Pressão para as crianças

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Pressão para as crianças

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #8176
      Buscape
      Participante

      Pessoal,

      Hoje estava conversando com um amigo que morou ano passado na França, junto com sua esposa e dois filhos. Comentei do projeto meu e da minha esposa de imigrar para o Québec, sendo um dos objetivos dar uma viad melhor para os futuros filhos :). Ele fez uns comentários que me assustaram sobre a França e aí surgiu a dúvida: tá, será que foi uma experiência ruim dele, será que o Québec também funciona assim?!

      Gostaria de saber dos que já moram no Québec e têm filhos se os seguintes medos tem fundamento:
      1. Um exemplo que ele deu era a saída da escola, todas as crianças sentadinhas, com as mãos cruzadas no colo esperando os pais… Se alguém se mexia a professora mandava sentar e esperar os pais chegarem.
      2. Curso de judô para as crianças, aqui estamos acostumados com o Judô ou outros cursos extra-currículares mais como um “hobby”, onde as crianças aprendem, brincam, etc.. Lá ele comentou que o curso de judô ou outros cursos eram para procurar o próximo campeão. Os piores eram deixados de lado, quem se distraia era deixado de castigo… Etc.

      Achei um pouco exagerado, mas nunca se sabe… Como um dos grandes objetivos é dar uma vida mais “livre” pras crianças – poder sair de bicicleta sozinho por exemplo, fiquei assustado. O que quero saber no fundo é se, sem exageros é claro, as crianças podem ser crianças :P, correr na saída da escola, etc…

      Abraços!

    • #54317
      mrodolfo
      Participante

      As coisas variam um pouco de cidade para cidade, de escola para escola…

      Moramos um ano em Québec e lá as crianças que não faziam parte do serviço de guarda tinham que ficar esperando a hora da entrada do lado de fora, pouco importando o tempo que estivesse fazendo. Conclusão: quando chovia fazíamos nossos filhos chegar um pouco atrasados e entrar pela secretaria para não tomarem chuva. A propósito, reclamamos com a diretora e ela disse que era assim mesmo.

      Já em Ste-Julie, choveu um pouquinho todo mundo entra direto para a classe e não formam fila no páteo…

      Aqui existem cursos de judô, natação e outros que são mais para recreação. Outros são mesmo mais profissionais…

    • #54325
      SANDROMS
      Participante

      Buscape,

      Minha experiência com filhos e escola é completamente diferente do cenário “campo-de-concentração” descrito pelo colega. As crianças tem bastante liberdade (no secundário até de mais) e tem segurança e liberdade para ir para escola de bicicleta, por exemplo.

      Acho que meus filhos ainda pequenos para irem sozinhos, mas sempre vejo crianças de menos de 7 anos que moram perto da escola indo a pé.

      Sugiro que vc entre no site das comissões escolares do Quebec e leia o manual de conduta do aluno para ter uma ideia do que pode e do que não pode.

      Poe no google: commission scolaire quebec, ou montrel, etc…

    • #54327
      Carlos_Santos
      Participante

      Curiso….. como cada um passa uma experiencia e quando expormos a nossa, é preciso deixar bem claro isso!

      Meus filhos estudaram na Franca e a experiencia do seu colega nao foi nem de longe a mesma.

      Meu filho aprendeu a andar de biclicleta na escola pois o marido da professora de educacao fisica se dedicou um dia à ele numa atividade esportiva da escola. Ele agiu como bénévole.

      E assim tenho inumeros outros exemplos provando o contrario.

      Aqui vejo as mesmas oportunidades, mas nao é a mesma coisa.

      Cada um vive uma experiencia diferente mesmo na mesma escola!

    • #54352
      Buscape
      Participante

      Olá Carlos,

      Concordo que cada um tem uma experiência diferente, as vezes passando até mesmo pela mesma situação :). A minha idéia aqui foi levantar o ponto de vista de pessoas diferentes que estão no Québec. Conversando com a mesma pessoa sobre a Alemanha (morei lá por um ano), vi que tivémos experiências totalmente diferentes e opiniões bem diferentes sobre as pessoas de lá.

      Sandroms, valeu pela dica, vou dar uma olhada no manual de conduta do aluno. Com certeza o manual não reflete exatamente o que acontece, porém vai dar uma boa idéia do que devemos esperar.

      :bigups:

      Obrigado pelas dicas, e se mais alguém quiser postar aqui sua experiência no québec agradeço!

    • #54394
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Buscapé,

      se o seu objetivo é saber um pouco mais sobre a vida aqui para as criancas em escolas, existe alguns topicos falando do assunto e ja postado aqui no forum.

      Veja aqui:

      – Imigrando com filhos
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/42/2812.html

      – FRANCÊS PARA CRIANÇAS DE 6 A 7 ANOS
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/40/5095.html

      – CASAL + FILHOS
      http://brasilquebec.com/component/p8pbb/8/4830.html?Itemid=24791

      Boa leitura!

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.