Problemão daqueles..

Visualizando 25 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #8452
      plinio.lima82
      Participante

      Olá,

      Me apresentei em outro tópico e vamos lá pro problema.

      Enviei meu dossiê em AGO/2011, não fui convocado para a entrevista e hoje vi um dos motivos.

      Recebi um email do BIQ do México com informações sobre meu processo.. quando abri o PDF que estava anexo li que eu não alcancei a pontuação necessária para ser selecionado para um entrevista. Foi um choque na hora.. mas continuei a ler o documento e vi o seguinte: Na descrição da pontuação que eles colocaram eu fiquei como Niveau de scolarité = 4 e Domaine de Formation = 0.

      Isso foi uma surpresa pra mim, porque minha formação é: Bacharel em Sistemas de Informação, duração de 4 anos com 3960hrs aula e eles me classificaram como “Diplôme d’études universitaires 1º cycle – 1 an” e não me deram pontos nenhum pela questão de ser informática/tecnologia que pelo que eu li são 6pts?!?! Tenho amigos que se formaram comigo, mandaram a mesma coisa que eu e já estão no canadá.. porque me classificaram assim??

      O erro foi meu que verifiquei errado??? Só sei que ainda não sei o que fazer direito.. não sei se mando email.. se ligo, tenho 60 dias para fazer algo antes que meu processo seja recusado de vez e não sei ainda o que fazer.

      Alguém tem alguma idéia ou algum HELP pra me dar?? Desde já agradeço e obrigado.

    • #59142
      SANDROMS
      Participante

      Com certeza algo muito estranho aconteceu. Entre em contato o mais rápido possível para corrigir os dados sem ter que abrir (e pagar) um novo processo.

      O que pode ter acontecido:

      1. Você preencheu errado o formulário (universitário 1 ciclo não é curso completo portanto não pontua os 6 de informática.

      2. Você tem um outro curso técnico, e foi contado apenas esse, o pessoal não viu ou não considerou o bacharelado.

      3. A documentação que você mandou estava incompleta, ou extraviou alguma folha.

      4. Eles simplesmente comeram bola.

      Verifique se o erro não foi seu (vc teria uma copia do que foi enviado?), mas se o erro foi deles lenha neles.

      Desde já escreva uma carta informando que você é bacharel em sistemas de informação, que equivale a um Bac 3ans, e 6 pts pela formação. Que você não entende porque marcado 1 ano, e 0 pts de formação. Pergunte na carta se algum comprovante ficou faltando e se disponibizando a enviar o mais rápido possível.

      Envie a carta o quanto antes, e se possível envie junto novamente o histórico e o diploma. Mas não espere a carta fazer efeito, ligue no BIQ do mexico até conseguir falar com algume, explique que recebeu a carta e que eles pediram seu retorno. Boa sorte.

    • #59143
      arnaldo
      Participante

      Plinio,

      Verifique como você colocou as coisas no DCS. Eu percebi que minha pontuação foi feita com base no que escrevi no DCS. Eu tenho diploma de Tecn. em Proc. de Dados e coloquei que ele é um DEC (de acordo com a tabela de equivalencia) mesmo o Ministério da Educação considera-lo como um curso do mesmo nivel de bacharelado (somente o tecnologo de 03 anos).

      Verifique também que, se teu curso é de 3 anos, mas com o titulo que equivale para o Québec como bacharelado, ele é considerado como “Diplôme d’études universitaires 1º cycle – 1 an”. Pesquisei muito essa questão do estudo e vi que pra mim não valia a pena meu diploma ser “reconhecido” como universitário e sim como pós-secundário, mesmo que aqui no Brasil ele seja como graduação universitária.
      Ah, minha esposa é advogada, portando ela tem o diploma de bacharel de direito, e foi classificada como “Diplôme d’études universitaires 1º cycle – 3 ans”, e o curso dela teve duração de 05 anos.

      De qualquer forma vale a pena dar uma olhada no guia GPI-3-1 ( http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=7&file=GPI-3-1.pdf )

      []´s

      Arnaldo

    • #59146
      plinio.lima82
      Participante

      Valeu pelas respostas.

      Já enviei um email pra eles, vou ligar e vou mandar um email anexando também meu diploma e histórico.

