Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 1ª Parte – CSQ › Requisitos › Pós em uma área distinta da graduação, conta?
- Este tópico contém 11 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 12 anos, 9 meses atrás por
gabi-infirmiere.
-
AutorPosts
-
-
11 de julho de 2012 às 01:30 #8217
fabiobslima
ParticipanteEu e minha esposa estamos começando a nos informar sobre o processo, fizemos a avaliação on line, etc. Foi aí que me surgiu uma dúvida: minha esposa é formada em letras mas tem especialização em Administração e Marketing, e experiência de 3 anos como administradora de uma empresa de turismo. Ela nunca atuou na área de formação original. Como eles enxergam essa questão? O que vai contar no final, é a graduação ou a especialização? Como colocar essa particularidade no teste de avaliação?
Obrigado, um abraço a todos.
-
11 de julho de 2012 às 03:00 #55106
SANDROMS
ParticipanteFabio,
Cada caso é um caso. Mas geralmente a especialização no Brasil tem de 300 a 400 horas aula. Isso não se encaixa em nenhuma formação existente no Quebec. Quando a especialização é complementar as vezes eles somam o tempo de estudo.
Quando os cursos são em áreas diferentes dificilmente vai pontuar. O que vale então é a a formação. Como é melhor não contar com ovo dentro da galinha, é bom testar a avaliação online considerando apenas o curso de letras.
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
11 de julho de 2012 às 19:59 #55141
_TAZ_
ParticipanteInfelizmente, nenhuma pós no Brasil é considerada por causa da carga horária. Tem que ser no mínimo mestrado.
Para valer a formação, a pessoa tem que ter se formado há no máximo 10 anos e, se esse prazo já tiver passado, ter trabalhado pelo menos 1 ano na área nos últimos 5 anos.
Nenhuma experiência fora da área de formação é considerada, infelizmente.
-
11 de julho de 2012 às 23:57 #55153
fabiobslima
ParticipanteBem, e alguém formado em licenciatura na área de humanas tem chance no processo?
-
12 de julho de 2012 às 00:16 #55155
gabi-infirmiere
Participanteinfelizmente com as atuais regras, classificam como grupo 3, onde novas aplicaçoes nao sao aceitas.
:roll: -
12 de julho de 2012 às 00:38 #55156
fabiobslima
ParticipanteÉ, já estamos pensando na possibilidade de fazer algum curso técnico pra voltar ao páreo. Não imagino como eles avaliam os conhecimentos de um marceneiro ou encanador, que, como vimos, têm mais chance do que nós de conseguir o CSQ. Como posso consultar esse grupos 1, 2 e 3?
-
12 de julho de 2012 às 12:53 #55165
MarcosAlvim
Participantefabiobslima,
Todas essas informações já tem aqui, porém como vc tá começando agora e ainda em tempo de mudança, a coisa tá confusa ainda, até pra mim que participo aqui desde 2000 e bolinha… tome nota.
Vc pode consultar aqui:
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/informations/reception-demandes.htmlUm resumo pra vc……. existem 3 listas, (TRABALHADOR QUALIFICADO)
1 – Demanda prioritária que permite obter de 12 a 16 pts no seu dossiê;
2 – Demanda não tanto demandada,rssrrssr até 06 pts;
3 – Fora da imigração até as novas regras de 2013 (nessa lista tem o curso de direito), se vc for formado em direito aqui no BR, tá fora.Sugiro pesquisar……..mas pesquisar muito aqui, é ler e reler voltar em info de alguns anos atrás pra vc tentar compreender pq chegou nesse ponto de hoje.
Abraços
Marcos
vix-canada.blogspot.com -
12 de julho de 2012 às 13:17 #55169
gabi-infirmiere
Participante@fabiobslima wrote:
É, já estamos pensando na possibilidade de fazer algum curso técnico pra voltar ao páreo. Não imagino como eles avaliam os conhecimentos de um marceneiro ou encanador, que, como vimos, têm mais chance do que nós de conseguir o CSQ. Como posso consultar esse grupos 1, 2 e 3?
hummmm
as equivalências sao comprovadas mediante diploma similar ao oferecido no Québec.
