Por que Sherbrooke?

Home Fórum Vivendo no Canadá Regiões e Cidades no Canadá Québec Por que Sherbrooke?

Visualizando 33 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4583
      Ricardocwb
      Participante

      Olá pessoal,
      Vi que muitos aqui estão indo ou já foram para Sherbrooke.
      Qual o motivo que atrai tantos brasileiros para lá?
      Até minha professora de francês, que é quebecois, está vendendo Sherbrooke para o pessoal da escola…
      Ouvi falar que seria a “menina dos olhos” do Quebec, mas economicamente pelo que pesquisei, a cidade é meio parada, pelo menos na minha área, TI.

      []’s
      Ricardo

    • #13534
      Erasmo
      Participante

      Olá Ricardo…dê uma lida no que comentou o Luís:

      :: Por que Sherbrooke ::

      A postagem a seguir foi da Walkíria:

      :: Sobre aluguel, mercado de trabalho e outras dúvidas comuns ::

      Abraços!

    • #13543
      tanylle
      Participante

      Olá Ricardo,

      Sherbrooke é minha primeira opção pois além de ser uma cidade com custo de vida menor que Montreal, é uma cidade universitária e “meio” biligue, já que Lenoxville é um bairro anglofônico. Li algumas reportagens na internet sobre o mercado de trabalho, e dizem que a região está bem empenhanda em atrair investidores  e seu problema atual é a “fuga” de mão-de-obra qualificada formada nas universidades. Dê uma pesquisada no site da Rádio Canadá, tem coisas interessantes, inclusive com entrevista, que já dá para ir treinando o ouvido para o francês de Quebec, que na minha opinião é bem ruim de entender, parece com o português de Portugual para os brasileiros!!!

      Abraços,

      Tanylle

    • #13549
      nakhatealokalokimm
      Participante

      @Erasmo”;p=”5612 wrote:

      Olá Ricardo…dê uma lida no que comentou o Luís:

      :: Por que Sherbrooke ::

      A postagem a seguir foi da Walkíria:

      :: Sobre aluguel, mercado de trabalho e outras dúvidas comuns ::

      Abraços!

      Erasmo ,

      Boa noite, o primeiro link que vc postou está apontando para um site de games.

      valeu ,

      alok

    • #13552
      Erasmo
      Participante

      :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:

      Obrigado Alok!!!! Já corrigi os links!!!

      Isso que dá fazer muita coisa ao mesmo tempo…o conteúdo do site é segredo nosso!!! :P

      :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:

      Abraços!

    • #13560
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      No nosso caso, eu que comecei a me interessar por Sherbrooke e fui convencendo o Bruno aos poucos  :lol:
      Conheci a cidade através de relatos no Blog da Wal e do Paulo e comecei a pesquisar melhor pela cidade e vi que era uam excelente cidade para vivermos em relação às nossas metas.

      Não é que Sherbrooke seja perfeita, temos que primeiro analisarmos realmente o que queremos do Canadá para depois decidirmos qual cidade poderá nos oferecer o que pretendemos.

      Vimos que para nós o melhor seria investir nos estudos, o Bruno ainda não tem faculdade e preciso muito fazer meu mestrado para conseguir maior crescimento profissional. Então Sherbrooke é uma cidade que nos ofereceu os cursos que queremos cursar, assim como Montréal e Ville du Québec.

      Como iremos estudar, fica muito difícil trabalhar, então o custo de vida em Montréal se torna muito caro para o nosso perfil de imigrantes estudantes e sem dinheiro  :lol:   :lol:  além de termos que apresentar um bom nível de francês e de inglês já que é uma cidade que exige bastante dos dois idiomas. Acabamos deixando Montréal quem sabe para o nosso futuro.

      Sobraram então Sherbrooke e Ville du Québec, mas acabamos pesquisando mais sobre Sherbrooke, contactamos brasileiros, quebecois, faculdades, Carrefour d Immigration e vimos ser uam cidade onde podemos encontrar e conseguir atingir nossas metas.

      Acho que é uma das coisas mais dificéis de decidir, escolher a cidade é um fator muito importante pois não podemos ficar toda hora mudando de cidade a não ser quem vai com muito dinheiro e tempo para poder conhecer vários locais.

      O que vejo é que MUITAS pessoas estão escolhendo Sherbrooke sem ao menos verificarem se realmente é a cidade certa para o seu perfil, muitos imigrantes estão indo para lá porque se tornou muito conhecida devido aos blogs de vários amigos que moram na cidade, e vejo que muitas pessoas vão acabar não se adaptando na cidade…

      Quando chegar em Sherbrooke poderei dizer realmente as minhas impressões da cidade.

      Pensem muito bem no que desejam para a sua vida e não no que a bom para a vida do seu amigo!!!