      Eu coloquei tudo certinho no DCS mas no email que eles mandaram eles não consideraram meu curso como bacharel, ele é de 4 anos de duração, veio dizendo que no meu diploma e no histórico eles não tinham como ter certeza se era realmente bacharelado e se era reconhecido pelo estado… isso pra mim foi novidade total!!

      Como pode um diploma não ser?? tem a portaria do MEC e ainda o histórico com o número de horas cursadas, tenho 3 amigos que se formaram comigo que já estão no Canadá e não tiveram qualquer tipo de problema mandando o certificado de conclusão.. muito estranho isso, nunca vi algo parecido. Hoje eu vou ligar pra lá e posto aqui o que acontecer.

    • #59148
      SANDROMS
      Participante

      Plinio,

      Veja a tabela abaixo. Bacharel 4 anos no Brasil equivale ao BAC 3 anos do Quebec. Ponto.
      http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=7&file=GPI_3_1_BRESIL.pdf

      Se eles não reconheceram que o seu diploma era um Bacharelado de 4 anos, alguma coisa confundiu a cabeça deles: será que o histórico não é claro em indicar que é um curso de 4 anos? Será que o tradutor não comeu bola? (Ou se foi antes da tradução será que o pessoal do México não se confundiu com o português?) Você pode também anexar uma carta da universidade declarando que o curso é bacharelado, é de 4 anos e é reconhecido pelo MEC. Não que pedindo com jeito essa declaração sai.

      E bate forte lá, eles não podem te recusar porque eles “não tem certeza…” ele tem que deixar claro que documentos faltam para que eles “tenham certeza”.

    • #59151
      brandaogu
      Participante

      Na época que ele deu entrada não precisava traduzir os documentos.. Eles devem ter mesmo comido bola

    • #59154
      plinio.lima82
      Participante

      Liguei para o escritório do México, e:

      Expliquei a agente que atendeu a questão e ela entendeu a situação, mas que infelizmente a decisão já foi tomada pelo escritório do México e que não pode mais ser revogado por eles, eu tenho que agora enviar uma carta para o Ministério de Imigração em Montreal, esse endereço tem no email que eles mandaram, explicando o que foi que aconteceu e em anexo os documentos que eu acho que foram analisados erradamente, traduzidos de preferência, com copias dos meus documentos pessoais e tal.. que se eles vão analisar e se caso realmente estiver errado, eles vão consertar… essa é a única maneira.

      Eu vou fazer isso tudo, mas infelizmente não tenho muita esperança não… acho que acabou pra mim!! :(

    • #59156
      arnaldo
      Participante

      Sobre essa de não reconhecerem, eles tb falaram pra mim antes da entrevista:

      “Ø Votre diplôme officiel de “Certificado de conclusao do Curso colegial, do curso de 2o. grau”. Autrement, nous ne pourrons considérer vos études.”

      O importante é correr logo com essa declaração da universidade. Se for o caso, manda traduzir e envia pra eles.

      []´s

      Arnaldo

    • #59160
      brandaogu
      Participante

      Plinio, acho que não..

      Se vc mandar pro MICC os documentos traduzidos, eles vão ver que estão errados..

      Faz isso pra ontem!

      Boa sorte

    • #59161
      plinio.lima82
      Participante

      Valeu pessoal, já to providenciando isso.. vamos lá, que esse BIQ do México ta doidão. =P

    • #59162
      SANDROMS
      Participante

      Em poucas palavras: a mudança do processo para o BIC do México, foi a pior mudança que aconteceu nesse processo do Quebec…

    • #59166
      brandaogu
      Participante

      Com certeza.. Quando o BIQ era em SP tudo era mais fácil, o acesso era muito melhor. Não pela a localização e o idioma. Mas as meninas respondiam emails com certa rapidez, eram prestativas.
      As palestras eram ministradas pela Soraia, que tem total conhecimento do processo. Não abria margem pra dúvida nenhuma..

      Enfim, quem pegou essa época viu que os prazos eram respeitados e tudo corria tranquilamente.

      Eu tive o prazer de pegar essa época de BIQ SP e, também, o desprazer de pegar o BIQ MX….

    • #59168
      plinio.lima82
      Participante

      É bronca.. tinha 1 ano e 4 meses que eu esperava uma notícia, já que a carta de abertura veio 15 dias depois, e quando vem é algo desse tipo.. é algo que você não conta, quando entrei no processo eu contava com a demora, gastos.. menos com que iam analisar meu bacharelado errado.

