Pontuação insuficiente.

Visualizando 20 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #8355
      Leandro Oliveira
      Participante

      Pessoal,

      Depois de quase 1 ano sem criar um único tópico, apenas procurando informações aqui, consegui encontrar um assunto que não foi discutido (pelo menos não encontrei, se me equivoquei, por favor, me desculpem.)

      :discuss:

      Seguinte, fiz o teste on-line no site do QC e fui reprovado por apenas 1 ponto, isso mesmo 1 ponto rs :alright:

      Tenho que compensar esse ponto com experiência profissional. hoje eu tenho 3 anos e 8 meses trabalhados, faltam 4 meses pra 4 anos e então completar os pontos mínimos (segundo a tabela de pontos 2009 e no site oficial do QC)

      Recebi hoje a nota do tcfq, tirei a2 e b1, não consigo fazer outra prova, só ano que vem, então pegar esse 1 ponto no fr ja era.(pelo menos por enquanto)

      O que eu quero fazer é o seguinte, enviar a documentação com tudo que eu tenho, (ja separei todos os documentos, inclusive traduzidos rs) e depois de 4 meses, enviar os documentos de experiência profissional pra atualizar e finalmente somar os 4 anos, somando os 4 anos terei os pontos necessários.

      Obs: Claro que posso fazer outro tcfq pra melhorar a nota, mas agora só em Março do ano que vem.

      Dúvida:
      Acham que isso é viável, pois o biq do México esta demorando praticamente 12 meses pra chamar pra entrevista, acham que o biq aceitaria o meu pedido?
      Sabe se eles avaliam a pontuação logo que a documentação é entregue pra dar o nº do processo ou só quando forem avaliar o dossiê por completo que vão somar os pontos?

      Sei que logo que chega a papelada é avaliada a questão de profissão (pra ver se realmente vc é aceito) e se todos os documentos estão ok(se não ta faltando nada), isso eu tenho certeza que é feito, agora o resto, tenho minhas dúvidas.

      Desde ja agradeço a ajuda de todos. :P

    • #57216
      SANDROMS
      Participante

      lfo.tecnologia,

      Porque vc não posta o calculo dos seus pontos? Podemos dar palpites, e derrepente te ajudar a achar o ponto que falta…

    • #57221
      Leandro Oliveira
      Participante

      Sandroms

      Obrigado pela ajuda, segue os dados mais detalhados.

      Será que estou fazendo algo errado?

      Pontos ‘positivos’:
      Formação: Tecnólogo em TI (3 anos de curso)
      Conclusão da graduação: 2010
      Profissão: Analista de Suporte
      Experiencia em TI: 3 anos e 8 meses
      Idade: 26 anos
      Francês: A2 e B1
      Estadia no QC: 2 meses

      Pontos ‘negativos’:
      Solteiro
      Sem filhos
      Inglês muito fraco
      Sem oferta de emprego
      Sem parentes no QC

    • #57223
      MarcosAlvim
      Participante

      ……..

    • #57224
      hugohaa
      Participante

      Há alguma chance de você tentar um IELTS? Acredito eu que a maneira mais fácil de se ganhar pontos seja via língua, tanto que eu só irei conseguir pontos suficientes se fizer o IELTS.

    • #57228
      Leandro Oliveira
      Participante

      Quero continuar estudando fr pra refazer o tcfq, é mais facil conseguir melhorar a nota no tcfq do q no ielts, eu pensei em fazer, mas eu sou um 0 a esquerda no inglês;
      Vou voltar a estudar inglês, mas a principio não seria interessante.

      Acabei de refazer o teste on-line e conforme o teste, só consigo passar com 4 anos de experiencia..(agora consigo fazer o teste com mais confiança pq tenho a nota do tcfq)

      Obs: tcfq planejado pra fazer em março.

    • #57230
      Lu_campinas
      Participante

      lfo.tecnologia

      Acredito que já tenha visto isto, mas… você já considerou os estágios? não sei se é seu caso, mas alguns estágios podem ser contados como tempo de trabalho…

      Espero que dê tudo certo!
      Um abraço e boa sorte,

      Luciana

    • #57231
      SANDROMS
      Participante

      Você chegou a fazer as contas usando o GPI? Quanto fica a sua pontuação?

      LInk: GPI tabela resumo:
      http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=7&file=GPI_3_1_Annexe_3_Grille_TQ.pdf

      LInk: GPI completo
      http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=7&file=GPI-3-1.pdf

      Talvez falte un 3 ou 4 pontos no seu caso. Por favor poste os requisitos com a pontuação ao lado….

    • #57233
      taiefredo
      Participante

      lfo.tecnologia

      @hugohaa wrote:

      Há alguma chance de você tentar um IELTS? Acredito eu que a maneira mais fácil de se ganhar pontos seja via língua, tanto que eu só irei conseguir pontos suficientes se fizer o IELTS.

      O Hugohaa levantou uma boa ideia, acontece que mesmo que sua pontuação no IELTS seja baixa (só não pode ser zero) vc teria 2 pontos, 1 pela compreensão e 1 pela expressão.
      É pouco, mas ajuda muito.

    • #57235
      Wilson
      Participante

      Só para constar:

      Você já verificou se a sua profissão está na lista de demanda ?

      Formação: Tecnólogo em TI (3 anos de curso)

      @ Voltando:

      Você adicionou a sua pontuação a declaração de autonomia financeira ? Lembre que ela fornece justamente um ponto.

      Eu não vejo problema em enviar o TCF-Q em março. Aliás, eu também vou fazer isso. Assim ganhamos tempo no processo.

      http://lepoussins.wordpress.com/

    • #57238
      Leandro Oliveira
      Participante

      Lu_campinas, tenho apenas 2 meses (incompletos) relacionado a estágios, :'(
      tb pensei nisso, mas não ajudaria mto.