      Abraços,[/align]

    • #13564
      Diogo
      Participante

      Eu e minha companheira estamos indo pra lá por alguns motivos,

      1 – UdeS – Há um centro de excelência na área que quero desenvolver meu doutorado…
      2 – Cidade de porte médio
      3 – custo de vida menor que montreal e clima mais ameno que chicoutimi/Saguenay, Ville de Quebec
      4 – Proximidade com Montreal
      5 – Boas referências de pessoas que estão lá (Claro que considero que minhas experiências serão as minhas
      e a do povo que tá lá, eles que fizeram acontecer, ainda mais que o plano é ir em 2009, tá quase… rs) e ainda de um
      amigo quebecois que morou lá na sua juventude…
      6 – Segurança, Serviços de Saúde

      No mais, só a metafísica explica…
      Sinceramente, eu não tenho feito nem propaganda pra ninguém, pra não saturar o lugar…   rs

      Como a Dri falou, é importante verificar bem o que se quer indo pra lá, pra poder ver que lugar reúne as melhores condições…     o que é pra uns pode não ser pra todos…     normalmente não é mesmo…

      bonne chance a tous
      db

    • #13567
      Ricardocwb
      Participante

      Estava ontem antes da minha aula de francês , conversando com a professora que é quebecois.
      Comentei sobre a comunidade de brasileiros que lá se encontram e outros tantos que estão de olho em Sherbrooke e o comentário dela: “Sim, é por minha causa! Eu sou de Sherbrooke e vendi a cidade para o pessoal que estudou aqui.”
      O nome dela é Geneviéve, e foi professora de francês da Wal e Paulo, acho que foi o casal que desbravou essa região, por isso a fama se explica, em parte.
      Mas tudo o que vocês comentaram acima se aplica, juntamente com as justificativas do “Luis e Tati” e “Wal e Paulo”.
      Agora em relação ao custo de vida ser menor é que entra minha dúvida, será que a economia não para simplesmente no aluguel menor?
      Montreal tem a praticidade do metrô e, imagino eu, empregos “survival” com salários melhores, o que acaba compensando essa diferença no alguel…
      Minha decisão sobre Gatineau-Ottawa surgiu logo no início das minhas pesquisa, e aqui estão meus motivos:
      1 – Não ser uma região muito visada por imigrantes, o que deve facilitar um pouco as coisas
      2 – Tenho inglês fluente
      3 – Ottawa tem um bom mercado de TI/desenvolvimento de software
      4 – É uma região mais tranquila que Montreal/Toronto/Vancouver, mais propícia para um ambiente familiar, e já que vou com minha esposa e filha, é o que procuro.

      Claro que ainda tem muito chão pela frente, minha escolha ainda pode mudar, mas como não pretendo ir para estudar, pelo menos de início, acho que posso arrumar emprego na área sem ter que me “recilar”.
      Mas se eu chegar e quebrar a cara, por falta da famosa “Canadian experience”, vou precisar de um plano B.
      Preciso planejar este plano B o quanto antes, e aí quem sabe Sherbrooke entre nos planos… :wink:

    • #13672
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Ricardo,

      Creio que Sherbrooke não é a melhor opção para qeum deseja trabalhar logo no ínicio, é uma boa opção para os que irão estudar antes, pois o mercado de trabalho em Shebrooke ainda é escasso.

      Em relação aos preços, o que mais se difere é sim a questão do aluguel, a maioria dos outros produtos são encontrados com preços similares entre as cidades.

      Sobre o transporte, não sei em Montréal, mas estudantes da USherb têm direito à transporte gratuito, o que também jáa reduz o custo de vida, além de ser uma cidade menor onde o deslocamento até a faculdade e outros locais, dependendo de onde se mora, pode ser feito a pé mais tranquilamente.

      A maioria das pessoas que vão para Shebrooke, vão para estudar e portanto para viver do program de Prêts et Bourses do governo, que em Sherbrooke é uma grana que dá para se viver sem luxos, mas em outros cidades como Montréal pode ser bem complicado.

      Abraços,[/align]

    • #13700
      Fabiocb
      Participante

      Olá pessoal,

      Ah agora sim descobri a fonte  :D  eu sabia que o Luis e a Tati e o Paulo e a Wal tinham “influenciado” muitas pessoas,  mas só agora descobri de onde eles ficaram conhecendo e tiveram informações sobre Sherbrooke.

      No meu caso, penso ao contrário, penso primeiramente em ir para Montréal para me adaptar, estudar e trabalhar e depois sim ir para uma cidade menor para ter familia e criar filhos com maior qualidade de vida.

      O que me espanta é que na comunidade quase não existem pessoas que se interessem por Trois-Rivières, a CMA que mais cresce em Québec e que tem uma economia que conseguiu se reerguer nos ultimos anos e esta sendo considerada uma das mais dinamicas de Québec, num segundo momento esta é a cidade que penso em ir, pelo clima mais amenos que Sherbrooke, localização estratégica (entre Montréal e Québec), economia dinamica, e tamanho bom.