Se você analisar a lista, vera que a maioria dos DEPs é obtida a partir de 1 ano de estudos.Entao, caso optem por este *plano B*, vocês devem procurar alguma escola profissionalizante (como SENAI, SENAC, etc) que forneça um curso com carga horaria similar ou maior àquela oferecida pelas escolas profissionalizantes do QC.
mas nao adianta nada fazer um curso so para se classificar para o processo de imigraçao, ja que o processo é algo dinâmico e o que esta na lista de demandas hoje pode nao estar em 2013….
*idealmente* vocês devem possuer experiência na area, mas dependendo da profissao a carência é tao grande que o QC esta aceitando recém formados (como é o caso de enfermeiros, por exemplo – falo isso pois é minha praia, nao posso dizer do resto)
entao, muita leitura, muita analise, muito planejamento
et bonne chance -
12 de julho de 2012 às 16:36 #55140
Carlos_Santos
É, já estamos pensando na possibilidade de fazer algum curso técnico pra voltar ao páreo….?
o problema de retornar aos estudos e depois trabalhar para poder justificar anos de experiencia, é que as prioridades das profissoes podem mudar e ai todo o esforco foi pro brejo….
Mesmo que a situacao de vocês nao seja a ideal para o processo de imigracao, a melhor forma de agir é dar uma distancia do problema (nao estar sendo aceito agora no processo), ler e se informar, ver um caminho mais proximo da realidade de vocês.
Nao se esquecam que vir para o Québec é um plano de mudanca de vida, que nao deveria ser realizado rapidamente, pois a quantidade de gente que aqui chega e que fica perdido e reclamando é enorme.
POr isso acho que mesmo que seja longo e penoso, um projeto assim deve ser bem pensado e maduro!
Mesmo fazendo assim, ainda hoje encontro coisas que nao sabia ;-)
-
12 de julho de 2012 às 19:53 #55190
_TAZ_
… Não imagino como eles avaliam os conhecimentos de um marceneiro ou encanador …
Está aí uma coisa que é MUITO diferente no Canadá.
Marceneiros, encanadores, trabalhadores da construção … todos têm formação na área. Seja CEGEP, sejam cursos específicos. Aqui, trabalho manual é opção de vida e não “falta de opção”, como no Brasil. -
13 de julho de 2012 às 02:42 #55198
fabiobslima
ParticipanteBem, já há um certo tempo que venho pensando em mudar de área. Como todos sabemos, educação não é um bom ramo no mercado brasileiro. Por isso, já venho pensando em fazer outra graduação.
Sou servidor público e tenho estabilidade. Contudo o que mais me atrai na ideia de viver em um país de primeiro mundo é a qualidade de vida. Isso, o Canadá possui de sobra. Estava com a esperança de conseguir emigrar para lá com o a formação que já tenho, para então, começar os estudos rumo a uma nova carreira no Canadá. Sei que muitos têm enfrentado dificuldades em validar seu diploma brasileiro, assim, fazendo por lá a minha graduação, eu não teria problema com isso. Agora vejo que terei que adiar o processo e começar aqui mesmo minha nova carreira. É uma pena pois não sei se daqui a 5 anos o Canadá continuará precisando de nossa mão de obra. Como pretendo fazer uma graduação na área de saúde (Farmácia), imagino que as chances de ter minha profissão em demanda seja grande. É o que tenho observado no histórico das profissões mais requisitadas.
Migrar é realmente um projeto de longo prazo. Não se pode tomar esta decisão por impulso. É preciso planejar e saber bem o que se quer.
Acho difícil que essa ideia se apague em mim e minha esposa, já que minha cunhada e o marido já conseguiram seus vistos de residentes permanentes e deverão estar desembarcando por lá no ano que vem, mas a ansiedade e o medo de novas mudanças no processo vai nos tirar o sono…Agradeço a todos pelos esclarecimentos. Seus fóruns são a minha maior fonte sobre o assunto e certamente merece nossa contribuição financeira, afinal, estarei por aqui por pelo menos mais cinco anos…
-
13 de julho de 2012 às 11:31 #55202
gabi-infirmiere
Participanteo curso de farmacia é realmente muito requisitado, mas a ordem é tao chata quando a dos médicos e dentistas :alright:
(talvez um pouco menos do que a dos médicos rsrsrsrs)
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.