Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 1ª Parte – CSQ › Requisitos › pontuação do tecnólogo de 2 anos
- Este tópico contém 12 respostas, 7 vozes e foi atualizado pela última vez 12 anos, 3 meses atrás por
emircalife.
-
AutorPosts
-
-
9 de novembro de 2010 às 01:54 #7101
leloup
ParticipanteLi bastante sobre tecnólogo aqui e pesquisei os documentos oficiais, mas as informações são contraditórias… será que algum tecnólogo de TI que já foi entrevistado saberia responder como foi na prática?
O diploma da minha esposa (req. principal) é um tecnólogo de 2 anos em “Criação e Gestão de Ambientes Internet”. Segundo o GPI_3_1_BRÉSIL.pdf, um “Título de Tecnólogo em…” equivaleria a 8 pontos. Porém a Grille-synthese.pdf indica que um “Postsecondaire technique 1 an ou 2 ans” equivaleria a 6 pontos. Já o diplome-bresilien.pdf assume que um tecnólogo brasileiro é de 3 anos. Afinal, será que o tecnólogo de 2 anos valeria 8, 6 ou nenhum ponto no critério “niveau de scolarité”?
Já no critério “domaine de formation”, o diploma mais parecido é o “Techniques de l’informatique”, que vale 6 pontos de acordo com o GPI_3_1_Annexe_1_Liste_dom_2009.pdf. Será que qualquer diploma na área de informática ganha estes 6 pontos em domaine de formation, ou será que teria que ser um título mais parecido, e portanto ela ficaria sem nenhum ponto nesse critério?
-
11 de novembro de 2010 às 02:30 #42093
Filipevsm
ParticipanteTenho a mesma preocupação, pois possuo um custo semelhante, e também encontrei muita coisa sobre isso, mas nenhuma definitiva.
No meu caso ainda é mais complicado, pois tenho pós graduação.
-
12 de novembro de 2010 às 04:25 #42114
leloup
ParticipanteNós mandamos um e-mail pro BIQ com a mesma pergunta, se eles responderem posto aqui. Deram 10 dias, mas não tenho muita esperança não…
-
16 de novembro de 2010 às 17:12 #42154
Carlos_Santos
ParticipanteDê uma olhada neste topico aqui abaixo, aonde a Mariana tenta explicar um pouco mais esta relacao entre o nosso ensino e o do Québec:
Tentando entender a planilha de pontos do MICC
http://www.brasmontreal.net/forum/viewtopic.php?f=4&t=1595&p=5140Boa leitura!
-
22 de janeiro de 2011 às 04:19 #42900
leloup
ParticipanteEles acabaram demorando mas respondendo, não pude postar na hora mas aqui vai agora…
Resumo: as informações continuam vagas e contraditórias, mas vou trabalhar com a hipótese de que o tecnólogo de 2 anos em webdesign daria 6 pontos em “niveau de scolarité”, e zero pontos em “domaine de formation”.
Enviamos a pergunta por e-mail dia 8/11, a resposta chegou em 25/11, disseram apenas para ler o documento em anexo, o “Guide EPI”, que é um guia em português sobre como preencher a avaliação online:
http://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B2NV9F5Y3TDENzg0OGIxNDItOGZmNC00YTY1LWI4ODYtY2Q1ZGYyZThmM2Qz&hl=en.Neste guia está escrito:
? Diploma détudes postsecondaires générales de 2 anos (No Québec, este diploma é obtido ao final
de 13 anos de estudo) – Não há equivalência deste curso no Brasil(…)
? Diploma de curso tecnólogo de 2 anos (No Québec, este diploma é obtido ao final de 13 anos de
estudo)Daí tiramos 2 coisas:
1 – Comparando com as opções em francês da avaliação online, dá a entender que eles “traduzem” o tecnólogo de 2 anos como “postsecondaire technique 2 ans”, que por sua vez dá 6 pontos segundo a grille synthèse.
O detalhe é que isso invalida então o “tableau comparatif de diplômes brésiliens”:
http://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B2NV9F5Y3TDEZDRjOTc5NTktYmIwYS00ZWI0LTkzZjgtN2YxNWIwYzM2YzNm&hl=enEste dizia que o tecnólogo dá 8 pontos. Como o guia EPI é mais recente (jul/2010 contra out/2009), e mais preciso (ele fala de tecnólogo de 2 anos, o outro falava apenas “tecnólogo”), fico com o EPI até segunda ordem.