      Abraços

      Fábio

    • #13707
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Fabio,

      quanto à
      @Fabiocb”;p=”5796 wrote:

      O que me espanta é que na comunidade quase não existem pessoas que se interessem por Trois-Rivières, a CMA que mais cresce em Québec e que tem uma economia que conseguiu se reerguer nos ultimos anos e esta sendo considerada uma das mais dinamicas de Québec, num segundo momento esta é a cidade que penso em ir, pelo clima mais amenos que Sherbrooke, localização estratégica (entre Montréal e Québec), economia dinamica, e tamanho bom.

      existe um topico neste  forum sobre a cidade de Trois-Rivières, nesta caso, sugiro que você contribua com suas informações sobre esta cidade e quem sabe outros colegas não se animam por ela e vc consegue ja uns vizinhos ainda aqui na CBQ!!

      o interesse por uma cidade tem varios motivos,  mas quem não trocaria uma cidade qualquer por uma outra que alguém que vc conhece INDICA e faz propaganda consistente ????  como foi o caso dos colegas citados para Sherbrooke!

      é isso!

      atenciosamente

    • #13715
      makeloo
      Participante

      Olá Colegas,
      mesmo não tento feito a entrevista, mas já elaborando o meu projeto de vida par o Quebec, a dúvida sobre a cidade me atormenta.
      Já pesquisei sobre várias cidades como Laval, Quebec, Troi-Rivières, Montreal e agora Sherbrooke.
      O que tenho para comentar agora é o que os colegas já disseram: ter de maneira sólida os seus objetivos la no quebec, ou seja, um projeto de imigração concreto e fontes para pesquisas. Com isso reforço os diseresa da Dri e o do Carlos. Aqules que já sabem algo sobre algum lugar que os divuguem. E os que já pesquisaram alguma coisa que também o faça.
      Um abraço

    • #14012
      Diogo
      Participante

      eu pesquise a respeito de Trois Rivières tbém, mas realmente o que tá me chamando pra Sherbrooke é a pós que quero fazer lá…  o curso mais próximo que achei em TR é um microprogramme… de 1 ano…

      mas vejo que é uma cidade boa também…

      db

    • #14018
      Daniele
      Participante

      Pessoal, a minha primeira escolha é para Sherbrooke, entretanto, pesquisando sobre os cursos na Université de Sherbrooke, um me interessou bastante (Gestion de L’Ingénierie) mas é ministrado no campus de Longueuil.

      Essa é uma cidade que fica colada em Montreal (o que acho interessante) sendo separada apenas pelo rio Saint-Laurent. Imagino que o custo de vida nessa cidade seja menor que em Montreal propriamente e daria para trabalhar em uma e morar na outra, já que as ofertas de trabalho são maiores nos grandes centros, principalmente para engenharia.

      Mas ainda estou pesquisando e o que descobrir, posto aqui.

      Abraços, Daniele.

    • #16446
      necazinha
      Participante

      Desde o início do meu processo de imigração, acompanho o Blog do Luis e Tati, o qual me ajudou bastante nesta trajetória, devido ao pouco tempo eles escrevem eventualmente, ontem dando uma espiada, verifiquei esta nova postagem do Luis (cópia abaixo), um relato muito  sensato e objetivo, principalmente para quem tem como meta residir em Sherbrooke.

      Obviamente este relato esta disponivel  no Blog do Luis, apenas achei melhor facitar, copiando aqui…

           
         

      Nem tudo são flores…

      Olá meus amigos!

      Faz um bom tempo que eu não escrevo por aqui… Os motivos? Falta de assunto e de tempo. As novidades vão acabando, a vida entra na rotina e as sessões universitárias acabam com o nosso tempo. Embora eu tenha escrito pouco ultimamente, percebo que o número de visitas aqui no blog cresce a cada dia. Cada vez mais gente se interessa pelo processo de imigração e pelo sonho de “fazer a vida” num país diferente, com novos desafios, novas oportunidades e novas conquistas.

      Não só as visitas ao blog aumentaram: a cada dia que passa, novos imigrantes chegam no Québec, e muitos aqui em Sherbrooke. É legal ver gente nova chegando, mas para ser sincero com vocês, eu fico apreensivo: será que estas pessoas estão realmente preparadas? Será que elas sabem o que as espera? Será que escolheram Sherbrooke pelos motivos certos? Infelizmente, nem tudo são flores…

      A língua

      Conseguir se expressar em francês (tanto na escrita como na fala) é o nosso primeiro desafio. E não é um desafio fácil. O francês é uma língua muito complexa que exige muito dos novatos. Pra quem se expressa muito bem no português a coisa é mais complicada ainda: abrir mão de ser um ótimo comunicador e se tornar alguém que balbucia algumas palavras pode matar a auto estima da gente… Quanto tempo para ficar bom? Depende do seu esforço e do que considera estar bom. No meu caso, ainda acho que pelo menos mais um ano pra ficar “mais ou menos”, hehehe.

      A vida universitária

      Voltar para a universidade pode até parecer legal num primeiro momento. O auxílio do governo na forma do programa de prêt et bourse é uma oportunidade tentatora. Mas aqui cabem algumas questões: você gosta mesmo de estudar? Está disposto a voltar para uma sala de aula? Está disposto a sacrificar seus finais de semana e todo o seu tempo livre estudando? Não se esqueça: os cursos são exigentes e exigem ainda MUITO mais da gente, que além de aprender o conteúdo precisa aprender a forma (o francês). Sherbrooke é uma ótima cidade se aquele curso ou especialização que você sempre quis fazer são oferecidos pela USherbrooke, pelo CEGEP ou pela Bishop’s. Entrar na universidade pode ser uma ótima estratégia de adaptação à cultura local e ao mercado de trabalho, ou pode ser um grande pesadelo, só depende do seu perfil.

