Preconceito

Home Fórum Off-Topic Literalmente Off topic Preconceito

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4987
      Kikalimeira
      Participante

      Bem pessoal, tenho lido muitas coisas a respeito da aceitação dos imigrantes no Canadá. Como pude perceber até então, a maioria das pessoas que foram ou que possuem interesse em ir para lá são aparentemente brancas ou mestiças com uma aparencia mais clara… Alguém poderia me fornecer relatos a respeito da questão do preconceito racial? Sou negra e se aqui em Salvador que é uma cidade predominantemente de afro- descendentes sofro preconceito, imagina lá fora! Gostaria que isso fosse um pouco discutido aqui, pois neste momento é a única dificuldade que me faz pensar em desistir.

      Abraços

      Karina

    • #18679
      luciojunior
      Participante

      Karina,
      Nao desista nao! Se é isto que voce quer mesmo, vá em frente! Este processo exige muita perserverança!
      Mas você tem razao sim.
      A maioria dos imigrantes que saiem do Brasil em direcao ao Canadá sao brancos ou mestiços mais claros mesmo.
      Mas isto é um problema do Brasil e nao do Canadá.
      É que pra se cumprir as exigências que o processo exige, tem que ter algumas boas oportunidades na vida. Faculdade, economias $$$, investimento em francês e inglês, etc. E, infelizmente, os negros sofrem mais no Brasil e têem menos oportunidades.
      Mas posso te falar que aqui em Montréal (cidade que moro) há muitos negros.
      E eles vêem de vários países da África e da América Central.
      Por aqui todos têm o mesmo tratamento, direitos e oportunidades.
      O Quebèc têm muitos, mas sao muitos imigrantes mesmo.
      Se há preconceito na sociedade Quebecois, te garanto que os negros nao virao na frente. Chineses, vietnamitas, indianos, árabes, etc, certamente puxarao a fila. Sao povos que formam guetos e isto nao é bem visto.
      Mas nao há preconceito “descarado”. Uma ou outra pessoa tudo bem, mas se o seu problema é este você se dará muito bem aqui.
      Esperto ter ajudado.
      Abs,
      Lúcio

    • #18680
      Marcus
      Participante

      Oi, Karina!

      Concordo com tudo o que o Lúcio falou acima. E se você tem este sonho, vá em frente! Tenho certeza de que você terá menos problemas com preconceito racial no Québec do que aqui. E é verdade também de que os canadenses não gostam muito de povos que se fecham em guetos. Esta é uma das razões do Québec gostar tanto dos brasileiros, afinal é um povo que se mistura e se relaciona muito bem com todo o mundo.

      Já conversei com muitos canadenses e entrei no assunto preconceito. Todos eles me falaram que não existe preconceito por dois motivos básicos: primeiro que a cultura canadense é de respeito ao ser humano e às diferenças raciais e culturais. Segundo porque eles têm a consciência da necessidade que o país tem de receber imigrantes. Eles sabem que o país precisa deles.

      Resumindo, não se preocupe com isso, Karina. Se este é o seu desejo, vá em frente! Não desanime.

      Um abração!!!

      Marcão.

    • #18706
      Kikalimeira
      Participante

      Gente muito obrigada pelas palavras de incentivo! Como vcs devem saber, de vez em quando bate um medo e todas as coisas tomam proporções enormes… Não desistirei e com certeza dará tudo certo! Como já dizia o velho Raul: “basta ser sincero e desejar profundo, vc será capaz de sacudir o mundo…”.

      Abraços.

      Karina

    • #18710
      AleBHZ
      Participante

      Pessoal,

      tomara que todas as teorias aconteçam na prática.
      Imaginem que legal viver em um lugar onde todos são respeitados?
      Um lugar onde não importa sua raça, cor, religião,orientação sexual, time de futebol (kkkkk)…

      Abraços,

      Alê

    • #18713
      otto
      Participante

      Poderia até ser aqui.. mas nós mesmos não nos permitimos fazer esse mundo existir…

      Espero que lá seja tudo diferente… ou MENOS igual.

      Otto.

    • #28196
      marcocanada
      Participante

      Pelo que li e, conversei com pessoas que moram em cidades menores, o preconceito está longe ou pelo menos bem disfarçado nas cidades grandes, porém a história muda de figura nas cidades pequenas, com casos explicitos de racismo, algumas histórias lembrando até mesmo o aparthaid da Africa do Sul ou os EUA da década de antes de 1960.

      P.S.: só para encerrar a KKK está crescendo no Canada, enquanto no próprio EUA está em declinio. Outro grupo perigoso nesse sentido que também está crescendo no Canada, infelizmente, são os neo-nazistas.

      abientout et bonne chance!

    • #28197
      marcocanada
      Participante

      Só para dar uma espiada…Um dos sites da KKK no Canada, os caras ainda acham que são verdadeiros cristãos!

      http://www.kkkk.net/canada/index.htm

      abientout et bonne chance!

    • #28200
      otto
      Participante

      Aqui na cidade de Quéebec tb tem muitos negros, asiaticos, latinos, pessoas de todo o Oriente e Oriente Medio… ainda nao percebi preconceito( se eh que ele existe).

      Otto

    • #28207
      Carlos_Santos
      Participante

      se discriminação não existisse aqui no Quebec, o governo  não faria  ações como esta abaixo:

      ps.: So por curiosidade, alguém já viu alguma foto da Ministra?

      vejam algumas em http://www.micc.gouv.qc.ca/fr/presse/index.html

    • #28247
      fabio75
      Participante

      Não só a ministra da Imigração do Québec é negra, como a própria governadora-geral do Canadá também é.

      http://www.gg.ca/gg/index_f.asp

      Agora, quanto a preconceito, claro que aqui não é o paraíso. Acho que existe uma igualdade muito maior, sim, mas também é verdade que as chamadas “minorias visíveis” são as que têm o índice mais alto de desemprego.

    • #28268
      maurorepacci
      Participante

      A história da governadora geral do Canadá é bem interessante, ela nasceu no haiti e chegou no Canadá como refugiada e veja aonde ela chegou.
      Mais detalhes na wikipedia:
      http://en.wikipedia.org/wiki/Micha%C3%ABlle_Jean
      http://fr.wikipedia.org/wiki/Micha%C3%ABlle_Jean

      Detalhe que ela não é primeira imigrante a ser nomeada governadora geral do Canadá. A anterior nasceu em Hong Kong.

    • #28273
      miridiam
      Participante

      Venha pra uma cidade GRANDE, com proporções globais étnicas!
      MONTREAL por exemplo.
      eu frequento uma igreja com 98% são negros, eu sou pardo,… mas fui muito bem aceito lá.
      e o mesmo ocorre ao contrario com os negros., eu vejo isso aqui.
      O medo é normal, so precisa saber trabalha-lo.
      vá em frente.

      Miridiam

    • #28327
      danielcasas
      Participante

      Ainda não cheguei no Canadá, só no final de maio, mas por tudo que que li e ouvi, ninguém deve se prender pelo preconceito como fator que atrapalhe os planos de imigração. Concordo plenamente com Miridiam no que se refere ao conselho da procura por uma cidade como Montréal, que tem boa parte da população formada por imigrantes dos quatro cantos do globo.

      Abraços,

      Daniel

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.