      Mas a vida é um pé de manga… vamos ver no que isso vai dar!!

    • #59182
      RonaldoMaciel
      Participante

      Bem frustrante mesmo, cara. Mas força aí e tente mais uma vez mandando toda a papelada pro escritorio em Montreal. Teoricamente, eles vao ler com mais cuidado, já que seu processo já havia sido recusado entao, vai ter uma analise um pouco mais aprofundada. Depois conte pra nos como foi.

      boa sorte, mesmo
      Ronaldo

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #59183
      davicaetano
      Participante

      Pegando um gancho nesse post: Precisa enviar o diploma de ensino médio junto, mesmo se tenho um diploma de uma universidade? Caso sim, são só esses dois, ou preciso enviar todos os diplomas, inclusive de 1o. grau?

      Grato,
      Davi.

    • #59184
      arnaldo
      Participante

      Envie tudo desde o segundo grau até o que vc fez por ultimo (no meio academico)

    • #59295
      davicaetano
      Participante

      E quanto ao histórico escolar da universidade. Eu sou formado em Estatística e tenho o diploma. É necessário enviar um histórico? Traduzido? Grato, Davi.

    • #59299
      eduardo.heine
      Participante

      @davicaetano wrote:

      E quanto ao histórico escolar da universidade. Eu sou formado em Estatística e tenho o diploma. É necessário enviar um histórico? Traduzido? Grato, Davi.

      Davi, é só seguir o cheklist do formA-1520-AF (2012-12)

      Historico é exigência:

      Relevés de notes correspondant aux diplômes présentés (incluant la description des
      cours pour toutes les années d’études qui ont mené à l’obtention de ces diplômes)

      Tradução tb para tudo que não estiver em francês ou inglês…

      Abs

    • #60714
      Maia
      Participante

      @plinio.lima82 wrote:

      É bronca.. tinha 1 ano e 4 meses que eu esperava uma notícia, já que a carta de abertura veio 15 dias depois, e quando vem é algo desse tipo.. é algo que você não conta, quando entrei no processo eu contava com a demora, gastos.. menos com que iam analisar meu bacharelado errado.

      Mas a vida é um pé de manga… vamos ver no que isso vai dar!!

      Olá Plinio.lima82, e vc conseguiu resolver todos os seus problemas?? E já mandaram alguma resposta?? Desde já muito obrigada.

    • #63140
      plinio.lima82
      Participante

      Olá,

      To aqui ressuscitando esse tópico para dizer que após 8 meses que eu enviei o Révision Administrative para Montréal, tinha até esquecido e perdido as esperanças, o BIQ do México me liga (hoje 16/08/2013 as 14:30) para dizer que meu recurso foi aceito e minha entrevista de imigração será dia 13/09 em São Paulo e me pedindo para confirmar a presença, sou de Recife, e também vão mandar um email e eu tenho que assinar e enviar de volta.

      To me situando ainda, tenho menos de 1 mês pra me preparar já que eu não tava nem estudando mais francês direito. Agora eu aprendi que realmente a esperança é a última que morre!! :lol:

      Agora é me preparar é pegar o CSQ, valeu todos pela torcida!!

    • #63141
      Wilson
      Participante

      Parabéns Plinio ! E obrigado por compartilhar aqui. Com certeza isso vai ajudar outros colegas que passem por problemas parecidos.

      http://lepoussins.wordpress.com/

    • #63146
      SANDROMS
      Participante

      Que bom Plinio, você fez o certo, não desistiu e pediu a revisão. E tenha certeza que alguém no BIQ do Mexico deve ter tomado um puxão de orelha do pessoa de Montreal pela mancada na análise do seu processo.

    • #63147
      Doug Ramsey
      Participante

      Muito bom ver um resultado positivo assim, Plínio! Parabéns e boa sorte na entrevista!

      Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    • #63150
      Joninhas
      Participante

      Parabéns Plínio, boa sorte na entrevista!

      :D

    • #63151
      taiefredo
      Participante

      Parabéns Plínio!!
      Ótima notícia!!
      Abraços,

    • #63162
      OgaiT_TiagO
      Participante

      Parabéns cara, vai dar tudo certo… Deus abençoe…

Visualizando 25 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.