      O mercado de trabalho

      Conseguir um emprego aqui em Sherbrooke é quase tão difícil quanto acertar na Loto. A gente conhece apenas alguns “contemplados”, mas caso você não tenha experiência profissional numa multinacional, ou caso você não seja do setor da informática, prepare-se para comprar vários bilhetes e não ganhar nada… A cidade de Sherbrooke tem MUITA oferta de mão de obra (os estudantes universitários) e poucas oportunidades de trabalho. A economia local se desenvolveu as custas da indústria têxtil, que depois da chegada dos produtos chineses, acabou. Com poucas oportunidades e muitos québécois querendo trabalhar, os imigrantes quase nunca são chamados. Só para citar um exemplo: a prefeitura de Sherbrooke abriu em seu site uma página para convocar trabalhadores de verão. Eram mais de 400 vagas para todo tipo de atividade, desde trabalhos em escritório até monitores de parque. A gente conhece muita gente (brasileiros) que se inscreveu no processo. Sabem quantos foram chamados? Nenhum. Isso mesmo, nenhum brasileiro sequer recebeu um e-mail. Por isso saliento: Sherbrooke pode ser uma ótima cidade para estudar, passear e aprender francês, mas é uma péssima cidade para conseguir um trabalho. Pense nisto antes de definir o seu destino!

      Bom, é isso… peço desculpas a grande quantidade de mensagens que deixei sem resposta, muitas delas pelo fato de não terem um e-mail de contato, outras tantas por se tratarem de um assunto sobre o qual não tenho mais as melhores informações (processo de imigração) e outras pela simples falta de tempo. Eu sempre acreditei que neste processo de imigração as pessoas se revezam num movimento cíclico, com gente entrando e saindo o tempo todo. Tenho certeza que existe muita gente, com mais e melhores informações do que eu, prestes a contribuir.

      Mais uma coisinha: não esperem por novas postagens… Infelizmente, como eu já disse, tenho andado com pouco assunto e pouco tempo. O blog deve continuar “vivo” enquanto eu acreditar que que as informações aqui contidas ainda possam estar atuais e ser de serventia para alguém.

      Me despeço agradecendo ENORMEMENTE ao carinho demonstrado por vocês, e desejando muita sorte a todos!

      Um grande abraço, Luís.

    • #16458
      JeffersonAV
      Participante

      Nossa,

      entrei aqui exatamente para comentar o post “super pé no chão” e às vezes até “banho de água fria” (talvez congelada) que o Luís fez estes dias no Blog dele… com cara de “último post”.

      Mas é isto aí.

      Quem não conhece e quiser visitar o Blog dele, aí vai o link: http://www.pplano.blogspot.com/

      Abraços,

    • #16459
      Anonymous
      Participante

      Ola a todos,

      Eu enxergo esse post colocado pelo Luis (no blog dele) apenas para colocar a aqueles que pretendem ir para lá (Sherbrooke) que realmente pense no que vc pode esperar e quem tenham sempre o seu objetivo em mente. Eu estou em duvida em Gatineau ou Montreal. Trabalho com Desenvolvimento de Sofwares e com manutenção e suporte a hardware tb. Como tabalho com informatica e tenho mais de 10 anos de experiencia com intormática, pretendo o quanto antes trabalhar. mas tenho que fazer meu dever de casa. Estudar a lingua, ir com mais dinheiro que o mínimo colocado pelo processo (tenho dois filhos) entre outras coisas. Por isso adiei o meu inicio do processo. Quero estar realmente pronto. Falando e escrevendo bem o frances o que para mim hoje é a coisa mais importante nesse processo de imigração. Temos que estar atentos as coisas que estão acontecendo para poder nos prevenir.  Como diz um velho ditado: “Melhor prevenir do que remediar”. (fica muito mais caro e dificil remediar.

      É isso ai.

      Um grande abraço a todos.

      Au revoir,

      Jean

    • #16472
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      Li hoje também o post ”final” do blog do Luís. Concordo com ele em alguns aspectos também, creio que todos os futuros imigrantes tem que ter em mente o que exatamente querem para si e nao tentar seguir o caminho de uma outra pessoa.

      Nao quero aqui travar uma disputa de pensamentos, de quem esta certo ou errado, cada um tem sua experiencia para contar e aqui eu conto a minha até o momento.

      Quando ele cita que Sherbrooke é uma péssima cidade para se trabalhar, eu nao concordo totalmente… em relaçao as vagas da prefeitura que ele mencionou, um amigo nosso conversou com a Mme. Manon Paquet e ela explicou que realmente nos estamos fora do perfil pedido, pois eles desejam estudantes novo para estas vagas, para dar oportunidade destes estudantes se entregarem ao mercado de trabalho durante suas férias…nao é propriamente um emprego e sim um estagio de férias.

