Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Cotidiano › Pressão para as crianças
- Este tópico contém 5 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 12 anos, 10 meses atrás por
Carlos_Santos.
-
AutorPosts
-
-
14 de junho de 2012 às 02:23 #8176
Buscape
ParticipantePessoal,
Hoje estava conversando com um amigo que morou ano passado na França, junto com sua esposa e dois filhos. Comentei do projeto meu e da minha esposa de imigrar para o Québec, sendo um dos objetivos dar uma viad melhor para os futuros filhos :). Ele fez uns comentários que me assustaram sobre a França e aí surgiu a dúvida: tá, será que foi uma experiência ruim dele, será que o Québec também funciona assim?!
Gostaria de saber dos que já moram no Québec e têm filhos se os seguintes medos tem fundamento:
1. Um exemplo que ele deu era a saída da escola, todas as crianças sentadinhas, com as mãos cruzadas no colo esperando os pais… Se alguém se mexia a professora mandava sentar e esperar os pais chegarem.
2. Curso de judô para as crianças, aqui estamos acostumados com o Judô ou outros cursos extra-currículares mais como um “hobby”, onde as crianças aprendem, brincam, etc.. Lá ele comentou que o curso de judô ou outros cursos eram para procurar o próximo campeão. Os piores eram deixados de lado, quem se distraia era deixado de castigo… Etc.Achei um pouco exagerado, mas nunca se sabe… Como um dos grandes objetivos é dar uma vida mais “livre” pras crianças – poder sair de bicicleta sozinho por exemplo, fiquei assustado. O que quero saber no fundo é se, sem exageros é claro, as crianças podem ser crianças :P, correr na saída da escola, etc…
Abraços!
-
14 de junho de 2012 às 17:08 #54317
mrodolfo
ParticipanteAs coisas variam um pouco de cidade para cidade, de escola para escola…
Moramos um ano em Québec e lá as crianças que não faziam parte do serviço de guarda tinham que ficar esperando a hora da entrada do lado de fora, pouco importando o tempo que estivesse fazendo. Conclusão: quando chovia fazíamos nossos filhos chegar um pouco atrasados e entrar pela secretaria para não tomarem chuva. A propósito, reclamamos com a diretora e ela disse que era assim mesmo.
Já em Ste-Julie, choveu um pouquinho todo mundo entra direto para a classe e não formam fila no páteo…
Aqui existem cursos de judô, natação e outros que são mais para recreação. Outros são mesmo mais profissionais…
-
14 de junho de 2012 às 20:15 #54325
SANDROMS
ParticipanteBuscape,
Minha experiência com filhos e escola é completamente diferente do cenário “campo-de-concentração” descrito pelo colega. As crianças tem bastante liberdade (no secundário até de mais) e tem segurança e liberdade para ir para escola de bicicleta, por exemplo.
Acho que meus filhos ainda pequenos para irem sozinhos, mas sempre vejo crianças de menos de 7 anos que moram perto da escola indo a pé.
Sugiro que vc entre no site das comissões escolares do Quebec e leia o manual de conduta do aluno para ter uma ideia do que pode e do que não pode.
Poe no google: commission scolaire quebec, ou montrel, etc…
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
14 de junho de 2012 às 22:13 #54327
Carlos_Santos
ParticipanteCuriso….. como cada um passa uma experiencia e quando expormos a nossa, é preciso deixar bem claro isso!
Meus filhos estudaram na Franca e a experiencia do seu colega nao foi nem de longe a mesma.
Meu filho aprendeu a andar de biclicleta na escola pois o marido da professora de educacao fisica se dedicou um dia à ele numa atividade esportiva da escola. Ele agiu como bénévole.
E assim tenho inumeros outros exemplos provando o contrario.
Aqui vejo as mesmas oportunidades, mas nao é a mesma coisa.
Cada um vive uma experiencia diferente mesmo na mesma escola!
-
15 de junho de 2012 às 17:01 #54352
Buscape
ParticipanteOlá Carlos,
Concordo que cada um tem uma experiência diferente, as vezes passando até mesmo pela mesma situação :). A minha idéia aqui foi levantar o ponto de vista de pessoas diferentes que estão no Québec. Conversando com a mesma pessoa sobre a Alemanha (morei lá por um ano), vi que tivémos experiências totalmente diferentes e opiniões bem diferentes sobre as pessoas de lá.
Sandroms, valeu pela dica, vou dar uma olhada no manual de conduta do aluno. Com certeza o manual não reflete exatamente o que acontece, porém vai dar uma boa idéia do que devemos esperar.
:bigups:
Obrigado pelas dicas, e se mais alguém quiser postar aqui sua experiência no québec agradeço!
-
16 de junho de 2012 às 15:52 #54394
Carlos_Santos
ParticipanteOla Buscapé,
se o seu objetivo é saber um pouco mais sobre a vida aqui para as criancas em escolas, existe alguns topicos falando do assunto e ja postado aqui no forum.
Veja aqui:
– Imigrando com filhos
http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/42/2812.html– FRANCÊS PARA CRIANÇAS DE 6 A 7 ANOS
http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/40/5095.html– CASAL + FILHOS
http://brasilquebec.com/component/p8pbb/8/4830.html?Itemid=24791Boa leitura!
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.