Pós-Graduação em area diferente da formação

Home Fórum Vivendo no Canadá Estudos Universidades Pós-Graduação em area diferente da formação

Visualizando 8 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4586
      keepcoller
      Participante

      Estou com uma dúvida faz algum tempo.Sou engenheiro químico e minha profissão é regulameetada no Quebéc.Porém, estou pensando em fazer uma pós graduação na área de finanças e pretendo trabalhar nessa área.Será que terei que me inscrever no conselho de classe como engenheiro do mesmo jeito??

      Qualquer esclarecimento será válido para mim.

      Estevão

    • #13562
      Erasmo
      Participante

      Olá Estevão,
      Pelo que eu saiba, e tenho acompanhado, você deve possuir o registro no conselho ou ordem profissional se desejar atuar na profissão…eu, por exemplo, vou estudar primeiro e só depois solicitar meu registro junto à ordem (sou químico).

      Confesso que não sei se a área de finanças tem relação direta à engenharia, lá em Québec (acredito que sim…). Talvez, fosse interessante entrar em contato com a Ordem dos engenheiros ou químicos, ou com uma instituição que ofereça o curso…creio que possam lhe ajudar…

      Em meu blog existem alguns links relacionados à área de química…se tiver interesse, visite-nos.
      Na seção weblinks, você pode encontrar algo também… 8)

      Abraços e boa sorte!

    • #13571
      keepcoller
      Participante

      Caro Erasmo.

      Em primeiro lugar obrigado pelas dicas.Bem, aqui no Brasil existem muitos engenheiros atuando na área de finanças e no mercado financeiro em geral devido a grande base de cálculo que temos.Aliás, muitos engenheiros são administradores. vc deve saber disso.

      Pelo o que eu entendi vc va fazer uma pós no Canadá, certo??

      Este tb é o meu objetivo.Para mim, vai ser uma oportunidade de mudar de de vida e de área profissional tb.Só depois que eu tiver estudado por lá que vou tentar validar meu diploma.Apesar da difucludade eu ainda acredito que este seja o melhor caminho e tenho toda esperança que isso dê certo.VC já arrumou algo por lá??

      Estou pensando em contatar os professores por e-mail mesmo e me candidatar a uma vaga por la.Quem sabe roile uma bolsa, mas não sei se é tão facil conseguir uma.

      Bem obrigado mais uma vez.

      Estevão

    • #13573
      Carlos_Santos
      Participante

      keepcoller,

      acho que você deve fazer o caminho inverso…………….  explico:

      – procure a pós que vc deseja cursar.
      – veja os requisitos de formação que o candidato deve possuir para poder fazê-la, claro!
      – depois veja que profissão ela te habilita, que código  no CNP ela te fornece;
      – depois siga até o IMT en ligne e veja os detalhes destas profissões, como registro profissional, salário, etc…

      boa sorte e boa pesquisa!

    • #13574
      keepcoller
      Participante

      Carlos,

      Onde posso encontrar o código CNP e qual o endereço eletronico do IMT?

      Falou.

      Estevão

    • #13575
      Carlos_Santos
      Participante

      @keepcoller”;p=”5657 wrote:

      Carlos,

      Onde posso encontrar o código CNP e qual o endereço eletronico do IMT?

      Falou.

      Estevão

      a  CNP ou Classification nationale des professions

      e o  IMT en ligne

      uma dica: http://www.google.ca/  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:

    • #13587
      keepcoller
      Participante

      Grande Carlos.

      Valeu pelos links.Grande abraço!!

      Estevão

    • #13592
      Erasmo
      Participante

      O Carlos disse tudo (como sempre  8) )!!!

      No meu caso, provavelmente farei uma outra graduação (bioquímica – 3 anos) na UQAM
      O que pesou muito nesta decisão:
      – provavelmente,eu terei de complementar meu curso de química para atender as exigências de uma pós ou da ordem dos químicos para obter o registro;
      – a maioria dos cursos de 1º ciclo têm data limite de inscrição em 1º de março…bioquímica e química, 1º de maio…. :wink:
      – o processo para o registro na ordem dos químicos é caro, demorado e muito burocrático (pelo que notei e pesquisei)…formados em bioquímicas já obtém o registro direto na ordem (segundo informações da UQAM)…
      – meus amigos Mohamed e Fabrícia me passaram um grande levantamento de informações (valeu :P ) a respeito das inscrições, bolsas etc…prometo compartilhar com todos assim que eu passar por tudo isto… :wink:

      Enfim, vou encarar a carteira de novo…

      Abraços!!!

    • #13673
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Estevão,

      Também acredito que o melhor é seguir os passos fornecidos pelo Carlos. Eu fiz assim, procrei os cursos, analisei, comparei grades, discuti, mandei MUITOS e-mails, voltei atrás e decidi ir para Sherbrooke para fazer meu mestrado, falta ser admitida :lol:, mas mais cedo ou mais tarde serei pois não vou desistir dele  :lol:

      Já olhei sobre bolsas de estudos e cada faculdade possui vários tipos de bolsas para os alunos sendo a mais “popular” e comum a Prêts et Bourses  do Governo de Québec, onde você recebe o dinheiro referente aos direitos da faculdade e ainda uma bolsa auxílio para se manter durante o estudo. Depois de formado você deve reembolsar o Governo (prêts) em uma parte que se calculada quando aderis ao programa, geralmente 65% vem em forma de bolsa, ou seja, não precisa reembolsar e o restante você deve devolver ao governo em parcelas praticamente sem juros. Visite o site pois lá tem inclusive um programa onde você pode fazer estas simulações.

      Já tenho bastantes informações sobre os estudos em Québec mas irei realmente posta-las no site assim que eu mesma passar por este processo, já que estou quase lá.

      Abraços,[/align]

Visualizando 8 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.