      Logo quando chegamos aqui em Sherbrooke, aconteceu uma feira de emprego, e todos nos, como varios outros brasileiros foram à exposiçao… la tinham varias empresas e pessoas de recursos humanos, oferecendo vagas e para fazer cadastros de CV. Um de nossos amigos se inscreveu na prefeitura de Sherbrooke. Esta semana ele recebeu um email o convocando para um entrevista, so que infelizmente eles exigiam a carteira de motorista valida, o que ele ainda nao tem…Um outro amigo conversou e mostrou seu perfil para uma empresa que procurava pessoas da area de administraçao e o perfil dele se enquadrava perfeitamente, ele poderia ter sido contratado, mas o que faltava era o frances, pois para um cargo de chefia o idioma deve ser muito bom…Entao como podem ver vagas existem sim, basta procurar…mas concordo que a quantidade de empregos sera menor se compararmos com Montreal, até mesmo porque a cidade tem como perfil pessoas universitarias… e dentro deste perfil ela se encaixa muito bem, pois tem um custo de vida barato e tem 2 faculdades, além do CEGEP e outros centros de formaçao.

      Sei também e tenho certeza, que dentro da propria faculdade existem vagas que podemos ocupar, como por exemplo assitente de professor, assitente de pesquisa, tecnicos em varias funçoes e até empregos ”menores” como caixa e trabalhos em xérox. Sei de varias pessoas que ja conseguiram estas oportunidades. As vagas de assistente e ajudante em pesquisas, quando digo pesquisa nao é so na area biologica nao, existem muitas e eles tem falta de estudantes que queiram ocupar estas vagas, pois para um québécois é mais facil arranjar emprego direto em uma empresa do que ficar na faculdade auxiliando alguém…mas para nos é uma excelente experiencia. Uma vaga de assistente de pesquisa na area biologicas fornece em média 20.000 dolares ao ano para o estudante, ou seja, nada mal para nos.

      Quanto a lingua, isso sim é uma barreira que nao tem como mensurar pois cada um tem seu ritmo de aprendizado, portanto também creio que a melhor maneira de ”cuidar” do seu futuro aqui em Québec é logo começar a aperfeiçoar seu conhecimento em frances…quanto mais voce souber mais empregos serao ofertados e melhores empregos e salarios também.

      Esta semana recebemos um amigo aqui em Sherbrooke, que tinha ficado uns 15 dias em Montréal e depois resolveu que Sherby era uma melhor cidade para ele viver com sua familia, pois para ele Montréal nao se encaixou em seu perfil.

      Todos devem avaliar bem a sua necessidade e saber o que querem…é uma decisao dificil de ser tomada. mas acredito que quanto mais preparados estivermos melhor sera a nossa adaptaçao em qualquer cidade, e mesmo que a cidade escolhida nao se mostre tao boa, nao custa muito mudar de decisao, afinal ja mudamos de pais, mudar de cidade nao é nada comparado a esta mudança.

      Creio que todos devem conhecer opinioes diferentes, pontos de vista diferentes, para assim ficar melhor a decisao.

      Abraços,[/align]

    • #16484
      Carlos_Santos
      Participante

      pois é Adriana!

      concordo plenamente que relatos e experiências são excelentes para termos as visões de casa individuo e não para servir de modelo para nos mesmos! :)

      Cada um tem uma bagagem de vida, experiências próprias que nos servem de referencial!

      Acredito piamente que cada lugar tem suas particularidades, seja ela Sherbrooke ou Montreal!

      Podemos morar na mesma cidade e termos pontos de vista completamente diferentes da mesma coisa nela!

      E assim, acrescento que devemos sim, ler e saber relatos e opiniões, mas devemos ter o bom censo de saber que ali não somos nos que estamos sendo descritos num futuro próximo, pois podemos ver com outros olhos a mesma coisa ruim como boa ou vice-versa!   :wink:

    • #16550
      nakhatealokalokimm
      Participante

      Forum,

      também percebi que muitos foram , lendo no relato dos outros que pareciam ser bons. Mas cada um tem seu ritmo, objetivos, etc… estejamos preparados.

      valeu ,

      alok

    • #32637
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Ola a todos,

      Respondendo às perguntas feitas pelo Yuri e pelo Sandroms no tópico O lado positivo do Québec: o que vc encontrou aqui ….

      Encontramos muitas atividades gratuitas principlamente no verao. A cidade distribui um catalogo, como um livro, descrevendo as atividades por bairros em cada estaçao do ano. Além de contarmos com os parques onde podemos fazer caminhadas, andar de bicicleta, churrasco e nadar no rio, a cidade de Sherbrooke oferece outras opçoes de lazer gratuitas. Existem várias piscinas comunitarias, mas muito bem cuidadas. No verao existem varios espetaculos gratuitos, como geralmente toda quarta a noite tem show na praça do forum, senao em engano tem show todo domingo na praça em frente a prefeitura e quinta e domingo tem show no parque perto do marché de la gare. Existem tb várias festas desenvolvidas pelos bairros, este ano fomo em uma, lembra festinha de filme, onde milho verde, cachorro quente, pipoca entre outras guloseimas custavam 33 centavos!!! quase de graça né.

