Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 1ª Parte – CSQ › Requisitos › Pontuação no critério Séjour au Québec
- Este tópico contém 11 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 12 anos, 7 meses atrás por
caiovilas.
-
AutorPosts
-
-
29 de agosto de 2012 às 20:58 #8320
caiovilas
ParticipanteBoa tarde companheiros de jornada!
Na última palestra que o Gilles fez aqui em São Paulo, eu perguntei para ele se eu ganharia 5 pontos no critério Séjour au Québec (Séjour à des fins d’études si l’étude a constitué sa principale activité pendant au moins une session régulière à temps plein) se eu fosse para Montreal e fizesse um curso de francês por 3 meses. Na época, ele me disse SIM.
Agora estava lendo os documentos procurando informações oficiais e achei isso:
- Les cours de langues suivis dans un établissement d’enseignement postsecondaire reconnu par le MELS ou dans une université peuvent permettre d’allouer des points pour un séjour à des fins d’études, si le but principal du séjour a été l’étude. En contrepartie, les cours de langues suivis dans des instituts privés ne peuvent être considérés comme un séjour à des fins d’études et sont évalués comme « autre séjour ».
Agora vamos às dúvidas:
1 – Se eu fizer um curso de francês em uma instituição privada (ALI por exemplo), eu vou ganhar os 5 pontos como o Gilles falou (e contrariando o que diz no documento)?
2 – Se eu fizer um curso de francês por uma sessão em McGill University de 6 semanas, eu atendo os requisitos para ganhar a pontuação do item Séjour à des fins d’études si l’étude a constitué sa principale activité pendant au moins une session régulière à temps plein? Porque penso assim: é em uma universidade, e é uma session régulière à temps plein. Para a McGill, uma session régulière à temps plein dura somente 6 semanas.
Obrigado pela ajuda!
-
30 de agosto de 2012 às 13:16 #56601
mrodolfo
ParticipanteJá leu o que diz o GPI a respeito?
-
30 de agosto de 2012 às 13:30 #56604
Carlos_Santos
Participanteeu nao apostaria no dito e ficaria com o que diz o documento.
Também acho que um curso numa univerisidade (établissement d’enseignement postsecondaire reconnu par le MELS) como a McGill é bem mais provavel que conte os pontos que vc espera.
Boa sorte
-
30 de agosto de 2012 às 16:31 #56610
-
30 de agosto de 2012 às 16:50 #56613
mrodolfo
ParticipanteParabéns, Caio!
É que como você nao indicou a fonte oficial, ficou a dúvida… Aí dá até gosto de abrir o GPI e tentar entender melhor a situação para ajudar os colegas… :bigups:
Primeira questão: Se fizer o curso de françês em instituição privada NÃO vai ganhar 5 pontos; vai ganhar no máximo 2.
“En contrepartie, les cours de langues suivis dans des instituts privés ne peuvent être considérés comme un séjour à des fins d’études et sont évalués comme « autre séjour ».” – Fonte: GPISegunda questão: O que eu encontrei no site da McGill sobre o curso de francês em tempo integral foi isso:
http://www.mcgill.ca/conted/langprg/fulltimefrench/
Lá realmente é dito de um módulo é dado em 6 semanas dentro das 13 semanas da seção. Entendo que, para fazer valer seus 5 pontos, você teria que fazer dois módulos dentro da mesma seção, perfazendo, assim, o tempo total de estudos em uma seção regular.
“Each course is six weeks long but takes place within a longer academic semester of thirteen weeks (fall, winter and summer), so you can do two levels in one semester with a week break between!” – Fonte: McGillBoa sorte!
-
30 de agosto de 2012 às 16:59 #56615
RonaldoMaciel
ParticipantePara a McGill, uma session régulière à temps plein dura somente 6 semanas.
Fala Caio, bom eu ia responder à segunda pergunta mas acho que é isso mesmo que o MRodolfo falou.
Não é que a McGill tem uma sessão regular mais curta. É que este curso de língua que vc vai fazer não faz parte de uma estrutura regular, ele é um intensivão, em tempo integral (e muito bom por sinal pelos comentários que ouvi). MInha esposa fez o equivalente de inglês e gostou muito.
Porém não tenho certeza de que se vc fizer dois, que ele será considerado uma sessão completa, pois ele não faz parte de um curso regular de graduação. Ele é um curso específico de língua da universidade.
Então ele fica no meio do caminho: é de uma instituição reconhecida pelo MELS porém não faz parte de um curso regular – e daí, como fazer?
