Proficiency in French and English

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Proficiency in French and English

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
      skyhawks
      Participante

Caros amigos,

Estava analisando as novas regras da etapa provincial para ajudar minhas irmãs a montarem o dossie delas e fiquei com algumas dúvidas. Para falar a verdade, o processo está bem diferente daquele que apliquei 3/4 anos atrás:

1) é necessário realizar ambas as provas (Francês e inglês) para ser elegível aos pontos de ambas as línguas nessa categoria? Se sim, eu arriscaria dizer que o processo federal, tão logo ele esteja novamente disponível, se tornará mais simples e fácil do que o processo provincial via Quebec.

2) Entre os testes de avaliação da proficiência no francês, qual o mais fácil e simples: TEFAQ, TCFQ, TEF, TCF, DELF, DALF?

3) As entrevistas continuam sendo necessárias para aqueles que apresentarem ambas as comprovações de proficiência na língua?

Obrigado
      Hugo Raposo

Tissot_au_Quebec
      Participante

OI Hugo!

Eu acabei de enviar o meu dossier e já segui todas essas regras que você mencionou, minhas conclusões são as seguintes:

1. Elas não são obrigadas a fazer a prova, mas só pontuarão na categoria de idiomas se enviar o resultados dos teste. Mesmo com os resultados dos testes oficiais, elas podem ser chamadas para entrevista. O que deve ser levado em consideração é a pontuação do dossier completo, se superar os 63 pontos a chance de não precisar de entrevista é muito grande. Lembrando apenas que a pontuação miníma para estar no “jogo” é de 57 pontos. A entrevista não é necessária apenas para verificar sua proficiência no idioma, mas também leva em consideração a conferência de alguns documentos e sua adaptabilidade no Quebec;

2. Eu fiz o TCF-Q. Achei super tranquilo pois as provas foram apenas de compreensão oral e produção oral. DELF e DALF são provas mais longas que levam em conta também a produção e compreensão escrita. Em relação as outras eu não conheço ninguém que tenha feito recentemente, mas definitivamente recomendo o TCF-Q.

Espero ter ajudado.

Abraços,
      Stefânia

SANDROMS
      Participante

@skyhawks wrote:

Caros amigos,

Estava analisando as novas regras da etapa provincial para ajudar minhas irmãs a montarem o dossie delas e fiquei com algumas dúvidas. Para falar a verdade, o processo está bem diferente daquele que apliquei 3/4 anos atrás:

1) é necessário realizar ambas as provas (Francês e inglês) para ser elegível aos pontos de ambas as línguas nessa categoria?

Para pontuar no inglês tem que fazer o test de inglês, para pontuar no francês tem que fazer o teste de francês. Se não quiser e não precisar dos pontos, tem que colocar conhecimento 0 de línguas, e enviar uma declaração dizendo que não sabe nada e por isso não vai enviar os testes. É melhor fazero TCF nem que seja para sair com um A1.

@skyhawks wrote:

Se sim, eu arriscaria dizer que o processo federal, tão logo ele esteja novamente disponível, se tornará mais simples e fácil do que o processo provincial via Quebec.

Mais simples talvez, mas provavelmente o novo federal vai exigir também teste de línguas. É uma bandeira do ministro Kenney aumentar a exigência de conhecimento da língua. Já foi incluida a obrigatóriedade para a cidadania e também para o processo de mão de obra especializada (o único que está aberto no federal no momento): http://www.cic.gc.ca/francais/immigrer/metiers/langues-test.asp

@skyhawks wrote:

3) As entrevistas continuam sendo necessárias para aqueles que apresentarem ambas as comprovações de proficiência na língua?

Sim, mas a entrevista, antes obrigatória, se tornou opcional. A ocorrência de pessoas recebendo o CSQ em casa tem almentado cada vez mais.

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.