      No inverno temos varios locais para descer de boia, e nao devem perder!!! pode-se usar uma boisa gigante ou tipo umas pranchas e descer o morro de neve abaixo!!! Temos o carnaval de Sherbrooke no inverno, onde podemos escalar montanhas de gelo, conhecer iglus, andar de trenó com cachorros puxando entre outras atividades. Temos tb a nossa estaçao de ski no Mont Bellevue, aos fundo da universidade, nao é gratuita a utilizaçao da pista de ski mas paga-se muito pouco em comparaçao com outras cidades preços mont bellevue.

      Temos vários museus para se visitar, com entradas bem baratas e em alguns periodos gratuita. Nao temos uma variadade enorme de bares como Montréal, mas os bares point aqui sempre ficam cheios devido aos estudantes, mas o dia bom aqui é quinta feira.

      Temos alguns locais muito bonitos para passear como o Sanctuaire Beauvoir um lugar maravilhoso para um picnic e relaxar. Existem vários outros locais e atividades que a medida que for lembrando vou postando.

      Sobre a qualidade de vida superior nao posso afirmar já que qualidade de vida varia de pessoa para pessoa, por exemplo se você detesta natureza e ama viver em boates, sua qualidade de vidsa nao será boa aqui em Sherby. Para MIM, a minha qualidade de vida é muito boa aqui, mesmo se me mudasse para Montréal e ganha-se um pouco a mais nao compensaria a mudaça. Para mim ir para Montréal só compensa com um salario muito maior para poder compensar o transito, a loucura da cidade, distancia de tudo, sujeira, entre outras coisas que nao me agradam em Montréal por exemplo. Mas como disse estas sao as minhas opinioes.

      Abraços,[/align]

    • #32638
      yuri
      Participante

      Dri,

      Excelente relato!

      Você acha que o fato de escolher a USHER ou a Bishop para estudar, facilita a obtenção da prêt et bourse ou a obtenção deste programa não tem nenhuma relação com a faculdade escolhida? Você conhece alguém que desejou estudar aí em Sherbrooke e não conseguiu o prêt et bourse? Penso em fazer uma segunda faculdade.

      Tem algo em Sherbrooke que você não gosta? É caro ou demorado ir para Montreal de ônibus?

      Abraços!

    • #32659
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Yuri,

      Pelo que eu saiba toods que pediram o prêts et bourses por aqui foram atendidos. E pelo que sei se vc faz 12 créditos universitários você tem direito nao importa a universidade. Agora se for estudar algum outro nivel escolar como collegial, CEGEP ai tem que verificar. O CEGEP se for do governo e fizer os 12 créditos tem direito sim, mas existem escolas aqui tipo CEGEP mas particulares que alguns cursos nao sao subvencionados pelo governo, portanto você deve pagar o curso todo, ou pedir só o prêts do governo. Um exemplo é o College de l’Estrie.

      Ficamos cerca de 1:30 de Montréal e 2 horas de Ville du Québec, e uns 40 minutos da fronteira americana. A passagem de onibus é um pouco salgada, para Montréal ida e volta para estudante sai em torno de 50 dólares pela Limocar. A empresa que vai para Ville du Québec nao me lembro o nome. Quando nao tinhamos carro usamos onibus e depois começados a usar o Allo Stop para ir à Montréal e aconselho, pois é mais rápido em bem mais barato, em torno de 22 dólares ida e volta. E você pode ainda alugar um carro, pois os alugueis aqui sao bem baratos, tem época que chega a 15 dólares o dia do aluguel, super interessante quando chega  na cidade e precisa comprar muitas coisas para a casa.

      Abraços,[/align]

    • #32661
      yuri
      Participante

      Eu quero fazer curso universitário de ciência da computação!

      @Dri_Torres”;p=”27146 wrote:

      A empresa que vai para Ville du Québec nao me lembro o nome. Quando nao tinhamos carro usamos onibus e depois começados a usar o Allo Stop para ir à Montréal e aconselho, pois é mais rápido em bem mais barato, em torno de 22 dólares ida e volta. E você pode ainda alugar um carro, pois os alugueis aqui sao bem baratos, tem época que chega a 15 dólares o dia do aluguel, super interessante quando chega  na cidade e precisa comprar muitas coisas para a casa.

      Que ótimo! Quanto custa ir para Ville de Québec?
      Este esquema do Allo Stop é bem legal. Eu já tinha ouvido falar!

      A minha maior preocupação quanto a morar em Sherbrooke era quase não ter opções de lazer por ser uma cidade relativamente pequena. Estou acostumado a sair bastante aqui em São Paulo durante os finais de semana. Mas as opções de lazer que você falou estão suficiente. Sò não tem balada(boate)?

