Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 1ª Parte – CSQ › Requisitos › Processo 2010: DELF/DALF/ETC obrigatórios?
- Este tópico contém 4 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 14 anos, 11 meses atrás por
Anonymous.
-
AutorPosts
-
-
15 de junho de 2010 às 18:36 #6869
robert.mena
ParticipanteOlá,
Iniciei meu processo de avaliação em 2009 mas tive que parar e na prática o retomei em 2010. Na ocasião ou não atentei para isso ou me parece que o processo ficou mais exigente quanto a documentos.
Como todos que procuro normalmente já começaram há muito tempo e não se lembram mais queria saber, de quem passou por isso e ainda se lembra ou ainda está passando, se é obrigatório a entrega de um exame do tipo DELF/DALF/ETC antes de entregar o dossie.
Eu estava me preparando para entregar em julho e contando com os até 6 meses de “média” ser chamado para a entrevista em dezembro/janeiro.
Até lá pretendia fazer o DELF (em outubro possivelmente que é quando deve ser oferecido na aliança).
Mas fica a dúvida, mando sem esse documento e tento tirar para apresentar ou é melhor esperar até ter esse cara para dar a entrada?
-
15 de junho de 2010 às 22:33 #39449
Carlos_Santos
ParticipanteNo site oficial abaixo nao existe nenhuma indicacao que o processo tenha ficado mais exigente!
aqui nesta secao também nao consta nada:
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/langue-francaise/index.html
que eu me lembre existe a possibilidade do bureau do Qc em SP pedir uma prova de nivel de frances para aqueles que nao obtiveram uma boa entrevista ou um francês aquém do desejado por eles.
De qualque forma, veja no site do MICC as informacoes OFICIAIS!
Boa sorte!
-
18 de junho de 2010 às 00:58 #39505
robert.mena
ParticipanteObrigado.
Me refiro as informações que encontrei no endereço http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/sao-paulo/dcs-trabalhadores/lista-documentos.html e que, se não me engano, quando olhei no ano passado não tinham tantos documentos necessários.
No item 9 se lê
9. Conhecimentos de francês e inglês
* A fim de avaliar os seus conhecimentos linguísticos, caso nem o francês nem o inglês sejam suas línguas maternas, anexar ao seu pedido os comprovantes atestando os seus conhecimentos de francês ou inglês e, se for o caso, os do seu cônjuge.
* Para comprovar seus conhecimentos linguísticos em francês e acelerar o processo de sua solicitação, anexe à sua Demande de certificat de sélection (DCS – Solicitação de Certificado de Seleção) um dos dois testes reconhecidos pelo Ministère de l’Immigration et des Communautés culturelles (MICC) para que seus conhecimentos lingüísticos em francês sejam avaliados, ou seja,
o Test d’évaluation du français adapté pour le Québec (TEFAQ – Teste de avaliação do francês adaptado para o Québec) ou
o Test de connaissance du français pour le Québec (TCFQ – Teste de conhecimento do francês para o Québec)
*Você também pode apresentar os seguintes atestados: Diplôme d’études en langue française (DELF), Diplôme approfondi de langue française (DALF), Test de connaissance de français (TCF) ou Test d’évaluation du français (TEF).
*O MICC reconhece os resultados do Test de connaissance de français (TCF) ou do Test d’évaluation du français (TEF), contanto que, ao atestado dos resultados dos exames obrigatórios, você anexe um atestado dos resultados da prova opcional de expressão oral. Consulte o quadro (PDF – 54 Ko – em francês) para obter informações mais detalhadas desses testes de francês.
* Para comprovar seus conhecimentos lingüísticos de inglês, anexar ao seu pedido os comprovantes necessários e, se for o caso, os do seu cônjuge ou cônjuge de fato. Estes poderão ser obtidos através de algum teste de avaliação reconhecido, como por exemplo, IELTS, TOEFL, TOEIC e Cambridge.
* Você também pode anexar ao seu pedido um documento demonstrando que você trabalhou em francês ou em inglês.Ele não menciona como obrigatório. Mas às vezes essas coisas se perdem na tradução ou são implícitas.
@Carlos_Santos wrote:
No site oficial abaixo nao existe nenhuma indicacao que o processo tenha ficado mais exigente!
aqui nesta secao também nao consta nada:
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/langue-francaise/index.html
que eu me lembre existe a possibilidade do bureau do Qc em SP pedir uma prova de nivel de frances para aqueles que nao obtiveram uma boa entrevista ou um francês aquém do desejado por eles.
De qualque forma, veja no site do MICC as informacoes OFICIAIS!
Boa sorte!
-
18 de junho de 2010 às 14:05 #39506
mrodolfo
Participanterobert.mena,
Veja que os testes são pedidos para “acelerar o processo”:
“* Para comprovar seus conhecimentos linguísticos em francês e acelerar o processo de sua solicitação, anexe à sua Demande de certificat de sélection (DCS – Solicitação de Certificado de Seleção) um dos dois testes reconhecidos…” (negrito por minha parte).
Bonne chance,
-
20 de julho de 2010 às 14:41 #40122
Anonymous
ParticipantePara o processo para a Provincia de Quebec não são obrigatórios as certificações de estudo de frances (delf/dalf ou equivalentes) porém tê-las com certeza vão ajudar a rapidez do processo e com certeza facilitarão as entrevista, vi caso de gente que não precisou da entrevista por possuir o DELF, logicamente tb estava na lista de profissoes de alta demanda. Eu particularmente estou já com as horas suficientes de frances para dar entrada no processo, porém farei isso apenas a realização do DELF no final do ano, que para quem interessar a prova será em 4 de dezembro e a entrevista oral no meio de novembro. Apenas para o processo federal, sei que esse não é o nosso foco, mas ai vai a informação, é exigido o IELTS (certificação de ligua inglesa)
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.