2 – O postsecondaire général não teria um equivalente no Brasil. Isto já vai de encontro à informação postada pela Mariana no link que o Carlos passou:
CURSO SUPERIOR DE 2 ANOS (INCLUSIVE TECNÓLOGO 2 ANOS) = Postsecondaire général 2 ans = 4
ENSINO MÉDIO + CURSO TÉCNICO REGULAMENTADO POR CONSELHO DE CLASSE = Postsecondaire technique 1 an ou 2 ans = 6
Mais uma vez como o post é mais antigo (2005), vou assumir a informação do EPI. Mas se alguém souber mais sobre esta classificação em que o tecnólogo equivale a um générale/4 pontos, agradeço imensamente.
Pra finalizar, com relação ao domaine de formation, as instruções do guia são:
Selecione sua área de estudos e em seguida procure o curso por você feito. Se por acaso você não encontrar
o seu curso dentre as opções, selecione aucune formationComo eles falam de “curso” e não de “área”, me parece que não dá pra encaixar webdesign como “techniques de l’informatique”. Pode ser que a interpretação deles na prática seja mais abrangente, mas acho que o mais prudente é contar com zero pontos nesse critério.
-
20 de agosto de 2012 às 22:10 #56328
jvictorfc
ParticipanteOla, Estou em situação similar pois meu curso é tecnólogo ‘3 anos’ em “redes de computadores” caso nao ganhe os pontos do dominio de formacao, faltara 3 pontos para que eu consiga passar no processo. Gostaria de saber se seu curso tecnologo contou como 6 pontos no dominio de formation, pois pelo que li no GPI eles devem analisar diciplina a diciplina comparado com o curso de techniques de l’informatique para ver se o curso do aplicante que clama pela pontuacao de dominio de formacao se parece com o curso quebecoise. Caso alguem tenha mais alguma informacao por favor postar. Serei muito grato.
-
21 de agosto de 2012 às 20:33 #56361
leloup
ParticipanteNão temos certeza, mas achamos que na verdade o curso acabou contando como 8 pontos, como expliquei em um post anterior.
-
21 de agosto de 2012 às 22:42 #56362
jvictorfc
Participante@leloup wrote:
Não temos certeza, mas achamos que na verdade o curso acabou contando como 8 pontos, como expliquei em um post anterior.
Você deve ter conseguido 8 em: Niveau de scolarité e no caso de Domaine de formation que pode ser 16,12,6,2,0? Você lembra quanto conseguiu? Você escolheu Techniques de l’informatique? Muito Grato.
-
27 de setembro de 2012 às 18:14 #57661
leloup
Participantejvictorfc, desculpe pela demora enorme, mas realmente não pude responder antes por problemas pessoais.
Achamos (especulação!) que ficamos com 8 pontos em niveau de scolarité e zero em domaine de formation.
No cálculo que fizemos antes da entrevista, considerando 6 pontos de niveau e zero de domaine, ficávamos com 57 pontos antes do fator adaptabilité.
Pelo o que a minha esposa lembra, como expliquei neste post, teríamos ficamos com 2 pontos a mais, ou seja, 59.
Como não existia nenhum diploma que desse 2 pontos de domaine, cremos que o mais provável é que a diferença tenha vindo dela ter ganho 8 de niveau ao invés de 6.
@jvictorfc wrote:
Você escolheu Techniques de l’informatique?
Essa é uma escolha que só existe para o simulador. No processo real, você envia o seu diploma e eles é que vão avaliar como vai ser feita a equivalência.
EDIT: fizemos todos os cálculos através deste sistema que eu mesmo fiz a partir das regras descritas no Guide des Procédures d’Immigration.
-
27 de setembro de 2012 às 18:49 #57663
mrodolfo
ParticipanteGostei da calculadora. Parabéns!
Se puder colocar, na seção do domínio de formação, um link para a documentação do GPI referente ao assunto, pode ajudar aqueles que utilizam a ferramenta e não sabem como se classificar.
-
28 de setembro de 2012 às 14:29 #57674
SANDROMS
Participanteleloup,
acho que tem um errinho na sua calculadora. Na questão dos filhos o máximo de pontos aferidos é 8 pontos (veja grille sintese do gpi), segundo o GPI. Não adianta ter 10 filhos, porque não conta 40 pontos.
Mais foi muito legal a iniciativa.
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
28 de setembro de 2012 às 19:53 #57690
leloup
ParticipanteValeu pelas observações!
Eu tinha feito essa calculadora lá para 2010 mais para meu próprio uso mesmo, porque não aguentava mais a lentidão do teste oficial para testar vários cenários diferentes. Eu tinha algumas melhorias planejadas para que ela fosse mais utilizável por outras pessoas mas acabei que nunca implementei. Agora que vocês chamaram minha atenção para estas questões, me animei de dar uma mexida e pelo menos fazer esses ajustes. Já estão no ar!
-
8 de janeiro de 2013 às 16:45 #59530
emircalife
ParticipanteSobre a calculadora, por que ela não altera a pontuação??? Não estou sabendo utilizar, alguém pode me ajudar???
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.