      Mais uma perguntinha:
      Você já precisou ou conhece alguém que precisou do sistema de saúde de Sherbrooke? Segundo minhas pesquisas, em muitas vezes, se demora meses para ser atendido em uma consulta em Montreal e mesmo o pronto socorro tem um atendimento lento! Eu queria saber do sistema de saúde de Sherbrooke, por favor!

      E muito obrigado por estas ótimas informações que você tem me dado.

    • #32669
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Yuri,

      Nao sei o preço para Ville du Québec nao mas geralemente é uns 5 dolares de diferença pelo Allo Stop, antes eles informavam no site os valores mas agora mudaram o site…

      Existem boates aqui sim, como Boston bar, Living Room, le téléphone rouge, Blanc Bar Lounge entre outras, e também existem excelente bares e boites em Magog, 15 minutos daqui, onde a galera vai muito no verao e te digo que as boites de lá soa muito boas.

      Sobre saúde, eu nunca precisei de utilizar a urgência daqui, mas conheço quem já utilizou e fazia meu mestrado no hospital daqui. Urgência aqui é realmente urgência senao você vai ficar esperando muito tempo. Eu me consulto na clinica disponibilizada pela Usher, e sempre sou atendida rapidamente ou marco consultas com no máximo 1 semana de espera. O Bruno ja precisou de se consultar nas clinicas daqui e funcionam de 2 formas, algumas vc tem o atendimento por ordem de chegada até um número máximo por dia, entao tem que chegar cedo. E outras vc liga marcando a consulta mas sempre para o mesmo dia, eles nao marcam para daqui uma semana, entao vc tem que ligar assim que a clinica abre e eles marcam o horário que vc deve comparecer, mas sempre tem um número máximo de atendimentos ao dia. Mas aqui temos o Info Santé um número de telefone que a gente liga e somos atendidos por enfermeiros que nos orientam, o interessante que eles te recomendam aonde ir para resolver seu problema, por exmplo hospital ou clínica e às vezes até informam onde terá atendimento mais rápido.

      O serviço de saúde aqui nao é nenhuma maravilha mas muito melhor que nosso SUS e graças a Deus ainda nao tive o que reclamar, e constato que as dificuldades que temos aqui sao realemnte devido à falta de profissionais. Quando estava la no Hospital de Sherbrooke, abriram 400 vagas para enfermeiras e somente 12 enviaram CV. Esta semana tem um hospital aqui em Québec que foi fechado porque nao tem médico para atender.

      O que podemos fazer para facilitar nossa vida e nosso atendimento é se informar correctamente sobre os serviços oferecidos.

      Abraços, [/align]

    • #32672
      yuri
      Participante

      Nossa, Dri! Estou impressionado com a vasta gama de opções de lazer, numa cidade de apenas 141.000 habitantes. Eu tinha lido no orkut: “Sherbrooke uma cidade média, tem apenas um pequeno shopping, dois cinemas, duas universidades e muitos parques! ” Aí achei que a cidade seria um tédio só. Nada como pegar informações com quem realmente conhece.  :up:

      Agora é pesquisar para aplicar para USHER.   :wink:   Mas vou aplicar para outras também.

      Pesquisando no google descobri este site: http://www.sdes.ca. Achei bom!

      Muito obrigado pela força! Abraços!

    • #32675
      yuri
      Participante

      @yuri”;p=”27159 wrote:

      Eu tinha lido no orkut: “Sherbrooke uma cidade média, tem apenas um pequeno shopping, dois cinemas, duas universidades e muitos parques!

      Nossa! Quando li dois cinemas imaginei duas salas de cinema de rua. Acabei de entrar no site da Galaxy Cinemas Sherbrooke e do La Maison du Cinéma. São, na verdade, dois complexo de cinema com muitas salas.  :zorro:  :wolverine:  :gun:  :spidey:   :ninja:  Também estou explorando o site http://www.tourismesherbrooke.com. Nossa! Tem muitas atividades aí. Caramba!

    • #32689
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá yuri,

      Sempre vamos na Maison du Cinema e te digo que nao existem em Belo Horizonte um cinema deste tamanho e nem com a infraestrutura que a Maison do Cinema tem. Existem salas realmente gigantes, e tem até escada rolando dentro do complexo. Sao mais de 10 salas de cinema, senao me engano 16. E o preço é excelente, como eu e o Bruno amamos cinema, compramos o laisser-passer que sao 8 tickets por 52 dolares, e nao tem validade, mas pra gente dura um mês :lol:

      Ainda nao fui ao Galaxy, mas sei que é enorme também. Sobre o shopping nao acho pequeno assim nao, acho bem grande, tudo bem nao é um BH shopping mas dá para cansar se tiver que ir de um lado pro outro. Tem as melhores lojas que podemos encontrar em Montréal ou Ville du Québec, só acho a praça de alimentaçao fraca. O estranho é que existem lojas em volta do shopping, entao na verdade considero um complexo, as lojas maiores ficam no estacionamento como a Future shop e outras. E na verdade sao 2 Shoppings, temos o 4 estaçoes, este sim é pequeno mas tem muita promoçao, e temos também 2 mini-shoppings, como galerias, que quebram o galho e possuem lojas interessantes (geralmente pontas de estoques=promoçao :wink: ).