Estes pontos são tão fundamentais assim para vc conseguir? Tipo 1, 2 ou 3 pontos farão falta?
abs.
RonaldoResidente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.
-
30 de agosto de 2012 às 19:01 #56623
caiovilas
Participante@Carlos_Santos wrote:
eu nao apostaria no dito e ficaria com o que diz o documento.
Também acho que um curso numa univerisidade (établissement d’enseignement postsecondaire reconnu par le MELS) como a McGill é bem mais provavel que conte os pontos que vc espera.
Boa sorte
Obrigado Carlos!
Vou na palestra de hoje em SP só para confirmar isso. Meu medo é fazer este curso na McGill (que não vai ser barato), e ganhar apenas 1 ou 2 pontos.
@mrodolfo wrote:
Segunda questão: O que eu encontrei no site da McGill sobre o curso de francês em tempo integral foi isso:
http://www.mcgill.ca/conted/langprg/fulltimefrench/
Lá realmente é dito de um módulo é dado em 6 semanas dentro das 13 semanas da seção. Entendo que, para fazer valer seus 5 pontos, você teria que fazer dois módulos dentro da mesma seção, perfazendo, assim, o tempo total de estudos em uma seção regular.
“Each course is six weeks long but takes place within a longer academic semester of thirteen weeks (fall, winter and summer), so you can do two levels in one semester with a week break between!” – Fonte: McGillEntendi seu ponto de vista Rodolfo.
Obrigado pela ajuda!
@RonaldoeSusana wrote:
Não é que a McGill tem uma sessão regular mais curta. É que este curso de língua que vc vai fazer não faz parte de uma estrutura regular, ele é um intensivão, em tempo integral (e muito bom por sinal pelos comentários que ouvi). MInha esposa fez o equivalente de inglês e gostou muito.
Porém não tenho certeza de que se vc fizer dois, que ele será considerado uma sessão completa, pois ele não faz parte de um curso regular de graduação. Ele é um curso específico de língua da universidade.
Estes pontos são tão fundamentais assim para vc conseguir? Tipo 1, 2 ou 3 pontos farão falta?
Ronaldo,
Obrigado pela ajuda amigo.
Vou ter que confirmar com a Perla hoje na palestra essa informação … E não tenho nem certeza se ela vai saber responder =
Se eu tirar B1/B2 no TCFQ, fico com um dossiê de 58 pontos (bem próximo da linha de corte – 57). Porém, se tirar B1/B1, ficarei com 56 pontos – abaixo do mínimo permitido. Então essa viagem seria feita somente se eu ficasse com uma pontuação ruim no TCFQ – o que não seria espantoso, já que estudo francês a menos de três meses.
Tem alguma idéia para eu conseguir mais pontos (que não envolva ter um filho :lol: )? :)
Abraços!
-
30 de agosto de 2012 às 21:53 #56633
SANDROMS
ParticipanteCaio,
A maneira mais fácil e rápida de obter mais pontos é o estudo do francês. Quando você planeja estudar na McGill, não pense apenas nos pontos do quesito Séjour Au Québec mas também os pontos resultantes numa nota melhor de francês.
Um intensivão no Brasil mesmo também pode fazer maravilhas pelo seu francês, e melhor sua pontuação. Se eu fosse você colocaria um B2/B2 como meta, para não ter surpresas.
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
30 de agosto de 2012 às 22:28 #56636
jvictorfc
ParticipanteCaio,
Obrigado pela sua contribuição, essa passagem do GPI me ajudou a evitar cometer um erro induzido pelo rapaz que esta atendendo as ligacoes no Mexico, eu perguntei a ele se eu tendo feito um curso em Montreal de um mês eu deveria assinalar no DCS como Estudo (full time) ou como Outros, ele me disse que escolhesse estudos. Eu ja havia até lido boaaa parte do GPI mais é tanta coisa e em lingua ‘estranha’ que da até cegueira.
Quanto a formas de ganhar ponto, uma forma “barata” seria fazendo o IELTS, barata pois se você fizer e tirar entre 1.0 – 4.5 em compreensão oral e expressão oral você consegue ganhar 1 ponto de cada competência.
Já quanto a viagem, eu fiz, é uma boa mais se eu pudesse eu teria pego meu dinheiro e investido todo em aulas particulares pois elas rendem muito mais. Se você esta com 3 meses e tiver um pouco de empenho, pegar umas 100 horas com professor particular. Você consegue um B2 no mínimo. Fácil..