    • #57240
      Leandro Oliveira
      Participante

      Wilsons,

      Considerei sim, fiquei na dúvida sobre esse assunto, falei com o Gilles e ele me disse que posso escolher SI de 3 anos, o que valeria seria o tempo de estudo.

      Fiz a contagem dessa forma.
      Formação: 10 pontos
      Profissão: 6 pontos
      Experiencia profissional: 8 pontos (considerando 4 anos)
      Idade: 16 pontos
      Francês: 7 pontos
      Estadia no QC: 1 ponto
      Capacidade financeira: 1 ponto
      Total, 49 pontos, só que ainda não tenho os 4 anos de experiencia.

    • #57241
      Leandro Oliveira
      Participante

      SANDROMS,
      Fiz sim, segue os pontos detalhados.

      taiefredo,
      To pensando seriamente em fazer o ielts, a zica é que não manjo praticamente nada.

    • #57245
      Filipevsm
      Participante

      lfo.tecnologia,

      Com o seu perfil, que se assemelha muito ao meu, o grande segredo está realmente no fator língua estrangeira.

      Minha pontuação é exatamente igual a sua, o que muda é só porque forneci TCFQ B1/C1 e IELTS Moderate.

      É bom lembrar que você tem que ter a nota de corte, que no caso de solteiros é 49 pontos (sujeito a entrevista), ou 55 pontos já não necessitando dos pontos de adaptabilidade (CSQ em casa).

      Considerando que não há como conseguir ainda mais pontos por tempo de experiência profissional, o que eu sugeriria é: busque uma forma de fazer cursos intensivos ou particulares (ou até mesmo ambos) pra elevar ao máximo seu inglês e francês. Faça o IELTS e faça um novo TCFQ.

      O TCFQ tem uma diferença necessária de 2 meses entre uma prova e outra. É por isso que só poderá fazer em março? Creio que ainda haverá mais provas sendo aplicadas antes de março, não? Dê uma checada com calma, pois isso é muito regional. As vezes em sua cidade não terá TCFQ tão cedo, mas as vezes vale a pena ir rapidinho a uma outra cidade pra pegar a próxima sessão da prova.

      Quanto ao IELTS, também há muitas sessões durante o ano, e você consegue fazer antes de março também. Aqui vale a pena fazer um intensivo antes da prova, pois aqui você garante 2 pontinhos de inglês mesmo com um nível mais elementar, como já foi proposto.

    • #57250
      Leandro Oliveira
      Participante

      Filipevsm

      Vi que o tcfq acaba no próximo mês, depois disso, só em Março.
      O IELTS ainda tem bastante, vou procurar maiores informações pra tentar fazer ele e garantir os 2 pontos.

      Infelizmente não tem pra onde correr.

      Só tenho uma dúvida…
      não sei se eles contabilizam os pontos quando o dossiê é entregue ou daqui uns 10 meses (prazo que o biq da pra entrevista)

      Se for contabilizado quando for entregue, ai ja era, terei que fazer o ielts, caso contrário, posso enviar e fazer outro tcfq em março + o tempo de experiencia, considerando que é mais facil melhorar no fr pq continuo estudando…do no q no inglês;

      Vlw pelas respostas, não tenho muita saída.
      Tenho medo das mudanças no fim do ano, quem sabe né?/

    • #57252
      Filipevsm
      Participante

      De toda forma, acho mais interessante enviar quando tiver a nota mínima, que nesse caso são 49 pontos. Com o IELTS você consegue isso antes do fim do ano.

      Se enviar agora, e os rumores desta força tarefa para finalizar todos os dossiês até então enviados se concretizar, provavelmente eles irão dar andamento no seu antes de conseguir os pontos necessários, e aí já viu né!

      Boa sorte.

    • #57255
      Leandro Oliveira
      Participante

      Verdade, vc tem razão Filipevsm….

    • #57261
      SANDROMS
      Participante

      Eu vi os pontos, acho que você calculou certo.

      Realmente está arriscado enviar o dossiê agora. Se eles abrirem o seu dossiê e faltar pontos aqui e a li (francês e experiência) eles devolvem, e você terá perdido as taxas de processamento.

      As vezes se falta um pontinho eles pedem novos comprovantes mas se faltar muito não tem conversa.

      O seu inglês é tão ruim que vc não conseguiria 2 pontinhos no IELTS? Trabalhando com TI na cidade de Montreal o inglês é importantíssimo. Em Quebec ou nas regiões ele é menos importante.

      Não é só a AliançaFrancesa que faz o TCQ. Procure na busca (botão no header do tópico, não o do alto da página. Existe uma escola que faz TCQ direto acho que em Curitiba.

      Boa sorte,

    • #57271
      Leandro Oliveira
      Participante

      Só outra coisa pessoal….

      eu trabalhei durante 2 anos em uma area bem diferente, não tem relação com TI, será que é valido como experiencia ou eu to viajando?

    • #57272
      aninhas
      Participante

      Olha, o Sandro tem razão: há outras escolas que fazem o TCFQ. Eu fiz em Curitiba (moro em Florianópolis), lá tem todo mês. Se quiser, me envie um email que te passo o contato da escola. aninhaschneider@gmail.com Eu fiz e não me arrependi. Foram uns pontinhos extra que ajudaram muito!

    • #57284
      Leandro Oliveira
      Participante

      Bom pessoal,

      Pensei…decidi, vou fazer o tcfq de outubro.

      Um abraço e obrigado.

Visualizando 20 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.