Participante

      Muito bacana Sabrina, encontrei várias vagas neste site. Coincidencia, eu tambem trabalho na CEVA.
      As informações aqui já ajudarão demais que é desta área.

      Abç

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

    • #53656
      Marcelo Moraes
      Participante

      Olá Pessoal,

      Ótima iniciativa! Também sou da área de Comex e apesar de estar focado nos EXAMES MÉDICOS (aguardando solicitação), sempre que posso dou uma olhada no ramo e encontrei as mesma dificuldades que os demais.
      Como foi citado acima, fiz uma busca mais abrangente e com isso o leque de opções ficou mais variado….
      Vamos trocando idéias!

      PS: Eu trabalho com a CEVA rs…. Sou da industria rs…

      Abraços!

    • #54068
      Bauerana
      Participante

      Bom dia,
      Fiz tecnólogo de logística com especialização em transportes.. Só q eu gostaria de saber se alguém teria informações de algum curso de especialização em transporte marítimo em Laval ou Montreal.
      Obrigada :D

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.