-
31 de agosto de 2012 às 20:37 #56667
caiovilas
Participante@SANDROMS wrote:
A maneira mais fácil e rápida de obter mais pontos é o estudo do francês. Quando você planeja estudar na McGill, não pense apenas nos pontos do quesito Séjour Au Québec mas também os pontos resultantes numa nota melhor de francês.
Um intensivão no Brasil mesmo também pode fazer maravilhas pelo seu francês, e melhor sua pontuação. Se eu fosse você colocaria um B2/B2 como meta, para não ter surpresas.
Sandro,
Concordo plenamente com você: a maneira maisfácil e rápida de obter mais pontos é através do francês. Porém, minha meta para o TCFQ de Outubro é B1/B2 porque essa nota já me garantiria atingir a pontuação mínima para enviar o dossiê – e consequentemente, não correr o risco de alguma mudança em dezembro me tirar do processo.
Quando chegar o dia da entrevista, pretendo estar com um francês C1, ou quase isso :)
@jvictorfc wrote:
Quanto a formas de ganhar ponto, uma forma “barata” seria fazendo o IELTS, barata pois se você fizer e tirar entre 1.0 – 4.5 em compreensão oral e expressão oral você consegue ganhar 1 ponto de cada competência.
Já quanto a viagem, eu fiz, é uma boa mais se eu pudesse eu teria pego meu dinheiro e investido todo em aulas particulares pois elas rendem muito mais. Se você esta com 3 meses e tiver um pouco de empenho, pegar umas 100 horas com professor particular. Você consegue um B2 no mínimo. Fácil..
Victor,
Em relação ao IELTS, eu o fiz em março: Fiquei com overall score de 7.5, o que me garantiu 3 pontinhos a mais :P
Quando a viagem … Bom, estudar francês em aulas particulares seria uma opção razoável também. No momento estou entre A2 e B1 … Felizmente mais pra B1 que pra A2. Mas não sou tão otimista: não tenho certeza de que só 100h de aulas particulares me garantiriam um B2.
Obrigado pela ajuda ^^
-
1 de setembro de 2012 às 17:13 #56681
jvictorfc
ParticipanteCaio,
Que ótimo então. Eu acredito que você possa estar contando errado, se você tem overall band de 7.5 e vamos supor que tenha tido 7.5 em speaking e e listening, dessa forma você teria no minimo 5 pontos ja que a pontuação máxima para o quesito linguas(ingles) é 6 pontos. No GPI o tem a tabela de pontuação que é a seguinte:
Listening | Speaking Pontos
BAND 8.0 – 9.0 7.0 – 9.0 3
BAND 5.0 – 7.5 5.0 – 6.5 2
BAND 1.0 – 4.5 1.0 – 4.5 1Obs: Essa pontuação é por competencia Speaking / Listening, sera se você não esta se enganando e calculando errado?
Quanto a possibilidade de você conseguir dois b2 com 100horas de aula particular, isso é fato, quando estamos interessados (sua pesquisa ja demonstra isso) é muito mais fácil progredir e atingir nossos objetivos.
Att,
-
3 de setembro de 2012 às 00:13 #56692
caiovilas
Participante@jvictorfc wrote:
Caio,
Que ótimo então. Eu acredito que você possa estar contando errado, se você tem overall band de 7.5 e vamos supor que tenha tido 7.5 em speaking e e listening, dessa forma você teria no minimo 5 pontos ja que a pontuação máxima para o quesito linguas(ingles) é 6 pontos. No GPI o tem a tabela de pontuação que é a seguinte:
Listening | Speaking Pontos
BAND 8.0 – 9.0 7.0 – 9.0 3
BAND 5.0 – 7.5 5.0 – 6.5 2
BAND 1.0 – 4.5 1.0 – 4.5 1Obs: Essa pontuação é por competencia Speaking / Listening, sera se você não esta se enganando e calculando errado?
Quanto a possibilidade de você conseguir dois b2 com 100horas de aula particular, isso é fato, quando estamos interessados (sua pesquisa ja demonstra isso) é muito mais fácil progredir e atingir nossos objetivos.
Victor,
Realmente, eu escrevi aqui errado a pontuação que o critério Anglais está me dando: são 5 pontos :P
Mas na minha planilha de cálculo de pontuação estava correto, eu tinha feito as contas contando com estes 5 pontos =
Bom … O jeito vai ser ralar mesmo pra conseguir pelo menos esse B1/B2 em outubro. Se não der certo, ainda vou decidir se farei um intercâmbio ou se farei as aulas com um professor particular. Torçam por mim :)
Obrigado pela ajuda =)
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.