      Abraços[/align]

    • #32700
      yuri
      Participante

      @Dri_Torres”;p=”27181 wrote:

      E o preço é excelente, como eu e o Bruno amamos cinema, compramos o laisser-passer que sao 8 tickets por 52 dolares, e nao tem validade, mas pra gente dura um mês

      Nossa! Que barato!

      Tem algum grupo de e-mail da galera que mora aí ou que vai para aí? Ou do pessoal que estuda na USHER? Procurei e não encontrei.  E site? Eu já estou na comunidade do orkut!

      Abraços!

    • #37667
      rod_ss
      Participante

      Pessoal, boa tarde!

      As notícias sobre Sherbrooke ainda continuam a mesma (para quem mora lá ) ? Ainda é extremamente estudantil ?

      Como não chegaremos com o francês fluente para um bom emprego, estávamos pensando em ir para Sherbrooke, fazer o curso de línguas e depois talvez, procurar por oportunidades em outras regiões .

      O que vocês pensam sobre isto ?

      Há muitas escolas realmente que possuem estes cursos a preços bons ? Os aluguéis eu já vi que são muito bons !

      Obrigado,

      Rodrigo e Luciana.

    • #38281
      rod_ss
      Participante

      Olá, boa tarde!

      Alguma ajuda sobre as questões de Sherbrooke ?

      Obrigado,
      Rodrigo e Luciana.

      @rod_ss wrote:

      Pessoal, boa tarde!

      As notícias sobre Sherbrooke ainda continuam a mesma (para quem mora lá ) ? Ainda é extremamente estudantil ?

      Como não chegaremos com o francês fluente para um bom emprego, estávamos pensando em ir para Sherbrooke, fazer o curso de línguas e depois talvez, procurar por oportunidades em outras regiões .

      O que vocês pensam sobre isto ?

      Há muitas escolas realmente que possuem estes cursos a preços bons ? Os aluguéis eu já vi que são muito bons !

      Obrigado,

      Rodrigo e Luciana.

    • #55931
      davidkond
      Participante

      Ola,

      alguém tem mais informações de Sherbrooke (ou região)?

      As que encontrei aqui no Blog são antigas, estou procurando mais informações atuais (de todos os tipos: alugueis, estilo de vida, trabalho, estudo, clima, lazer, oportunidades de abrir negócios, indústrias, cultura, etc…)

      Obrigado de compartilhar, o que for…

      David

    • #61974
      manueyargo
      Participante

      Oi Gente, tudo bem??

      Não se aqui funciona como o finado ORKUT que quando postamos num tópico antigo, ele sobre, mas como estou ansiosa por informações, vou pedir ajuda aqui também…rs

      Estou indo pra Bishop´s University (Lenoxville, Sherbrooke) em Setembro e estou buscando informaçções. Sabem como conseguir mais informações em inglês (nao falo nada de francês, somente sei ser educada..rs).
      Enfim, Busco informações como:
      1 – Melhor área para morar (ele pensa em trabalhar dps que aprender francês e eu estudarei na Bishop´s);
      2 – Um curso de francês (barato e bom) para o meu marido;
      3 – Transporte para Lenoxville de outras regiões (o google não me mostrou transporte público entre Mont-Bellevue e Lenoxville, por exemplo)
      4 – Onde ficar quando chegarmos lá, antes de arrumarmos um lugar nosso;
      5 – Mercados baratos e bons. (morei em Vancouver e lá tinha um No Frills, mas acho que nao tem um em Sherbrooke, ne?rs)
      6 – Dicas, Dicas e mais dicas…rs

      Enfim, estou buscando novas informações, mas não encontro muitos sites de lá em inglês,help me?
      :bangwall:

    • #62025
      manueyargo
      Participante

      Alguém???????

      @manueyargo wrote:

      Oi Gente, tudo bem??

      Não se aqui funciona como o finado ORKUT que quando postamos num tópico antigo, ele sobre, mas como estou ansiosa por informações, vou pedir ajuda aqui também…rs

      Estou indo pra Bishop´s University (Lenoxville, Sherbrooke) em Setembro e estou buscando informaçções. Sabem como conseguir mais informações em inglês (nao falo nada de francês, somente sei ser educada..rs).
      Enfim, Busco informações como:
      1 – Melhor área para morar (ele pensa em trabalhar dps que aprender francês e eu estudarei na Bishop´s);
      2 – Um curso de francês (barato e bom) para o meu marido;
      3 – Transporte para Lenoxville de outras regiões (o google não me mostrou transporte público entre Mont-Bellevue e Lenoxville, por exemplo)
      4 – Onde ficar quando chegarmos lá, antes de arrumarmos um lugar nosso;
      5 – Mercados baratos e bons. (morei em Vancouver e lá tinha um No Frills, mas acho que nao tem um em Sherbrooke, ne?rs)
      6 – Dicas, Dicas e mais dicas…rs

      Enfim, estou buscando novas informações, mas não encontro muitos sites de lá em inglês,help me?
      :bangwall:

Visualizando 33 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.