Profissão: Contador no Québec – dúvida

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
      kflor
      Participante

Pessoal,
      Estou recolhendo informações a respeito da minha profissão no Qc.  Sou formada em Administração e Contabilidade com Pós em controladoria.
      Já falei com 2 pessoas que estão aí no Qc que sabem da profissão pelo CGA ou CMA (o CA já sei que é dificílimo e não quero ser auditora).
      Vcs poderiam me dizer se o processo é muito longo? O governo dá empréstimo para a equivalência de diploma? Tem algum contador brasileiro nesta comunidade que já tenha passado por algum dos processos? Alguém poderia me dar informações? Desde já agradeço.

fabiolabvalio
      Participante

Olá! Eu não sou contadora e não conheço o processo para entrar na ordem, mas sei um pouco sobre as equivalências.

Para a equivalência dos diplomas de estudos efetuados fora do Québec, o Emploi Québec pode reembolsá-la (que é apenas a tradução dos diplomas e o parecer do governo dizendo qual é o equivalente dos seus diplomas brasileiros no Québec).

Agora, quanto a equivalência para entrar na ordem dos contadores (depois de ter a equivalência dos diplomas estrangeiros em mãos), varia de acodo com a ordem e é por sua conta. Caso você precise voltar para a universidade para complementar a sua formação, você pode ser elegível ao prêt et bourse (discutido em outros tópicos). Mas caso exista algum outro tipo de ajuda, acredito que você descorirá nos rendez-vous do MICC e do Emploi Québec.

Boa sorte!

mrodolfo
      Participante

Olá. Eu entrei em contato com a CMA e posso falar um pouco sobre o seu processo, pelo menos sobre aquele ao qual me encaixo…

Sou engenheiro e a CMA aceita qualquer um que tenha um bacharelado em seus quadros. Para saber se você tem um bacharelado ou não, eles utilizam a avaliação do MICC… Para mim, seria necessário fazer um curso de 18 meses, aos sábados, muito parecido com um MBA em Gestão ou Finanças da FGV: um módulo inicial com matérias de contabilidade, que acaba dando um diploma que não me lembro qual e um outro módulo que trata de estratégia empresarial.

Dê uma olhada no site da ordem que tem muita informação lá…

Bonne chance,

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.