Processo de Imigração para Franceses?

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 2ª Parte – Federal Processo de Imigração para Franceses?

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Autor
      Shape
      Participante

Gostaria de saber se alguém aqui do forum sabe se existe alguma diferença no processo de imigração para franceses.

A pergunta é mais para quem já está no Canadá e talvez conheça algum francês ou francesa que passou pelo processo. Os requisitos são os mesmos?

Estou perguntando porque tenho uma amiga francesa (só fala francês e um pouco de inglês) que está pensando em migrar pro Québec também.

Alguma informação?
      Obrigado!

Carlos_Santos
      Participante

cada Pais tem um tratamento diferenciado.

principalemente no quesito “Tempo de processo”. Dê uma olhada no site do CIC.

No mais, eles nao precisam provar conhecimento da lingua francesa :lol:

Atenciosamente

Danibley
      Participante

Tenho alguns amigos franceses que moram em Montréal e, comparando com os brasileiros, eles têm muito mais facilidades para imigrar.

– O processo é muito mais rápido. Quando imigraram, em 2009, o processo todo levava cerca de 6 meses.
      – Facilidade na hora de fazer equivalência, desde estudos até a habilitação para dirigir.
      – O Québec faz uma campanha constante para convencer franceses a imigrar à província.

Deve ter mais coisas, mas de cabeça eu me lembro dessas.

Carlos_Santos
      Participante

@Danibley wrote:

….
      – Facilidade na hora de fazer equivalência, desde estudos até a habilitação para dirigir.

na realidade existe um acordo entre paises e tem outros também aonde o motorista imigrante so TROCA a carteira dele pela do Qc.

Veja aqui a lista de paises:

http://www.saaq.gouv.qc.ca/permis/echange/residents_autre.php

Com relacao à equivalência, cuidado com a generalizacao, pois recentemente saiu uma reportagem falando do calvario dos médicos franceses que aqui no Québec nao eram reconhecidos plenamente, etc…. acho que depende um pouco da area também…

Mas eles nao precisam traduzir o diploma deles para pedir a equivalência ;-)

Danibley
      Participante

@Carlos_Santos wrote:

@Danibley wrote:

….

na realidade existe um acordo entre paises e tem outros também aonde o motorista imigrante so TROCA a carteira dele pela do Qc.

Veja aqui a lista de paises:

http://www.saaq.gouv.qc.ca/permis/echange/residents_autre.php

Com relacao à equivalência, cuidado com a generalizacao, pois recentemente saiu uma reportagem falando do calvario dos médicos franceses que aqui no Québec nao eram reconhecidos plenamente, etc…. acho que depende um pouco da area também…

Mas eles nao precisam traduzir o diploma deles para pedir a equivalência ;-)

Obrigado pela correção, Carlos.

Tomei por base meus amigos e acabei generalizando! :?

Shape
      Participante

Carlos e Dani, muito obrigado pelas informações!

Deve ser mais ou menos como eu imaginava mesmo: o simples fato deles falarem francês fluentemente deve ajudar bastante com o processo…

Apesar que analisando alguns dos links que o Carlos passou, penso que o processo deve levar mais de 6 meses sim, pelo menos agora. Parece que só o processo federal está demorando mais de 6 meses. Espero que não.

De qualquer forma ela vai ficar feliz com as novidades (e que não vai precisar tirar carta de motorista novamente =P )

Se lembrarem ou souberem de mais alguma coisa importante e puderem compartilhar eu agradeço! Valeu!

Lu_campinas
      Participante

Olá pessoal,

Li recentemente no site da Ordem das Enfermeiras do Quebec, http://www.oiiq.org que foi firmado um acordo mutuo entre o Quebec e a França para reconhecimento do diploma de enfermagem f segue um trecho da notícia:
      Depuis le 7 juillet 2011, les infirmières françaises qui sont inscrites au Tableau de l’Ordre national des infirmiers de France peuvent obtenir, si elles respectent les conditions requises, un permis régulier de l’Ordre des infirmières et infirmiers du Québec les autorisant à pratiquer au Québec.
      On se rappelle que l’OIIQ signait, le 30 juin 2010, un arrangement en vue de la reconnaissance mutuelle des qualifications professionnelles (ARM) dans le cadre de l’Entente France-Québec. Cet ARM était signé par l’OIIQ, le ministère de la Santé et des Sports de France et l’Ordre national des infirmiers de France.

Um abraço Luciana

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.